Educação > Liceu Coração de Jesus fecha as portas aos 137 anos por causa da cracolândia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os incomodados que se mudem.
Meu pai e meus tios estudaram no Liceu; na época havia bondes no centro de São Paulo. Uma triste notÃcia.
Olha que esta mais para acirrada concorrencia, e da perda do poder aquisitivo da classe media.
A escola não tem importância e os viciados em crack muito menos. O importante é o governo dar bastante dinheiro para os pastores evangélicos.
Precisamos diminuir esses enormes contrastes sociais, cuidando melhor das pessoas e aproximarmos a educação da maioria da população. Estamos fechando escolas e jogando pessoas na marginalidade e dependência quÃmica. Uma grande aberração.
Mas que situação triste. Em lugar de um tradicional colégio onde estudaram muitas pessoas de todas as classes, uma praça de drogados atestando o declÃnio moral-espiritual do Brasil e da humanidade.
Há muito tempo se fala em revitalização do Centro da cidade de São Paulo. Aliada ao tratamento adequado aos drogaditos, ao acolhimento de famÃlias em situação de vulnerabilidade (de miséria mesmo), a revitalização da região central traria benefÃcios para todos. Empresários lojistas, indústria do entretenimento, espaços de alimentação, comércio popular e especializado e escolas (Liceu). É como a despoluição do Tietê: muitas propostas, gastos bilionários e nenhum resultado prático.
Na medida em que escolas são fechadas, o futuro do paÃs vai se esvaindo junto.
É só abrir um clube de tiro no local que está tudo resolvido. (Ironia)
As ditas 'autoridades: comentaram? Ou estão muito ocupadas, preocupadas com a próxima eleição? Uma vergonha generalizada. Toda essa estrutura cara para a sociedade e que não funciona, sequer para as suas funções básicas. Prefeitura, Governo Estadual, Ministério Público, Poder Judiciário. Todo mundo girando em volta da própria bunda, salvando o seu, sem se importar. Justiça que tarda, é justiça que falha; democracia sem resultados, é regime de Pinóquios. Exaustos é pouco.
InconcebÃvel o fechamento sequer de uma parte de rua por escória, imagina então falar do Liceu, cadê o prefeito de SP, está fazendo o quê, e o governador tá pensando só em votos é?? Vai dançar.
Outra escola da região, Nossa Senhora do Loreto, resistiu menos, hoje um belo casarão abandonado. Enquanto não existir uma polÃtica responsável para a cracolândia, a tragédia é sobretudo humana, mas também urbanÃstica.
Retrato do Brasil.. Crime e drogas tomando conta de tudo...
Canso de ver carros atacados lataria amassada vidros quebrados a polÃcia está de mãos atadas , Segurança zero na região aconselho a não passar pelo local , avenidas Tiradentes com Estado e o caos , lamentável .
edukassão é coisa de kumunista - Vamos transformar aquilo numa grande igreja invangélika, repleta de alto faltantes, poltronas estofadas, cantos para gesuis e muita venda de milagres e lotes no céu (de frente para o mar) . Triste !
É um contrassenso, pois, quem mais precisa de educação está destruindo a educação que são os dependentes quÃmicos. Os polÃticos da cidade estão preocupados em conquistar votos e manter os seus privilégios da polÃtica juntamente com os seus asseclas comissionados. Jamais deveria ter tomado esta proporção este problema da cracolândia que tornou-se uma situação quase irremediável. Percebe-se que todos perdem, a educação, os usuários de drogas e a população...já os polÃticos, nunca perdem...
É triste uma notÃcia desta. Entretanto, por tratar-se de um espaço muito interessante, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo , a Igreja Católica e algumas empresas privadas poderiam transformar o espaço em um amplo local de atendimento a drogados, bem como transformar em uma clÃnica de reabilitação. Vamos olhar pelo lado positivo.
as iniciativas são as mesmas de sempre, portanto, o resultado será o mesmo de sempre. se conversar com funcionário público da área, só ouvirá que a aposentadoria ainda demora!
Ou se legalizam as drogas ou se "eliminam" os drogados.
Que triste.
Parabéns para a turma dos direitos humanos que não deixa usar a força para remover os drogados e submete-los a tratamento. Ficamos assistindo a esse painel da miséria humana explorada por bandidos. Isso não é liberdade, perdemos todos.
Comprei 2 indutores, provavelmente usados em aulas de fÃsica, quando um colégio tradicional desse tipo fechou aqui no Rio. Se esse daà fizer um leilão como foi feito aqui pode ser uma oportunidade.
As drogas têm que ser legalizadas e fornecidas sob controle do SUS. Seria uma receita importante para o SUS, que está precisando. E a possibilidade de tratamento dos viciados que o quiserem. Isso acabaria com o tráfico e com a cracolândia, melhorando a segurança em geral.
