Hélio Schwartsman > Cartas são reação tardia a desmandos de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O país deve uma resposta aos arroubos do ensandecido que ocupa a presidência desde a absurda entrevista de 1999. Trataram como folclore e não perceberam o "grande monstro a se criar". Instituições lenientes, sociedade passiva, zelites toscas, tudo isso produziu o caldo de cultura em que chafurdamos hoje, fazendo manifestos sobre o óbvio. De manifesto em manifesto, assistidos pela TV, o Brasil vai afundando....parado, dando milho aos pombos!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    O congresso reflete a sociedade. Não abriu processo de impeachment porque a popularidade do presidente não desabou como nos casos do Collor e Dilma. A mobilização de agora sinaliza que comprar votos com bolsa família ou auxílio Brasil é até aceito socialmente, mas exigir recibo com o voto impresso é escracho demais (pelo menos por enquanto).

    Responda
  3. adenor Dias

    Quando se trata de política, o Brasil é campeão em arrumar problema, para depois forjar soluções! Desde os anos 80, que presenciamos esse lega-lenga! Diretas já, caras pintadas pelo impeachment de Fernado Collo de Mello e por último a deposição de Dilma Rosseff. Repete sempre as mesmas farças e o brasileiro caem...

    Responda
  4. Said Ahmed

    Bozo foi efetivo em instrumentalizar as instituições públicas federais. Uma lição foi dada e espero que se aprenda: é urgente uma legislação no sentido de blindar as nossas instituições contra o desmando de desvairados que eventualmente sejam eleitos.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Óia, Hélio, maiomêno: esse tempo no qual o Bozo se refestelou e nos Sodeu de verde oliva e amarelo vômito, tempo impregnado pela peste, foi muito ruim pras manifestações populares de rua. Teve umas tantas, Bozolóides e insalubres, por conta e (bastante) risco dos imprudentes. De resto, os DumBões legislabósticos, os criminosos da chefia anexa, os covardes juridicantes e maus-caráteres avulsos, estes sim, foram bem responsáveis pela coisa. E, profissionais, pagos com nossa grana, traíram o país.

    Responda
  6. rosana gaio

    O autor foi feliz. Tardiamente... muito tardiamente deu-se um BASTA. Estaremos salvos "deles" em 2023.

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O brasileiro é um povinho frouxo, sem fibra, e profundamente ignorante. Merece sim o Bozo, esse é um “líder” a altura da nossa mediocridade.

    Responda
  8. Paulo Emmerich

    A sociedade reagiu quando achou que deveria. Comento ainda que o consórcio de imprensa está agindo covardemente como nossos parlamentares ao cancelar os debates dos candidatos porque os dois populistas, sem propostas até esta altura da campanha, arregaram. Segregaram os demais.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que maravilha de comentário condescendente. Por que será que não foi assim com as pedaladas da Dilma, ou será que acham que são crimes equivalentes, se é que se pode chamar de crime algo que ninguém sequer sabe explicar o que é? A proposta que está em jogo é a continuidade da civilização por aqui!

  9. Helio Cardoso

    No Brasil a democracia se resume em duas palavras: fora estrupício!

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Corrigindo: fora estrupícios. Coloque Lula amarrado a Bolsonaro, e os mande pro inxxferxxno.

  10. geraldo magela sobrinho

    A verdade nua e crua é que as nossas instituições brincaram com a nossa democracia e deu no que deu. No que derá só Deus sabe dizer.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tá nem aí, não, prezado Geraldo: mudou pra Islândia e tá lá, no quentinho de um gêiser, esperando nóis limpar a área para decidir. Se pede de novo a cidadania brazuca ou fica de vez pertinho da Rússia. Do jeito que vai a coisa, nosso passaporte leva ainda algum tempo para recuperar o respeito, sei não...

    2. Flávio Taylor

      Bolsonaro ameaça, mas a democracia em nenhum momento deixou de continuar forte e funcionando. Deixar o movimento sem terra ou o movimento sem teto invadir propriedade privada é democracia? Permitir que a cracolandia com seus 5000 zumbis destruam toda a vida do centro de São Paulo é democracia? Então...precisamos aprofundar na análise, pois o que parece, as vezes não é.

  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Mas do jeito que vc fala da a impressão que se exclui de parte da culpa pelo retardo da sociedade. Os liberais que hoje acodem a louvar a carta, toleram as estripulias do Bozo , enquanto Guedes praticava sua incompetência em economia liberal fake, como gosta o empresariado tupiniquim.

