Comentários para:

Autocrítica tardia

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    A Folha  quem precisa fazer autocritica .Apoiou o golpe em Dilma ,e o juiz parcial ,culminando na eleição fo B oz O .Criou cobra para a morder.

    Responda
  2. ANDRE BARRETO

    Sugiro à FSP convidar o Moro para fazer a autocrítica dos julgamentos dele em relação ao futuro presidente.

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Muito boa sua sugestão. Para a Folha, é Lula que terá que provar que era inocente. E jamais vai cobrar de FHC o freio que colocou no seu engavetador geral da República, Brindeiro. E jamais irá questionar Temer. Para a Folha o PT é o símbolo da corrupção. Fazer o quê?

  3. ANDRE BARRETO

    E a Folh a, já fez sua autocrítica ao apoio à Lava Jato e ao golp e de 2016? Até o T asso já fez. E aí Fo lha?

    Responda
  4. HÃ LIO FERNANDO LÃ BO NOGUEIRA DA GAMA

    Falta a FSP fazer a sua autocrítica ao apoio ao golpe de Dilma Rousseff, eleita democraticamente, que iria, historicamente, abrir do armário os nazistas fascistas no Brasil.

    Responda
  5. Marta Vainchenker

    A postura crítica frente a políticos e governantes é dever de ofício da imprensa. Mas as críticas devem ser fundamentadas e lastreadas em dados, do contrário teremos um reles folhetim prestando desserviço a um meio já polarizado. Este editorial apenas repete sem provas chavões antipetistas do tipo que abusou durante a lava-jato, repetidos aqui como axiomas

    Responda
  6. Marta Vainchenker

    A postura crítica frente a políticos e governantes é dever de ofício da imprensa. Mas as críticas devem ser fundamentadas e lastreadas em dados, do contrário teremos um reles folhetim prestando desserviço a um meio já polarizado. Este editorial apenas repete sem provas chavões antipetistas do tipo que abusou durante a lava-jato, repetidos aqui como axiomas

    Responda
  7. W Oliveira

    Excelente editorial abordando as contradições do candidato e do partido. O programa de governo do ex-presid inclui proposta de reforma tributária favorável à população de menor renda similar à promessa feita em sua primeira campanha em 1989. Essa ideia foi repetida em três outros programas do PT durante 29 anos. No governo por quase 14 anos, o PT nunca apresentou um projeto que, de fato, reduzisse a carga tributária de mais pobres e taxasse os mais ricos. Fonte: Notícias UOL de 31.08.2018.

    Responda
  8. alonso barros

    São editoriais como este que faz a gente pensar sobre o “Pluralismo” da Folha . Onde está a autocrítica do PSDB ?. Nunca vai pedir não é, editorial ? E lembrando , onde está a autocrítica do próprio jornal na Ditadura e tbem na operação Lava Jato ? E aí obundsman ?

    Responda
    1. W Oliveira

      O PSDB não precisa de autocrítica pois, ungido por Lula, o Alckmin virou candidato a Vice na chapa da federação de partidos que o apoiam à presidência. Isto significa o reconhecimento dos ótimos serviços prestados em pelo menos 16 anos de Alckmin a frente do governo paulista. Trensalao, Rodoanel e merendas eram só intrigas, inclusive o Haddad tem que parar de criticar a situação de SP, pois o Vice do seu partido tem grande responsabilidade e participou de quase todas as gestões do PSDB em SP.

  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não vale nem a pena analisar a bobajada que o editor falou. Além do mais , De QQ forma não eh hora de criticar o Lula. Eh hora de tirar Bolsonaro. E o editor e seu recalque psdbista não tem escrúpulos nem pra passar por esse momento.

    Responda
  10. Cristiano Kock Vitta

    A Folha clama por revanchismo, repercussão, vendas. É um produto jornalístico dos piores. Tem seus insights, mas a linha editorial é dúbia, puramente mercadológica. Enfim, odeia Lula e dá espaço mínimo a intelectuais.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono da fsp só não eh completamente pela ditadura. Mas se o terreno for fértil ele rega a plantinha.

  11. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Autocrítica tardia. Nunca estão satisfeitos. Dá a unha, querem o dedo. Dá o dedo, querem a mão. Dá a mão, querem o braço ... E o mea culpa dos outros, inclusive da Folha pela eleição do Bolsonaro? Quando virá?

