Elio Gaspari > Bolsonaro reescreveu 1964 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Por analfabeto que é, brochomiNto não pode escrever nada, muito menos reescrever, o que suporia ter lido o escrito anterior.
Reescrever a história é caracterÃstica de regimes autoritários e de exceção. Como que justificar os crimes cometidos criando uma narrativa de legalidade. Não cola. O legado deixado pelos militares nos 21 anos de chumbo, foi negativo para o paÃs ainda que muito o avaliem de maneira suave. Já aprenderam que a forma de resolver os impasses polÃticos não é o golpe e sim o entendimento.
A Ditadura impediu o civil Pedro Aleixo de assumir. A Ditadura Militar acabou com o Brasil: Segurança Pública, Educação, Ferrovias e deixou hiperinflação! E o capitão ressuscitou a inflação...
E segundo um professor Uspiano o Jango tinha 65 por cento de aprovação popular um mês antes.
São assuntos de um passado polÃtico distante. Poucos querem saber disso.
temos que conhecer o passado, no presente, para que não se repita no futuro.
hummm
Essa narrativa só confirma que a precariedade do STF, é históricas. O que eles menos fazem, é serem os guardiões da constituição que, é a razão da sua existência. Aceitam provas inaceitáveis, fatiam a Constituição ao não cassarem os direitos polÃticos da Dilma, anulam julgados de três instâncias por pretenso erro processual, instalam de ofÃcio processo impossÃvel sem o MP, etc. Esperemos que o Bolsonaro, depois de reescrever 1964, não resolva reescrever a constituição sem o STF.
Leia os jornais da época , tempos de guerra fria , capitalismo x comunismo , liberdade x opressão da cortina de ferro totalitária soviética/cubana que exportava revolução ao redor do mundo para transformar os paÃses em seus satélites ideológicos. Todo o paÃs apoiou a ação militar , famÃlias , empresários , igreja , etc e 100% da mÃdia , único jornal contrário foi Ultima Hora .
Nada disso muda o fato de que foi um golpe militar. Além disso é mentira a afirmação de que "todo o paÃs" apoiou o golpe.
... repetindo, leiturinhas rapidex; "As trancos e barrancos", Darcy Ribeiro. Baixar digital, free. Bem resumido e crÃtico.
É aà q vemos pq o tal "novo ensino médio" praticamente elimina as aulas de história de sua grade curricular.
E seguirá a ganância de alguns pelo 'vil metal' e por 'podres poderes' atropelando e desgraçando a vida de um povo que não se interessa em falar e muito menos discutir polÃtica.
No mundo das narrativas, cada um pode criar a sua, subvertendo os fatos. A história passa a ser subjetiva, modificável ao bel prazer do intérprete. É assim com Bozo. Pesa-lhe nos ombros os crimes cometidos pelos militares e as cinco décadas de acusações comprovadas. Então, depois de chegar ao poder máximo, sente-se autorizado a exorcizar-se dos seus demônios, reescrevendo a história. Não lhe dou essa permissão! Continue com seus crimes nas costas e morra com eles!
faltou dizer do caixa dois que abasteceu os generais que participaram do golpe, como amaury kruel. basta pesquisar sobre comissão da verdade.
faltou dizer que o general amaury kruel, comandante do II exercito, recebeu da fiesp um milhão e duzentos mil dolares para apoiar o golpe.
faltou dizer que o comandante do segundo exercito, o general amaury kruel recebeu R$ 1 milhão e 200 mil dolares da fiesp para apoiar o golpe. isso foi dito na comissão da verdade instaurada pela camara municipal de são paulo em 2014, pelo coronel reformado Elimá Pinheiro Moreira.
Houve, em 64, um contragolpe seguido de uma ditabranda! Evitando assim uma ditadura do proletariado!
Ditadura do proletariado? Vi isso em Cuba...
Que ditadura do proletariado, mané? Acorda! Jango nunca foi comunista, nem poderia ser como grande proprietário de terras que era. Ele era sim um progressista, um patriota que amava o Brasil e os brasileiros. Herdeiro daquilo que Getúlio Vargas tinha de melhor. Queria a reforma agrária que nos teria salvo da miséria das periferias das grandes cidades e suas facções criminosas. Vá estudar história!
