Ilustríssima > Não gostaria de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro, diz Vargas Llosa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Não voto nem votarei nem em Lula nem em Bolsonaro . Se o povo deixar os dois para segundo turno , voto conscientemente NULO ! Isto é, nenhum dos dois .
Hoje , o único candidato em condições de derrotar o bolsonarismo é Lula. Votar nulo , em branco , não votar , é reeleger o bolsonarismo !!!!
Farei igual.
Qualquer que fosse a avaliação sobre os candidatos, eu não hesitaria num segundo turno em impedir que os brasileiros se submetam à ditadura e terrorismo miliciano nas mãos de um insano.
O escritor mostra desconhecer totalmente a dimensão da tragédia que é Bolsonaro, inclusive para o liberalismo econômico que não funciona no caos institucional, e na verdade, não funciona na gestão do estado. Na hora de ser pedir recursos ao governo , o liberalismo sai pela porta e os liberais se tornam clientelistas. Pedem o tempo todo e recebem.
Puxa, ainda bem que nunca houve corrupção sitêmica nos governos liberais, né? Governo Collor, Temer e agora Bolsonaro são exemplos de probidade. Você pode ser muito bom tecnicamente em uma área do conhecimento humano (literatura), ser um completo debiloide social e ser tomado pelo mau caratismo quando isso lhe convier. Tudo ao mesmo tempo.
Ser criticado por esse burguês reaça é um elogio; um intelectual ultradireitista que se diz admirador de Pinochet, Fujimori, Trump, Bolsonaro, meios utilizados pela CIA...contraditório, confuso, tanto como escritor quanto polÃtico. Está fadado a lata de lixo da história.
Até Hitler e Mussolini tiveram intelectuais medÃocres que os apoiaram, por que não haveria também para o Bolsonaro.
Excelente entrevista ! Adoro ler Mario Vargas Llosa .
Esse peruando foi apoiador do agora presidiário Fujimori
Sim. E do alto de sua integridade intelectual disse que optava por um governo de extrema direita, corrupto e fascinora, porque era melhor que entregar o paÃs para sindicalistas. Nada mais fascista que um liberal com medo.
Este indivÃduo não deveria se imiscuir nos assuntos polÃticos brasileiros. E a Colômbia é violenta, plena de problemas sociais, etc. Ademais, este indivÃduo foi rechaçado mais de uma vez pelo eleitorado colombiano.
Peruano,
Então ele já escolheu né??? Faça o favor de não dar pitaco!!!
Outro "marruá" inepto: ele é peruano, infeliz!
Ele é peruano!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Lula respeitou encarcerado todos os trâmites da Justiça e saiu mostrando que fora vÃtima de um juiz parcial. Não postergou para daqui cem anos julgamentos de seus atos e nem ficou intetervindo nos trâmites da Justiça.
Jorge, você está insinuando que não tem corrupção no governo Bolsonaro? Preciso refrescar sua memória?
Então o fato q ser um corrupto contumaz faz de Lula mais deletério para a sociedade? Meu senhor, acorda pra vida, veja a vida do Bolsonaro, sua famÃlia, o q tem acontecido nesse governo desde o inÃcio. Daqui uns anos, veremos o real rombo desse governo em termos de corrupção. Mas arrisco dizer q bozo colocará mensalão e petrolao no chinelo.
Caro Vargas, você tem o nome de um presidente Brasileiro então vote nulo que já esta ajudando o Brasil!!!
Reacionários são todos os que não percebem - ou não querem ver - que liberalismo e democracia são absolutamente indissociáveis. Parabéns à FSP pela iniciativa de entrevistar o Grande Mario Vargas Llosa.
Felicio, liberais não poiam ditaduras. Já a esquerda apoia Cuba, Venezuela, Nicarágua, etc., ou seja, adora um ditador para chamar de seu.
Pinochet que o diga, né mesmo?
O liberalismo e o neoliberalismo realmente são indissociáveis da democracia, mas a democracia dos muitos ricos e poderosos no planeta inteiro. Enquanto algumas dezenas de bilionários detém quase que a totalidade das riquezas produzidas no mundo, quase 1 bilhão de pessoas (para uma população mundial de 8 bilhões) passam fome. Eita, democracia seletiva esta!