RECEITA IMPORTANTE PARA O SUS ?????????? Ora, Sr. Ernesto, a alternativa que o Sr. propõe é totalmente descabida. Mais de 90% dos viciados não tem dinheiro para adquirir as drogas que consomem (e que os consomem). Basta ver o número de furtos que ocorrem no dia a dia. Na verdade, distribuir drogas gratuitamente será mais um despesa para o governo. Tratar os viciados, sim. Distribuir drogas jamais. Melhor não insistir nesse assunto porque logo irão criar o "Bolsa Drogas".
E a sociedade sofre nova derrota, por goleada...
NotÃcia triste, o Liceu foi um resistente a decadência do centro, uma vergonha o centro da maior cidade brasileira está abandonado, falta vontade polÃtica.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Colocam a culpa nos miseráveis da região, afinal quais os valores essenciais praticados e ensinados numa escola cristã? Jesus veio para salvar quem? Oprimidos, necessitados, pecadores?
Religião não a tenho, nenhuma felizmente, portanto desta questão estou fora mas é plausÃvel o argumento pois se professores bons têm melhor oportunidade é natural que mudem de empregador e se pais de alunos não se sentem seguros, óbvio do óbvio, defenderão seus filhos . Com menos clientes o estabelecimento fecha, simples assim. É questão mercadológica muito plausÃvel nada de religioso.
Nos brasileiros precisamos abrir os olhos e vermos que não adianta investirmos em pessoas e métodos ultrapassados. Vem um que diz que 64 foi uma maravilha e vem outro dizendo contra o primeiro. A solução meus caros é nem um nem outro, vamos dar uma chance aos novos que estão com percentuais baixos nas pesquisas. Tem medo do que é novo? Joga seu celular 5G no lixo. A cracolândia é a meu ver o retrato do Brasil amanhã com estes caras aÃ.
absurdo ! mais de 30 anos com a segurança estadual nas mãos de tucanos.... dá nisso !
Os tucanos estão se depenando eles mesmo haja vista o golpe ao ex candidato desistente à presidência da República. No entanto o caso não é apenas de "segurança estadual" pois São Paulo é terra cosmopolita que recebe pessoas de todo o Brasil. O que falta e tentativa foi feita pelo Dória quando prefeito é termos uma solução sistêmica que se tivesse sido implementada poderia ter sido ampliada para todo o Brasil. Mas tem sempre a turma do deixa disso. Qual interesse esta turma tem não sei.
Na democracia o povo tem o governo que faz por merecer. O único polÃtico que de fato colocou o dedo na ferida da cracolândia foi o Dória enquanto prefeito. Vieram pedradas, inclusive oficiais, de todos os lados e no final das contas não temos o problema resolvido. Esta do colégio, lamentamos, é uma das contas a pagar e a próxima sem dúvida será com a eleição presidencial considerando-se as repetidas pesquisas, com resultado lamentável ao paÃs seja quaisquer dos protagonistas eleito.
Não se trata apenas das drogas, mas da deteriorização do centro antigo da cidade de São Paulo. O colégio São Bento também passou por momento semelhante. Onde foi parar a revitalização do centro, prometida pelos últimos prefeitos e vereadores da cidade?
O fechamento do Liceu é uma grande perda para a cidade. O poder público e o CAU/SP precisam agir para não permitir a descaracterização daquele edifÃcio de grande valor histórico, artÃstico e cultural.
Por mais que qualquer governo queira a lei está a favor do drogado . Não é legal obrigar ninguém a se tratar, não é legal obrigar ninguém a frequentar abrigos públicos , não é legal dar prioridade ao cidadão comum em relação ao “coitado “ do drogado . Enquanto a lei não mudar para priorizar os cidadãos de poder ir e vir sem correr perigos não sera possÃvel deixar de ler notÃcias tristes como a do fechamento do Liceu .
A polÃtica de combate à s drogas é ineficaz e tem que mudar. É uma polÃtica bu rra
Parabéns aos governos do ex PMDB e PSDB pelo descaso em relação à cracolândia e ao problema das drogas em São Paulo. Mais uma instituição centenária fechando as portas. Pior é que não temos quaisquer perspectivas de mudança para melhor.
O Liceu foi nossa segunda casa. Meus filhos estudaram lá e hoje são cidadãos honrados receberam ali princÃpios para a vida toda. Muita tristeza. Incompetência total do poder público.
Responsabilidade do atual prefeito e do atual governador, este que ainda tem a petulância de buscar a reeleição no cargo para o qual não recebeu um voto. Caquistocratas, obtusos, incompetentes, como essas pessoas querem lidar com grandes questões quando não conseguem gerir o entorno de seus palácios? Nem os semáforos funcionam na gestão Nunes, o governo de SP também está acéfalo.
A cracolândia causa inúmeros transtornos e prejuÃzos à cidade e a seus moradores. Ela torna as ruas imundas, fomenta a violência, dissemina a criminalidade, impede o ir e vir dos cidadãos, inibe investimentos, atrapalha a atividade econômica e induz o desemprego. A cracolândia deveria ser combatida com extremo rigor. Contudo , há pessoas que a consideram a coisa mais normal do mundo e que deve ficar intocável.
Uma pena! Reflexo da incompetência pública!!
Deus dará.