Infelizmente, um ignorante de grande porte. Poderia como magistrado-maior, trazer luz, conhecimento de quem está com a chave dos segredos a mão e, assim, pacificar a nação. Não! Prefere criar novas mentiras; coisas de uma mente alucinada... que ficasse, vá lá; com as velhas mentiras e causaria menos estrago...
O Congresso que depôs Jango era fortemente influenciado e financiado pela CIA. O IPES e o IBAD eram dois braços da sociedade civil, os quais recebiam dinheiro dos EUA, cujo objetivo era a desestabilização e a derrubada do governo. Só nas eleições de 1962, o IBAD doou 5 bilhões de cruzeiros à época para a candidatura de dep. federais e senadores.
Esse é o Bozoverso, onde o passado é incerto. E o presente e o futuro, só na imaginação dos seus protagonistas alucinados e do rebanho.
Perderam tempo com isto ? Tudo que este governo diz ou fala nao merece a perca do bem mais precioso ; tempo.
isso aÃ, não perca seu tempo
O golpe militar, melhor dizendo civil-militar, já estava orquestrado desde a década de 1950. O suicÃdio de Getúlio é que retardou para dez anos depois. É fato que os militares sempre intervieram, pois sempre se veem como tutores na república. Augusto Comte, filósofo positivista que influenciou os militares brasileiros na década de 1880, escreveu sobre a validade de uma "ditadura militar republicana". É o que a república brasileira tem colhido desde 1889.
Para se ter uma ideia do modo como os militares são preparados nas academias militares. Graças a Deus não temos conflitos bélicos com ninguém!
O centrão militar do governo Bolsonaro quer manter os salários e penduricalhos de um milhão de reais. Havia previsão de golpe na Constituição de 64? Havia previsão legal? Estamos lidando com um mentiroso sem escrúpulos. Um parvo com severos déficits de racionalidade.
Em 1964 os militares eram homens honrados convivi com eles eram patriotas, já hoje os militares querem autos salários cargos no governo e poder.
Hoje a historiografia é farta em afirmar que o golpe de 1964 teve intenso financiamento americano através da CIA. Se os militares de 1964 fossem patriotas o suficiente, não deixariam que uma intervenção dessa monta fosse formada. Além de permitirem que uma esquadra americana ficasse estacionada em águas brasileiras, caso houvesse guerra civil com a resistência de Jango (operação Brother Sam).
Quem dá golpe não é honrado! Quem dá golpe trai a pátria!
Em 1964 os militares eram muito mais politizados do que hoje. Não por acaso deram o golpe! Isso não é honradez. É tão somente traição à Pátria!
Já sabemos quem é o chefão aqui. 'Jornalismo' feito para controle da colônia. A subserviência da mÃdia desta terra de espalhafatos está implÃcita na história do colunista. Manda quem pode; obedece quem tem juÃzo!
Comeu sua grama hoje?
Você, pobre coitado!
Que infernoooo escrevi e não deixa publicar?
Minhas escritas não têm palavrão, não tem besteiras e a dona folha não deixa publicar?
Na cabeça da Direita , a história que existe é a que eles falam . Mesmo não sendo verdade , passa a ser . E eles acreditam que sua verdade , suplanta a HISTÓRIA REAL . O nosso Pinóquio Mor é um clássico exemplo disso !
Na cabeça dele pode ser. Todo o Ditador diz que respeita a Constituição e as leis de seu pais e, que são os outros que desrespeitam....Bolsonaro desrespeita a Constituição diariamente e diz que são os outros que jogam fora dad quatro linhas. TÃpica atitude de ditador.
Comentário perfeito, parabéns!!!
Sei não, sei sim....desconfio dessas estórias todas....deveriamos pensar no futuro.
Estude. Pensar no futuro com alguém que nos leva de volta ao fascismo dos anos 30 e 40?
Não se pode pensar no futuro sem conhecer, bem, o passado pra repetir, incansavelmente: ditadura nunca mais!
Tentei enviar comentário há pouco. Apenas me referi a fatos históricos ligados ao golpe de 1964. O algoritmo, que não conhece história, classificou minha palavras como "ofensivas". Bobagem. Peço que alguém leia e publique o texto.
A Folha deveria permitir opiniões opostas nesse Blog … mas só q nao ! Censura …. Graças a 64 somos livres .. acordem
Vai ler um livro pra não passar tanta vergonha!
