Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
A Folha de São Paulo e o grupelho que financia estes "editoriais" deveriam parar de tergiversar e revelar o que querem de fato. Essa turminha gosta é da "Mais Valia" bem robusto, afinal, quanto menos direitos e salários menores, melhor pra eles, claro. Parece que ter estatais pagando um salário "melhor" causa incômodo nessa gente, pois desnuda como são mesquinhos e abusivos. Cobrar produtividade do trabalhador que mal consegue colocar comida decente na mesa é cruel e desumano. Elite do Atraso
Afinal, é o terceiro mundo.
Durante anos, rodovias federais não privatizados foram fonte de acidentes e mortes e a esquerda sempre contra as privatizações! Quem são os verdadeiros genocidas, então????
O muro caiu, faz tempo.
Seu comentário tem uma clara utilidade! Mostrar, novamente, como Umberto Eco estava certo.
Claro, tudo a ver uma coisa com a outra. É cada comentário que vou falar viu. A dificuldade de concatenar uma frase minimamente lógica é absurda dessa gente.
Interessante que privatizar é tão bom assim? Nunca tive problemas de telefonia quando era estatal, hoje os problemas com telefonia são quase pontuais. Será que as empresas de telefonias não estatais estão devidamente preparadas para atender nós consumidores ? Acredito que não, colocam uma série d obstáculos para conseguir fazer alguma reclamação, onde muitas vezes temos que recorrer ao PROCON para resolver nossas pendências.
Matéria rasa! Ambos os setores público e privado tem seus problemas. Mas ao invés de propor melhorias, coloca-se em pauta a venda de estatais estratégicas para pagamento de juros da dÃvida. Oras, o setor público faz muito com orçamento curto que tem. Lembrem-se que metade de tudo q se arrecada vai para juros da dÃvida e a outra para financiar toda atividade estatal e investimento. Temos q discutir é a dÃvida pública como foi feito no Equador!
Só o Lula para nos livrar dessas hienas assassinos econômicos.
Certeza? Ele está vestindo branco; notou? Sepulcro caiado. Tá na BÃblia.
Melhor nos precaver e eleger o Lula no Primeiro Turno. Há muitas hienas de olho em nossas riquezas. Serra ainda da Vivo, muito vivo e de olho mais esbugalhado possÃvel. Serra sem sempre foi o Presidente dos sonhos dos malandros encastelados nos editoriais e colunas dos jornais, revistas e tvs.
Sepulcro caiado. Está vestindo branco; notou? Está na BÃblia. Mateus 33, 27.
Finalmente, algo coerente da Folha. Geralmente os crÃticos das privatizações são funcionários públicos e de estatais. Somente interesse próprio, buscando manter seus privilégios (licença prêmio, garantia de emprego, folgas remuneradas, planos de assostência médica e odontológica....), coisas que o povão jamais sonha. Todos acham que o Estado é um ente que deve absorver todos esses gastos. Sonhos e devaneios de pessoas que não querem o bem da nação. Buscam apenas seus manter seus privilégios.
Quanto pensar em um meio corrupto e malandro, esquece o polÃtico, quem ganha são os editorialistas e colunistas. Poucos se salvam.
Só a falta de inteligência da esquerda e seus ex-sindicalistas teleguiados saudosos de poder nas estatais explicam a contrariedade com as privatizações.
Você conhece uma empresa chamada Prolagos? Ou um rodovia chamada Via Lagos? Ou usa trem da Via Mobilidade em SP? Não existe perfeição em nenhum lado.
E vocês de direita, vendilhões da pátria e sanguessugas dos pobres, pensam que egoÃsmo é sinal de inteligência. Eleitor de Collor e Bozonaro, não tem remorso e nem vergonha?
Tudo depende da gestão, seja ela em mãos privados ou em públicas. Um exemplo de empresa pública bem gestionada em mãos públicas é a empresa petrolÃfera da Noruega Equinor (anteriormente Statoil). As parcerias público privadas também tem se mostrado existosas em algumas áreas onde os investimentos são muito altos ou arriscados (saneamento básico, etc). E por último, não todas as privatizações reportam beneficios a sociedade (p.e. sistema ferroviario británico).
Noruega e Brasil. Topo do primeiro mundo. Boa comparação.
A Folha parece não estar pensando direito...
Um editorial destes deva valer milhões…
Privatizar virou um vÃcio dos governantes. É a esperança de munição para a reeleição. A UE ama a AL: poço profundo de joias pra coroa deles. Forever!
Criem vergonha!
