Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
Parabéns Folha. Posição correta. Independente de quem vencer as eleições, esse é o melhor caminho a trilhar.
Como se você tive um caminhão de dinheiro e entrada franca no banco para tomar empréstimos com juros subsÃdiados e amigos poderosos na polÃtica que fizessem concessões de monopólios econômicos para você ficar rico e se tornar membro da elite corrupta brasileira.
Por que foi publicado justo agora este artigo dos anos 1990?
Extrema direita retrógrada e atrasada, vive no passado, freiando a roda do desenvolvimento da sociedade.
Não foi a Folha que defendeu a Ditadura Militar? VergonhosoÂ…Vou cancelar a assinatura o mais rápido possÃvel.
Há pistolagem que usam armas e outros mais eficientes usam canetas.
FSP em campanha para manutenção do Guedes. Querem tudo. Querem porteira feichada.
Tá explicado. Sem comentário.
Fechada.
100 bilhões em dividendos aos gananciosos e não estão satisfeitos. Querem tudo.
Há pouco, só prejuÃzos.
Querem a menina dos olhos. A da gasolina e diesel.
O Golpe de 2016 foi pelo domÃnio do Pré-Sal e da Petrobras. O Marreco de Maringa, os patetas da República de Curitiba foram peças descartáveis para colocar a extrema direita no poder. Lacaios e Parasitas.
Rapaz, essa é a primeira vez que eu sinto vergonha de ser assinante da Folha - que coisa lamentável tomar o lado de algo tão complicado como esse. Eu realmente pensei que a Folha, apesar de ter lado (todos temos) poderia pelo menos disfarçar e talvez fingir que faz um trabalho jornalÃstico profissional nessa matéria e não um serviço de propaganda, assessor de imprensa, sabe-se lá de quem.
É exatamente por essa visão que FSP apoiou o golpe de 2016 e que continua apoiando a reeleição da extrema direita. Liberalistas retrógrados que mantém o Brasil no atraso, pobre, inculto e dependente, manter o status quo da Elite Corrupta Brasileira. Uma mentira contada mil vez não se torna verdade. Muitas irão mudar, as mudanças climáticas serão o eixo central das mudanças que humanidade terá que internalizar e se reinventar. Não tem volta esse processo liberaloides ignóbeis.
Privatizar, muito bom ! Mas, somente tenho uma operadora de energia elétrica. Foi tão bem feita a privatização, que se eu quiser mudar de operadora eu não consigo. Imaginem porque! O mesmo ocorre com a telefonia, houve uma grande evolução, mas ficou nas mãos de poucas. Viva o lucro.
Bom, porque você não postou sua opinião direto nos comentários ? Em vez de escrever algo sem sentido !
Monopólio de setores econômicos estratégicos para o desenvolvimento do paÃs, para que a elite corrupta se mantenha privilegiada enquanto o pobre vive na miséria. É disse que se trata as privatizações.
Eu tenho carro e quero vender pra você. O carro custa 40 mil. Voce só tem 2 mil. Ai voce me pede 38 mil emprestado pra pagar em 30 anos. Será que voce realmente comprou o carro. É justo isso?
Bom para quem, cara-pálida? As privatizações no Brasil são o conto do vigário e a maior rapinagem da história desde a República Velha até a República das MilÃcias. Todas, sem exceção, foram feitas à s custas do Erário, mediante compensação do suposto "ágio" com o imposto de renda na base de renúncia fiscal. As privatizações no Brasil foram tungagens feitas com desapropriação do patrimônio público a preço de banana na bacia das almas. Ademais, o "privatismo corsário" fez aumentar a dÃvida pública!
A única coisa que não tem nessa matéria é jornalismo. Tem submissão, conflitos de interesses, mentira, omissões, dados falsos e opiniões compradas. Se não for censurado, vai assim mesmo.
Perfeito Marcelo, disse tudo.
Gostaria muito de ver os setores desestatizados (energia, combustÃveis, telefonia, mineração, etc )submetidos ao mesmo tratamento tributário, juros para empréstimos, carências para pagamento de dÃvida, isenções fiscais, reduções de impostos, subsÃdios e incentivos que a iniciativa privada sujeita a Leia do Mercado, livre iniciativa, livre concorrência, livre mercado que não goza de todos os privilégios concedidos pelo governo. Neoliberalismo mama na teta do governo.
