Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    As 3 paulistas estão entre as 6 melhores do Brasil. USP e Unicamp são primeiro e segundo lugar. Isso tudo graças a autonomia das universidades e da Fapesp, uma aposta vencedora de mais de 30 anos. Enquanto isso o candidato do Bozo ao governo de São Paulo disse que vai cortar o ICMS (fonte de sustento das universidades) e não diz o que vai colocar no lugar. Pelo visto, nem sabe da autonomia. Um perigo para esse projeto vencedor.

    Responda
  2. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Apesar do sucateamento governamental, as melhores Universidades são T O D A S públicas. Esperar o quê? Um país com 354 faculdades de Medicina em que a grande maioria é puro estelionato educacional e resume-se apenas a um emprendimento financeiro, em geral dos politicos e seus asseclas.

    Responda
  3. marenildes silva

    Lamento não ter identificado nenhuma instituição do norte nordeste, mas não deixa de ser uma boa notícia apesar de tudo e do pouco caso com a educação.

    Responda
    1. JOEL PINTO

      Na primeira parte da matéria, das 21 entre os 1000 primeiros, estão UFC, UFPE, UFBA e UFRN.

  4. gabriela loureiro de bonis simoes

    Orgulho! Temos potencial apesar do baixissimo investimento!

    Responda
  5. José Cardoso

    Se o MIT que é uma instituição focada em engenharia, está na lista, não sei porque não constam o IME e ITA. Considerando essa especificidade, são melhores que todas as outras nacionais da lista.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      É verdade quanto ao ITA, mas não quanto ao IME. E o MIT não é só engenharia.

    2. Lucia Spa

      As universidades federais listadas têm curso de engenharia. A questão é que o IME e o ITA não são suficientemente boas para estarem no ranking, simples assim.

    3. gabriela loureiro de bonis simoes

      Fonte: vozes da minha cabeça

  6. Erica Luciana de Souza Silva

    Qdo leio q todas as rankiadas são públicas, fico pensando na matéria de alguns dias atrás em q muita gente apedreja#va o servidor público. Lembro q quem trabalha nas universidades públicas brasileiras são servidores públicos q, em sua maioria, n#ão recebem o salário devido. Viv#a o serviço público. V#iva a educação pública. Eles pass#arão. Nós passarinho.

    Responda
    1. Julio Louzada

      Felipe Araújo, não te ensinaram em casa que mentir é muito feio?? Pelo visto na escola tb não ensinaram já que vc se diz estudante da USP, ou seria um mentirinha também???

    2. Erica Luciana de Souza Silva

      Talvez o fato de a USP remunerar bem aos seus servidores seja um dos motivos de estar sempre presente nos primeiros lugares dos rankings internacionais. O curso de arquitetura está entre os 40 melhores do mundo. Que tal fato sirva de dica para os governantes.

    3. Erica Luciana de Souza Silva

      Minha filha TB é aluna da USP. Mas isso não vem ao caso. Felipe, recomendo q verifique o salário dos novos professores pesquisadores. Vão ficar surpreso negati#vamente.

    4. Felipe Araújo Braga

      Como aluno da USP te falo: aqui tem porteiro ganhando 8 mil por mês!

  7. Rubens gonçalves

    agora imaginem a iniciativa privada fazer no brasil o que fazem nos eua em materia de ciencias e pesquisas. aqui cortam verba de doutorado e pos doutorado ou ate mestrado em areas vitais da ciencia para que dirigentes do executivo se mantenha no poder locupetando o lesgislativo em bilhoes de reais de orcamentos secretos. vejam alguns da america latina como chile e argentina que apesar de crises economicas investem em educaçao e pesquisas em ciencias. vejam o que ocorreu no mec nestes 4 anos.

    Responda
  8. Ricardo Villas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Joao Cellos

      Ricardo, estude também.

    2. Geraldo da Silva

      E bem informado também

    3. Geraldo da Silva

      Cara, como vc é inteligente!!

    4. René Gottlieb Strehler

      Nas universidades particulares deve ser ainda pior... nem aparecem na classificação. Mas li algo de Paris-Saclay e de ETH Zürich ali também têm esquerdistóides. Obrigado pelo seu comentário inteligente e construtivo.