Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristiano Kock Vitta

    Djamila, eu te amo!

    Responda
  2. Lourenço Faria Costa

    Excepcional! Ainda me pergunto como que grande parte da imprensa livre se curvou de forma tão subserviente a esse terror jurídico que, em última instância, ajudou a alçar Jair Bolsonaro à presidência da República.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Faz sentido. Ainda assim, restam colunistas viúvos e viúvas de Sérgio Moro. O que me causa espanto é que são profissionais do jornalismo, alguns experimentes, com bagagem de leitura, capacidade (teórica) de discernimento. Realmente, o ódio turva a razão.

    2. elizabeth giestal de araujo

      Lourenço - A grande imprensa comprou a narrativa da Lavajato por que não gostava do Lula e muito menos do PT. Muito tardiamente começou a perceber que Bolsonaro era o agente de um perigoso projeto de tomada de poder urdido pela extrema direita americana. Felizmente percebeu que o país podia descambar para o totalitarismo fascista. E mesmo ainda não gostando do Lula nem do PT, combate agora Bolsonaro.

  3. Alcides alcantara

    Todos livres, leves e soltos (menos o Cabral) não houve Pasadena, Odebrecht é o seu "Departamento de Obras Estruturadas"?, Barusco e os seus 100 milhões de dólares, Refinaria Abreu Lima, Coperj, Fundos de Pensões, balanço da Petrobras registrando bilhões de prejuízo, Eike Batista, um dos "campeões nacionais", Paulo Roberto Costa e sua delação, etc. etc. isso é uma pequena mostra. Querem o quê? reescrever a história? Um pouco de comedimento e vergonha na cara não fazem mal a ninguém.

    Responda
    1. elizabeth giestal de araujo

      Alcides - Quem quis reescrever a história foi o pessoal da Lavajato. O Museu provavelmente mostrará o que foi o fato e o que foi fake, Powerpoint e quejandos em todo aquele triste processo.

    2. Hermes Yaly

      A esquerda não desiste de reescrever a História em seus termos. Para ficar só no Brasil, até hoje, parte dela pinta Getúlio Vargas como um injustiçado, um mártir que deu sua vida pelo povo e alguns até ainda o chamam de "Pai dos Pobres", cognome criado por seu famigerado DIP. Passada a comoção do seu suicídio, historiadores sérios mostram que foi um ditador truculento, vingativo e tolerante com a corrupção. O impeachment da Dilma é outra página que a esquerda insiste em reescrever a seu modo.

    3. Raimundo Carvalho

      Vergonha na cara deveria ter você.A perseguição a Lula é que está em questão. O tal do Sérgio Morra e o Deltan Galinhol usaram uma operação não só para punir quem cometeu crimes de corrupção, mas para tomar o poder. Os operadores da lavajato cometeram desvios de função e serão presos por duas condutas criminosas postas a nu pelo Intercept Brasil.

  4. Claudio Luiz da Cunha

    Em breve uma estátua do Pinochio em homenagem ao moro.

    Responda
  5. Antonio Carlos Orselli

    Só quero saber se, nesse Museu, haverá uma foto emoldurada do Walter Delgatti Neto e outra, em tamanho natural, do Reinaldo Azevedo, dois dos caras que mais sabem a respeito dessa nefasta operação.

    Responda
  6. Marco A Moreira

    Acompanhei a operação, li alguns livros, e ao fim e ao cabo a operação foi importante para o País. Pois desnudou o que já era conhecido: a corrupção endêmica que sempre assolou o Brasil. Os protagonistas erraram, foram parciais, ocorreu manipulações , erros etc isso é fato! Tal qual a corrupção astronômica existente no governo Petista. Lembro que Palocci e Dirceu foram corretamente punidos, e , eles eram próximos ao ex-presidente. Ele nada sabia? O que fez para impedir o mensalão e o petrolão?

