Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gabriela loureiro de bonis simoes

    So ciro defende isso! #Ciro12!

    Responda
  2. Plinio Góes Filho

    Texto é ridículo. Distribuição de renda se faz de três modos. Diretamente, pelas políticas de assistência social, como o Auxílio Brasil e outros. Indiretamente, pela redução de impostos e pela geração de empregos. Todos esses fatores foram e estão em alta no governo atual. As elites continuam a ser beneficiadas, claro, mas pela via dos marcos regulatórios e da estabilidade da moeda e da economia. Ganham por seus próprios meios, não mais pela via frouxa do capilé oficial, como ocorria antes.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      kkkkkkkkkkk. Distribuição de renda se faz de muito mais formas. Direitos trabalhistas e previdênciarios com contribuição patronal, tributação progressiva e distributiva, investimento estatal em educação, ciência e saúde, regulação do sistema financeiro para diminuir especulação e aumentar investimento na economia real. Tem muito mais coisa mas não adianta. Vc se dispersa no primeiro uivo do berrante. tchau.

  3. Letácio Jansen

    Excelente artigo. Mas a defesa da Democracia neste momentol é necessária porque ela está em perigo e é indispensável derrotar o atual governo bolsonarista.

    Responda
  4. Nasemar Hipólito

    Discordo! Não tenho o menor interesse em defender as "oligarquias financeiras" ou o desgoverno do genocida, mas o Bozo não foi financiado por bancos, tampouco os favoreceu, dado os dois anos de juros baixos e o tal do pix que reduziu taxas antes pagas com doc ou ted.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Nasemar, o conteúdo é mais importante que a forma.

    2. ALEXANDRE BARRROS ARBOZA

      Só para lembrar que a autoria do Pix foi por ele apropriada. O Pix foi criado por funcionários da Caixa.

  5. Nasemar Hipólito

    "Se trata de uma defesa da democracia...". Pelo jeito o professor não sabe português! Avisem-no que não se inicia frase com o pronome ou partícula "se"; o correto: "Trata-se de uma defesa...".

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Ual. De tudo que ele escreveu é isso que vc tem para comentar? Falou então, imortal da academia de letras. Posso começar frase com De? Obrigado

    2. Daniel Goncalves

      mas você conseguiu entender o que foi dito?

  6. Daniel Guedes

    A leitura econômica é perfeita. O que se agrava em um cenário político em que diante de um psicopata de extrema direita que matou 700 mil pessoas sob os narizes da elite rentista brasileira, quase toda a esquerda foi sequestrada pro modelo de neoliberalismo social fajuto da chapa Lulalckmin. A única candidata que conseguiu aglutinar a esquerda socialista num programa coerente com suas tradições se chama Vera Lucia, seu numero é 16. E continua pontuando mesmo apesar do boicote da grande midia.

    Responda
  7. Laudgilson Fernandes

    O mundo gira, um dia esta casta cai e cairá como todos os imperadores caíram. gente ruim tem pouca, mas mandam muito.

    Responda
  8. jose carlos toledo junior

    Perfeito. Ciro neles!

    Responda
    1. gabriela loureiro de bonis simoes

      Ciro neles!

    2. jose carlos toledo junior

      Primeiro, um presidente pode conseguir reunir governabilidade. Se vc pensa que repetir a mesma política econômica que está dando errado há mais de 30 anos é a solução, vote na tebet ou no lula. Fique a vontade e seja feliz.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Chamam os outros de messiânicos mas acreditam que um único homem isolado daria conta de mudar um cenário complexo como esse!

  9. Gil Almeida

    É a divisão do orçamento seu estúpido. Os funcionários públicos e aposentados consomem 80% do orçamento. Essa é a verdadeira oligarquia. Para manter a farra, o país se endivida. Esses milionários dos cofres públicos aplicam na dívida pública que geraram e ficam ainda mais rico. Basta aplicar a CF e igualar os salários e aposentadorias dessa elite aos valores do mercado, que vai sobrar uma montanha de dinheiro para cuidar dos 73% das famílias que vivem com até 2 SM. Empresários geram empregos!

    Responda
    1. Gil Almeida

      Riqueza não gera pobreza, muito ao contrário. Apenas a Apple vale mais que todas as empresas brasileiras. Como a maioria ganha muito pouco, qualquer valor comparativo vira uma discrepância. O Brasil precisa de mais ricos para gerar mais empregos. Acho que Lula aprendeu a lição.