A maioria da população também não gostaria de ter que escolher entre os dois populistas. Mas bolsonaro provou em quatro anos que é infinitamente pior e muito mais perigoso do que Lula, inclusive no campo em que Lula se destacou (bolsonaro entregou a chave do cofre do paÃs para o centrão do Lyra, Pacheco e general Heleno). E Lula não tentou destruir as instituições, não chegou sequer a nomear como PGR um capacho para defendê-lo nem interferiu na PolÃcia Federal para não ser investigado.
depois assinam uma " cartinha" pela democracia.
Eu também. Ciro resolve o dilema.
Sem duvidas , Ciro é o melhor candidato .
o problema do Ciro é que é nervosinho e foi viajar pra Paris depois da derrota na última eleição e olhe que ele disse que nunca mais concorreria a nada. KKKK
Volto a denunciar que a Folha insiste numa prática rudimentar mas que tem lógica no seu objetivo que é o de censurar determinados comentários. Qdo um determinado é moderado, ele precisa de um tempo até os moderadores/censores liberarem, ou não, tal comentário. Ocorre que se ele for liberado, entra na fila com o seu horário original de postagem, ou seja, vai para o final/meio da fila onde não poderá ser visto prioritariamente junto com os 3 primeiros. Censura disfarçada.
É uma situação muito triste Vargas Llosa, ter que escolher entre dois sujeitos , ultrapassados, medÃocres resumindo pra não pegar pesado dois trastes
Se Vargas Llosa votasse no Brasil sem dúvida alguma cravaria com força Bolsonaro na urna. Sem discutir o mérito de sua obra escrita, diferente do que afirmam e tentam fazer parecer ele é um reacionário do ponto de vista polÃtico. E quem insiste em colocar o PT (e antecipo que não sou petista e tampouco voto em Lula no 1º turno) e Bolsonaro num mesmo patamar, precisa ler um pouco do que ocorreu na Alemanha na primeira metade do século XX, sobre um certo Adolf etc.
Vargas Llosa reproduz a mesma cantilena que o Estadão e outros ultraliberais, difundiram em 2018 com a tal da escolha difÃcil no abstrato mas que no concreto acabaram apoiando a barbárie em que vivemos nos últimos 4 anos. Em 2022, num eventual 2º turno que envolva Lula e Bolsonaro, com todas as limitações dos governos do PT, a opção por Bolsonaro, ou pior do que isto, esta opção de ficar do lado da barbárie querendo ainda ficar com a pecha de bom moço, é um ato de 'lesa humanidade'.
Vargas Llosa é muito bom. Li Tia Júlia e o escrivinhador .
Quem não conhece a realidade de outro paÃs devia se manter calado.
Um bom escritor não é necessariamente um progressista ou humanista. Llosa é um reacionário liberalóide já conhecido. A oportunidade de publicar uma entrevista dizendo que ele não votaria em Lula é caracterÃstica da Folha em alimentar o contraditório, que luta contra Bolsonaro, mas ainda sonha com a tal terceira via. Vai sonhando!
Eu acho q a folha e outros da mÃdia não sonham mais com a terceira via. Eles querem é Guedes e, portanto, bozo.
Peluque , uma entrevista lúcida e equilibrada , devemos respeitar o contraditório recheado por verdades.
Espetacular entrevista. Nós leva a refletir muito. E parabéns ao entrevistador!
Nem eu gostaria LLOSA. Mas foi o que sobrou no maior paÃs da América do Sul.
A entrevista do eminente escritor serve para ensinar que, nem todos que criticam Bolsonaro, são lulistas de coração. Ensinamento que não deve ser desprezado em tempos de polarização. Com todo seu direitismo, Llosa consegue criticar Bolsonaro, com toda a vocação do presidente para a palhaçada.
Palhaçada, palhaço são palavras muito brandas para o mal que este presidente fez ao Brasil, principalmente na pandemia. Genocida é a palavra que lhe cabe melhor.
Devemos levar em consideração que nossa realidade quase nunca é levada ao exterior na sua devida dimensão. O trá fego inverso também. O excre mentÃssimo pode não parecer o é a um estrangeiro. Não deveria ser assim para um escrito renomado. Mas......
Não sonho com isso, Marli. Isso é o que ele faria se eu estivesse errado em achá-lo o ser mais inescrupuloso da história. Como não estou errado, ele não fará…
Ah, tá. Aà você caiu da cama e acordou...
