Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronaldo Pereira

    Muita futilidade do neto e pobreza de espírito da avó que deveria dar melhor destino ao dinheiro herdado o qual com certeza foi ganho com muito suor por gente que sofreu e lutou muito na vida, ainda mais num país com tanta pobreza e desigualdade.

    Responda
  2. Ivoni Fagundes Lacerda

    Muito triste ver uma pessoa desprovida de empatia e solidariedade ao próximo. Ela poderia aparecer sendo útil à sociedade, ajudando milhares de famílias necessitadas , fazendo o bem !! Essa senhora é pobre de espírito!!

    Responda
    1. Michel Xavier

      Deixa a vovó comprar. Se vc estivesse no lugar dela eu duvido que ajudaria milhares de famílias.

  3. Lorenzo Frigerio

    Mais uma farsa ao estilo do "Rei do Camarote".

    Responda
  4. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Muito fútil essa véia

    Responda
  5. Andre Fort

    É mérito que fala né? Inclusive dos netos ... mérito demais tem essa galera ... continuem assim, ladeira a baixo na dignidade ... tsc tsc tsc

    Responda
  6. valeria elias seppe

    Nojento.

    Responda
  7. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Essa véia tá de brincadeira.

    Responda
  8. Rodrigo à vora

    Ciro Gomes tem toda a razão em taxar grandes fortunas, como bem propõe em seu completo Plano Nacional de Desenvolvimento. Esse absurdo acinte de esbanjamento e chacota com a miséria alheia precisa acabar. De outro lado, aposto que essa senhora vem sofrendo de algum grau de abuso e aproveitamento cometidos por esses 'familiares', inclusive, pela exposição demeritória. Afinal, por quem vocês acham que esses caros bens são usados?

    Responda
  9. Paulo Otrebor

    Não basta comprar tem que mostrar!!! A bandidagem tá de olho aumenta o número de seguranças!!!

    Responda
  10. Paulo Otrebor

    De certo modo não deixa de ser um investimento joias podem ser vendidas depois, prova que dinheiro não traz felicidade mas ajuda!!! Para entrar no reino de Deus teria que doar toda a sua fortuna aos pobres!!! Como ela tem muito bens não o fará!!!

    Responda
    1. Michel Xavier

      Então doe todo seu dinheiro e vá para o céu.

    2. Joaquim Rosa

      No Reino de deus só tem pobre. Me inclua fora disso.

  11. Andrey Lucas

    O único problema que vi nessa história toda é ela ter pitbulls.

    Responda
  12. Claudio Gusmão

    Sou capaz de apostar que essa senhora tem mal de Parkinson e estes gastos exagerados são resultado de uso indevido de medicações que aumentam a dopamina cerebral. Isto é efeito colateral conhecido. Me pergunto qual o interesse de expor um familiar nessa situação? Talvez seja o ganho financeiro secundário de alguns familiares. Me parece que a Folha deveria ser mais cautelosa e investigar melhor antes de publicar um texto "leve e engraçado" , que no fundo pode tratar-se de abuso de pessoa idosa

    Responda
    1. Michel Xavier

      Acho que a resposta da sua pergunta deve ser a antecipação da morte pela exposição para a bandidagem e a consequente divisão da herança.

    2. MARIA STELA C MORATO

      Concordo.

  13. EDUARDO DE NAVARRO

    Logo essa velha estará debaixo da terra. Não deixará nada senão maus exemplos.

    Responda
  14. Jaqueline Orda

    Taxação de grandes fortunas é urgente. Uma vergonha alguém se orgulhar de fazer isso.

    Responda
  15. Josue Oliveira

    Ela não está fazendo mal à economia. Ela está fazendo o dinheiro circular. Os vendedores devem receber pelas vendas. Já os corruptos, deixam o dinheiro (e criam emprego) na Suíça, nas Ilhas Virgens e em outros paraísos fiscais.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Nas ilhas das virgens! Oba! Me inclua nisso.

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Céus... há muito acúmulo.em uma só família. O q faz o dinheiro circular com menos injustiça é altos impostos para gdes heranças. Taxação para quem vive de juros e dividendos. Como acontece em.paises civilizados. Estude um pouco de economia e aprenda como se dá a distribuição de renda em países nórdicos, por exemplo

    3. Jaqueline Orda

      Ou colocam sigilo de 100 anos

  16. Maria Izabel Costa

    Falta a taxação sobre as grandes fortunas, o que governo só promete e não cumpre.