Que falta faz estudar! Ainda acredita na versão Bolsonaro do golpe civil-militar de 64.
Vai estudar, Claudio! Credo!
Como já dito, o que o Imprestável diz, fala, pensa ou escreve (?) deve ser redondamente ignorado, por inútil e doentio, salvo se servir para a juntada de provas que irá incriminá-lo quando perder o foro privilegiado.
Eu sou da época, fui paraquedista e garanto que Bolsonaro está mentindo, em 64 ele tinha 15 anos nem na escola de cadetes em Campinas ele estava. Bibici é quem acredita nas mentiras dele.
Wilson, ligeiro engano. Bolsonaro é mais novo que eu 7 dias apenas. Ele estava com 9 anos como eu tinha. Só que eu sou do Rio de Janeiro e assisti, apesar de garoto, as movimentações e comentários sobre o golpe militar. Bolsonaro era do interior. Tudo o que ele fala se deve ao que ouviu no exército porque estudar que é bom ele nunca estudou. Se estudou, o tems ainda não era estudado em história. Só passei a conhecer melhor o golpe lendo e estudando uns 10 anos depois.
Produto de uma mente nefasta, autoritária, incompetente, mentirosa, corrupta e populista.
Resumiu tudo perfeitamente
Gaspari, do seu texto conclui-se que o golpe foi dado pelo Senado e pelo STF! Jango teria fugido com medo da movimentação de dois generais antes do ataque efetivo, o que poderia ser considerado uma renúncia. O golpe foi militar e civil.
Bolsonaro só sabe mentir.
"A revolução se distingue de outros movimentos armados pelo fato de que nela se traduz, não o interesse e a vontade de um grupo, mas o interesse e a vontade da Nação". Sem pesquisar, assinale a que se refere o texto: a. Discurso de Fidel Castro na vitória da revolução cubana de 1959; b. Discurso de Lenin na vitória da revolução bolchevique russa (1919); c. Ato institucional do Movimento Democrático brasileiro (1964); d. Discurso de Kim Il-Sung quando da formação da Coreia do Norte (1948);
Hahahahah, ótema! "Sem pesquisar", que será que nóis acha da empulhação? Hahahahah!
O elemento considera dar um gol pe dizendo que não deu gol pe e está só defendendo a Constituição, bem ao modo dos fa cÃno ras. Insignificante como lÃder, terá apoio da ala abje ta das ffaa, isso se acontecer. Aposta que a história se repete, mas esquece que ela também deixa lições que dificultam ou impedem sua repetição.
Lixo. Toda essa gente golpista, incluÃdos o Vaca Fardada, o Cordeiro, o Muricy, o Branco, é responsável, em parte, pelo nosso perverso fracasso como nação, imagem genial vislumbrada pelo Jânio de Freitas, hoje nesta Folha. Sobrevive como o único estadista, o presidente João Goulart, democraticamente eleito, e golpeado pelos criminosos de lesa-futuro. Nosso perverso fracasso como nação. Isso é tudo.
Só imbe cis acreditam nas mentiras diárias do inominável. Sempre foi fã da ditadura militar, mas como gosta de posar de democrata, inventa uma historinha cheia de mentiras sobre os tempos de chumbo no Brasil, quando não se podia discordar, a imprensa e a cultura eram totalmente controladas e censuradas. Manifestações de protestos se transformavam em prisões, torturas e assassinatos. Esse fã de torturadores se diz cristão, usa a religião pra manipular e o gado grita "mito". Como pode?
Perfeito comentário. A estratégia dos ditadores é sempre se dizer democratas, apesar de seus atos em sentido contrário. E o apoio dos fanáticos vem de uma coisa só: fanatismo, crença cega numa ideia
Se foi de acordo com a Constituição não sabemos ! Mas que foi preciso foi …. Fato
Já vi o Brizola dizer que o Jango renunciou. Havia condições de resistir no RS, e muitos comandantes pelo paÃs, ao ver o presidente à frente de uma resistência poderiam ficar na legalidade, até por inércia. Mas uma vez que ele desistiu, todos evidentemente aderiram à nova ordem.
