Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
acho que o povo do aquário precisa mudar de matriz para fazer suas equações e juÃzos - afinal 1989 já passou faz tempo, não lhes parece?
O jornalão aqui defende os interesses de quem dá as cartas, inclusive no editorial.
Depois a Folha não sabe porque Bolsonaros ganham no Brasil. Num contexto de crise, você faz caixa vendendo o fogão e a geladeira de casa a preço de banana, e depois que a grana acabar, o que vamos fazer? O neoliberalismo é tão excludente quanto o fascismo.
A China costuma criar três, quatro estatais de um mesmo ramo e as coloca para competir, no mercado, entre si. Um exemplo de como se ganha produtividade sem se desfazer das estatais. O Brasil poderia fazer o mesmo: quer liberar a prospecção e o refino para a iniciativa privada? Libere, mas para que o capital faça os investimentos e assuma os riscos, assim como a Petrobras assume. Já nas concessões, a regra tem sido: o Estado investe e os empresários lucram...
empresarios brasileiros sao como clientes em restaurante de luxo. comem o rodizio de carnes nobres e deixam os ossos para os pobres. comprar as estatais sem correr riscos de investimentos. essa eleição vai definir o futuro do brasil.
Privatizar é bom para quem? Vide a Vale que melhorou lucros, mas as custas de uma exploração predatória, que destrói o meio ambiente e mata pessoas. Lembremos de Mariana, Brumadinho e tantas barragens em risco por aÃ. Para quem está bom? Faltou dizerÂ…
Não existe a menor chance de um programa de privatização dar certo num contexto de governo privado. Urge estatizar o estado pra depois se pensar em privatizar alguma coisa. Privatizar no Brasil é o mesmo que entregar a chave do galinheiro as raposas.
Cancelarei a assinatura depois dessa.
isso é neoliberalismo que nem nos eua e paises ocidentais existe. o brasil copia e cola.
Vai para a Nicarágua.
"O enriquecimento dos povos depende da produtividade do trabalho. Quanto mais bens e serviços produzidos por hora trabalhada, mais próspera será a sociedade." - Nã nanina não! A afirmação é falsa. Sem distribuição de renda descente não há prosperidade de uma sociedade! Eis o exemplo: Brasil. Portanto, o resto do texto é uma falácia! Folha, por favor !
Fala pra gente quem são os proprietários das concessionárias e suas relações com os polÃticos privatistas, aà sim ponderaremos sobre o custo/benefÃcio dessa entrega. Quilômetros de trânsito para um pedágio exige muita lábia para convencimento dessa benfeitoria.
É possÃvel manter em bom estado rodovias sem pedágio, e a Alemanha é exemplo disso. Mas concordo que isso não funciona bem por aqui. Se o orçamento vai sendo tomado gradativamente por despesas obrigatórias como previdência e funcionalismo, corta-se todo o resto, inclusive despesas básicas de manutenção. O cobertor é curto.
O cobertor eh comprido, o problema eh que poucos puxam ele todinho pra si.
De fato? Excetuando-se a telefonia, qual privatização realmente deu dividendos aceitáveis ao paÃs, sociais e (bem, vá lá no caso da telefonia) econômicos? Vale? Substancial parte da Petrobrás?? Autoestradas???
Isso...já começaram! Vao privatizar recursos hidricos e daqui a pouco estamos comprando água a preço de petróleo. Editorial irresponsável, superficial e DANOSO aos interesses economicos e sociais da naçao! Abutres!
Privatizar é otimo...para os fundos de investimento em NY. Nao é na faria lima né? Por favor, estes sao capachos, serviçais dos que ganham de verdade. Explica la na Dinamarca, Noruega, Nova Zelandia e ate nas principais economias da Europa que estao revertendo privatizaçoes de ativos estrategicos, que privatizar é bom...Explica lá, foiiaa
Depois que tudo estiver privatizado, A Folha vai dizer o que ??.Qual será o proximo passo ?? O discurso será para reduzir a carga tributaria, pedagios, isencão fiscal , reduzir dividas de empresas concesionaria
Ta de brincadeira o jornalao...É assim que se constroi o discurso que a Petrobras deve dar lucro, na cabeça dos boças da vida. Os que acham que o lucro sera pago pela Texaco e Shell
Privatizar é bom pra quem? A privatizaçao da Vale, foi boa? Telefonia campea mundial de reclamaçoes. Estradas com pedagios mais caros do mundo, por km rodado e exploraçao das laterais e canteiro central com dutos e infovias sem concessao. Serviços logisticos carissimos sem concorrencia e regulaçao estatal. Privatizar é tao bom que a maior exonomia da Europa, reverteu 72 delas novamente ao Estado. Ta otimo, foiiaa
Não é casual o timming do editorial com as eleições. Os dois primeiros parágrafos já dão o tom do posicionamento do jornal. Um tema tão delicado tratado com certa frieza, crueza. Falta reflexão ética a essa lógica econômica. Nenhuma palavra sobre a importância do SUS ou da Universidade Pública.
