Equilíbrio > Consumo de carne vermelha aumenta risco de doença cardiovascular, diz estudo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando vejo esse tipo de estudo me lembro do Cazuza: um museu de grandes novidades. Vamos aguardar nas próximas semanas estudos sobre ovos, chocolate e consumo de uma taça de vinho por dia. Todos inéditos.
Acho que seria importante a reportagem consultar um geriatra nesse tipo de assunto. Os cardiologistas são ótimos para sua área de conhecimento, mas deve haver cautela ao não explicar a importância do consumo adequado de proteÃnas, principalmente a partir dos 60 anos (sarcopenia, fragilidade, dependência funcional). Pode-se até tirar carne vermelha, mantendo-se ovo, frango, peixe.. mas é importante frisar (visto o potencial da divulgação de um estudo observacional levando a queda no consumo)
Já quanto a substituição total ou parcial de alimentos de origem animal (de maneira saudável), é necessária avaliação e acompanhamento nutricional, sendo que tornar-se vegetariano em idades mais avançadas tem um grande potencial para desnutrição proteica (há maior dificuldade de aproveitar a proteÃna vegetal em quem não é vegetariano há muitos anos). Se esta difÃcil comprar carne, imaginem acompanhamento nutricional, suplemento de origem vegetal, etc..
Não me diga! Sério?
Há mais de vinte mil espécies de plantas comestÃveis. Mas nos alimentamos apenas a partir de cerca de 20 espécies. Fica aà um alimento para o pensamento.
Para o futuro talvez. mas há de se lembrar que para realizar a substituição total ou parcial de alimentos de origem animal de maneira saudável, é necessária avaliação e acompanhamento nutricional, sendo que tornar-se vegetariano em idades mais avançadas tem um grande potencial para levar a desnutrição proteica (há maior dificuldade de aproveitar a proteÃna vegetal em quem não é vegetariano há muitos anos, com uma grande necessidade proteica).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Consumo de carne vermelha aumenta risco de doença cardiovascular, diz estudo Voltar
Comente este texto