    Responda
  17. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    É preciso cobrar altos impostos de grandes fortunas e grandes heranças. Aqui pagam 4%, e em países desenvolvidos pagam 40%.

    Responda
  18. Juliano Probst

    Esse é o Brasil que defende o Bozo, é humilhante.

    Responda
  19. ELIANA Imai

    Ela doa as roupas usadas! Quanta generosidade!

    Responda
    1. Jaqueline Orda

      E o mordomo é "quase da família"

  20. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    Minhas congratulações aos pais da Sra. Maria Berklian que trabalharam bastante para lhe proporcionar dias prósperos. Vida longa para a Sra. Maria para que ela possa continuar a usufruir do seu patrimônio.

    Responda
    1. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      Dagmar, Para comentar, eu tenho a reportagem como base. Os pais da Sra. Maria trabalhou e juntou patrimônio dentro das regras. Assim como estou acumulando meu patrimônio dentro das normas aqui nos EUA. Qual o crime? Detalhe, tenho a filantropia como uma prática. É preciso separar situações. Os pais da senhora aí, foram trabalhadores que venceram. Assim como fui assalariado e venci. Qual o crime…? Pago todos os meus impostos em dia, todos os salários em dia, se ela também pagar…! Está tudo certo.

    2. Rodrigo à vora

      Vida longa para continuar a sofrer tais abusos e exposição vexatória?

    3. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Pelamor... só eles trabalharam? Vc não trabalha? E os empregados dos pais da Maria? Como será q vivem? E esse neto não vai precisar trabalhar nunca porque os bisavós exploraram o trabalho alheio. Em país civilizado, grandes heranças pagam 40% de imposto. Aqui pagam 4%. País ainda de casa grande e senzala. E uma classe média estúpida babando ovo para os exploradores do povo.

  21. ELIANA Imai

    Quanta futilidade em uma pessoa já idosa. Pelo jeito não aprendeu nada nesta vida. É um escândalo que essa família não tenha nenhum pudor em ostentar toda essa gastança num país de terceiro mundo.

    Responda
  22. Marcia Birman

    Não é problema nosso??? Claro que é, por diversos motivos, mas no mínimo por solidariedade aos que passam fome, por um mínimo de humanidade. Muito triste essa indiferença ao sofrimento dos nossos irmãos!

    Responda
  23. Alexandre Pontes

    Só mais uma colocação: Você gostaria de ver seu mãe ou avó sendo humilhada numa fila(pegando sol e chuva) do posto do INSS ou vendo ela chegar em casa num Porsche depois de ter feito compras num shopping??? Só vale resposta única e direta.

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Se as avós de alguns pagassem altos impostos para deixar de ser perdulários e vivessem confortavelmente sem ostentação, a avó de todos poderia ter ter assistência médica decente e aposentadoria digna.

  24. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Como anda o projeto de aumento de taxação para as grandes fortunas ?

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Com Lula e bozo não anda tal proposta. Apenas Ciro Gomes propõe e reafirma a taxação sobre heranças e grandes fortunas em seu PND.

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Só com Lula pq Bozo protege gente como o veio da Havan q sonega impostos

  25. Alexandre Pontes

    Os milionários desse país não precisavam se envergonhar ou esconder sua fortuna com que gastam se o dinheiro que esse país tem (que por sinal está longe de ser um país pobre) não fosse roubado ou tivesse mau uso e nossa população teria uma condição de vida bem melhor e onde pessoas ricas seriam apenas pessoas ricas...

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Dagmar, talvez a única fortuna que a pessoa possa ter sem explorar o trabalho de outros seres humanos seja ganhar na mega da virada. Pura sorte, mas não é o caso dela.

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Não há enormes fortunas sem exploração de trabalhadores

  26. henrique lanfra

    Tem pessoas que preferem ser conhecidas como perdulárias ao beneméritas. Se fosse realmente uma pessoa boa e inteligente citaria doações que devem ser migalhas comparadas a gastança que ridiculariza a imagem da sua família.

