Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro guarda um trunfo nas redes sociais? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só mesmo o Joel para ver um legado positivo na "live" das quintas-feiras. Haja boa vontade!
Infelizmente é fato a maior mobilização das milÃcias digitais que apesar de ter maiores recursos financeiros, tecnológicos e de tempo se dedica irracionalmente a repetir ladainhas de ódio e ignorância. É assustadora a presença e discurso tosco mesmo em redes supostamente de melhor nÃvel, como LinkedIn, muito baixo o nÃvel das postagens sem a menor preocupação com a imagem profissional. Vivemos tempos tenebrosos.
- Taà o "Caos Contemporâneo."
Não vejo relação necessária entre redes sociais e democracia. As redes sociais simplesmente são o império do mais forte, onde ganha quem tem milÃcias digitais mais estruturadas. A partir daà vale tudo, até destruir da democracia por dentro.
Ê Joel, lendo essa coluna me lembrei de uns versinhos singelos que li na porta do banheiro: neste lugar tão solitário/ sinto uma tristeza profunda/ o troço caiu na água/ e a água bateu na minha...
Hahahahah, hoje estás impossÃvel! "Há pouco, soltou pérola. Agora grita, e mexe até a úvula. A água bate e a Únda gela. Conquanto a face, atinja-a uma quentura." A sabedoria médio-oriental sempre pode ser enriquecida pela baixa poesia.
Bom gosto e elegância estão fora? Nunca. Não sou eu que tenho que me adaptar ao que essa quer, ela é que tem que me servir. A partir do momento em que aceitamos como normal a grosseria e a mentira, acaba a possibilidade de um outro tratamento na rede. Sim, não vou capitular. Vou seguir argumentando com elegância e bom gosto sim. Deixemos a baixaria para quem gosta. É preciso pelo menos tentar mudar essa tragédia que se tornaram as redes digitais.
Embora eu não concorde com o colunista em boa parte do tempo, penso que agora ele tem sua grande dose de razão. Ele não diz que deve-se adotar grosseria e mentira, mas, sim, deve-se adaptar o discurso para melhor atingir o eleitorado. E outra: o senso de pertencimento faz parte da natureza humana e o fanatismo dos seguidores do governo de situação mostra que sim, este explora muito bem tal forma de comunicação.
Na veia Daniel, assino em baixo! Resistir sempre, adaptar jamais!
O artigo diz muito sobre a evolução do jornalismo da chamada grande mÃdia. Ridicularizar os blogs de esquerda, 10 anos atrás, para hoje disputarem espaço com gente que não conseguiria um estágio na redação. Nunca foi baixar o nÃvel, sempre foi ter credibilidade. Tratar o assinante como um jeca de tiktok jamais será a solução.
O colunista fala como se youtube, twitter e instagram fossem as principais plataformas do bozó. Sua campanha é no submundo de apps de mensagens e isso opera ininterruptamente desde antes da eleição de 18. É uma rede interligada em cascata de grupos alimentadas pelo zero a esquerda 1 com funcionários pagos em cada grupo disseminando desinformação, conspiração, mentiras, difamação, e terrorismo polÃtico a cada 5 minutos. Minha tia, suspeito, é uma funcionária. Já intensificou muito recentemente
Mas ele fala isso: redes sociais e aplicativos de mensagens modificaram a comunicação, inclusive, com uso de mentiras, grosserias e afins.
Joel, prezado, "algo melhor do que a destruição do bolsonarismo", é o quê? Sumir com a bozofrenia, é um fim justificável em si; que mais cê quer? Democracia? É decorrência 'tomática. Liberdade de expressão? Idem. Participação polÃtica de alto nÃvel? Dá mais trabalho, e é em outra direção. As estratégias Bozofrênicas que você elenca não são reprodutÃveis em uma disputa civilizada; a criação de uma "destreza digital de esquerda" não pode se basear nesses mesmos princÃpios.
Joel disse pouco e não disse o óbvio: as redes que apoiam o de- lin-quente e ele mesmo só mentem e barbarizam. Sem essa de que falam o que o povo quer ouvir. Se pra derrubar o adversário é válido jogar sujo, estamos todos ferra- dos.
O tiozão do churrasco que pei* na farofa? Somente os seletos apoiadores aceitam isso! Os demais candidatos têm o trunfo de que a eleição vai começar efetivamente hoje.
O antÃdoto para essa conversa rasa e mole das redes sociais é a realidade. Quando ela bate à porta das pessoas ou dá um soco no estômago pela fome, todo mundo quer um governo resolutivo, não uma cantilena encantatória.
Ajudaria bastante se a dita imprensa séria ajudasse no entendimento desta realidade. Ms eles também preferem a guerra de narrativas em busca dos likes...
A pesquisa do ipec mostra que as preferências estão cristalizadas. Só algo como uma outra facada pode modificar. Quem assiste o outro por 5 horas já está dentro da bolha.