A quem interessa? Essa é a velha mÃdia elitista decadente. Os jornais e revistas acabaram. As velhas bancas nem vendem mais. Felizmente há outras mÃdias sociais que falam a verdade.
É o jornalismo de cooptação, de fake News para se manter tudo como está no bolso dos banqueiros e da Faria Lima. Privatização de lucros, socialização de prejuÃzos, Estado mÃnimo para a maioria pobre, com retirada de direitos viacreformas e aumento de imposto, Estado máximo para minoria rico, com renúncia fiscal do Estado perdão de dÃvidas e toda a sorte de subsÃdios o capitalismo sem risco para os liberais brasileiros, tenha mais pudor folha chega de pseudo jornalismo uma vergonha nacional.
Hoje e no futuro os mais novos, como minha filhinha de 10 anos nos perguntam, " Por que tanta gente dormindo na rua? Por que tanta gente passa fome no Brasil, Por que tudo isso acontece? Como a maioria das pessoas permitem isso?" A resposta é sempre complexa mas uma coisa é certa: É porque existe um Pseudo jornalismo, que faz o trabalho sujo de desinformação ( Fake News) para neutralizar e normatizar a exploração da maioria, defendendo sempre interesse de grupos econômicos e dos controladores.
Privatizar não é bom - é ótimo. Eu me lembro da época da Telebrás em que esperávamos cerca de 3 ou 4 anos para receber uma linha telefônica - o Brasil tinha então uma economia do tipo soviética. Hoje qualquer pessoa entra numa loja de shopping e sai com um celular.
Não, senhor, foi fruto de uma decisão polÃtica que optou pela privatização. Muitas forças, no passado como agora, ainda entendem que o governo pode fazer melhor do que a iniciativa privada na geração de riqueza. Não pode. O Estado pode criar incentivos, gerar o ambiente necessário para a geração de riqueza. Aliás, estamos longe disso, basta ver a posição do Brasil no ranking da Heritage Fundation.
Isso não se deveu a privatização, foi fruto de mudança tecnológica , no mundo inteiro. Os fabricantes dessa tecnologia entram em todos os lugares , independente de privados ou estatais mais importante do que falar no celular eh fabrica-lo, e isso só eua e china
A FSP não gastaria tanto dinheiro por amor às informações. Alguém está financiando e não é ninguém honesto. Tenho minhas dúvidas.
Isso é anuncio, não reportagem. Alguém está pagando para manter o Guedes vale tudo.
Vamos privatizar tudo. Entregar tudo a cooperativas formadas por funcionários das estatais. Aà sim. Sou a favor, nada de entregar a grupo de amigos corruptos que financiam a corrupção polÃtica.
Que à cido você tomou?
Privatizar é bom, quando o $ volta para a população ? Vivemos no absurdo da desigualdade social a décadas, e somente piorando. Com certeza algum Guedes fan irá expor sua opinião, na visão do lucro e somente. A folha é piada pronta.
Tem que privatizar as gráficas dos grandes jornais. Custam caro aos Estados e a Federação.
À folha de SP, mais uma vez saindo do armário, para comprovar a luz do dia que sua isonomia, isenção e imparcialidade no seu jornalismo, nas suas colunas é tão verdadeiro como uma nota de 3 reais . Defender descaradamente as privatizações no contexto brasileiro de um dos paÃses mais desiguais do mundo com a vergonhosa concentração de renda que temos denuncia de que lado estão e não é da maioria do povo.
Excelente. Meus parabéns.
É justamente por isso que é necessário privatizar.
Privatizações sem o Povo é simplesmente roubo. Não há outra palavra.
O problema é que o Brasil está condenado a ser desigual por ser "amigo" vassalo dos EUA. Não pode ter uma classe média forte e culta. OS EUA não deixam e seus interesses estão diariamente no editoriais e colunas dos jornais, revistas e tvs.
Os EUA não tem amigos, tem interesses.
Que besteira. Um dos males brasileiros é atribuir a outros a causa do próprio insucesso.
Por que depois de gastar 40 bilhões para fazer uma Rodovia o Estado não forma uma cooperativa com os próprios trabalhadores da obra e esses nomeiam um administrador e todos ganham? Pq entregar a um grupo privilegiado amigos?
