Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. joão chaves neto

    Certas pessoas deviam procurar outras profissões. Presidente de um país com problemas imensos como o nosso não é pra qual quer um. Deveria ter moral ilibada, preparo intelectuale ,liderança e vida limpa.

    Responda
  2. joão chaves neto

    Onde está meu comentário?

    Responda
  3. joão chaves neto

    Será que estão cegos.Quem leva o país ao nível moral ao que chegamos e ser considerado habilitado a se canditatar a vereador de qualquer pequeníssimo municipio , já seria vergonhoso.Para presidente nem se diga

    Responda
  4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Até parece que a mentira é atributo exclusivo e inerente de Bolsonaro. Como sou muito cética, não acredito que existe só um político rei da mentira. Todos mentem, querem apagar o passado, distorcem, criam histórias, contos mirabolantes e invenções. (Claudia F.)

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Sim, todos mentem sem exceção. Alguns são mais espertos.

  5. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Dona Michelle: será que, pela quantidade de mentiras que seu marido vem aplicando em toda a sua trajetória na Presidência da República, as suas rezas noturnas no Palácio da Alvorada, para expungir o cramunhão não vão acabar por atingí-lo?

    Responda
  6. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Dona Michelle, por tudo o que seu marido mentiu, desde a campanha de 2018 até hoje, será que, nas suas rezas semanais noturnas dentro do Palácio da Alvorada, para afastar o cramunhão, a senhora não vai acabar por atingir o seu marido?

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    "driblou as cascas de banana —corrupção, governo Dilma, as relações com o agronegócio e o MST". Total viés do colunista na análise. Quer fazer parecer estes ilícitos como coisas menores (corrupção no governo Lula não houve?) a serem desconsideradas. O coronel Lula está acima destes pequenos detalhes. Análise comparativa tem que ser isenta e objetiva. Corrupção nos governos do PT foi uma política de estado e assim continua também hoje. Malabarismo verbal para escondê-la não merece elogios.

    Responda
  8. Claudio Monteiro

    Eleitor o destino do Brasil , está em nossas mãos em 2 de outubro , temos 1 professora , 1 advogado , 1 ex presidente , e um ser desprezível , vc escolhe o que será melhor para a democracia do Brasil .

    Responda
  9. João Teixeira de Lima

    Sabe de uma coisa Álvaro. Dizem que mentira tem pernas curtas. É mentira! Esse senhor, mente, acredita na própria mentira e leva uma gama de mentirosos com ele. Mas temos muitas verdades para mostrarmos antes dele arrumar seus panos com sua corja e irem cantar em outro terreiro. Fico muito triste, quando as pesquisas indicam que maioria dos evangélicos votam nele. Não acredito que sejam evangélicos na acepção da palavra. Com todo respeito aos porcos, quem com eles se misturam farelos comem.

    Responda
  10. Eulalia Moreno

    Texto conciso e preciso. Oberigada. O esgoto transbordando ódio e mentiras. Venha a esperança! A gente merece!!

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Ôôô, sei Árvo, num é erro de fabricação, é de projeto. E de dedinho na hora da urna - só que, este, não é descontrole motor, não: se ocorrer novamente, é moral.

    Responda
  12. Alberto A Neto

    Jair da Rachadinha continua "um mau militar", cujo desgoverno foi capaz de realizar a proeza de reabilitar o lulo-petismo que a população quis ver pelas costas em 2018. Até Gilberto Carvalho reconheceu "o milagre" produzido pelo Messias das Milícias. Luís da Odebrecht segue o fanfarrão de palanques multiplicando picanhas e cervejas a serem oferecidas durante seu mandato já predestinado a terminar em Waterloo. O país dobrou a aposta em dois erros crassos. "É o fim da picada, é o fim do caminho"!

    Responda
  13. Hugo Oliveira

    Belo comentário, esse é o abismo entre a mentira e a esperança

    Responda
  14. HUGO ALVES

    Ladrão que ladra, não morde.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está se vendo que só corrupção não basta para você, prefere que a ela se junte o genocídio, a mentira, o milicianismo, a homofobia, o racismo, a ignorância, o negacionismo, o terraplanismo, a destruição ambiental, a grilagem de terras públicas, a devastação, o contrabando de madeira ilegal e ouro, o golpismo, o machismo, a esthupidez, a violência, o armamentismo…

  15. Antonio Eugênio Duarte

    Um jornalista tem que primar pela isenção. Não caso é um ativista lulopetista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É bom que "não case": um Bípede deve primar pelo bipedalismo da prole, e vai ser difícil.

    2. Antonio Eugênio Duarte

      Bolsonaristas e lulopetistas são ignorantes, são adoradores de corruptos, e responsáveis pelo atraso deste país.