Não gostaria mais vai ter que escolher um deles ou anular seu voto. Escolher votar no Lula que fez um Brasil com governabilidade e próspero, ainda que com corrupção entre todos os partidos, não só do PT. E Bolsonaro que está fazendo o governo mais corrupto da história do Brasil. Um Presidente que não governa, que deu o orçamento para o Centrão gastar, que aumentou a pobreza e a miséria, que devasta o meio ambiente, que destrói o Brasil continuadamente, que mente reiteradamente e é um golpista.
É Lula....e você Vargas vá chorar na cova do Fujimori.
O problema não está na forma de pensar do escritor, mas como ele expõe a cegueira de quem acredita em polÃticos populistas. Vargas Llosa rechaça o populismo. É o Brasil está polarizado entre dois populistas. Só que um deles, além afeito a ser palhaço, também é a ser ditador. O outro, um gestor muito limitado.
A meu ver, Vargas Llosa é um polÃtico populista e de ultradireita que se esconde sorrateiramente atrás do manto de escritor. E no Brasil, apesar de todas as limitações do PT/Lula estamos diante da disjuntiva civilização ou barbárie.
O sujeito, falo do excre mentÃssimo, é um criminoso inveterado. E não faz questão de desacreditar isso.
Acabei de perder um Ãdolo. Que decepção. Mostrou desinformação e desrespeito com o povo brasileiro. Talvez por agora fazer parte de uma elite retrógrada. Triste ver que está terminando sua carreira renegando aquilo que o elevou a está categoria
Vargas Llosa não deve escolher entre Lula e Bolsonaro porque não é brasileiro .
Pois é. E é impressionante como o lula é culpado até pela situação dos outros paÃses latino-americanos. Sr Vargas, o seu peru é esse paÃs meia boca subdesenvolvido assim como nós há mto tempo, vcs não estão nessa situação por culpa do PT.
Nada pior que um socialista arrependido , me lembrou o Paulo Francis .
Vargas Llosa foi um mero 'simpatizante' do socialismo além de admirador do castrismo/stalinismo e não um socialista. É necessário ler os clássicos para escrever sobre o que é 'socialismo' abandonando os conceitos da Tia do Zap. Por fim, para quem expressou a superioridade do capitalismo em comentário abaixo, lembro que o tal sistema produziu em quase 200 anos de existência, quase um bilhão de famintos no mundo, para uma população de 8 bilhões.
As pessoas eventualmente aprendem, é claro…
Ele nao é um socialista arrependido, é um homem que evoluiu. Ademais, um enorme escritor, nÃvel gênio.
DifÃcil de ter curiosidade de ler obras de alguém que tem dificuldade de escolher entre Lula e Bolsonaro. Principalmente porque, sendo um escritor consagrado, não pode deixar de saber como nosso paÃs está sendo desmontado tanto do pondo de vista das instituições como até da sua geografia.
Desmontar as atrocidades do PT leva tempo e trabalho.
Concordo. Ele deliberadamente ignora a trágica corrupção desse desgoverno. Alguns pensam em corrupção apenas financeira o que já revela a pobreza conceitual. Em um escritor, imperdoável. Ele recebi um tÃtulo de nobreza e andou casado com uma socialite ex mulher de Júlio iglesias. Ficou reacionário.
Vce provavelmente tapou os olhos pras verdades que ele disse sobre a corrupção ser algo intrÃnseco em Lula. Vocês tem horror a qualquer verdade que "fere" aquilo que pensam ser o bem no mundo. EquÃvoco. Não leu Vargas Llosa até hoje? Não sabe o que está perdendo.
Exato. Perfeito o seu comentário.
Voces conhecem o Ciro Gomes? Por favor se informem, ouçam seus vÃdeos, suas falas, seus projetos. Vamos parar de votar em corruptos gente. Acorda!
Ciro Gomes, o turista? Conheço, votei nele no primeiro turno das últimas eleições.
Vce acha que esses "lulas livres" tem capacidade pra acordar pra alguma coisa? Amigo, é perda de tempo. Essas pessoas fxxoxxdexxm o paÃs inteiro idolatrando um ser estragado como Lula. Ainda bem que está virando, Lula vai perder, e se aposentar, porque já está pra lá de Matusalém.
Esqueça.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Não gostaria de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro, diz Vargas Llosa Voltar
Comente este texto