    Responda
  12. Luís Cláudio Marchesi

    Quer dizer que "sussurramos" um basta? Ora, articulista: deixa de ser patético. Você estava no Largo São Francisco no momento da leitura? Certamente, não. Talvez debruçado sobre livros refestelado numa cadeira, filosofando. Não minimize o esforço de um povo pela luta, nas ruas, por nossa democracia!

    Responda
  13. Jose Roberto

    Perfeita análise. Sussurro no apoio a uma democracia perfeitamente adequada aos donos do Estado e aos seus privilégios. Omissão total à corrupção avassaldora e à derrocada do seu combate.

    Responda
  14. Robson Simões

    Nhonho Maia e o Jagunço Lira deram sustentação ao Bozo e seus Miliquinhos Amestrados nesses quase 4 anos.

    Responda
  15. MARIA DO LORETO FRAGOSO DA SILVA

    Antes tarde do que nunca! O movimento em defesa da Democracia começou a ser feito e cabe a nós continuarmos esse movimento e mantermos vigilância!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O que urge eh varrer o Bozo no voto. Depois a gente conversa.

  16. Jose Renato Monteiro

    A democracia não está em perigo, nem nunca esteve. Esse é o problema. Desde o primeiro dia de mandato, com pandemia e guerra, o governo está entregando muito mais do que se poderia esperar. Depois de genocida , sociopata, rachadinhas, milicianos, gado e demais vituperações, agora partem para as provocações explicitas. As narrativas não estão combinando com a realidade, o Bozo pode mesmo assim, ganhar a eleição. O único jeito de evitar isso é não ter eleições. Esse é o sonho dos desesperados.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Não ter eleições é o sonho do Bozo, reinar sem o povo.

    2. Marcos Benassi

      Eu quero. Não sei qual psicodélico que cê está tomando, mas é coisa forte. Se compartilhar conosco a informação, talvez eu abdique de tomar um single malt na derrota bozolina, e vá nessa.

    3. Flávio Taylor

      Anota: Bolaonaro vai ganhar, apesar desse movimento gigantesco em se criar uma situacao que nunca existiu, a de que em algum momento não estivemos em pleno estado democrático de direito. É tudo uma falácia. Hoje vi Haddad na TV não aplaudindo Arminio Fraga, que falou lindo. O professor da USP não aplaudiu por questões ideológicas, mas isso mostra o quão baixa é a moral deles. Só querem poder. PT não merece voltar nunca mais. Lula é um velho rancoroso e caquético

    4. Felipe Vieira

      Não entendi, a piruleta argumentativa atribuiu à "esquerda" a vontade de não se ter eleições? Oxe.

    5. Pedro Machado de Almeida

      Nazistas do Brasil, uni-vos!

    6. MARCELO E P

      Povo, agradeça ao sábio que nunca trabalha pela cloroquina salvadora e por pagar caro por ossos e pelancas!! A gasolina vai estar mais barata que o leite só até dezembro, tá oquei?

    7. Pedro Machado de Almeida

      Hauhauaha fascista detected

    8. MARCELO E P

      Perai, agora a teoria conspiratória é que os comunistas não querem as eleições que eles fraudam pra perder?!

    9. jose carlos toledo junior

      Defendemos a realização da eleição e que os resultado seja respeitado. Ganhe quem ganhar. Vc faz inversão do comportamento do bozó e de democratas, acusando nos do desejo de melar a eleição. Ou vc é muito cínico ou tem dificuldade clinicamente preocupante de interpretar a realidade. Responda.

    10. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Você está raciocinando direito? Acho que talvez fosse b procurar ajuda.

    11. Robson Simões

      De que lado o sr. está ?

  17. jose carlos toledo junior

    Pelo menos os americanos "impicharam" trump duas vezes, ainda que o senado não tenha confirmado. Aqui, bozó comprou o lero e o Rodrigo capacho com um instrumento cinicamente conhecido como orçamento secreto, e conteve o pgr com ou promessa de stf ou chantagem. Quase certo que bozó sabe coisa grave ou constrangedora sobre aras desde que esse o protegeu com as mais sordidas artimanhas jurídicas sempre. Não pode ser gratidão incondicional eterna. Penso o mesmo dos dois vassalos do stf.

    Responda
  18. orlando gomes de freitas

    Perigosamente fora do tempo, concluiria, porém, não a ponto de deixar de ser efetivo. Figuras como o Lira e Aras sumirão de nossas mentes, ficarão marcados por breves parágrafos em nossa história, de forma não muito lisonjeira.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Irão, junto com o sociopata, para a lata de lixo da história...!

    2. MARIA STELA C MORATO

      Tomara!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.