Ilustríssima > Por que Exu inspira lutas políticas hoje, segundo antropólogo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Regina Santos

    A Falha mostra desconhecimento ou desleixo com o tema, quando posta uma foto que não corresponde a imagem de Exu.

    Responda
  2. Adilson Santos

    A imagem que aparece aí não de Exu. Na Umbanda é conhecida como Zé Pelintra, Malandro, talvez,a confusão seja porque essa entidade também trabalha na Linha de Exu. Mas a Folha está falando de ataques a Exu, mas não tomou o devido cuidado, pois essa imagem de Zé Pelintra como Exu é, no mínimo, uma má vontade, um certo desleixo com o tema. Paradoxal? Não! O "pequeno" erro só confirma o preconceito que há no país com as religiões de matriz africana. Mais um dia normal no Brasil!

    Responda
  3. Simao Pedro Alves Pego

    A imagem da primeira figura não se trata do Orixá Exu, mas sim de uma entidade ou um guia (espírito) de Zé Pilintra, que se manifesta nos terreiros de Umbanda na linha dos Malandros!

    Responda
  4. Nina Graeff

    Na foto não se trata de uma imagem de Exu, mas de Zé Pelintra

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    Também acho que a palavra tem um poder fecundador: tudo o que sai da nossa boca ou escrita vai parar nos ouvidos e olhos de outros, e mal sabemos qual a força disso: como o outro vai ler ou ouvir, pois as palavras fazem carícias, fazem cócegas e também machucam. Tive duas colegas, contadoras de histórias, na época em que trabalhei em biblioteca: elas diziam que os livros as escolhiam para ser contados às crianças, assim como o antropólogo afirma que Exu o escolheu para a pesquisa.

    Responda
    1. Paloma Fonseca

      Quero dizer com isto que é como se minhas colegas de trabalho e o antropólogo estivessem reencantando o mundo, tornando o mundo novamente encantado. Para mim, os espaços de crença (igreja, terreiro) são locais de amparo contra a dor. Tive um professor na graduação que passou por dificuldade atroz, ele procurou o regaço da mãe de santo, talvez fosse tudo o que ele tivesse naquele momento, talvez para descobrir que o amparo estava nele mesmo.

  6. AILTON SOUZA

    No Brasil criou-se o hábito de maléficos criticarem a religião africanas em especial os pentecostes que não respeitam ninguém e parece que desconhecem que Deus é um só pra todos, mas a ignorância impera nesse meio.

    Responda
  7. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Qual o motivo de vcs criticarem a Michelle, quando expressa sua fé? Vcs são intolerantes.

    Responda
    1. Robson Simões

      Comentário b abac a.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.