Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto barbosa de castro

    Felizmente só bolsonaristas cometem fake news. Os outros são anjos...

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Identificação ideológica tem o poder de transformar fake news em verdades aparentes, aquelas que bebem na fonte da dissimulação e do encobrimento da verdade autêntica. São criações sem base nos fatos que buscam controlar, abastecer e conduzir votantes/ militantes/crentes na direção que interessa ao candidato ou à campanha. Muitos acreditam, outros não. (Claudia F.)

    Responda
  3. Gilmar Maghenzani

    Acho que o Hélio pirou

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Veja o comentário do José Freitas e entenderá

    2. Eliana Kling

      Porquê, explica ai

  4. Said Ahmed

    Todos têm liberdade para matar, basta vontade, oportunidade e motivo. Mas se não for justificável (legítima defesa, por exemplo) haverá consequências. A lei não impede o assassino. Mentir pode trazer consequências eleitorais sim, meu caro. Basta ver o festival de mentiras que foram as últimas eleições. Assim como a liberdade do assassino é restringida por lei, o mesmo deve valer para o mentiroso.

    Responda
  5. José Freitas

    Essas eleições estão produzindo matérias inacreditáveis como essa. Um jornalista que , por dever de oficio, deveria ser um ferrenho defensor da liberdade de expressão, admite que um pouco de censura pode ser útil ou necessário , desde que seja justificada como combate às "fake-news". Embora afirme que as "fake-news" terão pouco efeito eleitoral sugere aos cumpanheiros não se descuidar porque seu uso poderá ser mais intenso na campanha do adversário.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Excelente resumo.

  6. Armando Coelho

    José Batista....volta pro armário,volta.....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Como um jêniu, o barista escapou da cafeteira, algum descuidado esfregou. Delnisso.

  7. José Cardoso

    É mais fácil acreditar numa mentira simples que numa verdade complexa. Só depois de uma cuidadosa segunda leitura consegui entender a tese do Samuel Pessoa no livro 'Políticas públicas que empobrecem o Brasil'. Dá para entender porque o Lula semeou a tempestade que afogou a Dilma. Ele até declarou recentemente que agradece ao Gilmar Mendes não ter se tornado ministro dela.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Creio que é verdade José, mentiras simples têm um apelo infantil e numa sociedade infantilizada por excessos de mídia elas fluem como águas de cachoeira.

  8. Vanderlei Nogueira

    O que foi realizado de positivo para o cidadão desde as primeiras eleições para Presidente do país? As eleições poderiam ser substituídas por algo melhor?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Aí é militarismo do grosso é isso que vc quer? Ditadura?

    2. Marcos Benassi

      Pode até ser, Vanderlei. Mas o nome disso não será Orleans& Bragança, podicrê.

    3. Said Ahmed

      Na sua cabecinha, acabar com as eleições traria algum progresso??!!

    4. ANTONIO CZAS

      É a democracia, via escolha de dirigentes,que vai tentar fazer algo melhor para o povo. Pela lógica de esperar que uma estrutura ditatorial faça algo bom para receber a democracia, seria uma insensatez, não lhe parece?

    5. Vanderlei Nogueira

      Quando acabou a ditadura e tivemos eleições para presidente, queda do murto de Berlim, fim da URSS e consequentemente 2ª Guerra Mundial, a estrutura do país foi alterada para acontecer a democracia?

  9. Marcos Benassi

    Chego a este seu texto, caro Hélio, às cinco e treze da matina e encontro... 13 comentários. É um augúrio irrevogável, o Lula ganhará no primeirão! Esse tipo de mistificação não dá nada. Mas a falsidades contra a honra e o comportamento, essas podem causar estrago direto. O Bozo usa, principalmente, a mentira que apela ao medo: comunista, endemoniado, filhos gueis, meninas abortando. É tipo propaganda de seguro, piorada: aposta no KHagaço primevo. Eu vou comprar apólice do concorrente.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Q q q q Marcão... o treze já foi, não deu pra congelar os comentários. Mas pode ser o sinal que um trenzão vermelho vem apitando a todo vapor dentro do túnel bozofrênico, nem os murmúrios do Zé Batista ficam audíveis.

  10. jose batista

    Debocho, ironizo, desqualifico, as vezes, quem faz comentários favoráveis ao Lula, peço desculpas. Equívoca àqueles q pensa q o eleitor abandonou as pautas q elegeu Bolsonaro, alguns pode até tê-lo abandonado, mas na verdade é ilógico imaginar, a despeito de pesquisas, q o Lula, com todos os desgastes, vá ganhar a eleição , não se iluda e nem me xingue essa possibilidade não existe, a menos q exista fraude!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc está se apegando as pautas da eleição de 2018? não acha que vai adiantar nessa agora né? então pare de ir contra a lógica de que o Lula vence e não vai haver fra ude

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, o Said matou a charada a Fal: metade no batismo, a outra goela abaixo. Só assim se explica o felômeno.

    3. Said Ahmed

      Eita José, você anda batizando seus discípulos com a marvada água que passarinho não bebe... só assim para acreditar.

