Ilustrada > Escritor Salman Rushdie sofre ataque antes de dar palestra em Nova York Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E o indivÃduo que atacou não era nascido na época do lançamento do livro. A perseguição de extremistas e o discurso de ódio ultrapassam gerações e conquistam seguidores fanáticos, vis e potenciais criminosos.
Sonho com o dia em que a humanidade, e especialmente as mulheres vão conseguir se libertar do julgo dessas religiões que não servem mais ao nosso tempo. A ligação com Deus e a nossa concepção do Divino tem que evoluir, não podemos ficar presos a concepções limitantes dos nossos ancestrais ou só sobrará para as futuras gerações a descrença e o desamparo.
Muito bom comentário Dona Ana. Isso mesmo.
O Khomeini instaurou uma Fatwa contra o Rúshid somente porque cara Insiniou que além de Allah , Sheytan também teria falado a Mohhamad...
Khomeini instaurou uma teocracia absolutista que acabou com o Irã. Não economicamente, mas culturalmente.
Religião da paz.
A tal fatwa mostra o caráter extremamente primitivo dessa religião. Do tipo que um Deus meio tirano resolve decretar a morte de alguém aqui quando não lhe agradou. Não espera o infeliz morrer para acertar contas. O Antigo Testamento tem muitos exemplos em que Deus em fúria manda um raio na cabeça de algum infeliz (nem sempre por motivos simples de se entender...) Esse tipo de Deus parece associado aos fenômenos brutos da natureza, raios, etc.
Esse Salman mexeu num vespeiro, ofendeu o islamismo e todo fanatismo q nele encerra, pediu pra morrer.
Você não leu o livro. É ficção. Islâmicos radicais e doentes, que acham que vão matar à rodo por Alá e encontrar 7 virgens no céu são o que? Pessoas sãs?
Qual foi a ofensa?
Barbárie! Intolerância por todos os lados!
E o Deus do amor, hein? Que nada, vivemos uma sociedade niilista, como muito bem diagnosticado por Nietzche. Eu, pelo menos, não me considero niilista. Votos que escritor Salman se safe
Radicalismo, violência, tentativa de assassinato. Alguma semelhança com a esquerda profissional brasileira? Esse fanático é da mesma escola polÃtica q Adélio Bispo.
O olavo só escreve mer#da.
O aniversariante assassinado no Paraná que o diga.
Quanta bobagem!
Adelio Bispo é um louco.
Fanático religioso está mais para a Micheque que para o Adelio
Agora vc forçou. O evangélico Adélio Bispo atacou o candidato com uma faca na mão e a bÃblia na outra é declarou fazer isso por inspiração divina. Com certeza a escola polÃtica de ódio é violência dele está mais perto dos pastores que ensinam os fiéis a fazer arminha na igreja do que daqueles que acham que religião é ópio do povo.
Momento inapropriado para humor nos comentários. Respeite o tema da publicação e o autor esfaqueado.
Assim falou o gado...
Comentário digno de pena. Seus 2 neurônios não se entendem mesmo. Pra que falar do Adélio, contratado do filho do Boç al, para criar a fakeada? Cada dia pior. Um dia nem seus parentes vão te aturar, se é que ainda o aturam.
Liberdade de expressão? Ofendendo, dolosamente, preceitos sagrados de uma religião? Esse sr. quis é publicidade para o seu livro, mesmo sabendo que poderia ser condenado. O conteúdo interessou ao editores cristãos-judeus, inimigos do sistema islâmico, e o livro foi um sucesso. Enriqueceu, mas viveu com medo. A liberdade de expressar, publicamente, uma ofensa grave à uma Instituição é reprimida pelo Direito de cada povo. No nosso é a prisão; no de outros paÃses é a morte. Respeitemos p sermos res
Coisas interessantes a serem observados sobre o fato, EUA mesmo com uma polÃtica bastante facilitadora para a aquisição de armas, o atentado ocorreu por faca, outra coisa, tem gente que ainda fala mal dos evangélicos brasileiros, será que o Porta dos Fundos vai fazer um especial sobre Maomé?
Bolsonaro,o encantador de idiotas.
Não entendi. Então você defende que evangélicos comecem a matar escritores e humoristas para não ter mais piadas sobre eles? É cada uma...
Esqueceu todos os ataques a bala que mataram centenas de pessoas, adultos, jovens e crianças nos EUA? Os evangélicos atacam os terreiros e não tem porquê comparar isso com outras formas de violência fora daqui. Humoristas franceses e civis comuns foram mortos na França por fazer charges com Maomé, tem alguma graça nisso? No Porta, poderia ter havido mortes, também foi gracinha? Bolsonaro riu dos mortos na pandemia, foi legal?.
Falamos mal de quem quebra e incendeia os templos de religiões africanas, como se a verdade fosse privilégio apenas da ignorância gratuita de alguns.