    2. gabriela loureiro de bonis simoes

      Ta sobrando professor, medico, enfermeiro ai onde vc vive?de que funcionario publico ta falando? Quem sera o estupido da situação?

    3. Jurema Pimenta

      O artigo defende a estatização ... condena a iniciativa privada. A quem servirá então?

  10. Graça Almeida

    Aqui temos o Ciro Gomes que pode mudar o cenário catastrófico de décadas, mas a oligarquia financeira é tinhosa e aplaude Lula como antídoto e ele que almeja o poder não se importando com os meios vai mais uma vez vai manter o status. É tempo de mudança. Ainda podemos virar o jogo.

    Responda
    1. gabriela loureiro de bonis simoes

      Concordo!

  11. emerson vidigal

    Perfeito. A verdade sobre a elite predatória ultra neoliberal brasileira.

    Responda
  12. José Fernando Marques

    Falo em "onerar minimamente" as grandes fortunas porque hoje não são oneradas em nada. Um pequeno percentual delas já seria salutar para as vidas e a economia brasileiras.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Ciro com o pacto entre governos estaduais e municipais mais a nossa vontade pode dar conta da mudança que precisamos. Ciro neles!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Brandão, Ciro sozinho daria conta de tudo isso? Haja messianismo!

    3. Ricardo Brandão

      Correto. Ciro Gomes é o único candidato que pode mudar algo no Brasil. Lula e Bolsonaro estão do lado dos banqueiros e rentistas. Que Deus ilumine nosso povo na hora de votar.

    4. Gil Almeida

      É a divisão do orçamento seu estúpido. Os funcionários públicos e aposentados consomem 80% do orçamento. Essa é a verdadeira oligarquia. Para manter a farra, o país se endivida. Esses milionários dos cofres públicos aplicam na dívida pública que geraram e ficam ainda mais rico. Basta aplicar a CF e igualar os salários e aposentadorias dessa elite aos valores do mercado, que vai sobrar uma montanha de dinheiro para cuidar dos 73% das famílias que vivem com até 2 SM. Empresários geram empregos!

  13. José Cardoso

    Vai continuar do mesmo jeito. Não só o Ciro (o único que poderia chacoalhar um pouco esse quadro) não avança, como os deputados e senadores eleitos deverão ser em sua grande maioria de partidos de centro direita.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Vamos fazer o Ciro avançar. Ainda é tempo.

  14. Daniel Guedes

    A leitura econômica é perfeita. O que se agrava em um cenário político em que diante de um genocida de extrema direita que matou 700 mil pessoas sob os narizes da elite rentista brasileira, quase toda a esquerda foi sequestrada pro modelo de neoliberalismo social fajuto da chapa Lulalckmin. A única candidata que conseguiu aglutinar a esquerda socialista num programa coerente com suas tradições se chama Vera Lucia, seu numero é 16. E continua pontuando mesmo apesar do boicote da grande midia.

    Responda
  15. José Fernando Marques

    O quadro é esse, não há dúvida. Modernizar e democratizar a distribuição dos impostos, onerando minimamente as grandes fortunas e heranças, parece ser a saída óbvia.

    Responda
  16. Dalton Matzenbacher Chicon

    E quando os ditos progressistas assumiram o governo por mais de 12 anos; arruinaram o orçamento público e meteram o pé na estabilidade em nome da gastança com foco puramente eleitoral. Tal qual o governo atual. São iguais, ao tempo em que o povo não se dá ao respeito.

    Responda
  17. João Francisco dos Santos

    Tá cheio de bilionários candidatos, que se dizem "defensores dos interesses do povo." Povo que nem conhecem.

    Responda
  18. cristiano schwendler

    Excelente! Não basta a luta democrática, mas precisamos também para mudança da estrutura oligo-financeira.

    Responda
  19. DIEGO MILLEO

    O livro As Veias Abertas da América Latina do autor Eduardo Galeno, demostra que 50 anos depois quase nada mudou, a predominância do capitalismo e seu eterno embate contra o povo, para explorar e lucrar nos países da América Latina, que são apenas matéria de saques, exploração e matança. Qual DEMOCRACIA? A dos ricos?

    Responda