-
Victor Henriques
O português brasileiro, ou antes a fala brasileira, é um ponto nevrálgico para os portugueses, não só pelo fato de ser hegemônica, mas porque é considerada mais bonita por 9 a cada 10 estrangeiros que escolhem aprender a língua. Os canadenses do Quebec têm o mesmo complexo, eles vivem acusando o francês da França de degenerado por causa dos anglicismos, mas tudo advém do fato de eles terem de ser legendados quando passam na TV francesa e terem um sotaque considerado cômico.
-
Petrônio Alves Corrêa Filho
Não vamos nos iludir! Os europeus temem pela perda da sua qualidade de vida com a entrada dos imigrantes. Ninguém gostaria de ver seu padrão cair. Além disso, as diferenças culturais e do modo de agir por parte dos imigrantes atinge muito os europeus. Como fomos formados por diferentes etnias, aqui fica mais fácil a aceitação do diferente. Os europeus tem milênios de história. Temos pouco mais de 500 anos.
-
PEDRO TOMAZ ROCHA
Aqui em São Paulo, há muitos portugueses, não sei como vivem, mas conheço várias pessoas de origem portuguesa e me parece não há discriminação contra eles. Acho que os brasileiros são mais espontâneo, falam alto, usa música em alto som, são mais extrovertido e isso incomoda os portugueses. Prefiro minha São Paulo, pobre e rica, caótica e amigável e onde há uma grande diversidade de povos e cultura. Viva São Paulo.
-
A Santos
Havia alguma discriminação também, e é engraçado que são exactamente os mesmos pontos. Há relatos de crianças portuguesas nos anos 70 em São Paulo com problemas na escola por causa do sotaque. Hoje,a imigração portuguesa é muito baixa para o Brasil. Foi altissima. Li no outro dia, no Jornal Expresso português, uma senhora já com 50 anos, que na escola mudava o sotaque por causa disso. É preciso pensar que 300.000 Brasileiros em Portugal seria proporcional a 6.5 milhões de portugueses no Brasil..
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.