    Responda
  27. Dimas Floriani

    Tão idiota quanto Imelda Marcos, esposa do ditador das Filipinas, cujo fetiche era olhar para seus 300 pares de sapatos. Será lembrada por sua futilidade. Poderia destinar sua fortuna para algo mais edificante, tipo cultura, educação, inclusão social. Há alguns milionários que não perderam sua compaixão pelo próximo. Seu espelho é o planalto central que também cultiva a frieza e indiferença, para dizer pouco.

    Responda
  28. ARI VARGAS LEAL

    O próprio neto ostentação dá a ideia desse tipo de gente: "Não é problema nosso o que está acontecendo no Brasil". Lacrou.

    Responda
  29. APARECIDO MARIANO

    Que espirito pobre dessa senhora. Nao aprendeu muita coisa na vida me parece . Porque nao doa ao hospital de cancer de criancas ?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Verdade

    2. Fenelon Martins de Oliveira

      Mas onde está escrito que ela não faz doações ?

  30. Alberto Henrique

    Faça uma doação para o asilo,Nosso Lar,fica em Vila Pires,Santo André,São Paulo.

    Responda
  31. Deise Soares Pedreira

    Sensacional essa matéria, Folha!! Com o argumento do exemplo, como ensina Chaim Perelman, a pauta jogou luz no retrato da elite burguesa brasileira. Maria é uma Brás Cubas de vestido, uma Odete Roitmam entediada no próprio luxo e, sim, ricaça verde-amarelo típica, que só olha pro próprio umbigo. Mas o que a pobre-rica faz é exercício de liberdade. O erro é do Estado, que se omite em taxar grandes fortunas, aumentar imposto de ultra supérfluos e tascar efetiva distribuição de renda nesse país.

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Com certeza. Junto com os empresários golpistas poderia fazer parte do Ministério da Futilidade e da Perversidade.

  32. CELSO MAXIMINO JOSE

    "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade". Os netos perceberam que é a melhor e mais segura aplicação que ela pode fazer para deixar em herança. Certamente não iriam desejar que partilhasse esses bens com os mais carentes. Vai deixar muitos bens, mas não deixará a sabedoria. Que pena!

    Responda
  33. Renato Vieira

    A elite mesmo quase chegando ao final da vida não deixa de ser cruel.

    Responda
  34. ULISSES JANUARIO DA SILVA

    É uma tragédia nosso país ser tão pobre e tão desigual. Com isso, quem é abastado (e que, certamente, fez por merecer) acaba sendo execrado por alguns, como se fosse crime ter chegado até "ali". Já a maioria do povo (pobre) não deseja, certamente, produtos Padra, apenas, quer viver com dignidade, mas, são "esquecidos" pelo Governo de plantão. Mudemos isso com o voto. E cobrando sempre e incisivamente. Seja quem for. Paremos de idolatrar político como time de futebol. E deixem D. Maria ser feliz.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Só o Ciro propos taxação de grandes fortunas. PT ficou no poder 12 anos e não pensou nisso. Ciro no primeiro turno.

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Pelamor... qq pessoa pode ser feliz tendo uma vida confortável, sem ostentação. Em países civilizados , gdes heranças pagam 40% de impostos. Aqui pagam 4%. Um assalariado pode chegar a pagar 27%. E ninguém fica super rico só por seu trabalho. Tem q explorar o trabalho dos empregados. Qto será q os pais de D.Maria pagavam aos empregados? Muito salário mínimo, com certeza

    3. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Ops...* "Prada"...

  35. CARLOS EDUARDO MARTINS

    O dinheiro é dela , deixe fazer o que quer. Saibam que ela tambem ajuda muita gente que necessita, antes de saírem lacrando. ...

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Nos EUA, gdes heranças pagam altos impostos. Por isso, lá os milionários preferem fazer doações. Aqui pagam só 4%. E claro q não ajuda ninguém. O neto diz q não tem nada a ver com a situação do país. Ou seja, olha só seu umbigo. Imposto já sobre gdes fortunas !

    2. Alberto Henrique

      Duvido.

    3. Alberto Henrique

      Divido.

  36. Paolo Valerio Caporuscio

    Tecnologias avancando e mais inteligente e a humanidade imbeciloide.

    Responda
  37. Joaquim Rosa

    Calma gente! Ela é só mais um rostinho bonito querendo aparecer. Vai que algum agente de agenciamento de garotas ateaentes a vê!

