Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Só complementando alguns comentários, para quem procura apoio profissional... Uma psicoterapia pode ter inspiração da ou ser orientada inteiramente por abordagens psicanalíticas - mas inversamente, não todas as psicoterapias são psicanalíticas.

    Responda
  2. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Excelente! Poucos psicanalistas têm essa compreensão da psicanálise, como a autora.

    Responda
  3. Bianca Santos

    Só esqueceu de mencionar que o artigo foi patrocinado pela IPA (contém ironia).

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Hahahah, Juta texto, hein, dona Vera? Cortante na carne. A formação acadêmica convencional não supõe botar o indivíduo em cheque, nem na psicologia ou na filosofia, que deveriam fazê-lo como baldrame da formação. Pouca gente se dá a esse trabalho, cansativo; nem é pra qualquer um, tem que gostar de labirintos.

    Responda
  5. Elianne Abreu Diz

    Vera sempre pertinente e clara. Obrigada. E que bela ilustração! Amei!

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    A primeira vez que li Freud de verdade o livro foi O homem Moisés e o monoteísmo. A escrita de Freud que encontrei foi de uma clareza elegante, de elegância sedutora até. Sempre fui fascinado pela hipótese do inconsciente e acabei me embrenhando nesta rede de conceitos que sinto o desejo de perseguir. Eu tive uma psiquiatra que desprezava a psicanálise, pra mim era estranho. Na verdade eu não entendia a resistência dela ao ideário de Freud. Nem entendo ainda. Desisti dela.

    Responda
    1. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

      Há uma anedota, Adalto, que diz o seguinte: o psicólogo dá conselhos; o psiquiatra, remédio; e o psicanalista, nada. Na psicanálise, o analisando é que busca a si mesmo.

    2. Marcos Benassi

      Freud é muito melhor de se ler do que a imensa maioria dos teóricos que o estudam. Dá pra discordar, mas não pra chutar as canelas - é mesmo duma limpidez e elegância assombrosas.

  7. Adalto Fonseca Júnior

    Eu da primeira vez que li Freud de verdadeno livro foi O homem Moisés e o monoteísmo. A escrita de Freud que encontrei foi de uma clareza elegante, de elegância sedutora até. Sempre fui fascinado pela hipótese do inconsciente e acabei me embrenhando nesta rede de conceitos que sinto o desejo de perseguir. Eu tive uma psiquiatra que desprezava a psicanálise, pra mim era estranho. Na verdade eu não entendia a resistência dela ao ideário de Freud. Nem entendo ainda. Desisti dela.

    Responda
  8. Paloma Fonseca

    Acho bem interessante esse assunto acerca da formação de um profissional, qualquer que seja ele, e me parece que o que está em jogo é o risco (ou o temor) de uma massificação dessa "qualificação". Acredito que aqueles que queiram realmente ser psicanalistas procurarão as atividades que a tradição da área comporta. Esse tripé que você menciona parece ser o alicerce dessa tradição. Creio que muitos ficarão pelo caminho caso se afastem dessa tradição.

    Responda
  9. José Cardoso

    Pode-se fazer uma 'associação' entre o conceito de livre associação e a trajetória de um objeto em queda livre. Assim como esse último remete à gravidade, o primeiro revela os meandros da sexualidade e da velhice.

    Responda
    1. José Cardoso

      Bianca, Se não estivermos apoiados em alguma coisa caímos. A queda em si é até prazerosa, como atesta o sucesso das montanhas russas. O medo é do chão que se aproxima. De forma semelhante, o medo da sexualidade está em suas possíveis consequências negativas, e não nela em si.

    2. Zé Osler

      livre associação - associação livre - PODE ter a ver com o citado, ASSIM COMO tem a ver com tudo... pois é LIVRE, espontânea (regida pelo inconsciente)

    3. Bianca Santos

      Então... Eu não entendi....

  10. DANIELA Krause

    Vera, sugiro que você escreva sobre como escolher um analista. Como saber se ele é qualificado, se não dá para olhar só para o currículo, como a gente faz com um médico, por exemplo? Para um leigo me parece quase impossível.

    Responda
    1. Elianne Abreu Diz

      Ótima sugestão e importante.

  11. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Muito bom e esclarecedor. Sou adepto da análise e tive a sorte de ter tido uma excelente psicanalista ao longo de sete anos.

    Responda
  12. José Tarcísio Aguilar

    Que bom Vera, grato pelo artigo. Ótimo por inteiro, do título à ilustração do divã.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      A ilustração do divã é simpaticíssima.