Juliano Spyer > O antipetismo pentecostal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O colunista erra conceitualmente: "esquerda" tem a ver com "progressista", sim. A relação que não existe a priori (e que o colunista parece fazer!) é entre progressista e obcenidades escatológicas. Assim como Bolsonaro, o autor passa a ideia de que progressista concorda necessariamente com manifestações públicas de "golden shower", por exemplo.
Tem algo aqui muito errado. "De esquerda" e "progressista" costumam sim ser serem consideradas equivalentes, mas não costumam buscar relacionamento erótico com o diabo. Além disso, não vejo problema em discordarem de polÃticas redistributivas, sejam ou não beneficiárias das mesmas. O problema aqui é desvalorizarem o Estado democrático e serem excessivamente ingênuas com o discurso de suas lideranças.
O único antÃdoto contra a manipulação por fake news é a educação. A pessoa exemplo no texto, chegaria a conclusão sobre a manipulação do vÃdeo se tivesse instrução suficiente. Se tivesse contato com ideias e informações relevantes que só tem acesso aquele que completa pelo menos um ensino médio decente. Por isso, devemos lutar cada vez mais por um ensino gratuito e universal.
Educação de qualidade combate o obscurantismo. Trazer luz para as trevas dos neopentecostais.
O jornal não permite palavras chulas, então tenho que dizer. Esse eleitor vota pra se dar mal e o pastor e os empresários se darem bem? Vota no projeto de pais para poucos que os exclui? A moral vai colocar comida na mesa? Vai não, estão passando fome.
Resumindo: o Brasil do futuro será predominantemente ressentido e evangélico, tendo como atores polÃticos principais pastores manipuladores que distribuem Fake News entre sua massa ignorante.
A religião é o ópio do povo, já dizia Marx.
Leia um pouco+. Atualize seus entendimentos.
Então todos os modernos Estados Democráticos de Direito estão errados ao estabelecerem em suas respectivas Constituições normas no sentido de garantir o direito à liberdade de culto, crença e religião?
Sao manipulados, sabem disso, mas nao estao nem ai. Votam em psicopatas genocidas como o atual presidente, somente pq esse se diz cristao. Nunca deram atencao as palavras de Joao Batista sobre jultar uma arvore, pelos frutos que ela gera. Sao contra aqueles que lutam pela real liberdade como LGBTs, progressistas e cientistas. Se apegam ao um livro propagador de odio, vinganca e genocidio, o velho testamento, enquanto esquecem o novo, com ensinamentos daquele que dizem seguir.
Ou seja, essas religioes neo-petencostais vivem da mentira, pela mentira, e para a mentira. Manipulam seus seguidores a lutar contra aqueles que tentam lhes trazer beneficios, ao mesmo tempo em que defendem gente que so quer levar vantagem em cima deles. Parecem gado seguindo para o matadouro. Como combater uma praga dessas? Pena que esse negocio de Cristo parece ser apenas uma alegoria. Se fosse verdade essa gente ja estaria ardendo em chamas no inferno que criaram para todos nos.
Parabéns, Daniel, você disse tudo sobre esses falsos pastores.
Em resumo os "novos evangélicos" vota em quem o pastor mandar.
Parabéns ao colunista pela sábia análise. Mas sei que, infelizmente, é difÃcil colocar todas essas verdades nas cabeças obtusas. Quando Ele voltar vai virar essa banca e punir todos esses falsos pastores.
Muito bom o texto! Uma ótima leitura sobre o comportamento dos eleitores!!
Sou evangélico de BH e pertenço a uma grande igreja das tradicionais. Percebo que toda a liderança é de direita. Pertenço a uma célula de uma Senhora rica e muito bolsonorista. Recentemente eu e minha esposa deixamos a entender que votamos na esquerda. Fomos discriminados e tivemos que afastar da célula. Pra turma da direita não tem conversa: estão certos e ponto final. Isso é muito perigoso!
E a esquerda não tem certeza de que está certa?
O fanatismo fundamentalista dessas seitas evangelicas vai levar o Brasil a ruina. Nao ha pais algum no mundo que tenha prosperado sob a direcao de fanaticos religiosos e o Brasil nao sera excessao.
Essa exclusão do diferente, e em alguns casos até a eliminação do outro, tem nome: é fascismo!
Os evangélicos estão sendo usados no Brasil, querem pautar o paÃs pela sua ótica de sociedade e isso terá um preço que provavelmente eles não iram querer pagar.
Ou seja, tudo "mentira".
2 considerações: 1o é a inegável vontade desse grupo de ser "autor" da vida dos outros e a 2o é a falha no fundamento da pauta moral onde crianças são usadas como alibi para voto em pessoas como Bolsonaro, que libera armas, quee adota a violência como discurso e que não se atenta p a miséria que mata milhões pelo paÃs. Ao final deduzo que o "ideal" desse grupo é apenas tomar pra si tudo o que pertence ao outro.
