Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. zilda bastos mello

    Concordo com o articulista até certo ponto. Opiniões arcaicas,mentira, fake News serão vencidas com fatos e ideias mais progressistas. Mas, em uma eleição por exemplo ,onde há o componente da emoção não há tempo para que esse ajuste aconteça em tempo habil

    Responda
  2. Nilton Silva

    Pode ficar tranquilo meu caro colunista. Existe um algoritmo de inteligência artificial gestado pelos censores nos porões da ditadura, que faz o trabalho sujo de pensar por todos nós.

    Responda
  3. JOÃ O MUCCI

    Os brasileiros sabem pensar? Lula e Bolsonaro são os líderes em todas as pesquisas de intenção de votos para a Presidência do Brasil. Eu tenho minhas dúvidas se os brasileiros sabem pensar.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O sistema cognitivo humano evoluiu para lidar com apenas algumas dezenas de pessoas próximas, não com milhões que alguém pode alcançar com uma postagem em rede social. É preciso incorporar as transformações que a tecnologia causou nas análises e não apenas repetir o que parecia lógico há 100 anos. Censura realmente é algo a ser evitado mas, ao contrário do colunista, creio que a grande maioria das pessoas não quer pensar, se sabem deixo que cada um chegue a uma conclusão.

    Responda
  5. Raymundo De Lima

    Ricardo, você sabe que desde a análise de Hanna Arendt, a maioria dos humanos não querem pensar, refletir, raciocinar. Maioria, sim, recusa pensar ou buscar esclarecimento pró verdade. Sugiro ler "A morte da verdade"de Michiko Kakutani, comprova que os humanos atualmente tende mais a acreditar em mentiras (fake news) do que na verdade. Muitos preferiram acreditar no charlatanismo da cloroquina do que em usar máscaras. "Quem tem ouvidos para ouvir, que escute", ainda vale, mas....

    Responda
  6. José Cardoso

    Concordo. Por um lado parece útil para a qualidade do debate haver algum tipo de moderação (como há na Folha por exemplo). mas por outro, quem modera os moderadores?

    Responda
  7. Jean Michel

    Eita, levou a decisão para o coração e reagiu com a emoção - não deveria tê-lo feito. Vamos lá: discordo das decisões judiciais, mas entendo que elas não foram tomadas pensando em quem fica apertando F5 no site da Folha, como nós. Foram tomadas pensando no brasileiro médio, cuja ignorância não conseguimos entender ou supor a partir da nossa bolha. E foram tomadas, ainda, mais para coibir novos comentários dos Presidenciáveis do que para apagar os antigos. É importante pensar antes de escrever.

    Responda
  8. Solange Hette Stella

    Ou seja, deixe que se repita mentiras mil vezes até que ela se torne verdade. Afinal, quem mente não se dá nem ao trabalho de provar e sabe que tem todos os canais para divulga-las livremente, sem consequências. Bela teoria!!

    Responda
  9. CLOVIS SANTOS

    Ah,se soubesse pensar.... teríamos um presidente.

    Responda
  10. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É, seu Ricardo. Parece que não entenderam bem seu humor, sua ironia e sua "lógica lusa". Parabéns pelo artigo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Meu caro, se foi causo de Eironeia, essa vvvaaca, ficou muito delicado, não? Eu nunca tiro o direito de humorista falar sério, pelo menos de vez em quando. Veja o exemplo do Renato terra, dá até medo quando ele fica sério!

  11. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Ê um tema complexo para ser resumido num artigo. Fake news são a praga do momento e podem ser danosas para segurança, saúde, democracia. Podem induzir à discriminação e incitar o ódio, o facismo...Qual o limite? Como tratá-las? Talvez, não censurando-as mas, informando mais sobre os temas?

    Responda
  12. Roger Z Moire

    É estranho que num jornal , em que duzentos "jornalistas" fizeram um abaixo assinado pedindo censura, se defenda a liberdade de expressão e a democracia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô zi'muár, pelo menos constrói a frase de outro modo, pô. O manifesto era por definir posição e tomar atitude: escolha, não sençura. Aqui na folha, sençura, sofremo-la nós, que temos que driblar JavaScript em pagininha web.

  13. Ramiro Batista

    É bem assustador que só agora, quando a censura chega no calcanhar da imprensa tradicional, que ela se mexe. Engoliu na boa as arbitrariedades de Alexandre de Moraes aos canais bolsonaristas, que tinham maluquice mas também direito a expressão. A censura de hoje vem de lá, quando todos os jornalistas de redação ficaram calados, salivando.

    Responda
  14. Alvaro Neder

    Parabenizo o articulista pela posição clara em favor da democracia, posição esta em franca decadência na sociedade brasileira, que já estabeleceu uma quase-ditadura ao censurar a liberdade de expressão. As pessoas que caíram no engodo do suposto combate às "fake news" não perceberam que este estratagema visa impedir a livre expressão, favorecendo o monopólio da mídia corporativa.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Solange, somente a Direita mente? Ou libera tudo ou não libera nada. Restringir uma comunicação de um campo ideológico porque é mentira ou porque não gostamos não é democracia. Além disso, a mentira sempre fez parte da política.

    2. Solange Hette Stella

      Liberdade de expressar mentiras?? Ah tá….