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Ele não aparelhou a PGR,nem o MP, nem a polícia federal, nem ameaçou a imprensa. E isso não é pouco, tendo em vista a situação atual . Toda corrupção é condenável. Mas querer colar a pecha de corrupto ao PT é desonesto, já que o partido com maior número de condenados foi o PP no qual atuava à época o atual presidente da República. Não se esqueça tbm que Aécio Neves e Michel Temer, Gedel, foram pagos em flagrantes com malas e José Serra teve conta milionária na Suíça descobertas em seu nome, e

  7. Hermes Yaly

    Para sorte de Lula e da bandidagem brasileira, Moro é um trapaçeyru que desperdiçou a oportunidade de desmontar por completo um esquema bilionário de corrupção no Brasil (no exterior, os juízes foram mais competentes, vide a lista de ex-presidentes punidos por envolvimento com as nossas empreiteiras corruptas). Moro teve a oportunidade histórica de mostrar que o Brasil não é o paraíso da impunidade e usou-a para seu projeto pessoal de poder. Mais uma vez, os corruptos levaram a melhor.

    Responda
    1. elizabeth giestal de araujo

      Hermes - Moro podia ter sido apenas o responsável pelo desmonte de um novo - e maior - Mensalão. Mas preferiu embarcar no projeto da extrema-direita americana e transformar a investigação numa cortina para a aplicação de uma “justiça soviética” contra Lula e contra quem mais se opusesse ao projeto. Acabou sendo traído pela extrema-direita que ele ajudou a guindar ao poder.

  8. Jean Arakawa

    E o presidiário será presidente, exemplo máximo da hipótese.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Igual Mandela!

    2. Carlos Maurício

      Ex-preso político.

  9. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

    Muito bem Djamila... é preciso deixar claro que a justiça não pode ser feita baseada em convicções... Convido a todos a assistirem " O Amigo Secreto", um documentário sobre a Lava Jato.... esclarecedor.

    Responda
  10. Emilia Amoedo

    Na mosca, Djamila.

    Responda
  11. Carlos Maurício

    Disse Moro: "Não seria apropriado da minha parte postular qualquer espécie de cargo político porque isso poderia, vamos dizer assim, colocar em dúvida a integridade do trabalho que eu fiz até o presente momento". Ele próprio já se declarou culpado.

    Responda
  12. Carlos Maurício

    A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    Responda
  13. Carlos Maurício

    Poderia fazer parte os diálogos impressos e auditáveis no Telegram, mostrando conluio do marreco com sua quadrilha...

    Responda
  14. Anderson Nunes

    Museu tem mais provas ou convicções expostas?

    Responda
  15. Hermes Yaly

    Então fica assim: empreiteiras pilhadas em esquemas de licitações fraudulentas que fizeram reformas de mais de R$ 1 milhão cada em imóveis de Lula foram, na verdade, vítimas de uma solerte manobra da CIA e da Rede Globo para que os EUA ficassem com o pré-sal. Ah, os imóveis não eram de Lula? Então, elimine-se o artigo que trata da ocultação de patrimônio por inútil que é. A Lava Jato teve inúmeros defeitos mas, para vergonha da esquerda, revelou a face criminosa de Lula, vulgo Brahma, Chefe, etc

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Paul: no início da Lava Jato, Moro pareceu (a mim e a muita gente), uma versão nacional daqueles juízes italianos da operação "Mãos Limpas". Eu comecei a desconfiar dele quando vi Moro na TV inquirindo um humilde tapeceiro, convocado para depor confundido com seu homônimo corrupto. Quando o engano se desfez, Moro encerrou abruptamente a sessão e sequer pediu desculpas ao homem. A forma como se trata os mais humildes diz muito sobre nós e lá Moro mostrou sua verdadeira cara.

    2. Hermes Yaly

      @Paul: para sorte de Lula e da bandidagem brasileira, Moro é um trapaçeyru que desperdiçou a oportunidade de desmontar por completo um esquema bilionário de corrupção no Brasil (no exterior, os juízes foram mais competentes, vide a lista de ex-presidentes punidos por envolvimento com as nossas empreiteiras corruptas). Moro teve a oportunidade histórica de mostrar que o Brasil não é o paraíso da impunidade e usou-a para seu projeto pessoal de poder. Mais uma vez, os corruptos levaram a melhor.

    3. Carlos Maurício

      Hermes, se existem essas 22 provas então o pessoal da Farsa-Jato papou mosca, né ? Porque o marreco o condenou por "convicção".