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    ... E este jornal ainda é o melhorzinho, mas não fica atrás da joven pan. Só passa um verniz, mas infelizmente é o que existe nesta terra de espalhafatos. Escrevem como se estivessem acima do bem e do mal, mas só conseguem falar o que os Moros e Dallagnols, seu parceiros de conluio, querem escutar para provarem que Golpismo ainda vale a pena, procurando demonstrar que, apesar de tudo, ainda mandam nesta terra de corporações falidas.

    Responda
  13. José Bueno

    Continuar responsabilizando o ex-presidente pela corrupção da Petrobrás ocorrida durante seu governo, sem nenhuma prova de benefício pessoal, é insustentável. A corrupção, endêmica no país há muito tempo, continua beneficiando funcionários de empresas e òrgãos públicos, lideranças políticas de partidos de todas as cores, líderes empresáriais. Lula sustentou o como saída o fortalecimento de órgãos governamentais de apuração e julgamento, como na maioria dos países de economia avançada.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      A responsabilidade do chefe decorre de sua posição de chefe, o que acontece sob sua gestão é sua responsabilidade, não há como fugir. O cargo tem bônus e ônus. Quer dizer então que basta não roubar e omitir-se quanto à roubalheira que está isento?

  14. José Bueno

    O que o texto deixou de considerar é que Lula reconheceu na entrevista os esforços de Dilma para preservar os programas sociais e que, após reeleita, foi impedida, de executar medidas de sustentação econômica por um congresso que estava trabalhando pelo seu afastamento.

    Responda
  15. Orasil coelho pina

    Está certa a Folha: Veio tarde sim a autocrítica e o PT ainda teria que pedir perdão por ter criado as condições para que o Pior dos presidentes da história da República ( Bolsonaro) fosse eleito!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Se o senhor não tivesse posto o nome de Bolsonaro entre aspas eu sofreria de amargas dúvidas, senhor Pina. Que bom que o senhor esclareceu!

  16. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    A sensação que o editorial passa é a de que Lula deveria ajoelhar no milho, flagelar-se e fazer uma via sacra com uma cruz nas costas, por tudo o que de ruim aconteceu em seu governo e no de Dilma. Será que o que foi dito na entrevista- ao bom entendedor meia palavra basta - não significa o reconhecimento/arrependimento do que então foi feito?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não acho, não. Acho apenas que tem que se dar nome aos bois. Lamentável é esconder ou mascarar malfeitos.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, Derocy. O senhor está certo. Janos acha mesmo necessário ajoelhar-se no milho e auto-flagelar-se. Lamentável.

    3. Peter Janos Wechsler

      Por que meia palavra deixando tudo nebuloso? Por que não ser explícito?

  17. josé SOARES

    Lá vem a FSP novamente falar em autocrítica do PT. Não cobra de outros partidos e muito menos faz a sua , ao apoiar a Ditadura e ajudar a eleger o que está aí.

    Responda
  18. João carlos Gonçalves de souza

    Pra Folha a autocrítica veio tarde . Não podemos nunca esquecer que a autocrítica da Folha demorou décadas e no meio ainda tentou dizer que a ditadura foi branda . Se não tem argumentos consistentes , melhor ficar quieto .

    Responda
  19. Fernando Minto

    Falando em autocrítica requerida por alguns leitores lembro bem do que afirmava o finado Paulo Henrique Amorim. A FSP cedia seus veículos para a repressão dos antagonistas do Golpe de 64. Não me recordo desta necessária autocrítica. Será tempo ainda?

    Responda
  20. JOACIR MARIANO LEANDRO

    Porque os veículos de comunicação incluindo a FSP não fazem autocrítica mesmo que tardia? Não assumem suas responsabilidades pelo antipetismo que foi de onde brotou o fascista Bolsonaro?

    Responda
    1. Maria Morais

      A FSP é uma vergonha nacional.

  21. JOACIR MARIANO LEANDRO

    Manutenção do poder. Palavra misteriosa. O que significa? Só Lula usou artifícios? O que são as atitudes do atual mandatário, como benesses aos militares, 600 reais aos pobres e 1.000 aos caminhoneiros por 5 meses, BNDES distribuindo "bondades" a empresários amigos, PGR e escolhidos ao STF terrivelmente amigos ...

