Ilustríssima > Vargas Llosa e García Márquez escreveram livros primorosos, mas ignoraram a redenção humana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Miro Costa

    O sr. Martim Vasques poderia brindar-nos com pelo menos um romance concebido de acordo com os pontos de vista estéticos que ele defende para essa arte. Seria bom de ver como seria isso. Mas que nada. Críticos só sabem fazer isto mesmo - criticar o que os outros fazem. Coisa muito fácil de fazer.

    Responda
  2. eli moura

    não gostaria de escolher entre llosa e marquez, mas sim entre machado e joão guimarães rosa. Se tiver que sair do brasil mellhor escolher entre neruda e jorge luis borges.

    Responda
  3. Fernão De Paola

    Que arrependimento em vir ler os comentários. Parece que as pessoas buscam somente duas coisas: o trivial, ou aquilo que reforça a visão política e artística delas. Qualquer coisa que fuja minimamente disso é tratado imediatamente como algo "errado". Uma pena sair triste depois de ler um artigo tão interessante.

    Responda
  4. newton penna

    Depois que eu li a afirmação do articulista de que "Dom Quixote", o ciclo de Amadis de Gaula e "Tirant Lo Blanc" fazem parte da literatura picaresca, parei de ler o artigo...

    Responda
  5. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Matéria a serviço da polarização. Ciro já.

    Responda
  6. Amarildo Caetano

    Liberal verdadeiro não defende ditadores .

    Responda
  7. Amarildo Caetano

    A opinião deste elitista surpreende ninguém .Liberal verdadeiro não depende ditadura .

    Responda
  8. José Cardoso

    Palavras como 'transcendência' e 'redenção' são muito carregadas. Talvez o materialismo desses autores seja exatamente um contraponto às sociedades fortemente religiosas de onde eles brotaram. Mas acho que entendo a crítica ao caminho fácil de se comprazer com a decadência, com o 'pra baixo todo santo ajuda'..

    Responda
  9. FABIO SOUZA

    Traduzindo: a Literatura de Llosa e Marques pecam pela ausência de "espiritualidade"! É mesmo?

    Responda
  10. Marco Antunes

    Martim tem a arrogância de dizer quais são os livros que serão "devorados pela pátina do tempo", sem perceber que as besteiras que ele escreve amanhã serão esquecidas.

    Responda
  11. Júlio Cezar B Silva

    Que porcaria. O articulista, além de brigar com a própria sombra, acaba de sacar do mundo dos mortos uma besteirada -- o malvadão socialismo ateu que estraga a literatura. Esse Cunha parece querer emular aquelas coisas do Octávio de Faria; pra ficar igual, só falta se alfabetizar.

    Responda
  12. Rubia Aparecida Lacerda Baroni

    Excelente!

    Responda
  13. Epitácio José Brunet Paes

    O título da matéria (ensaio, rs.rs....) diz : "Llosa e Márquez,... livros...ignoraram a redencão humana". Ao ler, vimos que o autor do "artigo" trata sobre V.Llosa; nada, sobre Garcia Márquez. Aonde, Garcia Márquez ignorou a redencão humana em sua obra, sr. ?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.