    Responda
  38. Wirben Márcio Lages Ferreira

    Esse dito neto é ser humano, tamanha futilidade e maldade com a dita avó? Inverossímel a reportagem! Quanto a ela, coitada, deve ter o diagnóstico confirmado de Doença de Alzheimer ou outra demência. Pergunto-me se está sofrendo maus tratos e assédio psicológico...pobre do Brasil, com jovens desse nível!

    Responda
  39. Eloisa Giancoli Tironi

    Foi só pq eu disse que a idosa provavelmente sofre de demência? E o neto tem necessidades especiais?

    Responda
  40. Eloisa Giancoli Tironi

    Omde está meu comentário, FSP? Foi enviado com sucesso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, cara Eloisa, a folha tem pobremas com essa tal de democracia e liberdade de expressão: só vale pra ela e seus articulistas. Leitor, embora pague as contas e seja o motivo de existir de um jornal, não conta. Mas não se preocupe: foi porque você escreveu dddeemência sem retorcer a palavra. Ou algum detalhe tão (i)relevante quanto. A sençurofrenia scrip'tomática é Soda.

  41. Marcelo Campos Pereira

    Não há graça, trata-se de doença psiquiátrica. Infelizmente a maioria acometida gasta o que não pode.

    Responda
  42. Jose Walter Da Mota Matos

    Sinceramente? É pra rir, pra chorar ou pra bater palminha?

    Responda
    1. Renato Vieira

      Como vc paga ingresso pra FSP então fica ao seu critério.

  43. Jose Walter Da Mota Matos

    Sinceramente? Ridículo, sem noção, e não vejo graça nenhuma, porque não tem utilidade alguma. Nem a idosa, nem seu neto, nem a matéria. Muita gente sem ter o que fazer, sabe .....

    Responda
  44. Eloisa Giancoli Tironi

    Extremamente deplorável. Em um país, onde metade da população tem dificuldade para comprar comida, aparece esta velha gagá acompanhada de um neto debilóide e faz furor na rede. Paredón para esta gente. Não valem o que defecam.

    Responda
  45. Samuel Santos

    Nos próprios Estados Unidos é comum milionários nessa idade doarem percentuais significativos de suas fortunas, para instituições como universidades, fundações respeitáveis, ONGs tidas como probas etc... Aqui uma respeitável velhinha milionária se limita a ir num shopping cafona gastar aos tubos, e, ficar repetindo a frase "tá barato" sob a orientação de um magnânimo neto. Sim, indubitavelmente o problema da desigualdade, da fome e miserabilidade no Brasil não é deles.

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Nos EUA, gdes heranças pagam altos impostos. Por isso os milionarios preferem fazer doações. Aqui pagam só 4%. Assalariado chega a pagar 27%

  46. Marcos Benassi

    Estúpido é quem os assiste. Enfim, passem bem, todos.

    Responda
  47. Leonilda Pereira Simoes

    Não é problema nosso? Moram no Brasil e ignoram a miséria em que a maioria da população vive, os 33 milhões morrendo de fome e se divertem fazendo vídeos exibicionistas de mal gosto desse tipo? Minions, claro. Doar apenas roupa usada é um ultraje a tudo o que seja humano, quando gasta tanto. Podem doar comida, remédios e não doam pois são usurários, desumanos alienados. Eles não honram os mortos na Armênia ajudando a criar um mundo mais justo. Falta educação, dignidade, cultura.

    Responda
  48. FERNANDO CARLOS REBELLO REGOS

    Essa é a da casa abandonada?

    Responda
  49. ANGELA BUENO

    Já que o negócio é gastar, e já que aparentemente não sabe o que compra, nem para quê, sugiro que a levem num supermercado/loja de departamentos, por exemplo, a fazer compras para instituições sérias que cuidam de crianças, idosos, moradores de rua, etc. Ela poderá achar tão divertido quanto...e certamente poderá se sentir muito melhor.

    Responda
  50. ANGELA BUENO

    Já que o negócio é gastar, e já que aparentemente não sabe o que compra, nem para quê, sugiro que a levem num supermercado/loja de departamentos, por exemplo, a fazer compras para instituições sérias que cuidam de crianças, idosos, moradores de rua, etc. Ela poderá achar tão divertido quanto...e certamente poderá se sentir muito melhor.

    Responda