Nah! Irritar conservadores cristãos é muito mais divertido.
Não entendi Manel (sou portugues), o que voce está sugerindo? Que alguem esfaqueie a porta dos fundos...
"Isso merece parabéns: se Deus quiser, vamos comemorar a ida de Salman Rushdie para o inferno em breve". Se realmente houver um inferno, este povo radical e criminoso realmente pensa que somente os outros é que vão pro inferno?! Quanta pretensão...!
Os EUA precisam rever os valores polÃticos do Iluminismo. Respeitar o Irá e a sua vida polÃtica religiosa e cultural. Chegar de violência.
Nenhum aiatolá nem pastor, bispo ou outro lÃder "religoso" pode decretar a morte de outro por discordar do que ele(a) escreve. Se os supostos religiosos não fizessem tanta besteira, maldade, roubalheira, estupros etc, o mundo seria muito melhor. Quem precisa de religião para se manter de pé pode ter a vida arrasada por alguém que se diga religioso e em quem confie.
Ou então nos explique, Manel e eu não sabemos o que é iluminismo.
Cara um iraniano tentou matar uma pessoa por causa de um livro, onde você conseguiu encaixar uma suposta presença culpável aos EUA?
Nada é tão simples, mas onde tiver qualquer maldade jamais terá Deus . Aqui no Brasil sabemos o que lÃderes religiosos fazem com a mente fraca de seu pseudo rebanho.
Qualquer semelhança com Bolsonaro e o fanatismo religioso no Brasil não é mera coincidência.
Fanáticos e intolerantes são o genocida e seu rebanho. Matam em nome de Deus, falsos cristãos, adorares do ódio.
Fanática.
Os covardes que querem calar Salman Rushidie são seres Ãnfimos e não fazem parte do Islã.
Fanatismo religioso . Desde muitos séculos o ser humano mata em nome de alguma religião. Fanatismo real muitas vezes manipulado e explorado por interesses polÃticos , cobiça e poder . Conotações religiosas messiânicas que se aproveitam da fé e da desinformação das pessoas para auferir ganhos financeiros ou polÃticos, materializados no poder obtido ! Espero , sinceramente , que a comunidade evangélica no Brasil não se deixe manipular !
Assisti a parte de uma entrevista com um dos organizadores no local da palestra, ele disse que nunca em 140 anos do evento literario havia acontecido nada assim, mas que havia seguranças no local, que a bolsa das pessoas foram revestadas. que segurança foi essa, que o sujeito deu 15 facadas? no caso dele teria que ter sido reforçada, e ainda um cara mascarado na plateia?
Trinta segundos de propaganda chata para mostrar cinco segundos de vÃdeo. Abusivo não é FSP?
Hahaha hahaha hahaha
Fundamentalismos religiosos, demonização dos não crentes ou praticantes de outras religiões: não estamos vendo algo disso se passando no Brasil?
É o que os evangélicos fazem com as religiões de origem africana.
Claudio, pesquisei ai na internet, o governo Dilma de 2014 até 2014 foram abertas 1 templo por hora no Brasil
Tadinho de nós os evangelicos. O jeito e comprar 3oitão. Se existisse há doi mil anos Jesus teria um...
É o que a esquerda faz aos evangélicos.
Religião cega o ser humano, qualquer uma delas. Mazelas do capitalismo somados à religião são as causas de quase todos os problemas da Humanidade. Olhem no mapa-mundi, a associação entre fundamentalismos religiosos e desgraças humanas é direta.
O obscurantismo não passará. A democracia e o avanço civilizacional sairão vitoriosos
Entre os exageros ingênuos do otimismo e os amargos demais do pessimismo tento ser, como recomenda o grande cientista e divulgador cientÃfico Jared Diamond, cautelosamente otimista.
Violência: linguagem dos radicais e fanáticos.
Religiões e fanatismos, o grande atraso para a humanidade.
A Educação de Qualidade aos povos de todo o Planeta Terra (Earth) pode extinguir, ou pelo menos mitigar, o fanatismo religioso que, infelizmente, tem contaminado muitas religiões neste Orbe !
Li o livro Os versos satanicos de Salman Rushdie, não vi nada de ofensivo, talvez para aqueles que realmente tem insegurança na fé que professam, houve a mesma reação colérica quando Saramago lançou o Evangelho segundo Jesus Cristo, tanto os fundamentalistas islâmicos e cristãos no fundo são farinha do mesmo saco, aliás qualquer fundamentalismo, uma das chagas da humanidade. Viva a democracia.