    Responda
  22. João Teixeira de Lima

    Gostaria de falar algo a respeito dessa autocrítica, mas a Anete e José já falaram tudo. Assinante desta folha já faz muito, muito tempo. Como disse o José, o que ela pensa sinceramente quase não leio para não me aborrecer. Procuro dentro das minhas condições entender as posições desse Jornal, mas é difícil. Mesmo assim, continuarei assinante, sem medo de ser feliz.

    Responda
  23. Roger Z Moire

    Parece claro, para espanto de todos, que , para a esquerda caviar, a corrupção não é algo a ser combatido mas sim utilizada como instrumento de enriquecimento e cooptação de comparsas para se manter no poder.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Cooptação de comparsas para se manter no poder foi exatamente o que Bolsonaro fez entregando as chaves do cofre ao Ciro Nogueira para evitar o impeachment.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Só a esquerda caviar ou raiz que usa a corrupção? A corrupção infelizmente é inerente ao sistema. O erro petista foi justamente tentar vender a ideia de que estava a cima do bem e do mal. Como na visão cristã: "Com a medida que merdirdes sereis medidos."

  24. Anete Araujo Guedes

    Por falar em “Autocrítica tardia”, quanto tempo a Folha levou para se retratar do apoio à ditadura militar? E quanto ainda vai levar para se desculpar do apoio incondicional à Lava Jato? E o golpe no governo Dilma, sem o devido respeito à soberania popular? O congresso só pode destituir um presidente em um regime parlamentarista. Temer com seu programa econômico tão defendido pela Folha? Uma sequência de empreitadas elitistas e golpistas que conduziram o país a uma tragédia chamada Bolsonaro.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O congresso pode impinchar um presidente, e não só ele, como previsto na Constituição. Quando foi a vez de impinchar o Collor, todo mundo achou aquilo bem normal e legal, inclusive o pessoal do PT.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Como sempre escrevo jornais tem interesses que são os do dono.

  25. José Bernardo

    E a sua autocrítica, FSP? Farei um esforço para continuar assinando este jornal, atendo-me tão somente à leitura dos articulistas que me interessam; o que o jornal pensa tem se mostrado irrelevante - a maioria quase absoluta de seus editoriais comprova isso.

    Responda
  26. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Lula levou quatro anos para fazer autocrítica, a FSP até hoje não fez o mesmo por apoiar a ditadura e pelo apoio ao golpe do Temer.

    Responda
  27. jose carlos toledo junior

    Lula é um traidor do campo progressista. No governo seguiu a mesma macroeconomia de fhc e não fez uma reforma progressista sequer. Investiu em educ superior e sobretudo assist social, o que foi o motor do crescimento, mas insustentável na prim. crise. Agora promete resolver problemas do futuro com glórias passado. Ciro neles. Dito isso, votaria nele para tirar o berne tóxico. Agora, esse editorial pedindo mais autocrítica de Lula é infantilidade ressentida que chega corar o terceiro. Poupe me.

    Responda
  28. Marcio Francisco Colombo

    Questão ao Ombudsman. Pode um editorial intitular-se Crítica tardia e concluir o texto’ Mas faltou a Lula dizer como irá repactuar a relação com o Congresso, transformada numa simbiose aberrante pelas práticas orçamentárias de Bolsonaro e do centrão, e principalmente como será desarmada a bomba-relógio fiscal deixada pelo atual governo. Para tanto, será preciso bem mais do que carisma e boas frases.’? Expliquem-se por favor.

    Responda
  29. João Pedro Sousa

    Quando a folha fará sua autocrítica por ter contribuído com o golpe??

    Responda
  30. Emerson Luis de Moraes

    E vc Folha quando irá fazer a sua auto crítica de alinhamento automático e sem filtros com a lava jato e apoio incondicional ao golpe orquestrado por Aecio-Eduardo Cunha-Temer para o deleite da Plutocracia egoista brasileira?

    Responda
  31. Landson Abercrombie

    Quando o jornal fará a autocrítica pela participação ativa no golpe?

    Responda
  32. Ricardo Andrade

    Folha e a imprensa em geral ainda devem autocrítica.

    Responda
  33. fernando coli

    Unica maneira de acabar com o centrao é com o povo votando bem para senadores e deputados. Ou seja, Lula sabe disso, nao tinha o que dizer, se falasse seria conflito antes da eleiçao. Ele agiu corretamente

    Responda