    4. Mauricio de Oliveira e Silva

      Você falou, falou, mas no final se mostrou igual a qualquer bolsonarista: acredita nas fake news sobre fraudes no nosso processo eleitoral. Sim, Lula vai ganhar as eleições e será por um sufrágio eficiente, elegante e verdadeiro, pois ninguém aguenta mais o Bolsonarismo neste País.

    5. Jove Bernardes

      Debocho, ironizo, desqualifico, às vezes, gente que como o senhor que faz joguinhos de palavras como este, e não peço desculpas.

    6. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

      Nossa, tomou o que prá ter tanto delírio? Lulalá cravado em outubro.

    7. Marcos Benassi

      Ilógico é sequer fazer pesquisas se a opinião é irredutível. Eu, educadíssimo, agora só xingo em línguas. Feiqueníus, nádegas: o Bozo já ganhou, tá tudo barato e abundante, o pessoal tá comendo foi gras. "Filho, o que foi que comeu no café hoje?", pergunta a mamãe. "Foi grass, mamãe, capim gordura", responde o petiz Bozolóide.

    8. Valdomiro Moia Martins

      A sua opinião é meramente a sua opinião. Não tem o condão de mudar o resultado das eleições. Da mesma forma que você acha impossível o Lula vencer (você tem os seus motivos), eu acho impossível o inominável vencer (claro que tenho os meus motivos para pensar assim). A terra não é plana...

  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O autor defendeu a quadratura do Círculo. A melhor fake news que conheço é a de Olavo de Carvalho, afirmando que Galileu levou uma "surra no debate" com Roberto Belarmino. Quem era ele? Seu inquisidor. Isso é que vencer um debate sem ter razão, e ainda citamos filósofos alemães.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato Jesus perdeu o debate. Ivis Gandra, que se diz cristão, defendeu Barrbás para legitimar o perdão presidencial a Daniel Silveira.

    2. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Vanderlei, esse pessoal da Galiléia era ruim de debate mêmo. Jesus, perdeu o dele, pregaram o homi e acabou numa Goiabeira, doisMir ano depois; Galilei, inventou a terra redonda e foi reprovado no vestibular pras federais do Mirtão do Revórvi. O próximo, nóis degola nas colinas DeGolã. Hahahahah!

  12. Manoel Cardoso

    Que fakenews, que nada. Fakenews é substantivo. O certo é substituir pelos adjetivos mentiroso contumaz.

    Responda
  13. José Antonio Tavares Faria

    Compreendo seu entendimento, esse povo mente até dormindo, é pouco capaz de identificar uma mentira ignominiosa. "Lula vai fechar templos evangélicos" a lorota contrasta com a história do candidato, mas como ele não é farinha de fazer hóstia, a mentira é um fetiche precioso. Só não compreendo como é que um terço dos eleitores admiram suas falas e as falas deste curral de doidos que o cultuam. Mito; é mesmo "mítico". Mas; Lúcifer também o é.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em 1989 Lula ia dividir os apartamentos aqui na Zona Sul para implantar o comunismo. Aliás no comunismo os filhos seriam criados pelo governo. Minha mami, que acabaria tornando-se eleitora lulista dizia:"se a única coisa que o pobre tem é o filho, como o pobre vai ser comunista?" Sua reflexão era inteligente: se os únicos seres sobre os quais, os pobres, especialmente, mulheres pobres exercem poder seriam confiscados...

  14. Daniel Alvares

    Trump, Bozo e Brexit sao filhos das fake news. Não subestime seu poder nem a estupi dez do eleitorado

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo. E aquelas bolachas horripilantes feitas de arroz inflado: só mesmo com os piores mentiras do mundo para vender aquele negócio!

    2. jose batista

      Razoável! Para o bem ou para o mal, bozo será reeleito!!

  15. Jose Renato Monteiro

    Concordo plenamente que as fake news não influam na liberdade de expressão, lato sensu. Progressivamente, as fake news representam uma vacina contra ignorância ingenua e a ingenua ignorância.

    Responda
  16. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    A fake adotada como método por JB, acerca das urnas eletrônicas, pode nos levar a uma dessas "raras ocasiões" de interferência nas eleições, entre o 1 e o 2 turno, por um ato de força! #EstadoDemocráticodeDireitoSempre!

    Responda
  17. Adriana Mara de Moura e Souza

    Já começaram a tempos, Hélio! A velha imprensa nunca parou com elas. Não viu o que sua colega de Foice, Bergamo, postou neste fim de semana?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Falou em línguas! Que lindo, salMoura, pesquei tudo.

  18. Felipe Macedo

    o problema de deixar quem acredita em fake news determinar os rumos do país é que depois não há governo. Será toda semana uma nova cloroquina.. uma nova mamadeira de pirok.. q nem foi nos últimos 4 anos...... como disse uma vez Marina Silva: "a forma como se ganha uma eleição, é a forma como se vai governar".

    Responda
  19. Antônio Carlos de Paula

    O tranqueira pastor Marco Feliciano já começou.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Outra pérola da sapiência médio-oriental, Said: será misô? Hahahahah!

    2. Said Ahmed

      O pastoso Marco Feliciano, Antônio. Daquela boca rica só sai pasta marrom...

    3. Jove Bernardes

      Uia! Ele chegou a parar, não?