A fonte desse radicalismo conservador não está nos evangelhos, mas no antigo testamento. Tudo começa na verdade com a demissão sumária de Adão e Eva apenas por pegar uma fruta extra no refeitório. Depois vem vários genocÃdios: Sodoma e Gomorra, as cidades de Canaã pelos Hebreus, sem falar no dilúvio. Como o Alexandre permite a circulação dessas fake-news de ódio eu não entendo.
Acho muito importante que pessoas como o articulista tragam informações sobre esse universo religioso. Como não frequento cultos de tipo algum, é importante saber o que ocorre em um meio distante que cada vez mais influencia a minha vida. O único reparo que faço ao artigo é a amenização do problema no final. É óbvio que as pautas sobre distribuição de renda também ficarão de lado. Ficarão não, ficaram. Os fiéis já aceitaram pagar para ter um governo que defenda sua moral. Vamos muito mal.
Evangélicos do bem, acordem. Vocês estão sendo usados e manobrados.
A evangélica prefere passar dificuldades, até fome, e fechar portas para a educação de qualidade e ensino superior aos seus filhos, desde que o vizinho gay não possa casar com o namorado. Não tenho pena. O problema é que arrastam o paÃs inteiro para o abismo.
Daniel Barbosa,Seus argumentos são falsos igualzinho ao seu chefe propagador contumaz de inverdades. Quem dá sustentaçao ao governo genocida de Jair Bolsonaro são os mesmos individuos,executores e beneficiarios das ilicitudes cometidas em governos anteriores.
Ah , sim, ahor entendi... hahahahaha!
Meu chefe? O governador de São Paulo??? Ele é o meu chefe, seu! Hahahahaha
Daniel Barbosa desculpe mas o endereço deste comentarios éJorge Rodrigues o verdadeiro propagador de inverdades cujo idolo Jair Bolsonaro falseador e genocida.
Engraçado como a esquerda é pintada nessa matéria, primeiros os evangélicos agora são definidos como manipuláveis que apoiam quem luta contra eles, são os mesmos evangélicos que elegeram por 4x governos do PT, segundo quem entregou o paÃs a Bolsonaro foi o próprio PT, Dilma afundada em corrupção, entregou 12, 5 milhões de desempregados, (hoje 9,3mi estão desempregados depois de uma pandemia) necessário que o PT morra nas urnas
Já li e reli os evangelhos, há zero coincidências entre eles e as pautas bolsonaristas. Armas, deboches, preconceitos, falta de compaixão e ódio não são pautas cristãs. Infelizmente, os mistificadores e mercenários usam a desinformação para enganar seu rebanho. Na propaganda eleitoral, os marqueteiros deveriam explicar as várias nuances ideológicas que vão da extrema direita à extrema esquerda e comparar os textos evangélicos com o que já fizeram os candidatos.
Para compreender, em parte, as igrejas pentescostais, "inventadas", a partir de fins do século XIX nos EUA, sugiro a leitura de um livro lançado no final da década de 1980: "Os Demônios Descem do Norte".
Muito bem lembrado! O livro "Os Demônios Descem do Norte" de Délcio Monteiro de Lima já é um clássico sobre o assunto. (Utilidade pública: creio que o livro está esgotado, mas pode ser achado facilmente em PDF na Internet.)
O pânico moral da base evangélica é instigado pelas lideranças, e elas estão sempre à venda.
Nessa premissa bolsomita, os evangélicos pobres se ferram, mas conformam, fato que os evangélicos ricos fazem suas cabeças mediante interpretações distorcidas da bÃblia. Como sempre ricos sempre ricos a custas de pobres sempre pobres. A falta de escola contribui para essa aberração religiosa. Triste esse caminho para um Estado tão xiita e totalitário. De modo geral ricos amam esse caminho, seus lucros só aumentam.
A "religião que era o ópio do povo", agora distrai os pobres?! CorretÃssimo! Afinal, as pessoas usamos drogas, não importa qual, para nos distrairmos.
Elio Gaspari fez menção a William Buckley Jr. que me lembrou de Eric Voegelin e sua acusação que a esquerda queria imanentizar a escatologia. Desde então quem quer imanentizar o escato é a direita, que faz tudo que pode para antecipar o apocalipse.
A esquerda precisa abandonar completamente pautas como defesa do aborto, do casamento igualitário e legalização de entorpecentes. Essa agenda é contrária a estabilidade social e só instiga guerra cultural.
Vamos lá: essas pautas não são da esquerda. As pautas da esquerda são relacionadas às questões econômicas e sociais. Lutamos por uma sociedade mais justa, menos desigual. Isso é pauta da esquerda. Como são pautas humanistas, as pessoas da esquerda costumam lutar também contra qualquer tipo de preconceito. Liberação de drogas não tem nada a ver com isso. Tem gente de direita e de esquerda e de centro que defende isso, como medida de segurança. Em relação ao aborto, ele existe.