Sim, Brizola queria que Jango resistisse. Mas o presidente não teria querido iniciar uma resistência que poderia levar a uma guerra civil. Mas difÃcil saber ao certo. O fato é que Jango “jogou a toalha”. Só o fato de ter fugido de BrasÃlia no estopim da crise mostra sua indisposição em lutar pela Presidência. (Anos mais tarde, no Chile, Allende ficou até o fim no Palácio de La Moneda.)
Sêo Elio, agradeço demais o link de serviço que o senhor disponibiliza, peço sempre aos seus colegas que o façam - e tenho sido, alegremente, surpreendido com esta prática. Contudo, assistir Bozoofilia explÃcita, de Quadrúpede com um cabra KKK (tô supondo que o 3K do rapá pode assim ser lido) é pornografia muito forte para meu meio século de vida desregrada. Sim sendo, e em plena confiança em vossa sabedoria, assumo tudo como verdade e me livro dessa tosqueira nojenta. Agradecido!
A análise histórica foi válida; porém, para que mencionar o Presidente Lula no texto?
Creio que foi para ilustrar a coluna, contando que as bobagens que ele disse foram inofensivas, ao contrário das bobagens ditas pelo bolsonaro.
Sempre a mesma coisa: "legal" mesmo é ter ok dos gringos. Vassalos.
Gaspari narrou os fatos superficiais, mas não a essência. O golpe de 64 foi longamente gestado e seu embrião foi a criação da ESG, em 1948 (Cordeiro de Farias e o staff americano).. Prosseguiu com a queda de Getúlio e a posse de Jango. As multinacionais e associados nacionais não aceitavam o presidente. O golpe não foi pontual. Criaram o IPES/IBAD, e todos os órgãos de classe e a grande mÃdia se uniram contra Jango, que foi massacrado. Tivemos ipesianos famosos.
Há inúmeros "jornalistas" que estão preocupadÃssimos com o fim da democracia mas nem um pouco com a volta da cleptocracia. Muito pelo contrário, vários de tais "jornalistas" apoiam com entusiasmo a candidatura do corrupto Lula (cujo governo protagonizou o Mensalão e Petrolão, maiores esquemas de corrupção da história brasileira).
Jorge, a cleptocracia não somente aumentou, como também foi facilitada pela destruição/controle do COAF, receita e polÃcia federal pelo Bolsonaro. Esses mecanismos de fiscalização eram eficientes até a sua chegada ao governo, agora apenas trabalham para proteger o centrão e a famÃlia Bolsonaro dos crimes de corrupção que cometeram e seguem cometendo.
IncrÃvel como os bolsomions sempre recorrem aos mesmos requentados argumentos. São incapazes de atualizar a situação da corrupção, né, Jorge? Fale sobre o bilionário orçamento secreto, que até já está previsto no orçamento do próximo ano. Trata-se, como todos sabem, de corrupção pesada e abençoada por Deus e pela famÃlia. Fale do bilionário orçamento do PNDE (educação) nas mãos do Centrão sem qualquer transparência. Fale da verba pra merenda escolar que foi drasticamente reduzida. Fale, vai.
Jorge, seu mito junto com o centrão estão roubando a céu aberto. Essa ladainha já não cola mais.
Jorge, a cleptocracia apenas se exacerbou nos últimos 6 anos. De tal modo que nem se vê comando, tudo ocorre na luz do dia, e parece que agora sim, o cargo está vago.
Ótimo resumo dos acontecimentos. Talvez Bozo conte com esse tipo de apoio do atual congresso ? Mas não teria um judiciário tão colaborador como foi o STF daquela vez. Por isso quer colocar lá gente dele. Aà o paÃs acaba de vez. Se Trump tivesse vencidoÂ…ou se for eleito novamente, como seria. Ele deve ter cultivado delÃrios nessa direção. Ele e sua trupe de generais.
Ele é superficial, fala o que não sabe com ares professorais. Bolsonaro não tem formação cultural impregnada em seu cérebro. É oco por dentro e fora. Para o gado já basta.
Formação cultural? O canhestro não tem formação alguma, isto sim.
O Belzebu é tão ignorante que constrói a narrativa que lhe convém! Pior muitos medÃocres e imbecÃs acreditam!
Ou ele mente muito bem ou realmente ele vive numa realidade paralela! De qualquer forma, não é digno de estar no posto que está seja pela mentira, ou pela realidade paralela, ou pela incapacidade e incompetência latentes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Bolsonaro reescreveu 1964 Voltar
Comente este texto