Na veia!! Eu mal aguento cinco minutos, cinco segundos já é de virar as tripas, imagine cinco horas!!!
Seu jonzinho do bar,seu Antônio pedreiro, dona maria que cria seis netos pro filhos trabalharem,o Zé da banca torcedor fanático do Palmeiras, o Juca catador de recicláveis tem tempo pra assistir Bolsonaro mentindo 5 hs num Podcast sem ter sido questionado? Ah mas eles votam!
É difÃcil crer que esse rapaz seja mestre pela USP. Escreve como um cabo intendente que requisita penicos ao comando.
O povo conhece bem Bolsonaro, sua esposa, filhos e curriola. Quem o apoia não vai mudar o voto e nem quem apoia o certo vencedor vai mudar o voto também. Agora, nós todos sabemos como é a verborragia do homem - bem próximo da ignorância, principalmente agora que ele está sentindo a água lhe chegar aos lábios, mesmo estando na ponta dos pés. O homem está se afogando no conjunto da obra dele desde que passou pra carreira militar e polÃtica. Logo estaremos livres do maléfico.
Amém, amém e amém!
O colega Alex tem razão! Quando é que a imprensa vai começar a desmontar as fakes do inominável, diuturnamente, ao invés de invejarem 5 horas de blá-blá-blá sem critério jornalÃstico?
Já estamos sabendo até como é a blenorragia do homem, prezado, a verbo já ficou pra trás no primeiro semestre do Bozoverno. Zeus te ôva e sanitize o ambiente...
O problema é que os brancos e indecisos somam 15% da pra virar. O povo esquece o quanto bolsonaro trabalhou contra o povo. Contra a vida. É necessário fazer um apanhado com os vÃdeos dele no cercadinho. Não é admissÃvel que achem o velho do pavê apto a governar decentemente.
Pelo que entendi, a Folha e seus leitores são lulistas, é isso? Só pra saber, eu tô tentando encontrar um jornal de verdade pra ler, um que traga notÃcia despretensiosa.
Sugiro que leia a Folha Universal...
Agostinho, já é meio de Agostão, nóis já têmo de saco na lua e, sim, talvez deva ler a folha universal.
Você acompanha a jovem Pan?
Você leu este artigo e concluiu isso?
Acho que você não entendeu nada...
"NotÃcia despretensiosa" ??? É o novo nome pra mentiras e fake news ???
O vitimismo de então, após o evento em Juiz de Fora q lhe serviu p sua vitória, e depois de quatro anos de um mandato desastroso, desumano, cruel, destruidor e de desrespeito à s instituições, a empatia q lhe deram em dois mil e dezoito, agora se transformou em rejeição recorde p um presidente em pleno exercÃcio, talvez somente menor que ao Temer, usurpador, golpista. E se ele não conseguiu criar um partido para chamar de seu com milhões de seguidores, não serão as redes sociais que o elegerão.
O colunista se dá ao desplante de chamar os leitores e eleitores de toscos. Será que o tosco não está lá no Planalto? Palavras ao vento.
A campanha vitoriosa em dois mil e dezoito não foi somente pelo amplo alcance das redes sociais do sujeitinho que hoje ocupa a cadeira presidencial. Sua conquista se deve muito mais ao tal evento em Juiz de Fora que sensibilizou a população criou empatia e explorou bastante a vitimização e o coitadinho. Apesar de denunciada os caixa dois pagos por empresários simpáticos à época, ele nadou de braçadas e não contabilizadas como recursos da campanha.
É pouco pra um presidente responsável por nossa estatÃstica negativa evitável com a Pandemia por covid. Também, uma pessoa que assiste durante ou parcialmente 5 h este cidadão se manifestando também dá pouco valor ao tempo e consequentemente ao passado, ao presente e ao futuro deste paÃs. É um Papafake.
Quem papafake, c/a/g/a na Urna.
Não tem rede social que salva um governo maluco malvadeza que mandou 40 milhões para a linha da miséria e 75% das famÃlias, para viver com até 2 SM por mês.
Interessante. O que vale é barulho, e não argumentos. Não estando nas redes sociais (faço questão de não estar), fica difÃcil de avaliar, mas não duvido. Fica evidente que o nÃvel intelectual da sociedade em geral degringola, rapidamente. Isso serve muito bem ao facismo, que se aproveita da ignorância para manter sua existência, e crescer. Em ranking de confiabilidade divulgado recentemente, os professores alcançaram o maior nÃvel, os polÃticos o menor. Porque será?
Joel , talvez mentir conquiste alguns votos , mas afasta DEFINITIVAMENTE outros , se vc quer agregar algo precisa fazer essa conta também. Só dizer que conquista votos fica parecendo que é um caminho bom , olha a rejeição do Bolsonaro ? Vc acha que não tem nada a ver com as mentiras que ele conta ? Pense nisso . Abcs
Iza estamos do mesmo lado , mas permita tentar acrescentar algo : acredito que a apologia e normalização da ignorância é o que sustenta bolsonaro , o sádico . Permitir ou elogiar que a mentira seja usada como ferramenta polÃtica é nada mais nada menos que permitir e elogiar que se mantenham pessoas na escuridão na ignorância . O bolsonarismo é em sua essência uma apologia ao obscurantismo e a ignorância .
