Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mara Passos

    O autor tem medinho de escrever o nome de quem roubou nossa festa de bicentenário. Foi bolsonaro. Quem transforma tudo em fla x flu é o bolsonarismo

    Responda
  2. Anderson Ramos

    O povo brasileiro passando fome e ainda têm de pagar por translado de tecido cardíaco em decomposição. Festa de independência sem participação popular é como esse coração: frio e morto!

    Responda
  3. Matheus de Magalhães Battistoni

    Quem não entende o valor do patriotismo é uma besta. O refúgio dos canalhas é o falso patriotismo, pois canalhas não tem senso de lealdade.

    Responda
  4. WALTER TRAVASSOS

    Estragaram não, o certo é estragou. Mas quem estragou, meu caro colunista, que vc não cita em nenhum momento no texto? Ora o Bozo, que quer transformar o dia 7 de setembro, num desfile de tanques e metralhadoras, franqueado de ambos os lados por uma multidão de bolsonaroides vestida com o uniforme canarinho da seleção brasileira de futebol. É a futebolizacao da política, como vc afirma.

    Responda
  5. Cleuber Silva

    Qual seria o significado de patriotismo para os milhões de brasileiros desempregados, e sem comida? O que essa pátria tem feito por eles?

    Responda
  6. Hermogenes Moussallem

    Difícil ter o que comemorar quando o bolsonarismo me fez ver o quão vil é, pelo menos um terço, o povo desse país. Eu fui patriota até 2018, havia até então, na parede da minha casa a bandeira nacional, hoje sinto mal estar ao olhar pra ela. Talvez um dia recupere o antigo orgulho, mas tá difícil. Bolsonaro e seus semelhantes destruíram tudo.

    Responda
  7. AGUINALDO GABARRAO

    O senhor se emocionou ao ver a cerimônia com o coração do falecido Imperador? Pois é de chorar ninguém ter comentado que o apreço do monarca por nós era tão grande, que ele se mandou do Brasil por interesse ao trono português e pediu para deixar o seu coração na cidade do Porto e não em uma cidade do Brasil. Nós apenas temos os restos mortais do seu corpo em terras brasileiras, mas o seu coração, este ficou bem longe, mesmo que agora esteja fisicamente no Brasil.

    Responda
  8. Matheus de Magalhães Battistoni

    Não estragaram, não. Abrilhantaram. Nunca houve tanta noção de patriotismo quanto agora. Vamos superar o complexo de vira-latas, o Brasil é o melhor país do mundo. Ordem e progresso, sem as neuroses debilitantes espalhadas pela mídia globalista.

    Responda
    1. Mara Passos

      Que patriotismo é esse que nega o direito à vida para mais de 700 mil brasileiros? Que patriotismo é esse que apóia uma política econômica que jogou 34 milhões de cidadãos brasileiros na fome e 14 milhões no desemprego?

    2. Hermogenes Moussallem

      Patriotismo é muito mais do que pendurar bandeira na janela. Envolve amor e respeito ao compatriota, sentimento de união, de unidade, e isso é a última coisa que bolsonarista tem. Há sim uma seita que roubou nossos símbolos.

    3. Gildázio Garcia

      Sr. Matheus, segundo Johnson, "O patriotismo é o último refúgio dos ca nalhas", mas segundo Millôr, "No Brasil é o primeiro".

  9. Douglas Queiroz Brandão

    Excelente texto. Gostei muito do resgate historico apresentado. Olhamos muito a riqueza material econômica e não valorizamos a riqueza cultural. Parabéns Argentina, Paraguai e outros países que se orgulham de sua história.

    Responda
  10. Sérgio Silva

    O que acho é q a liberdade de religião foi transformada em “demonização” do diferente. Que me perdoem os evangélicos, mas TUDO o q não reza a cartilha deles virou coisa do demônio, de quem, aliás, eles falam fanaticamente. Triste.

    Responda
  11. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Sérgio, porque eu já paguei adiantado. Mas não vou renovar!

    Responda
  12. Marcelo de Souza

    O colunista que me perdoe, mas não dá para dissociar esse patriotismo mambembe, com bandeira e camisa amarela, da turma do bozo. O 7 de setembro será mais uma vez palanque e o cara ainda vai levar tratores para o desfile. Não dá. A única forma de 7 de setembro voltar a ser uma data relevante é quando esse ser dar o fora da Presidência.

    Responda
  13. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Liberdade de expressão a folha pode ter, para destruir o país. Jornal vendido. "Tese de doutorado q detalha 'ajuda' do globo e folha para a eleição de Bolsonaro é censurada".

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Ué, então por que assina o jornal???

  14. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Hoje eu vi a capa do impresso. Jornal corrupto, cínico e vendido. "É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade". Folha o jornal q sempre tem quem compra e q sempre se vende. "Tese de doutorado q detalha 'ajuda' do globo e folha para a eleição de Bolsonaro é censurada". Quem tem ainda um pouco de dignidade não deveria trabalhar neste jornal, afinal foram quase 700 mil vidas perdidas. Mas eles querem o caos e as trevas, para continuarem tendo notícias ruins por + 4 anos.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Não obstante, vc segue assinando… interessante.

  15. Alexandre Rodrigues

    Moro no exterior e fiz questão de ver ao Brasil nessa data, mesmo me opondo a esse governo. Eu acho que as questões cívicas estão acima de qualquer ideológica. O verde amarelo pertence aos Brasileiros de direita e de esquerda, estarei no museu do Ipiranga pra assistir os desfiles e a abertura do museu, me sinto privilegiado por estar no local aonde tudo começou.

    Responda
  16. Noga Sklar

    Uma tristeza. Moro fora do Brasil e até ler este artigo nem tinha me lembrado do bicentenário... Concordo plenamente com o autor: trata-se de uma data muito importante e uma excelente oportunidade de comemorar. Acho que as pessoas perderam o costume de celebrar e só se lembram de reclamar.

    Responda
    1. Mara Passos

      Celebrar 34 milhões de brasileiros na mais profunda fome? Ou os 14 milhões de desempregados? Talvez celebrar 19 bilhões de reais (que ficamos sabendo, né) nas mãos do centrão? Quem sabe celebrar o aumento assustador do número de mortes e todo o tipo de violência com armas de fogo?