Uma pena essa área da cidade com tantos prédios belos e históricos que deveria ser área nobre, estar degradada dessa forma
Meu pai, Clemente Pereira, estudou no Liceu Coração de Jesus até 1925, quando prestou exames para a então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, portando, antes da criação da Universidade de São Paulo. Entrou, formando-se em 1931 e tornando-se um dos principais parasitologistas do paÃs.
Estudei no Coração de Jesus de 1967 a 1973. Grandes amizades, professores que me preparam para o que me tornei. Profundamente triste com esta noticia . Em vez de fechar a Cracolândia fecha-se colégio tradicionalissimo de São Paulo. Até quando?
Simplesmente uma parte da elite paulista se adequando à s consequências de nunca ter pensado o espaço urbano em favor de todos: trocando os seus filhos de colégio... particular... (que somente 17% dos estudantes têm acesso). As pessoas que pagam este colégio, e outros, são as mesmas que exigem o fornecimento contÃnuo de energia elétrica e manutenção nos bairros que moram, os únicos planejados e arborizado. Em suma, estão se mudando do problema, não o problema, graças ao dinheiro.
Espaço urbano a favor de todos ? Faça-me rir . Sua resposta é tÃpica de um revoltado social e basta . Vá trabalhar , ganhar dinheiro e pagar por seus benefÃcios como qualquer outro. A Cracolândia , por sinal , não é espaço público ; é espaço de gente drogada que impede o livre exercÃcio da cidadania como um todo . Sua revolta é risÃvel , nada como o trabalho para poder permitir-se viver em bairros arborizados ; que aliás deveriam existir nas periferias basta ter a vontade de plantar árvores.
Estudei no Liceu nos anos 70 e inÃcio dos 80. Lembro do colégio com muito carinho, fiz grandes amizades ali. Era um ótimo colégio, onde além da formação de excelente qualidade, formavam também o caráter do aluno. Imensas saudades do Liceu. Dói muito pensar que chegou a este ponto...
centenas de empregos indo embora somente neste colégio que estará fechando no final do ano e milhares de empregos que estão indo embora se somarmos bares, restaurantes, empresas de serviços e muitas outras empresas que não podem mais operar no centro de Sao Paulo ! tudo por culpa de centenas de desocupados que tomaram o centro literalmente de assalto !
Edmundo Nascimento: excelente comentário. E tem gente que defende essa cambada.
É mais que lógico e previsÃvel que um paÃs que mantém uma sociedade com tamanha desigualdade social, colha como frutos Cracolândia, favelas, 35 milhões de famintos, violência, super população carcerária, polÃticos ladrões, milÃcias, saúde e educação caóticas, etc. Cracolândia é efeito e não causa. A causa repousa no estilo do Estado.
Exatamente. O combate às drogas como é conduzido só serve para matar com bala perdida crianças pobres nas favelas.
Estudei neste estabelecimento de ensino nos anos 70, fico indignado pois o crime venceu o conhecimento, confesso não ser a favor de educação religiosa, mas respeito que gosta desta linha pedagógica. Um fato vergonhoso para o governo Estadual, uma derrota sem precedentes, um Ãcone paulistano derrotado pelo descaso da Secretária de Segurança Pública perdida em seus devaneios discursivos utópicos de bem estar do cidadão.
Rafael, infelizmente os noias venceram! E uma vergonha que as autoridades eleitas ignoram essa forma de crime.
Definitivamente estamos retroagindo como Estado. Como nação. Cada vez mais vemos o fechamento de instituições e empresas em virtude da inércia do Poder Público. Horizonte de desesperança.
Agradeçam à esquerda caviar que boicota qualquer polÃtica de internação compulsória.
Internação compulsória para onde? Sua casa? Será que funciona? Óbvio que não.
O vÃcio dos frequentadores da cracolândia é o crack. O deste paranóico é a "esquerda caviar", que na fixação doentia dele tem culpa de tudo. A diferença entre os noias é o objeto do vicio.
Os governos estadual e municipal dão graças a Deus que o pessoal dos direitos humanos não aprovam a internação compulsória, porque se houvesse a aprovação geral eles não teriam onde colocar ou tratar aquele gente toda. E todo mundo sabe como são os locais públicos de internação psiquiátrica nesse pais, doentes abandonados sem qualquer tratamento decente ou humano. Se no Brasil as penitenciarias são fábricas de crimin(osos); os hospitais psiquiátricos são usinas de doidos.
Reaça doido. Internação compulsória existe, desde que determinada por juiz, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domÃnio sobre a própria condição psicológica e fÃsica. A esquerda também é culpada pelas manchas solares?
Elcio, nada do que você escreveu afasta a afirmação verdadeira de que a esmagadora maioria da esquerda é contra a internação compulsória.
Esse aà é daqueles que vive procurando notÃcias para poder culpar a esquerda; desses que culpa a esquerda até pelo frio no polo norte. Por acaso foi nos governos da esquerda que a Cracolândia se expandiu?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Liceu Coração de Jesus fecha as portas aos 137 anos por causa da cracolândia Voltar
Comente este texto