Porque não funciona. Se funcionasse, sindicatos não dependeriam de contribuições, gerariam a própria renda a partir do trabalho.
Chamar de privatização a Vale é uma piada. Serra (o maior corrupto do brasil, se iguala ao Temer) entregou a Vale por U$3 Bilhões só que ela já tinha U$800 milhões em caixa e esses U$3 Bi foi financiado pelo BNDS por 30 anos. Chamar isso de privatização é uma piada de malo gosto. Criminosos econômicos pegaram a Vale. Tinha que está todos presos.
Um crime contra a humanidade meu cara, nem vou falar lesa pátria. E aquela risadinha do Serra e Helena me dá nojo ate hj.
E as minas que ainda não estavam quantificadas foram entregues de graça, ao contrário da recomendação dos especialistas. Os compradores ganharam milhoes e milhoes de toneladas de minério que nem foi contabilizado na venda (ou doação)
Há um erro em uma permissa muito básica desse editorial: deixar as organizações privadas competirem por lucro não é, necesariamente, a forma mais eficaz de construir riqueza. A riqueza material também deve ser pensada em sua qualidade, não somente quantidade. Um planejamento conjunto é fundamental para evitar um colapso social e ambiental. Nesse planejamento ainda necessitamos dos Estados, e talvez de uma outra escala ainda mais ampla, uma escala global
Perfeito.
CarÃssima FS, quando a questão das privatizações não fez parte de uma agenda ideológica? O que privatizar? Como privatizar? Qual o papel do Estado nas privatizações? Ãreas estratégicas, como energia, combustÃvel e potencial de riquezas do subsolo, devem ser privatizadas?. "A minha vizinha tinha um cão que tomava conta da casa. Um dia o cão pegou carrapato e ela mandou matá-lo". A partir de então foi varias vezes assaltada. É essa ideologia que o neoliberalismo repete para satanizar o Estado.
Entregar riquezas nacionais a assassinos econômicos não dá.
Coloque o Povo nas privatizações que todos são a favor. Distribuir renda é isso.
O Estado gasta 40 bilhões para fazer uma rodovia. Entrega a adm para uns gatos pingados ligados a corruptos polÃticos e o Povo é sugado até o osso, quando precisa de reforma real, entrega de volta ao Estado que vai gastar mais 40 bilhões e aÃ, outros gatos pingados recebem o presente e aà vai.
Eu seria a favor de concessão ou privatização. Faça isso mas, chame o Povo, forme cooperativa e esta nomeia um administrador capaz.
1%, o topo do topo ficam com a entregas. 10 famÃlias ficam com as riquezas naturais do Pais e a pobreza só aumenta.
São poucos os casos em que a sociedade realmente se beneficia com a privatização. A Rede Ferroviária Federal foi concedida para uma empresa privada que utilizou os recursos instalados (com dinheiro público) até ficarem sem condições de uso, sem dar a devida manutenção. ExtraÃram o máximo possÃvel de lucro (assim como o colunista sugere que seja feito) e quando era preciso investir para continuar operando, devolveram para o estado e voltaram para o paÃs de origem. Na teoria é lindo.
Moro em Pirangi, as nossas rodovias estão nas mãos da TEBE. Ãamos sempre a Palmares, cidade vizinha e a Catanduva, capital regional pela Pedro Monteleone, hoje em função do pedágio, isso se tornou impossÃvel, vamos pois a Bebedouro, para ir a Catanduva vamos pela, vicinal, cheia de curva, buraco e caminhão, desviando de impagável pedágio, a Folha mais uma vez me decepciona, acordem moramos no Brasil, recebemos em Real, privatização pode ser boa para rico.
Bom para quem, cara pálida? Pior, colocam lado a lado concessões de rodovias (de Lula e Dilma), que são parcerias temporárias de gestão e manutenção, e a privatização da Telebrás, Vale, bancos, Eletrobrás, BR distribuidora etc.
Privatizar é crime. Folha entra de cabeça, de forma escancarada na defesa dessa perversa e tola ideologia do neoliberalismo. Não só é ela, mas em parceria com a Globo, etc. DestruÃram o patrimônio público para revender a preço de nada para os setores vampirescos da elite financeira e produtiva. Há muito tempo não lia um editorial tão frouxo, tão fraco, coisa de mal estudante do ensino médio. É de rir. Depois de chorar.
entao vamos privatizar o SUS. as universidades publicas . ta bom.