Como são rancorosos esses fiéis zelosos pela causa dos deuses que servem. Se tivessesm lido "O chão que ela pisa", Os filhos meia noite" e o próprio "Os versos satânicos" teriam mais o que pensar e veriam o mundo de outra perspectiva. Imagine se os cristãos lessem "O Tambor" e quisessem matar Grass... Do ponto de vista da deturpação Grass destrói os sÃmbolos cristão com mais crueldade que Rushdie o faz em relação a Maomé. Vai entender
Gossn, seu comentário sintetiza o que penso. Dogma equivale à morte da razão.
Mas quem é fanático extremista não tem o menor interesse em pensar "fora da sua bolha". Muitos não tem mesmo a mÃnima capacidade cognitiva pra ler e entender obras como essas. Infelizmente.
Um de nossos maiores pensadores. Há de escapar de mais esse atentado traiçoeiro por parte dos repulsivos obscurantistas religiosos, esses comensais da morte que saem dos esgotos da fé para nos intimidar. O homem temente a divindades é sempre um covarde fascista, eternamente se escondendo atrás das saias de seu amiguinho imaginário para espalhar o mal.
Os mais sinceros votos e boas vibrações para que se recupere. Salman Rushdie é um grandÃssimo escritor.
Antes de alguém escrever bobagens aqui , alguém leu algum livro desse autor pra fazer um comentário sério , sem piadas infames e groceria contra o autor .
A separação entre religião e estado é fundamental para desestimular o fanatismo e a violência religiosa. José Saramago, por exemplo, escreveu um livro que eu considero desrespeitoso com Jesus Cristo, mas nunca soube de ele ter sido ameaçado de morte. Isso graças ao fato de os paÃses de maioria cristã serem estados laicos. O estado tem que ser laico e o governante leigo. O estado não deve impor nem proibir religião, deve incentivar todas e inibir a intolerância.
Faria apenas uma correção no seu texto, Fernando (com o devido respeito). No lugar de "O Estado...deve incentivar (as religiões)", eu preferiria "O Estado deve permitir todas". E, sim, combater a intolerância sempre.
O sonho de muitos é transformar o Brasil em um Evangelistão em que os ''blasfemadores'' merecerão isso aÃ: facada, tiro e bomba.
Ele combate um mundo que vive de narrativas. Teria feito bem ele ter vindo aqui no Br do Bozo.
Fala muito. Tem de respeitar as diversas religiões.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Religiões que condenam à morte quem não as seguem não merecem nenhum respeito e seus fanáticos seguidores deveriam ser presos por atentarem contra a vida do outro. São potencialmente homicidas.
A mentira não pode ser respeitada.
É isso ai. A lindinha, mulher do Bozo falou em macumba e cairam matando encima da coitada. CQD
Seja como.for, a intolerância e a condenação à morte não se adequam a qq religião q diz adorar o verdadeiro Deus.
Isso aÃ, não pode falar o que eu não gosto, senão leva facada, tiro e bomba, certo? Afinal, palavras se equivalem a ataques fÃsicos, não é mesmo? Deveriam ter aprendido com o Charlie Hebdo, né? Minhas perguntas são irônicas, mas tenho medo das suas respostas.
Largaram a portinhola da Terra Plana da Psicopatia aberta de novo. Alguém, por favor, recolhe esse bozominion? Ele já está fazendo sujeira por aqui...
A matéria só não diz o estado de saúde do escritor
Acabou de acontecer, não dá pra exigir essa imediatidade toda. Certamente mais detalhes serão divulgados em breve.
Respeito o fanático por futebol, até pelos adversários do meu amado Santos, mas não respeito fanático por polÃtico é por religião! Gente que não pensa!
Miguel fui provar a alguém que não era fanática pelo santos e me convenci: sou fanática. Por isso respeito os fanáticos pelos adversários. Quando os adversários perdem, não faço zoação, porque não gosto que zoem comigo quando o Santos perde... geralmente por furtodos árbitros e do Varladrão. Torcida brigou, dentro ou fora do estádio ? O clube dos briguentos deveria perder pontos. Só assim respeitariam os adversários.
Cara Neli, desde que esse fanatismo seja só no, vá lá, bom sentido, tudo bem. Eu mesmo não gosto de futebol, isto é, não perco meu tempo em ver jogos etc. Mas me divirto com os fanáticos zoadores e que sabem levar tudo literalmente na esportiva. Além de gostar de ler crônicas esportivas de pessoas que sabem escrever além do meramente técnico (Tostão, Juca Kfouri, Milly Lacombe etc). De fanatismos violentos bastam os outros. E ainda tem demais.
Fanatismo é fanatismo e por futebol acaba sendo ainda mais irracional e cego.
Fanatismo por fanatismo eu não defendo a violência. Eu não defenderia os hooligans por exemplo, que são fanáticos por futebol. Dentre os fanáticos sadios tem sempre os psicopatas sedentos por sangue.
Tomara que esteja bem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Escritor Salman Rushdie sofre ataque antes de dar palestra em Nova York Voltar
Comente este texto