Opinião > A formação de capital humano para a inovação no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O papel da universidade é produzir recurso humano qualificado através da ciência. Desenvolvimento tecnológico quem faz é a iniciativa privada e alguma instituição de ensino tecnológico. O Brasil não explode em tecnologia porque a iniciativa privada não tem pesquisa e desenvolvimento e não contrata cientista. Investe no mercado financeiro e em compra de sucatas descartadas no exterior. Não há inovação assim. Imaginar que a universidade pode resolver esse problema é infantilidade.
Normalmente as empresas demandam soluções especÃficas e em prazo definido, o que nada tem a ver com o escopo das universidades. A atividade de pesquisa tem um pouco de mineração, é como perfurar poços de petróleo: na maioria dos casos não se chega a lugar nenhum (o Eike Batista que o diga). Os casos de sucesso, que aparecem para o grande público, são mais exceções do que regra.
É, seu Flavio, o bagúio aqui tá lôko e medÃocre, mas há que se fazer um contraponto: a universidade que "vende diproma", corresponde a uns 7Oporcento das privadas. O resto, confessionais, fundações e algumas outras, faz valer o nome. E, pesquisa, só nas públicas, com dinheiro de todos. Não há polÃtica pública e a indústria/ricaços, botam uma merreca de grana. Falando no Vannevar Bush, mais ou menos na mesma época, publicou "As we may think": nos últimos anos, abdicamos do "think". Virou anátema.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A formação de capital humano para a inovação no Brasil Voltar
Comente este texto