Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Mera hipocrisia e tardia.

    Responda
  2. RONALDO F VAZ

    O mal esta feito. Os indios ja foram evangelizados. A Igreja Católica já teve seu ganho. Os indios agora são católicos, e presa de pastores.

    Responda
  3. Marcelo Innecco

    Nada mais indígena do que a plantação. Na Europa atual, maquininhas de serviço individual para aquisição de edible products feitos para um público que não precisa mais frequentar os Coffee Shops holandeses: biscoitos, cervejas, refrigerantes e doces são facilmente compráveis em maquininhas de alguns (antes de água e refrigerante) países europeus, inclusive no leste. A maioria dos países da América do Norte também abraçou a causa. Na América do Sul, só o Uruguai e para residentes. É só uma lógica

    Responda
  4. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Além da imensa dívida em relação aos povos indígenas da América Latina, há uma monstruosa dívida em relação aos negros da África, que a Igreja católica não só utilizou como mão de obra escravocrata, como lucrou com tal comércio, participando ativamente da captura e da venda dessas pessoas. Toda essa ação de total crueldade era feita com a justificativa de "salvar a alma do pecado".

    Responda
  5. José Cardoso

    Os jesuítas já foram expulsos da América do Sul no passado, em boa parte por sua defesa dos indígenas.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Mentira. Eles evangelizaram com palmatória. Exploraravam o trabalho indígena. Ademais, queriam criar um Estado teocrático dentro da colônia brasileira! Pombal os expulsou corretamente.