Vcs incluÃram a Bahia, notadamente a Coelba e as vias pedagiadas nessa análise?
Sim, e o sistema de ferry boates (balsas) Salvador - Itaparica? Fazem-me rir !
A iniciativa privada cruza os braços é da um pontapé naque lugar quando o Brasil precisa. E então o poder público gasta uma fortuna e faz uma empresa, para poder ter ferro, gasolina óleo , telefone, etc. Passam os anos, e aquilo se torna uma atividade tentos, eis que então a iniciativa privada diz que é bom privatizar. Porque eles não criam a própria empresa? Compram tudo. Sera mesmo bom vender? Alguém venderia uma empresa que te dá muito lucro pelo lucro de 5 anos?
Virou um folhetim de propaganda neoliberal... Mas não entendi se o jornal é a favor ou contra a privatização das universidades ou do SUS. Aparentemente é contra. E sobre a privatização da refinarias? Estariamos pior se fossem estatais? E sobre industrias de desenvolvimento de novas tecnologias, que não são feitas pelo setor privado? Muitas das novas tecnologias são desenvolvidas no setor estatal primeiro, como a própria internet, as fontes de energia alternativa... precisamos de honestidade...
Infelizmente FSP, essa sua opinião é ridÃcula! Num paÃs cheio de desengualdades, as empresas estatais é que equilibra o mercado e atende a população mas pobre. Me pobre!
Privatizar é bom pra acionistas, o serviços de energia privatizados são extremamente caros e ineficientes, serviço de internet são campeãs de reclamações, privatizar o lucro e socializar o prejuÃzo é o mantra dos neoliberais.
Correto! Privatizar é crime. Ganham a elite e, sobretudo, o capitalismo financeiro, ponta de lança desse inferno conhecido por neoliberalismo. Folha de São Paulo e Globo, principais porta-vozes dessa artimanha econômica que vem dando errado mundialmente.
Na grande maioria das vezes, privatização só é boa para quem adquiri o negócio. O empresário pega um excelente negócio, sem risco nenhum, investe só o essencial e o estado muita ainda empresta a grana. O governo brasileiro usa os trocados das privatizações para pagar os juros da dÃvida pública e, o dinheiro volta para os empresários.
Estranho... é ruim ter estatais mais no final das contas quem pega a concessão de aeroportos no Brasil é o grupo AENA onde 51% pertencem à ESTATAL espanhola ENAIRE. Setores estratégicos devem sim ficar sob controle do Estado.
FSP e Fiesp, o que precisamos é desprivatizar o Estado. Quase tudo de relevante e tecnológico que existe foi feito com orçamento público. Comunicações e Celular, Exército Eua; No Brasil, Pecuária e Agricultura, Embrapa. Vacinas, idem. Repito: quase tudo. O 'Brasil é um PaÃs capitalista sem capitalistas', estes não querem assumir risco. Privatizam o lucro e socializa riscos e prejuÃzos. Simples e fácil, né? Obs. não me refiro ao bar do Zé. Esse tá lascado. A Paz!
Num paÃs como o nosso, com tamanha desigualdade, faz-se necessária a atuação do Estado por meio de empresas estatais e demais organismos no sentido de proporcionar maior amplitude de oportunidades e inclusão social. Concordo que privatizar empresas mal geridas e deficitárias seja um caminho (mas essas alguém quer?), e discordo em privatizar tudo. Vide os exemplos dos resultados gerados pelo BB, Petrobrás, BNDES, Caixa...nas últimas duas décadas. Sim, não é só agora.
Elogiar isso sem o minimo de crÃtica e cair no ridÃculo. Pergunte ao usuarios dos trens e barcas cariocas sobre o qto melhorou sua vida? Gargalharão em sua cara.
Na China a base principal da economia é estatal e as empresas privadas são controladas pelo Estado. E com essa polÃtica a China se tornou uma das principais potencias econômicas do planeta e está prestes a superar a economia dos EUA.
capitalismo de estado. coisa que nao acontecera nunca no brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto