José Manuel Diogo > Viagem do coração de d. Pedro 1º é metáfora doce em momento histórico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parece que o formol foi utilizado a partir de 1892. Se isto for verdade como este coração foi preservado antes.
Pra quem não entendeu o texto: ele é irônico. Só pra constar.
Qual seria a metáfora no caso? Para falar de coração no sentido da pureza dos sentimentos, do amor entre os povos, etc. trazem literalmente o coração carnal? Depois reclamam das piadas de portugueses...
O texto é bonito. Todavia, o ato de trazer o coração de um homem que conspirou com Portugal e traiu o Brasil e o povo brasileiro, atrasando nossa república por pelo menos mais 70 anos, é estapafúrdio. Um golpe pelo qual ainda tivemos que pagar. Ainda vivo,o imperador correu para Portugal, única nação que amou, para ser seu rei. Quase 200 anos depois volta para zombar que Portugal tem hospitais mais modernos e ruas mais seguras, e com nosso dinheiro. Só pode ser coisa de milico. Kill me now.
Texto bobinho ufanista, perdoável nestes momentos festivos..mas tenta passar a ideia de independência pacÃfica e harmônica, esquecendo também os vários pontos de tensão atuais entre Portugal e os brasileiros que para lá vão desenvolver o paÃs. A "festa do coração" foi mórbida , saudosista de ditadura e celebra tempos de monarquia escravagista...ou seja, a cara desse Governo!
Nenhum paÃs nunca pediu o coração, pois é a coisa mais estapafúrdia que se pode fazer. NecropolÃtica é metáfora pura para o atual estado em que vivemos, isso sim.
RidÃculo queimar dinheiro público, para trazer da Europa, um órgão de um defunto.
Texto vergonha alheia. Cabia bem nas campanhas da Ditadura. RidÃculo
Nunca li tanta bobagem reunida em um só texto. A FSP tá cada vez pior com seus colunistas. Babando de ovo completamente acrÃtica e ufanista. Descolada da realidade, tanto daqui quanto de Portugal.
Texto escrito com o coração na boca. Exacerbado. O episódio é macabro, grotesco, de mau gosto e nada a ver com as relações de amor entre Brasil e Portugal. A questão polÃtica ficou por conta do boçal do Planalto , suas piadas sobre portugueses e o descaso com que tratou o presidente de Portugal. "Quem não se sente, não é filho de boa gente", é um ditado antigo em Portugal. Portugal não se sentiu, logo...
Coisa desse governinho mesmo, prestar homenagem ao colonizador...
Simbólico gesto em data tão importante para aqueles que possuem amor pelo paÃs! Rendo homenagem ao atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, descendente direto daquele que à s margens do Ipiranga, declarou nascida a nação brasileira. Que o anjo da guarda da nação nos proteja do comunismo e nos dê um futuro brilhante sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida!
O problema é esse: gente que fala de amor pelo Brasil enquanto defende a monarquia 200 anos depois da independência, ditadura, golpe de estado, o aparelhamento militar e religioso das instituições, armar a população, etc. Um amor bastante particular.
Que coisa macabra...
Fico imaginando a gritaria do gado golpista se o Maduro fizesse algo semelhante com o coração do Hugo Chávez...
A necrofilia abominável promovida por bozo que recebe um coração podre com honrarias de "chefe de estado"
. O miliciano torredepizza não tem nada melhor para fazer?? Vai buscar morada em Miami pra não ser pre so em 2023
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Se papel aceita tudo, coluna da FSP mais ainda, né? Portugal odeia nosso sotaque, nossas crianças negras, nossa presença em suas universidades. Até hoje não nos assegura a reciprocidade de tratamento que nossa Constituição prevê. Evidente que prefeririam turistas da própria Europa. Essa voltinha de órgão mumificado não passa de desculpa para torrar dinheiro público.
Revivendo a novela Bem Amado. Que perda de tempo e gasto com dinheiro público. Somos piada no mundo inteiro. Não vejo a hora dessa turma passar.
Quem teve esta ideia esquizo de trazer coração de D.Pedro I ao Brasil? Parece coisa de neofascista, sempre a caça de relÃquias para formar narrativa mÃtica.Por não deixar o coração do Imperador em paz em Portugal? Até pq os portugueses cuidam bem de suas relÃquias, e nós não sabemos preservar memória, museus, até deixamos roubarem a taça Jules Rimet. Seria um acordo secreto, para milhares de brasileiros irem morar em Portugal, à trabalho estudo, ou p/ter velhice digna, como eu.
Digno do prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu.
Momento histórico inapropriado, vulnerável a ser usado pelo lado ruim da força
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
José Manuel Diogo > Viagem do coração de d. Pedro 1º é metáfora doce em momento histórico Voltar
Comente este texto