Muniz Sodre > Demônios na goiabeira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto que pretende, mas só pretende, apontar que não devemos, e não devemos mesmo ser intolerantes ou tentar impor religião, que não se discute de maneira alguma. O autor aponta o dedo na base do deboche para com uma mulher cristã. O que ela viu ou deixou de ver precisa ser respeitado, caso contrario, cai, como caiu o texto deste senhor, na vala rala de querer que respeitem alguns, debochando dos outros, como aconteceu neste texto em relação a Damares.
Deboche é misturar religião e polÃtica em um estado que a constituição diz que é laico.
Em tempos d redes sociais é difÃcil discernir pessoa comum d publica/autoridade; o cida dão comum pode externar experiência pessoal sem ofender ninguém além d si mesmo;a pub/aut não pode confundir tais espaços; a primeira dama q leva estranhos a residência oficial d governo para exorcisar demônios supostamente deixados pr autoridade anteri or ofende instituições e sociedade civil; ela e a ministra são noticia relevante apenas en quanto figuras pub/aut e suas falas e opiniões d qq tipo repercutem
Davidson, parece que você não entende, ou não quer entender. Há maneiras e maneiras de se escrever um texto para contrapor o que quer que seja. Se você discorda de uma pessoa, ao responder descendo ao nÃvel que vc critica, erra também.
num evento oficial no ministério que comandava a cristã (ou evangelica?)senhora D afir mou que na europa professores defendiam e ensinavam a masturbação de bebes e crian ças – este fato foi registrado aqui nesta fsp; antes de falsa a peroração da *ministra* e seus parças é deboche - contenha seu vies moralista porque não sou criança ou *hÃmpio* a ser curado
Davidson, se você quer ser respeitado se dê ao respeito. O autor, para lacrar, debocha da visão que Damares, contou que teve, simples assim. Não estou questionando a posição dele em relação à laicidade do Estado, que de fato é fundamental. Afirmo apenas que ele para se posicionar não deveria em hipótese alguma usar de deboche. É tão difÃcil de entender isso?
O fulcro da reflexão de MS é o ataque insidioso ao estado laico pelos integrantes deste governo no afã de materializar uma evangelização dos Ãmpios como projeto e missão de governo – até a conservadora janaina paschoal alertou os dementes que insistem neste jogo perigoso pro pais; a intolerância começa na presidência e se estende ao exercito de pastores e assemelhados que deambulam por órgãos e instituições brandindo livros sagrados
Excelente emocionante artigo professora Eunice. Demonstra que somos defensores de todos os direitos humanos inclusive o respeito às diferenças religiosas.
Grande e lúcido comentário, Benassi. Colocou cada coisa no seu devido lugar.
Não podemos esquecer que o Brasil é um paÃs laico, e, pela nossa Constituição, discriminação religiosa é crime.
Nada mais nos causa indignação, Wil Prado, pois crimes não é o que falta neste desgoverno.
Sim! E é justamente isso que o desprezÃvel do Planalto faz. Governa para seus zumbis apoiadores e evangélicos, apenas.
O articulista está corretÃssimo, a República é laica, " Graças a Deus" desde sua origem!
Muito bom!
O que dizer de um intelectual que, no afã de defender a tolerância, ridiculariza a experiência espiritual de uma cristã, resumindo tudo a uma árvore? Falta de respeito tem nome e endereço certo: os craques em estigmatizar quem não reza em seu espectro polÃtico-partidário absolutista e cujo fanatismo tem um mortal que se considera a alma mais pura do paÃs e já se disse superior ao próprio Cristo.
no afã de realizar uma limpeza religiosa e exitar uma evangelização no governo uma minis tra de estado aponta demônios e espalha mentiras como mamadeiras de pirrocas e euro peus pedofilos para excitar seus seguidores; o estado brasileiro É laico e deve con tinuar a se-lo para que não soframos a praga real de autocracias fanáticas; a experiencia espiritual de uma crista é assunto ...pessoal e portanto inadequado e descabido num ministerio laico e secular
No afã de ser tolerante, ele realmente foi! Não debochou, não ridicularizou ninguém Se tem alguém que escarneceria dessas duas bizarras, a louca da goiabeira e a boçal do Planalto, esse alguém sou eu. A primeira "drama" procura demônios sem se dar conta que dorme e vive ao lado do pior deles.
O professor Muniz Sodré é sempre muito preciso!
Ontem de manhã eu tomei café numa padaria em Botafogo ao som da pregação de um homem negro de roupa social com um livro na mão. Estava sozinho, mas impressionante como tinha assunto. Acho que a associação dos negros à religiões africanas é uma ilusão. É como achar que os gregos de hoje cultuem Apolo ou DionÃsio só porque seus ancestrais há 2 mil anos o faziam.
as midias brasileiras tem registrado perseguiçoes e ataques crescentes a terreiros africa nos em comunidades inclusive com protagonismos milicianos e de *bandidos* converti dos que dominam estes locais à pretexto de desmonizaçao das areas - seu comentario é improcedente desnecessario e irrelevante a medida que ignora os fatos e nao passa de blague apriorÃstica de mau gosto
Faça me o favor! Em que trecho do artigo vc achou escrito uma bobagem dessas? De que todo negro segue religiões africanas?