Todo frete de encomendas pelo correio é muito mais econômico que os das transportadoras. Se privatizarem a população só sofrerá as consequências em aumento de custos. Folha devia pesquisar tudo, antes de emitir opiniões equivocadas.
Estranho... é ruim ter estatais mais no final das contas quem pega a concessão de aeroportos no Brasil é o grupo AENA onde 51% pertencem à ESTATAL espanhola ENAIRE. Setores estratégicos devem sim ficar sob controle do Estado.
Alguns lugares do centro de sp não há internet provida pela vivo, Tim e claro.. sabe pq? Pq não compensa financeiramente para elas criar toda uma estrutura para atender a população central. Privatização é o lucro pelo lucro e só.. quando se deixa uma minoria de lado, a tirania do capital vence.
No Brasil que conheço, não é bem assim. As tarifas são altas e os serviços medÃocres. Comparem tarifas de energia elétrica, telefonia, internet, etc, à quelas de outros paÃses onde há melhor qualidade de serviço. Ora, porque viajamos ao exterior, guardamos nosso chip e compramos outro pré-pago no aeroporto? É mais barato e tem melhor cobertura! Já morei anos fora e não sofri com interrupções e má qualidade de energia. A Folha deve se situar numa bolha em São Paulo!
Privatização da energia elétrica só fez aumentar as queimas de lâmpadas e equipamentos eletrônicos no inverno do nordeste paulista, quando voltagem cai dez por cento, devido pouco investimento em cabos. E encareceu, comparado à cogeração pelo diesel até dois atrás. Mundo da Folha é outro.
A rodovia Washington LuÃs, no nordeste paulista, piorou com a privatização em concessão de operação. Na segunda faixa pula mais que canguru. Paga quase vinte reais no pedágio à cada cinquenta quilômetros. Folha não sabe nada.
A Folha de São Paulo é a porta voz da concentração de renda.
O transporte público como ônibus irbanos e interurbanos são operados por empresas privadas que formaram verdadeiros cartéis. Os pedágios são caros. Então é preciso analisar caso a caso. Já vimos o que deu as privatarias em passado recente, não é mesmo FSP??
Não sendo monopólio, a privatização é sempre salutar.
O que eu quis dizer é vamos avacalhar no mesmo nÃvel do editorial. Os comentários do Viola estão muito bons kkkkkkkkk
Os comentários tão no nÃvel do editorial kkkkkkkkkkk
A saúde não tem nada a ver com privatização.
A privatização no Brasil tem como objetivo a formação do que vc chama monopólio. É salutar para os bancos.
Capital público foi usado correctamente para criar a Embrapa, centro de pesquisa, rodovias, portón para viabilizar a exñortação de soja, milho. O capital foi usado para capacitação de mão de obra especializada para gerar pesquisas sobre adubos, defensivos, melhoramwnto de plantas. O governo troupe linhas de crédito para investimento , custeio ,em condições atrayentes, construà rodovias, etc. E assim o agronegócio floresceu
A telefonia no Brasil é péssima, onde não se admite concorrência,cartel.
as comunicações no brasil deviam ser como nos eua. canais de televisao sem o oligopolio de algumas familias . livre concorrencia.
Privatização no terceiro mundo como o Brasil, significa mais fome e mais concentração de renda = escravidão.
Encareceram valores na telefonia com a privatização, comparativamente aos menores custos operacionais no sistema celular frente ao telefone fixo, onde uma torre suprime centenas de postes e milhares de km de cabos. E olha que o faturamento do minuto nas estatais eram muuuito menor, dificultando investimentos.
O transporte público no Brasil é o pior do mundo, porque é estatal.
Os governos investiram em estradas asfaltos, implantarám centros de pesquisa/ EMBRAPA/ IAC / facultades do tipo Esalq/ Viçosa, investigamos em mostrados, doutorados, pesquisas agrÃcolas, melhoramento de plantas, garantiram intercambios com melhores de pesquisa, linha de crédito para custeio e investimento com juros e prazos atraentes, renegociaram dividas quando necessários. E ASSIM O DINHEIRO público foi e é usado para fortalecer a criar a infraestructura para o agrone#ocio .Quem faria isto
A Folha de São Paulo não admite crÃticas aos seus comentários/editoriais absurdos.
