Painel do Leitor > Na sua opinião, leitor da Folha, o Brasil é um Estado laico? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na verdade, a questão aqui não é a laicidade do Estado. É tão somente o uso econômico e polÃtico de certos matizes de bandeira religiosa. A História é repleta de casos de interferências religiosas nos assuntos de Estado. O xamã, o Papa, o padre, o pastor, a mãe de santo. Todos representantes de figuras etéreas, mas que no fundo - não todos, claro - representam interesses próprios ou de grupos. O Brasil, infelizmente, está confundindo isso, e dando poderes de onipotência a quem não merece.
não é matéria de opinião, é fato que é laico; haver eventuais menções a Deus nos papéis oficiais, inclusive na moeda corrente (seria os EUA um estado não laico por conter nas notas de dolar a frase 'in god we trust'?) não faz de nenhum paÃs um estado religioso. Para isso teria de editar leis, inclusive a constituição, e demais instrumentos legais baseados em preceitos religiosos derivados de algum livro sagrado ou semelhante. onde está a sharia brasileira?
Não é laico. Se fosse laico não teria uma cruz com Jesus em pleno STF - órgão público máximo.
Não, e poucos parecem se importar com isso. O que é lamentável, pois é uma fonte de discórdia e de violência que atende aos interesses de poucos.
Há gente por aqui dizendo que no Brasil 'só existem feriados católicos" sic . Eu não sou católico, mas só conheço um - doze de outubro - Nunca soube que Primeiro de Janeiro, carnaval, Nove de março-aniversário da minha cidade , Páscoa, Primeiro de maio, onze de agosto., sete de setembro, quinze de novembro , dia da consciência Negra, Natal ... fossem "feriados católicos"
Nas mãos dos pastores e bispos, versão Aiatolás, o Brasil perdeu o rumo da laicidade e seu futuro, como democracia, e muito sombrio.
É laico mas existe pressão de evangélicos e alguns politicos para mudar. Não votar em pastor ajuda.
Laico!? Onde!? Em quase todas as repartições públicas está exposto um crucifixo demonstrando a religião "oficial". Ainda bem que é apenas uma imagem (por sinal, condenada na bÃblia católica) que não vê, não ouve e não fala. Até no plenário da câmara federal e das assembleias legislativas onde acontecem as maiores injustiças, corrupção e acordos fraudulentos há um crucifixo.
Obviamente, o Brasil é um Estado laico. Estado religioso é o Afeganistão, por exemplo. Mas o Brasil tem tudo pra se transformar na versão cristã do Afeganistão.
Os mercadores da fé existem porque muitos são os pecadores dispostos a pagar pelo perdão. Vender polÃtica é apenas um ramo desse lucrativo negócio.
Não é laico, é hipócrita!
A pobreza, seja material ou intelectual, tem grande interesse à religião e a polÃtica.
O Brasil nunca foi um Estado plenamente laico, pois a religião (cristianismo) sempre esteve presente na polÃtica do paÃs. Mas com a vitória de Bolsonaro em 2019 o uso polÃtico da religião atingiu uma dimensão inédita, inclusive com discurso de ódio contra outras crenças.
Não é e nunca foi, se fosse teriam que retirar todas as cruzes das repartições publicas
A religião no Brasil é utlizada como ferramenta, um "artifÃcio" para alcançar objetivos não declarados. MalÃcia
Já foi , um dia! Infelizmente não estão mais respeitando este nosso direito
O Estado Brasileiro é laico, conforme reza a Constituição. A hipocrisia de muitos que utilizam a Fé pra ganhar dinheiro, enriquecer e se envolver na polÃtica, atrapalha esse reconhecimento na prática.
Não concordo com benefÃcios fiscais e isenção de impostos para organizações religiosas, mas isso não é o suficiente para afirmar que o Brasil não é um paÃs laico. BenefÃcios fiscais e isenção de impostos se aplicam a vários setores do sociedade, que geram riquezas ou não. Existe uma bancada evangélica muito forte e por vezes é apoiada pela bancada do agro e da "segurança pública". A famosa bancada BBB, bÃblia, boi e bala. Isso, se não for interrompido, será a desgraça do povo mais pobre.
Constitucionalmente o Brasil é um paÃs laico, em texto muito claro. O problema é que religiosos fundamentalistas se infiltraram na polÃtica, formaram uma bancada forte e tentam a todo instante criar leis que incluam suas doutrinas religiosas. Além disso eles convencem seus seguidores fiéis que isso é o correto a se fazer.
A constituição diz: "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercÃcio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;” Eu interpreto isso como laicidade, e o fato de não estar escrito que religiões não podem interferir no Estado, não serve como argumento para alguém tentar.... É uma coisa tão óbvia e existente em muitos textos da nossa legislação. Basta interpretar com boa fé.
Matéria acabou de dizer que a Constituição não aborda o tema.
A religião atrasa o progresso. A laicidade, torna a sociedade mais justa, mais tecnológica e mais progressista.
Esta provÃncia católica e, agora, evangélica, nunca foi laica. O subdesenvolvimento deste paÃs riquÃssimo, deve-se ao radicalismo religioso, que altera leis, amplia benefÃcios para os seus e nada, nada produz de progresso para o paÃs. Lixo.
O Brasil nem é um Estado, que dirá laico
Não! Não é laico! Nós, os contribuintes sustentamos indiretamente essas igrejas e seitas.Pelo fim da imunidade tributária .Deus, sendo Deus, não precisa de dinheiro do povo brasileiro.Como dizia meu avô ,Messias Luis Pereira de Souza, que nasceu no séc.XIX, Deus não come,Deus não veste, Deus não compra remédios...e se precisar não é deus.
Não. Seria se as igrejas, de qualquer coloração, não tivessem os privilégios que desfrutam.
Lá & Co
Nunca fomos um Estado laico. Sempre um Estado católico. O dia em que cruzes e Jesus crucificados desaparecerem de unidades públicas e acabarem com os feriados religiosos seremos um Estado laico. Atualmente estamos vendo a ascensão dos evangélicos que fazem seus rituais em toda e qualquer unidade pública.
Laicidade não se confunde com laicismo. Apesar de não ignorar e até incorporar aspectos religiosos, o Estado brasileiro não aponta preferencia por uma fé ou outra. O que não quer dizer que seja impenetrável por qualquer fé. Isso significa que há espaço para a entrada de aspectos de qualquer religião no Estado, desde que, por meio de representaçãp popular e nos limites da Constituição.
No Brasil há vários feriados religiosos. Que eu saiba, todos relativos à religião católica. Somados às isenções tributárias, tenho dúvida sobre a laicidade do Estado, como reza a Constituição. Cada religião deveria ser mantida por seus seguidores, até compulsoriamente. A isenção tributária obriga a contribuição até de quem não tem religião.
caro Delane - desde quando Páscoa e Natal são feriados exclusivamente católicos ? pense, antes de escrever ...
Infelizmente nunca foi, haja visto a fé dos colonizadores estampadas em monumentos por todo lado, e o rito de se professar a crença se perpetrou no tempo. Mas importante ao menos que esteja dito isso na constituição pq com um bozo só já se vê complicações, imagina se fosse ainda ferrenho defensor de algo. O estado deve ser laico, e deveria ser no todo, a fé e crença de cada um está em si, e ao bem de todos não deveria o estado professar nada.
Sim
e o que dizer dos bolsomitos que colam a bandeira brasileira no capô dos seus carros ou deixam pendurada na janela dos seus apartamentos a noite inteira, sem iluminação num completo desrespeito ao sÃmbolo nacional ?
Provavelmente entre oitenta e noventa por cento da população é cristã., logo a cruz no STF "é tolerável" . Eu sou contra Educação religiosa nas escolas e principalmente, isenção tributárias para igrejas de qualquer credo/tipo/espécie .Virou bagunça - qualquer estelionatário funda uma Igreja e deixa de pagar impostos . .
... na época da elaboração da Constituição Brasileira, 1988, a pressão da Igreja Católica e de católicos era muito maior e. Atualmente, participações expressivas de religiões de matrizes africanas e o dinâmico conjunto das igrejas evangélicas são maiores. É laica legalmente com fortes expressões religiosas. Provavelmente, na próxima década, com a instituição da 'Republica Teocrática Evangélica' haja a alteração constitucional referente à religião.
Na Constituição de 1988 o inciso I do seu art. 19 dispõe que: É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos MunicÃpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. Essas imagens de crucifixo são uma aberração. Contradições históricas infelizmente
Na prática, não. Nós temos a melhor constituição do mundo, mas uma sociedade que mais ignora sua própria carta maior. O que demonstra que...
Nem de perto, é só ver estas cruzes espalhadas em repartições publicas, aliás é um dos maiores problemas do Brasil desde o descobrimento, muita religião e pouca educação.
É que com educação o povo começa a votar bem, e não dá dÃzimo para band...Então aqui tem mais igreja do que escola, fácil entender...
Sim, pois nenhuma religião nunca teve influencia direta no governo a exemplo do que ocorreu em outros paÃses. No entanto, a religião está presente nos costumes e festividades do povo brasileiro. O que acontece hoje no atual governo é uma tentativa bizarra de "fariseus" e "saduceus" (setores de relevância evangélica) terem influencia religiosa. Não vai dar certo.
Laico, apesar de sermos o maior paÃs católico do mundo. As outras religiões são benvindas e respeitadas, o que é constrangedor são aqueles investidos em cargos públicos fazerem do gabinete uma extensão de sua igreja. Privilegiar assessores por conta da irmandade é ofensivo à sociedade. Um bom pastor não é garantia de um bom ministro. Somos testemunhas!
O Brasil está longe de ser um estado laico e por desgraça caminhamos para uma república fundamentalista evangélica.
Lá em casa tinha uma cachorra q se chamava Laika. Dela vieram Apache, Filoca e Scoob. Lindos. Quanto à laicidade do Estado, é assim: é meio LáiKá. Quando convém gente q gosta de arma, milÃcia, passa pano e lUstra para torturador, é até benzido e demonstra ser cristão, pois Lá na hora do vultoso dÃzimo do IR, sabe q Ká terá o voto, bênção ou graça e "i" pro céu. Jesus Cristo não tem nada com isto. Eu sou laico, não tenho religião e acredito em Deus (não preciso de intermediário ou atravessador)!
Valeu José Silva!
Muito bom !
Virou bagunça!!!
Na minha opinião é um estado pândego
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Na sua opinião, leitor da Folha, o Brasil é um Estado laico? Voltar
Comente este texto