Lúcia Guimarães > Americanos podem descobrir uma república de banana no espelho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tudo sendo nivelado por baixo. Que tempos!
Para embananar de vez, só falta a suprema corte de maioria conservadora melar o processo contra o Trump depois de sua condenação. E aà ele voltar como candidato presidencial.
Já tinha percebido os sinais. A America Latina toda (ou quase) está começando a aprender a se defender do neocolonialismo, saindo da escravidão do liberalismo predador e aparentemente indo todos na direçao da social democracia. Enquanto isso os EUA vão afundando exatamente pq não estão sabendo fazer sua própria transição.
Pois é. Um dia falei para um americano. Se vcs elegem um notório corrupto como trump, não promovem o impeachment dele por tentar forjar documentos contra adversários polÃticos chantageando o presidente do paÃs e flagrado em áudio e depoimentos e ainda não o prendem depois de tentar e fracassar dar um golpe de.forma tãoclara e tão patética, como vcs são diferentes de nós?
Eita, dona Lúcia, acho que o convÃvio com a herança luterana, aà na terra de Sam, fez da senhora uma pessoa muito severa. Óia, veja bem, uma república "de bananas" é um bagúio que, antes de lôko, é polissêmico. "De bananas", imagino poder referir-se aos Republicanos que deixaram ruir a ilusão democrática, ou até contribuÃram pra isso; aos juÃzes e meganhas que enrolaram; à s entidades fiscalizatórias que, durante décadas, fecharam os olhos e deram corda ao pppiicareta laranja. Banana é versátil.
Ah, o nobre Marcão aportou aqui. E era de se esperar mesmo. Me deu bronca, mas muito merecida.
E, aliás, seu colega São Conrado, o Justo e Impiedoso, deu uma traulitada no nosso Banana-Mor, o Haras, que foi linda. Artigo de pregar na porta do banheiro, pros casos de enfezamento grave: ver aquele Herda levar uma correição daquela, é de ajudar no fruxo.
É o criador tornando-se a criatura? Não chega a tanto. Vários acontecimentos recentes nos EUA são dignos daqueles que ocorrem com frequência em paÃses latino americanos: candidato que não reconhece o resultado das eleições, invasão ao parlamento, senadores que manipulam as regras para nomeações de juÃzes de acordo com seus interesses, etc. Os sinais de decadência são claros. Todavia - pelo poderio econômico, militar e tecnológico - os EUA não podem ser comparados com Honduras e cia.
Um texto tão rico e com ausência de comentários. Por onde andam os leitores da FSP?
Estamos preocupados com a nossa grande República de Bananas! Hahahah
Migrando para onde não imperem os algoritmos.
Óia, Filipe, meu caro, eu não sou de antecipar o futuro: se um artigo é do jorná de hoje, é hoje que leio. Acho um desaforo que ceis sejam tão PitonÃsicos, ao ponto de, à s nove de ontem, reclamar que não lemos o artigo de hoje. Eu posso estar broxa de Bozofrenia, mas de precocidades dessa monta, não padeço! Hahahahah!
Se gostei desse texto? Muito. Uma aula de história contemporânea. Desnecessário comentar sobre o acusado objeto da busca policial.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Americanos podem descobrir uma república de banana no espelho Voltar
Comente este texto