A Folha tem razão, o Transporte Público Urbano no Brasil é o Melhor do Mundo, sem esteve nas mãos da iniciativa privada. A iniciativa privada é eficiente no Brasil, somente quando usa dinheiro público com juros muito abaixo dos praticados no Brasil. O sistema telefônico/Internet no Brasil é o pior do mundo, porque está nas mãos de três estatais que não deixam mais ninguém entrar. No Brasil 70 % passam fome.
Para mim, o jornal passou a ser FOLHA DE SÃO PAULO GUEDES.
A rodovia com destino aos municÃpios da região dos lagos, desde que foi privatizada, cobra uma tarifa adicional a partir de 12h de sexta-feira até 12h de segunda-feira. Ideia da famÃlia Garotinho.
Rodovia com destino a região dos Lagos fluminenses (Araruama, Iguaba, São Pedro e Cabo Frio).
No Estado do Rio, infelizmente, desde a sua privatização tem um estranho pedágio que é cobrado a mais em fins de semana onde a concessionária RJ-124 Rodovia dos Lagos é autorizada a cobrar Tarifa Básica de Pedágio de R$ 17,30, e a Tarifa Básica de Pedágio com Adicional, praticada entre 12h de sexta-feira e 12h de segunda-feira, de R$ 28,80. Salvo engano, foi uma ideia da famÃlia do Governador Garotinho.
Essa tal produtividade proveniente das privatizações nesses 30 anos enriqueceu qual povo? Ora, nosso povo está ainda mais pobre, enquanto a minoria rica ainda mais rica. FSP deixa de hipocrisia, não existe nação próspera com concentração de renda e uma imensidão de pobreza. Privatizar é preciso, mas com critérios que resguarde o interesse público e não apenas o privado. Além disso, setores estratégicos sensÃveis a economia do paÃs devem ter controle estatal.
É ridÃculo falar sobre privatização de empresas estratégicas (são sim!), principalmente as ligadas ao setor de energia. Em um paÃs hegemônico, tanto faz. O Brasil, e vocês sabem disso, NUNCA seria autossuficiente em petróleo se não fosse a Petrobrás, que investiu dezenas de bilhões de dólares que as multinacionais se recusaram (só querem a molezinha). Daqui a dois anos o Brasil vai ter 85% do petróleo extraÃdo vindo do pré-sal.Como estarÃamos sem isso? É o papo neoliberal de sempre....
O dinheiro das privatizações foi direcionado para pagar juros para banqueiros e não para serviços essenciais como saúde e educação que estão sendo sucateados há anos. Né, Dona Folha neoliberaloide?
O FHC privatizou a RJ SP (Dutra) e a Ponte Rio Niterói. Apesar do caro pedágio, principalmente na Dutra, valeu a pena privatizar. Estas rodovias sempre foram bem cuidadas e contam com apoio 24h algo que não ocorria no tempo estatal.
A Dutra nunca evoluiu para uma auto estrada. Mataram muito no momento de privatiza-la( era o bode na sala)
Francamente Folha. Eu exigo respeito. Não sou idhihioota
Jornalões = balcão de negócios.
Bom pra população é que não foi, o povo só melhorou nos governos de esquerda. Mesmo entre os liberais isso não é consenso porque não há bons exemplos de nações que se desenvolveram após desestabilização, muito pelo contrário, vide exemplos do oriente.
Quem escreveu este texto não conhece o Brasil . E muito menos o norte e o nordeste. Quais os reflexos da privatização lá nos confins do sertão ?? Reflexos negativos do encarecimento. Quando este pessoal vai aprender que o estado precisa ser forte, precisa ser o coordinador de investimento, traz para si a responsabilidades de financiar atividades esencias tais como fertlizantes, combustiveis, energÃa eletrica, etc ???
"Quando este pessoal vai aprender .... " Nun ca Laerte, afinal nin guém é tão esper to quan to tu!
Não concordo com este editorial. Acho de uma visão reducionista, medÃocre, limitada. A que se considerar uma série de situações e recortes, sobretudo num paÃs tão desigual e de dimensões continentais como o nosso. O papel do Estado e das Instituições Públicas transcende o econômico, se relaciona com princÃpios coletivos e aspectos ligados à soberania e à estratégia polÃtica nacional.
Não concordo com este editorial. Acho de uma visão reducionista, medÃocre, limitada. A que se considerar uma série de situações e recortes, sobretudo num paÃs tão desigual e de dimensões continentais como o nosso. O papel do Estado e das Instituições Públicas transcende os econômicos, se relaciona com princÃpios coletivos e aspectos ligados à soberania e à estratégia polÃtica nacional.
No mesmo texto a fsp cita que o estado deve tomar conta da infraestrutura, e logo depois cita que a privatização de toda a infraestrutura aeroportuária é um sucesso, não dá pra entender...
Folha, que despropósito!!! Que disparate!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto