Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    O português brasileiro, ou antes a fala brasileira, é um ponto nevrálgico para os portugueses, não só pelo fato de ser hegemônica, mas porque é considerada mais bonita por 9 a cada 10 estrangeiros que escolhem aprender a língua. Os canadenses do Quebec têm o mesmo complexo, eles vivem acusando o francês da França de degenerado por causa dos anglicismos, mas tudo advém do fato de eles terem de ser legendados quando passam na TV francesa e terem um sotaque considerado cômico.

    Responda
  2. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Não vamos nos iludir! Os europeus temem pela perda da sua qualidade de vida com a entrada dos imigrantes. Ninguém gostaria de ver seu padrão cair. Além disso, as diferenças culturais e do modo de agir por parte dos imigrantes atinge muito os europeus. Como fomos formados por diferentes etnias, aqui fica mais fácil a aceitação do diferente. Os europeus tem milênios de história. Temos pouco mais de 500 anos.

    Responda
  3. PEDRO TOMAZ ROCHA

    Aqui em São Paulo, há muitos portugueses, não sei como vivem, mas conheço várias pessoas de origem portuguesa e me parece não há discriminação contra eles. Acho que os brasileiros são mais espontâneo, falam alto, usa música em alto som, são mais extrovertido e isso incomoda os portugueses. Prefiro minha São Paulo, pobre e rica, caótica e amigável e onde há uma grande diversidade de povos e cultura. Viva São Paulo.

    Responda
    1. A Santos

      Havia alguma discriminação também, e é engraçado que são exactamente os mesmos pontos. Há relatos de crianças portuguesas nos anos 70 em São Paulo com problemas na escola por causa do sotaque. Hoje,a imigração portuguesa é muito baixa para o Brasil. Foi altissima. Li no outro dia, no Jornal Expresso português, uma senhora já com 50 anos, que na escola mudava o sotaque por causa disso. É preciso pensar que 300.000 Brasileiros em Portugal seria proporcional a 6.5 milhões de portugueses no Brasil..