É o elogio da mentira que sustenta o inominável. Elogiar o meio e não valorizar a mensagem é coisa de quem não gosta de pensar.
Observações crÃticas absolutamente construtivas. Reconhecer "méritos" no joo adversário é a melhor forma de combate. Sem sombra de dúvidas, a comunicação nas redes de Bolsonaro reina absoluta nessa campanha. Só não vê quem é cego ou quer que Lula perca as eleições. Se fake news ou não, eles deitam e rolam. Vamos ao bom combate, com inteligência, melhorar nessa área. Janones será um grande ativo!
Torcer não custa nada, Joel...
Não vou mais contar carneirinhos quando vem aquela insônia danada....
Aceitar fatos também não custa nada LuÃs. Vocês deviam se esforçar para dialogar socraticamente. O que ele diz é: Lula e PT não sabem lidar com o poderoso meio digital, e Bolsonaro sabe. Ele só falou isso, são fatos, um tem 20 milhos de seguidores, o outro não sai de 4 milhões. Um tem 1000 comentários, outro tem 70 mil. Aprender a conversar com o digital é uma urgência para o PT. Grato se conseguir ler até aqui sem espernear.
O colunista aprecia a estratégia de sucesso nas redes sociais do "tiozão do churrasco"... "tosco e debochado" . Mentiras e conversas rasas não interessam mais ao eleitor.
Não interessao ao leitor ta pa do.
Esse trunfo que o Bozo guarda nas redes sociais, meu caro colunista, só pode ser um " caminhão carregado até o talo com fake News ". O povo, principalmente os jovens, já encontrou o antitodo para enviar o feitiço de volta ao feiticeiro. Esse auxÃlio compra-votos já está virando água.
Segundo o colunista, todo eleitor é um tolo apenas interessado em grosseria e fake news. Será?
Acho o Joel muito tolinho quando sugere que devamos nós adaptar às mentiras ao invés de combate-las. Nem à pau eu me adapto a isso.
Também tive essa impressão...
O escatológico presidente d phe k nas redes e os seguidores degustam a obra com apetite . Certo. Mas Trump também fazia isso e perdeu. Temos que lutar por um mundo melhor e não ceder a pocilga.
A fixação doentia do Jovem Operador de ELetricidade por Lula e o PT merecem um plano de saúde. Quem sabe a FSP ainda paga um?
Falando em plano de saúde, você precisa marcar um psicólogo com urgência.
O tema "redes sociais" é cativante, sedutor, mas o Joel Pinheiro - sempre ele - consegue tornar o assunto insosso, monótono, sem graça!
"Estar defasado" significa não publicar fake news e mentir escancaradamente todo santo dia, até em dia santo? Ora. Isso também ganha votos.
E não mentir escancaradamente
E daà que é bom em rede social. As propostas são retrocesso, anteriores ao século XX. Qual parte disso o colunista resiste a entender. Qual defasagem é maior?
Espero que Lula evolua sua linguagem nas redes sociais, mas que jamais tome como exemplo Bolsonaro, pois este apenas divulga mentiras, desinformação, preconceito e ódio.
Quem votar no Bolsonaro estara optando pela continuidade das ameaças semanais a democracia, das ofensas gratuitas a profissionais da imprensa, e as minorias. Votar no bolsonaro é apoiar a continuação da violência aos Ãndios; é apoiar o envenenamento de nossos rios; é apoiar a continuidade da tragédia da amazônica e distruição de outras florestas Significa apoiar a continuidade da truculência, o negacionismo, apoiar orçamento secreto, e apoiar sigilo de cem anos
Fora bo zo. Lula lá.
Positivo contar mentiras novas e repetir as antigas? Como assim?
O que de sempre sai da boca de quem ataca Bolsonaro. Bolsonaro mente, Bolsonaro destrói, Bolsonaro mata, Blá, blá, blá. O difÃcil é encontrar uma matéria com nexo causal!!
O cérebro pensou em flatulência mas o esfÃncter tinha outro plano, no fim saiu à s duas coisas...
Cloroquina , gripinha , não ser corrupto , não se aliar ao centrão , desconfiança nas urnas eletrônicas , tá bom de mentirAs contadas pelo Bolsonaro , o sádico ? É o suficiente ou vc realmente não consegue enxergar a realidade ?
Parece que vc não deve ter visto ele dizer no Flow que não houve golpe militar em 64. Se isso não é uma mentira é o que?
Bolsonaro mente, ofende, destroi a Republica e incentiva o assassinato. Fato. Fatos em sà são nexos causais. Já os bolsonaristas tem dificuldades congenitas com escrita e a lógica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro guarda um trunfo nas redes sociais? Voltar
Comente este texto