Esses temas não são de esquerda, mas liberais. E não vão ser abandonados porque têm tração na sociedade.
Gostemos ou não, existe uma demanda por estas pautas e alguém terá que representa-las. São pautas que mais afastam que atraem votos. Acho que a esquerda tem que ser mais discreta e ponderada, tem que saber que está com batatas quentes nas mãos quando propõe levantar estas bandeiras.
Existem eleitores na esquerda que são mais exaltados e afoitos, mas pensar que todos são assim é um reducionismo infantil. A esquerda erra ao dar muita vitrine para movimentos identitários, deveria apoiar esses movimentos com mais discrição e evitar estardalhaços. O evangelismo aposta no quanto pior, melhor.
Por esta infantilidade todos vão pagar, mas esses evangélicos que pertencem ao extrato mais paupérrimo o preço vai ser mais alto.
O pt nos legou os melhores Ãndices de inclusão e distribuição de renda, investimentos em educ, saúde e moradia. É fato, não achismo. Precisamos desmascarar esses fariseus que manipulam o povo com falso moralismo para continuarem nadando em privilégios. Neopentecostais formaram um partido polÃtico, um talibã brasileiro, com planos de poder terreno que nada têm a ver com o que Cristo pregou.
Perfeito, Daniel.
Quando se fala em evangélicos, deve-se esclarecer que há um grupo declaradamente polÃtico e nada tem a ver com o evangelho genuÃno. Este grupo denominado evangélico e defensor dos princÃpios morais desconhecem o evangelho que diz que a nossa luta não é contra a carne e também desconhecem que devemos amar os nossos inimigos e que devemos semear a mesma paz que Jesus nos deixou e também fazer as pessoas passarem fome e frio é pecado de morte eterna. Nem falei do conluio religião/governo...
Ser antipetista é, acima de tudo, um dever moral. O PT é um partido extremamente corrupto. Os governos petistas protagonizaram os maiores esquemas de corrupção da história brasileira: Mensalão e Petrolão. Tais governos legaram ao paÃs a corrupção generalizada e uma enorme recessão econômica (que teve seu ápice no governo Dilma mas começou a ser engendrada no governo Lula, com a deterioração dos indicadores econômicos).
Jorge: você disse tudo. Mas fale "baixo" pois, aqui, neste espaço para comentários, mais de 90% é composta de pe.tis tas, a maioria dos quais recebe a assinatura do jornal na base do 0800...
Pelo que percebo, Jorge, sua moral é bastante flexÃvel. A destruição da Amazônia, a venda ilegal de madeira pelo ministro do meio ambiente, a importação de vacinas fantasmas, as mortes desnecessárias pelo uso da cloroquina, o balcão do MEC, a rachadinha, o patrimônio imobiliário da familicia, os cheques para a primeira-[sic]-dama, as mamatas para os amigos, os subornos de militares, as armas que chegaram à s mãos do PCC e a entrega do cofre pro Centrão não significam nada para você. Parabéns!
Em relação aos indicadores econômicos e sociais do governo Lula, sugiro que vc dê um Google e procure. O Brasil bombava! Não por menos, Lula deixou o governo com 87% de aprovação. Sabe o que é isso? O melhor presidente que o Brasil já teve. Só gente preconceituosa não gosta e inventa mentiras.
Corrupção sempre existiu, em todos os governos. Lula foi o governo que mais investiu nos órgãos de fiscalização, sabia? Até o juiz parcial reconheceu. PGR era escolhida respeitando a lista dos procuradores, diferente do que fez FHC e o inominável, que colocaram engavetadores. PF era livre. Criou o portal transparência que o inominável acabou. Agora, sem investigação não há corrupção, né? Assim que pessoas como vc gostam. Orçamento secreto, PNDE (educação!) com Centrão, sem fiscalização. Uma bele
Sim, o PT se esbaldou na corrupção, mas não esqueça que o partido que mais teve condenados no Petrolão nem foi o PT, mas o PP do Ciro Nogueira, e o Bolsonaro foi para o partido de um ex-presidiário chefão do Mensalão, isso para não falar dos filhos que nunca trabalharam e suas mansões suspeitas.
Venâncio, além de não entender de economia, ele também não entende de polÃtica. A maioria dos polÃticos e partidos que estavam envolvidos nós esquemas de corrupção que ele mencionou são os mesmos que apoiam o Bozo.
Vc demonstrou que nada entende de economia. Este discurso é requentado e os menos esclarecidos utilizam quando falta argumentos plausÃveis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > O antipetismo pentecostal Voltar
Comente este texto