Um outro intelectual, sem ser Jung, tem análises mais consequentes do cristianismo, Max Weber e O Clássico Ética Protestante e espÃrito do capitalismo. Os intelectuais de esquerda vêm como crÃtica para justificar a dominação do capital, mas por outro lado há o fator positivo de educarem os de baixa renda a disciplinarem os seus orçamentos e elevar o seu padrão de vida. Uns até adentram com sucesso o espaço do empreendedorismo, com lojas de variedades e artigos religiosos que dão lucro.
(cont).É preciso ressaltar a importância desse sentimento religioso cristão e em geralna história. Não ver a religião apenas no seu lado negativo. Isso que muitos da intelligentzia cientÃfica e iluminista brasileira se negam a entender e causam tantos danos como o seu oposto, o fundamentalismo negacionista e obscurantista. Os discursos dos pastores, importância porque que muitas das suas orientações ajudaram pessoas de classe baixa a melhorarem de vida objetivamente.
*Os discursos dos pastores têm importância...
Esse tipo de análise, com premissas no cinismo cientÃfico, antropológico e sociológico, com ares de deboche, não ajudam em nada para uma situação mais complexa que o fenômeno religioso e principalmente o cristão, só faz aumentar a polarização com seu cunho fundamentalista e seus "defensores da fé" "Leões de Judá". É melhor partir para algo no campo da psicanálise de Jung, como um arquétipo, uma necessidade do inconsciente coletivo, e nesse sentido prenhe de realidade objetiva factual (cont.).
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Benassi, seu comentário deu show!!! Sou sua fã!!!! Parabéns!!!
Bravo!
Quanto a essa suposta presença de Nanã ao lado da estátua da deusa Atena, também desconheço fontes nesse sentido.
E daà se você desconhece?
Data venha, a alegação do articulista de que entidades do panteão africano da Nigéria antecedem em mil anos o cristianismo carece de fundamentos sólidos. Primeiro porque aquele paÃs (consideremos assim, para efeitos práticos) só conheceu a escrita com a chegada dos colonizadores europeus. ContinuaÂ…
Caro amigo Evandro Lopes, obrigado por interagir comigo. Eu usei o termo “desconheço” como um eufemismo para não afirmar que não há nenhum registro histórico sobre isso. Seu segundo aparte: quem deu ênfase à maior antiguidade do simbolismo afro foi o articulista. Eu só fiz dizer que não corresponde à verdade. Não sei o que você quis dizer quando alega que o cristianismo é antropocêntrico. Depende do ponto de vista: se for da perspectiva de Deus e do seu filho Jesus, é antropocêntrico. Continua…
Se analisado pela ótica humana, é teocêntrico.
E isto de tempo não invalida um e valida o outro, agora que o cristianismo é antopocêntrica isto é fato.
Errata: onde se lê data venha leia-se data venia.
É óbvio que outras culturas do continente africano desenvolveu escrita própria, porém não foi o caso da Nigéria. Não há nenhum documento histórico (papiros, óstraco ou estatueta) que comprove a sua assertiva.
Religião é o ópio do povo! E os cultos pentecostais de hoje juntam a ignorância e pobreza do povo de um lado e do outro a esperteza e desonestidade da maioria dos pastores que só querem mesmo é tirar dinheiro dos fiéis.
Que senhor comentário!!! Parabéns! Nenhuma delas é necessária para wueb nos tornemos éticos e decentes. .Mas concordo plenamente quanto à s neopentecostais, cujos pastores dão olé nos piores malandros de que se tem notÃcia!
Seu comentário basta é Nota MIL.
Com essa máxima de Marx, você condena também os cultos de matriz africana, amigo. Os afrodescendentes se referem também aos seus cultos como religião.
Temo que o famoso chifrudo da mitologia passe a ser retratado em verde e amarelo, tamanha é a antipatia mundial em relação aos brasileiros atualmente. Recomendo ao Lula invocar e repetir Xangô, Xangô, Xangô, antes de adentrar em cada um dos cômodos do Alvorada em 2023.
Acho que vc não precisa recomendar nada disso ao Lilis, é a praia dele.
Aplaudindo com gosto!!!! Parabéns
Caô Cabecilê ! Xangô zelará !
Aliás, carÃssimo, sem piada alguma, não sei se viu uma entrevista que o Jamil chade fez com a Michele bachelet em Genebra? Ela comentava algo como "saudades que temos do Brasil, está fazendo falta". Assim como alguns amigos me contam de lá de fora, parece que há um reconhecimento internacional de que a loucura não é ubÃqua na nossa quebrada, tá localizada num grupo. Capaz de, enquanto nação, não sermos execrados, não; passada a pestilência mais forte, podemos voltar ao convÃvio pacifico e bÃpede
É, não será má uma defumadinha no ambiente, mêmo: lá, o Bozo Xingô, Xingô, Xingô, deve estar repleto dos eflúvios estrumentÃcios Bozolóides... Hahahah!
A religião não pode se meter no Estado dessa forma. Social, cidadania, prosperidade e cuidados com a famÃlia no sentido de protege las para garantir sua existência de forma digna, independe das opções, já são missões suficientes. Além disso é querer virar poder sobre a sociedade.
E comparado a outros paÃses, o Brasil sempre ostentou uma certa tolerância religiosa. Muita gente tá botando as manguinhas de fora, mas tomara que não venhamos a perder tal ativo.
Pelo menos, que não o percamos pra esses milicos Bozoléicos da passiva.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Demônios na goiabeira Voltar
Comente este texto