    3. Alvaro Neder

      Esta posição de defesa irrestrita da livre expressão é bandeira de luta há muitas décadas de Rui Costa Pimenta, que, junto com seu partido, o PCO, sofreu um ato de censura explícita de Alexandre de Moraes por ousar dizer que o STF não deveria existir. Quer dizer, não se pode dar uma opinião, e devo temer reproduzir esta opinião aqui. Estamos sendo controlados e há ingênuos que acham que devemos lutar para sermos mais controlados, e outros ingênuos que acham que vivemos em plena democracia.

  15. Thales Arcoverde Treiger

    Tenho dúvida se as pessoas pensam. Ao ler este artigo fiquei realmente em dúvida.

    Responda
  16. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Depois do "arrasa-quarteirão" que se fez com a Educação, com finalidade de transformar a maior parte da população em 'não-pensantes', o fato é que a condição de separar o joio do trigo se perdeu a um percentual tão preocupante que a única maneira de sobreviver é cortar fake news na raiz, independentemente de sua origem.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Óia, Ricardíssimo, eu quase concordo com vossa mercê. Entretanto, quanto ao Bozo, não dá mais, porque é muita cara de Fal. Agora, sobre sençura ser um treco Hidiota, é mesmo, e conhecemo-lo na pele: essa folha, aqui, ó, onde escreve você - com toda liberdade - enche-nos o saco com uma scriptofrenia freneticamente sençurotrônica. Scrip'tomática, bloqueia tudo o que acha insalubre dizermos. Pro nosso bem, claro. Amém.

    Responda
  18. Marcelo Moraes Victor

    Tens que escolher entre a “liberdade” de mentir ou a “repressão” das fake; não que seja sempre óbvio ou fácil, mas desta vez é: os fascio atacam a democracia que estás usando para falar

    Responda
  19. Augusto Valmor da Rosa

    Mentiras confundem as pessoas mal informadas, pode manipular o resultado de uma eleição. Comparar o que o Lula fala com as Mentiras de BOLSONARO, é estratégia da extrema direita.

    Responda
  20. João Bernardeli

    Sim, as pessoas não pensam e são estúpidas sim. Se quiser exemplo disso basta olhar para o estado lamentável em que se encontra a democracia representativa no Brasil. Parabens aos partidos e eleitores dessa farsa.

    Responda
  21. Lênin Camargo

    Colunista sem noção. Ele ainda não conhece que uma mentira proferida a exaustão, logo toma a forma de verdade. E tal verdade se sobrepõe prejudicando o bom andamento da democracia ou de uma eleição. Do mesmo jeitinho que em 2018 o excesso de mentiras deliberadas a ponto de acreditarem numa mamadeira de P....... ter levado o país ao que chegamos hj.

    Responda
  22. Robson Simões

    Onde a Folha encontra essas figuras para escrever essas tolices ? Amanhã tem mais.

    Responda
  23. Márcia Meireles

    Desinformar é diferente de informar

    Responda
  24. Landson Abercrombie

    Se 57 milhões de eleitores realmente "soubessem pensar" em 2018, não estaríamos neste pesadelo.

    Responda
  25. Paulo Sales

    Discordo dessa tese. A grande maioria da população brasileira é distante do senso crítico, que requer pesquisa, da busca por informação de qualidade e padece de conceitos rasos demais para entender o que está errado ou certo nas gestões governamentais.

    Responda
  26. S Barreto

    Meu caro “as pessoas pensam” ? Teria sido muito melhor você dizer que “algumas pessoas pensam”; o resto nem consegue acompanhar legenda de filmes estrangeiros…

    Responda
    1. CLOVIS SANTOS

      Se as pessoas pensassem, teríamos um presidente.

  27. Marco A Moreira

    Parabéns pelo artigo. Realmente nos leva a refletir.

    Responda
  28. fernando coli

    Conheço dezenas de pessoas que acreditam fielmente nas mentiras de bolsonaro. Elas não tem filtro mental suficiente e bom senso para discernir a verdade da mentira. Infelizmente alguém precisa fazer isso por elas. Tomam cloroquina até hoje, acreditam que lula implantará chips em seus corpos e que suas casas serão tomadas por comunistas. Enquanto não há educação formal, acesso a verdade, cultura, é preciso orientar e eliminar mentiras comprovadas.

    Responda
  29. Adalberto Otaviano Luciano

    Certos. O Brasil é o último em educação. Entende o contrário. Melhor não ver.

    Responda
  30. RICARDO BATISTA

    A despeito dos bons serviços prestados, o TSE deveria parar com essa mania de tratar o eleitor feito criança. Um sem-número de normas draconianas e obsoletas, que regulamentam até o tamanho de placa e outdoor. Por mim, até os showmícios deveriam ser liberados.

    Responda
  31. José Costa

    Leia novamente, Caminha.

    Responda
  32. José Caminha

    Humorista articulista político defendendo liberdade de expressão a quem dissemina fake-news e conspira contra a democracia e igualando a esquerda brasileira com o neofascismo da extrema-direita. Triste.

    Responda
    1. Joana C

      Igualando, em que sentido? Igualando no sentido de tanto a esquerda, como a direita que está no poder no Brasil deverem ter direito a dizer o que quiserem, dentro dos limites da lei? Como, aliás, qualquer pessoa...