    4. Hermes Yaly

      @Paul: as provas são muitas; só no caso do tríplex são 22! O que não existe é esquerdista honesto o suficiente para examiná-las com isenção. Eu poderia listar algumas aqui mas seria perda de tempo: petistas preferem adotar a postura do avestruz que, quando confrontado com algo indesejável, enfia a cabeça num buraco para iludir-se que está tudo bem. Mas, caro Paul, por obséquio, explique-me porque empreiteiras corruptas fazem reformas gratuitas, pagas com dinheiro vivo, em imóveis de Lula. Grato!

    5. Carlos Maurício

      Existem provas ou somente convicções como a sua ?

  16. Filipo Studzinski Perotto

    Excelente

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Djamila do céu, que impreCionante! Cabou de falar, fulano já distorce, desqualifica e... não vai lá no endereço. Coisa felomenal.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Opa, essa foi preciosa, Djamila; aliás, foram, tanto a iniciativa como a dica. Facilita, inclusive, pra gente referenciar quando da réplica às barbaridades que são ditas pelaí: resto, meu, tem hora que dá engulho e preguiça, simultâneos. Grato, caríssima!

    Responda
  19. Clécio camatrgo

    A articulista nos leva a crer que não ocorreram desvios nas diversas estatais, que não houve o "mensalão" nem o "petrolão" enfim nós somos completos idiotas.

    Responda
    1. elizabeth giestal de araujo

      Clécio, autora de modo algum pretende dizer que não houve desvio de verbas. O seu discurso já mostra que você está contaminado pela retórica de extrema direita. O Museu claramente apontará, porque se chama Museu da lava jato, aquilo que a lava jato cometeu de erros jurídicos de toda natureza. O desvios existiram, mas ainda está por ser demonstrar o enriquecimento de Lula ou mesmo a culpa direta dele nos desvios milionários. Mas parece que você não leu o artigo com o intuito de o compreender.

    2. Filipo Studzinski Perotto

      Completos idiotas?

    3. Valdir Teixeira da Silva

      Desvios aconteceram e continuarão a acontecer, meu caro. Todavia, a justiça deve prender os verdadeiros culpados, com provas e o devido processo. O diretor da BR rouba, e o promotor/juiz prende o ex-presidente por convicção? Me ajuda aí.

    4. Marcos Benassi

      Não, não: isso é por sua própria conta. O que é dito é outra coisa.

  20. Jean Arakawa

    A colunista não é operadora do Direito e não está em posição para emitir esse (ou qualquer) julgamento sobre a Lava-Jato. Lava-jato tem erros e acertos; festejar sua derrota de forma acrítica é simplesmente fazer a apologia da impunidade. No Brasil, no curto ou longo prazo, o crime organizado compensa, com o beneplácito da intelligentsia que escreve na FSP.

    Responda
    1. Alcides alcantara

      Jean, o texto é claramente militante...por conta do que se convencionou de chamar de "esquerda" no Brasil, coisas cegas desse tipo, é que temos Bolsonaro. Está sendo modesto: Brasil foi e é tão esculhambado que até o crime desorganizado compensa, seja no curto, médio ou longo prazo.

    2. Carlos Maurício

      O crime organizado compensa, tanto que o juiz cabeça da quadrilha da farsa-jato ganhou até um cargo de ministro.

  21. Zé Osler

    Quem é sério e honesto cognitivamente sabe dividir PELO MENOS a lava-jato em três: 1- caras com milhões em paraísos fiscais - e 2 - o seu par a VAZA-JATO e SOBRETUDO 3- Lawfare.

    Responda
  22. Daniel Nunes

    Texto militante mas, acima de tudo, idiota.

    Responda
    1. Dirley dos Santos Guedin

      Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Se fosse você o perseguido da justiça, certamente iria pensar diferente.

  23. Joao Nash

    Trump também está sendo perseguido politicamente nos EUA.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Perseguido onde ? Esconder documentos secretos do governo no seu cofre particular é crime.

  24. Gilberto Camargos

    Dona Djamila, leia publicação recente da Folha sobre "questões técnicas" antes de sair falando por aí o que desconhece.

    Responda
    1. elizabeth giestal de araujo

      Pois é, Gilbertto... Podia ter ficado sem o puxão de orelhas da Vera.

    2. Vera Queiroz

      Gilberto, deixa a preguiça de lado e clica lá no site do Museu da Lava Jata, que a autora descreve e constitui o tema de sua crônica. Faz isso, antes de sair falando por aqui o que desconhece, sem qualquer competência para tal.