Mônica Bergamo > 'O jornalismo foi em grande parte responsável pela ascensão da extrema direita no Brasil', diz Jorge Furtado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Esse filme vai dar "samba". Os roteiristas talentosos entenderam muito bem o papel do jornalismo na construção da situação polÃtica atual do paÃs. Pro bem e pro mal! Só isto já justificaticaria o filme. Era necessário que alguém passasse isto a limpo. Registro histórico.
Não da para fingir que devido a massificação da midia contra a esquerda, que muitos mesmo pagando com precarização da qualidade de vida, não se apercebem do mal que foi a lava jato, seu papel na destruição da industria pesada e das causas sociais, seu papel na ascenção da extrema direita visto nenhuma acusação sequer chegar perto de politicos do centrão. A imprensa para enfraquecer a esquerda, propagandeou os feitos do grupo de coritiba e acabou normalizando o desrespeito ao estado de direito
Curioso ver nos comentários que a imprensa é acusada alternadamente de ser tanto esquerdista quanto direitista! O que só evidencia que a boa imprensa é um espaço plural, onde atuam profissionais de diferentes inclinações polÃticas.
Discordo com a dedução contida na manchete, mas não isento a imprensa do caos polÃtico, caos do modelo ideológico adotado no Brasil, orientado pelos interesses do 'sistema', que a 'classe partidária' executa com maestria, seguindo diretrizes estabelecidas na 'Constituição', do qual os polÃticos à costuram prioritariamente para atender seus interesses financeiros e, da blindagem dos cargos que ocupam. Assim têm sido desde 88 e será assim enquanto não houver uma revolução armada com livros...!!!
Houve corrupção e houve conivência do jornalismo. Infelizmente, no momento precisamos tirar o inominável do poder. Depois, sem que a "turma do deixa-disso" entre em campo, espero que possamos fazer uma autocrÃtica sobre os fatos acima.
Os donos dos meios de produção (o jornalismo é só o aviãozinho acrÃtico dos donos da mÃdia) são extrema direita! A manipulação do povo e o combate à corrupção sempre foram caminho para o poder. Dinheiro e poder geram adicção, são como drogas, acionam as mesmas áreas de recompensa cerebral e o "uso" se mantém crescente apesar dos prejuÃzos. O presente caso é mto mais grave do q qquer adicção, pois incorre em sequelas ao coletivo e a natureza.Esta é a imo ralidade da nossa rasa elite!
O tempo que o PT esteve no poder foi uma breve interrupção do domÃnio da direita/extrema-direita, que retornou com o Bozo. E a corrupção sempre existiu e talvez em nÃveil superior. Mas nunca foi pauta da grande mÃdia, ou seja, dos donos do meio de produção jornalÃstica. Nem nunca apareceu um juizinho para atacar os corruptos. Fica claro, clarÃssimo, que a corrupção, que sempre existiu, foi mero pretexto para a manipulação polÃtica!
Vou assistir! Reconhecermos o papel do jornalismo nesta história, como em outras tantas, não cabe substituirmos a responsabilidade de atores polÃticos. 13 anos de governo do PT+PMDB/PP/PCdoB etc riscaram o caminho que desembocou em Bolsonaro. O erro continua sendo minimizar o problema da corrupção, como faz os autores. A "esquerda" conciliação perdeu esta bandeira e tem insistido no erro.
Vou assistir! Aà reconhecermos o papel do jornalismo nesta história, como em outras tantas, não cabe substituirmos a responsabilidade de atores polÃticos. 13 anos de governo do PT+PMDB/PP/PCdoB etc riscaram o caminho que desembocou em Bolsonaro. O erro continua sendo minimizar o problema da corrupção, como faz os autores. A "esquerda" conciliação perdeu esta bandeira e tem insistido no erro.
Engraçado, atores e artistas falando do erro de jornalistas. É fácil apontar o erro dos outros e não olhar para o próprio umbigo. Sou atriz e jornalista. O mensalão e o petrolão não foram invenções. Aprofundem-se na informação. A Justiça ainda considera a corrupção feita pelo PT. Além de roubar feito loucos ainda não querem que divulgue. Houve roubo de milhões. O antipestismo não vem só desses roubos. Vem de um comportamento de intolerância contra opositores. Vocês criaram o monstro que está aÃ
Mas o mais interessante nisso é ver pessoas que nao tem onde cair mortas,que vivem muitas vezes as custas de auxilios, publicos ou privados, defendendo uma estrutura de poder que só os prejudica. Imagino que seja uma variaçao da sindrome de estocolmo.