    3. Flávio Guilherme

      Chama a atenção que nada que desagrade Bolsonaro e seus zumbis pode ser lícito. Qualquer pessoa, classe ou instituição que contrarie o "minto" é comunista, mancomunado, satanista e possui interesses escusos para derrubar o governo. Desde a campanha anterior, a mesma paranoia que não se sustenta. E as pesquisas mostram isso: desacreditam os institutos, mas, tiram da cartola benefícios que valem até pouco depois das eleições. Prova que nem o governo mais acredita naquilo que diz.

    4. Irene Regina Pedroso Ferreira

      A verdade é lulopetista! Não adianta espernear!

    5. Antonio Eugênio Duarte

      Deixa de ser ignorante, rapaz. O seu pensamento atrasado é que o faz ser um lulopetista conivente com os corruptos. Tome vergonha.

    6. Marcelo Moraes Victor

      Um leitor tem que ler o jornal quero representa, dá no pé daqui

  16. Garcia ODS

    Um país sumido na ignorância e a falta de serviços básicos e o presidenciável Lula prometendo carne e cerveja! Depois dizem que o Brasil e um país incrível!

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Mas ele foi o presidente que mais construiu universidade e escola técnica ué... F*d@ é o Bolsonaro falando um monte de atrocidades sem realizar um só projeto pela educação.

    2. Cátia Guim

      O povo tem a memória, meu caro.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E o que mais pode querer um povo sofrido, oprimido, excluído? Carne, o alimento que a maioria não pode comprar, cerveja, a diversão, o lazer, a confraternização, a alegria negada ao povo no dia a dia.

  17. Wil Prado

    Como já lhe é de costume, Álvaro faz sempre uma grande análise.

    Responda
  18. jose carlos toledo junior

    "Oratória sedutora porém repleta de impossibilidades". Respeitosamente colunista, sua autoridade para afirmar isso é no mínimo questionável. Parece me mais ativismo político. Ciro está correto no diagnóstico dos problemas do Brasil. Vc é mais um que pensa que insistir em política econômica que não está funcionando até que ela magicamente e finalmente dê certo é a solução . Já pode se unir a guedes, meireles, mendes, lisboa, pessoa, fraga e torcer até a morte.

    Responda
  19. Renato Leite Alves

    O Brasil precisa de um estadista para o lugar do limítrofe mental de quepe e coturno. Em 02 de outubro a nação se reencontrará. Nunca a escolha foi tão fácil. É Ustra ou Paulo Freire; Octavinho ou Janio de Freitas.

    Responda
  20. Renato Leite Alves

    O Brasil precisa de um estadista para o lugar do limítrofe mental de quepe e coturno. Em 02 de outubro a nação se reencontrará. Nunca a escolha foi tão fácil. É Ustra ou Paulo Freire; Octavinho ou Janio de Freitas.

    Responda
  21. Paulo Sales

    Álvaro, com todo o respeito, a única coisa que se entende do seu artigo é o fato de Bolsonaro ter mentido o tempo todo, demonstrado no primeiro parágrafo, daí pra frente e, incluindo a finalização, não se consegui mais entender a mensagem.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Hum... Eu mereço!

    2. Irene Regina Pedroso Ferreira

      O pior cego é aquele que não quer ver. No seu caso, não quer "ler".

  22. jose carlos toledo junior

    Ciro neles!

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Ciro só em Paris!

  23. Maurizio Ferrante

    Acho que o pai do bolsocoisa deu uma fraquejada e o filho saiu com defeito de produção no cérebro

    Responda
  24. Vilarino Escobar da Costa

    bolsonaro , o Pinóquio brasileiro , na história real de um país que vive quatro anos de retrocesso!

    Responda
  25. Antonio Carlos Orselli

    A frustração será grande caso o cabra não participe. Daí, não haverá. E perderemos a oportunidade de presenciar mais alguns momentos de terrível desconforto desse imprestável. O que ele passou, à frente de seu filho penetra, na posse do Xandão e vendo Lula dar-lhe uma aula na degustação do churrasco e da cerveja com a dupla de perguntadores são momentos inesquecíveis. Apareça, presidente, e dê-nos a chance de apreciar um baile ao vivo.

    Responda
  26. RICARDO BATISTA

    Agora é que Bolsonaro não vai mais aos debates mesmo. Ficou com medo de ser engolido pela jararaca. Falta pouco pra nos livrarmos do Pinóquio, do Zé Carioca, e desse monte de patetas. Vão continuar azucrinando, mas também serão bastante incomodados. Donald Trump que o diga.

    Responda
  27. Alexandre Miquelino Levanteze

    Perfeita a análise.

    Responda