O antipetismo vem pricipalmente da dificuldade de muitas pessoas em aceitar que uma outra classe politica e social ascendeu ao poder. Muitos que achavam que tinham "direitos" por serem de uma classe média alta tiveram muita dificuldade de aceitar um ex operário chegar ao poder.
Houve roubo e investigaçao. Pesuise sobre a petrobras no governo militar, sobre a compra da reeleiçao do fhc. O tal combate a corrupçao foi usado politicamente. Nao precisa ser de esquerda para perceber isso. Muitos jovens nao sabem nada de historia e acham que o Brasil nao existia antes do pt.
Só no Brasil a ideologia, o fanatismo apaga o bom senso. A corrupção , da esquerda, da direita, de centro, condena o Brasil a ser esse eterno subdesenvolvido. E dizer que desde o tempo de Cabral o paÃs era corrupto, é paparicar quem deveria ser cobrado : os polÃticos. A ideologia apaga o bom senso. A corrupção tira dinheiro do paÃs para engordar essa gente. E o que é triste: tem gente que defende.
Neste ambiente de corrupção, qual foi o anti-polÃtico alçado como salvador pela lava jato e imprensa? Quem foi alçado à condição de apto a acabar com tudo isso que aà está? Um situação ruim não se resolve piorando mais ainda a situação.
A justiça tem sido seletiva nos julgamentos. Houve mensalão do FHC e ninguém se mexeu. Sentaram em cima dos processos de impeachment, como fazem com Bolsonaro, cujo governo é ainda mais corrupto que os antecessores. E ninguém faz nada. Ainda que tenha havido corrupção e que petistas tenham sido agressivos, o fato é que o Brasil cresceu muito. A riqueza foi privatizada. Esse é o motivo principal do que aconteceu entre 2013-16. Foi conseguido. Pode voltar o Lula. Lula pacifica.
A corrupção no paÃs é endêmica desde Cabral. Corrupção não é só dinheiro, que nem é a mais grave, o que os autores justamente ressaltam. A corrupção do atual governo faz o petrolao e o mensalão parecer troco. E pagamos em vidas, em gente sequelada, em famÃlias destruÃdas, em milhares de órfãos. Vc parece um jornalista bolsonária, deve ter culpa no cartório jornalÃstico.
Realmente a imprensa causou um desserviço ao paÃs entrando na narrativa da extrema direita o que causou a chegado ao poder dessa turma que aà está. Mas da mesma forma que acusam o PT, até com acerto, de não reconhecer seus erros, também faz o mesmo. Nunca reconhecem seus erros.
Excelente entrevista. O mal jornalismo foi catalisador da extrema direita, reacionária e populista, mas isso não quer dizer que ela, a grande imprensa tenha parado de cometer erros gravÃssimos, pois quer vender notÃcias, por vezes de forma deturpada para seus nichos de mercado. Aqui mesmo há uma série de sacerdotes tribalistas identitários (de várias origens profissionais e militâncias), onde o homem branco é o mal da civilização e em que há cerceamento do debate público de ideias e de pessoas.
A culpa é da imprensa...esperava mais de pessoas com esse talento.
Seu Cláudio, imprensa que se dê ao respeito é crÃtica. Não passa pano agora na direita, mas também não passava pano nos governos do PT.
Não se pode fingir que foi devido a massificação da grande midia que ainda hoje, muitos mesmo pagando com a precarização da sua qualidade de vida, não se apercebem do mal que foi a lava jato, do seu papel na destruição da industria pesada e das causas sociais, seu papel na ascenção da extrema direita com suas ameaças a nossa fragil democracia. A imprensa liberal para tentar destruir a esquerda, ao propagandear os feitos do grupo de coritiba acabou normalizando o desrespeito ao estado de direito
O papel da mÃdia na história recente da polÃtica no Brasil, quando apoia incondicionalmente os golpes - 1964 e a manobra parlamentar de 2016 -, deixa explÃcito quem, de fato, abriu o ovo da serpente. Jamais farão essa mea culpa. "Democracia" é mera conveniência para o grandes grupos de comunicação.
Mais do que nunca a imprensa apoia o corrupto Lula. Esse fato ignóbil é altamente nocivo para a sociedade e fomenta a candidatura de quem demonstra com clareza ser contrário a Lula e ao PT. A imprensa quer combater o mal Bolsonaro com um outro mal ainda maior. Na prática a imprensa está ajudando o Bolsonaro.
Você ao menos sabe o que significa ignóbil?
‘O jornalismo brasileiro cometeu muitos erros sérios recentes e foi em grande parte responsável pela ascensão da extrema direita no Brasil, por ter comprado a Lava Jato fácil demais’ Na mosca! Falta o jornalismo admitir.
A impressa corporativa e os meios de comunicação em especial as Organizações globo sempre estiveram e sempre atuaram ao lado do Capital financeiro e agora mais do que nunca estão juntos na grande escalada do ultra-liberalismo e a financeirização da sociedade ! Dai a ascensão do projeto proto fascista da extrema direita brasileira que saiu do Túmulo !Omissa , fraudulenta e cÃnica são as regras básicas desse jornalismo ! Com a chegada dos blogs alternativos e progressistas tudo mudou !
O 2013 foi um erro desde o começo. Naquela semana vi que o Brasil ia ser direcionado ao fracasso de lá para diante. A extrema direita covarde, escondida nos porões do revanchismo, esperava o momento de entornar o caldo do que Lula havia feito pelo Brasil. O jornalismo tendencioso da Globo tanto fez, que colocou Bolsonaro no poder. Agora que viram o filho gerado por sua ganância de audiência, muda de estratégia e se rende à dura realidade de três anos e meio de incompetência. Será tarde?
Nao existe saida fora da polÃtica. É como democracia,o sistema é ruim, mas os outros sao muito piores. Mas eles vao fazer de novo,nao tenho duvida.
Globo e folha agora não querem assumir o filho feio que engendraram! E nunca conseguiram ter o menor controle sobre a criatura!
A Globo nunca colocou no ar uma reportagem contrária à reforma da previdência, mesmo com pesquisas demonstrando a contrariedade da população. A própria Folha não se cansa de fazer editais favoráveis ao arrocho fiscal, mesmo sabendo que ele é responsável pela insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e pela fome de 33 milhões. Mas eu quero ver se o filme terá coragem de mostrar os financiadores da grande mÃdia, mais especificamente a agiotagem e as grandes empresas. Duvido!
Golpe? O marqueteiro do pt nem para ser original foi! Collor, também aludiu que era golpe. Confira a folha de nove de novembro de noventa e dois. Quem mandou o deus ungir uma técnica invés de alguém experiente do partido como Marta, Benedita da Silva, tarso...Fácil jogar nas costas alheias os erros do deus.
Prezada Neli de Faria, peço desculpas, mas não faço ideia do que a sua resposta tem a ver com o meu comentário. O meu comentário foi em relação aos meios de comunicação estarem a serviço do capitalismo. Eles corroboraram com o golpe e continuam atuando em favor dis endinheirados. São, portanto responsáveis pela miséria atual. Não entendi a sua resposta.
O pt foi contra Reforma da Previdência feita por fhc e expulsou seus deputados que votaram contra na sua Draconiana reforma.Lula fez a draconiana Reforma da Previdência, em dois mil e três, a Globo enalteceu... ou não? Essa Reforma deu origem ao psol. Quando dilma fez a Reforma da Previdência a Globo noticiou? Repito-me, Lula e Dilma fizeram Reforma da Previdência... ! Vamos conhecer a História do Partido ?
Infelizmente foi o colunismo fascista que arremessou o paÃs nesse precipÃcio. O que está aà é fruto de uma imprensa que optou pela destruição e que enalteceu um mercador de decisões judiciais eivadas de interesses escusos. Como resultado temos um protofascista acocorado em BrasÃlia e meia dúzia de fardados que se lambuzam com o dinheiro que lhe esfregaram não cara.
Nas narrativas da velha imprensa toda a direita é extremista. Já a esquerda, apesar de todas suas arruaças com Blac Bolcs, MST, MTST são apenas esquerda!! E a cara nem cora.
Quem defende fechamento do congresso e STF , é contra vacina , libera armas sem controle e espalha fake news contra a democracia ?
Desconfio de jornalista e intelectual que sempre se refere à direita como extrema-direita. Vejo nisso a prova viva de que o jornalismo brasileiro tornou-se um diretório estudantil gigante com o mesmo nÃvel de inteligência e honestidade de uma UNE. A direita, que não é extrema, se ergueu com argumentos sólidos contra uma esquerda que tem oitenta por cento dos jornalistas, mas que não mais sabia debater. Esta é a única explicação.
O bolsonaro nunca foi de Direita. Alguém de Direita jamais cometeria a heresia e pecado mortal em votar para lula...o capitão cloroquina já votou para ele. E quem elegeu, ainda que indiretamente, foi o próprio . Seria para agradecer o voto, e o marketing indireto, no passado?
Sempre existiu direita no Brasil , como Sarney e Collor, mas quando se fala em emergência da extrema direita refere-se explicitamente a Bolsonaro e Cia, e estes são sim extrema direita, inclusive porque não existe nenhum partido mais a direita que ele , e porque Bolsonaro sempre foi nos seus 30 anos de deputado um ser exótico de tão extremista.
Dois velhos que não saÃram da adolescência, que vergonha
Na verdade no Brasil nem temos jornalismo, só mÃdia mesmo a serviço do ‘poderÂ’. Sempre que um presidente mais afinado com a necessidades do povo desponta é derrubado!
Não, Pedro. Seu comentário não apenas sugere, mas comprava que você é de má-fé ou um um deficiente cognitivo, ou um tremendo ignorante da História do Brasil. Na verdade, as três coisas.
Em vários momentos, quem garantiu a continuidade do governo Lula, e barrou movimentos de impeachment foi seu vice-Jose de Alencar! Tem matérias em jornal na época que se refere a isto inclusive, em 2005, 2011. Não foi só a prés Dilma que foi derrubada!
Pedro, a referência é a Dilma, supunho.
Lula não foi derrubado. Isso sugere que ele não é afinado com as necessidades de povo ?
Os jornalistas elegeram Bolsonaro exatamente por que os jornais deixaram de ser jornais para serem blogs da esquerda. Passaram a minimizar a corrupção, adorar criminosos. Tudo em nome do "politicamente correto". Quantas reportagens da economia Argentina vemos aqui? Quantas matérias sobre a liberdade, que não há, na China há na Folha de SP? Passaram a chamar Bolsonaro de genocÃdia e quem é de direita, de fascista. Há algumas verdades nisso, mas para muitos, é uma ofensa a nossa inteligência.
Vc quer que se fale da Argentina quando temos 30 milhões de famintos e um projeto de tirano bem embaixo de nossos narizes? Liberdade na china quando aqui milÃcia estão ponde as manguinhas de fora e o centrão saqueando bilhões? Complexo de avestruz?
Espero que a entrevista de segunda no JN, revele aos brasileiros, de forma definitiva, as mazelas e os riscos de um projeto fascista de Poder. Acredito que seria uma forma de se mitigar os danos causados pela falta de percepção prévia da ameaça autoritária que se aproximou do Brasil. Enquanto, ainda possuÃmos uma Imprensa Livre é preciso se engajar na luta pela preservação dessa liberdade.
Curioso que sempre que se fala de jornalistas, desconsidera-se que eles têm patrões. Parece que fazem e falam por si. O jornalismo errou na ascensão da extrema direita, mas por interesse de seus patrões. Parte desses perceberam o erro. Outra parte se aproveita da situação.
Aquele que tem em mente a ética, domina a técnica e tem bom texto é capaz de escrever sem deixar rastro de suas preferências polÃticas. Um texto "cru", que leva o leitor a refletir se aquilo está correto ou não. FazÃamos isso nas décadas de 1980/90, nem o patrão sacava a artimanha. O jornalismo e as faculdades, hoje, precisam rever conceitos e fazer longa avaliação do que estão fazendo.
Vera Magalhães que o diga.
O jornalismo é subordinado à grande mÃdia, que tem dono. Seus maiores anunciantes são as elites econômicas. Precisa falar mais?
O jornalismo tem que fazer a autocrÃtica que cobrou tanto do PT.
E o PT nunca fez
Apesar do bolsonarismo, o BR ainda tem muita coisa boa. A gente até fica esperançoso.
De fato o jornalismo tem papel fundamental na formação da opinião e na construção da decisão do eleitor que não tem, em sua maioria, qualquer crÃtica formulada pela educação já que educação no Brasil, principalmente a educação polÃtica, é praticamente inexistente. Espero que os profissionais do jornalismo pensem nisso todos os dias antes de defenderem as teses falsas do neoliberalismo como se fossem verdades absolutas e as mentiras plantadas por juÃzes oportunistas e procuradores duvidosos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > 'O jornalismo foi em grande parte responsável pela ascensão da extrema direita no Brasil', diz Jorge Furtado Voltar
Comente este texto