Para qualquer executivo, os 3 nÃveis de poder, é simplesmente eu vendo e consigo dinheiro pra a reeleição entre outras coissitas. E a nação sendo rateada pelos ratos de porão a cada gestão que passa. São muitas fatias do bolo da viúva pra se comer e muitos servidores pra serem fuu.Didos.
O editorial é tão raso que tiraria ZERO no ENEM. A prestação de serviços de telefonia no Brasil é um dos mais caros do mundo e é um dos campeões de reclamações, fora que é um robusto oligopólio. A vale foi vendida por R$3,3 bilhões, só no ao passado distribuiu R$73 bi aos acionistas, hoje gerida por fundos de investimentos estrangeiros, sem o menor compromisso com o Brasil. Precisa ser privado pra ser bom? A Petrobras, sendo estatal, possui expertise única na exploração de águas ultraprofundas
Vale quando vendida por 3 bi, tinha 100 bi em reservas. O Bradesco, que avaliou que a Vale em 3 bi, dois anos depois tinha 20% da Vale. Privataria do Fh e Serra.
Verdade olha como o Vale faz bem para Minas Gerais, quase extermina metade da população.
Quem não lembra as fotos de sindicalistas manobrados pela esquerda retrógrada chutando investidores no processo de privatização das telecomunicações em 1998 ? São os mesmos que quase destruÃram a Petrobras na última gestão da esquerda , além dos fundos de pensão etc , agora candidatos nas eleições e tentando de novo iludir o povo com o antigo retrocesso apenas com uma pintura retocada .
Ter uma estatal de petróleo deveria ser uma vantagem para o Brasil, pois garantiria fornecimento de energia a preço de custo para todos. Energia retirada do subsolo, que pertence a todos. Infelizmente o atual governo enxerga apenas o acionista da Petrobras. E vem a Folha defender a privatização da empresa... Seriam tolos, se não fossem muito espertos.
A Petrobrás sempre teve acionista, nasceu S.A.
Privatizar é tão bom, que a concessionária responsável pelo Galeão está devolvendo o aeroporto pro Estado, cadê a tal eficiência da iniciativa privada pra fazer o tal aeroporto ser lucrativo? Agora privatizar congonhas que é lucrativo pro Estado, assim é fácil ser eficiente..
Hahahhahahahahhahahah deve ser muito bom ter o poder de um jornal pra escrever tanta babá qui ce em pouco espaço. É um texto raso, simplório e só mostra o quanto os editorialistas da Folha são descolados da realidade. Conhecem nada de Brasil.
Folha em modo nostalgia.
A Folha está correta . Por exemplo , o avanço que a privatização das telecomunicações trouxe ao pais é inquestionável e muito significativo , em termos de disponibilidade , redução da desigualdade e oportunidades . Pois o PT e seu candidato foram e continuam contrários às privatizações , apenas para que as estatais sirvam aos seus propósitos de poder e desvios como foram comprovados nos últimos anos de suas gestões .
Sr Mário Rossani. Oito milhões de km quadrados, 220 milhões de cidadãos. ImpossÃvel não encontrar alguém insatisfeito.
Privatizar é bom dependendo do que se privatiza. Recursos estratégicos, riquezas naturais e serviços públicos sensÃveis à população não deveriam ser deixados na mão do privado. Empresas buscam lucro (nada de errado nisso), mas o estado tem uma função maior. É fácil outorgar essa responsabilidade à s grandes corporações, na esperança que como num livro de economia tudo se ajuste magicamente.
O tempo passa e as palavras de Umberto Eco permanecem atuais...
Privatização é bom para quem?? Em Bocaina de Minas as pessoas continuam com acesso precário a internet e celular!!!
PT contra privatização, piada né...
A Folha está correta . Por exemplo , o avanço que a privatização das telecomunicações trouxe ao pais é muito significativo , em termos de disponibilidade , redução da desigualdade e oportunidades . Pois o PT e seu candidato foram e continuam contrários às privatizações , apenas para que as estatais sirvam aos seus propósitos de poder e desvios como foram comprovados nos últimos anos de suas gestões .
Sim! Privatizar é ótimo para os compradores do patrimônio público que pagam a preço de "banana" para depois impor tarifas altÃssimas aos usuários/consumidores, verdadeiros monopólios privados ,fariam até Adam Smith arrepiar, a Petrobras, que "privatizou"a gestão,foi a campeã mundial de pagamentos de dividendos no segundo trimestre,quase dez bilhões as nossas custas! Acorda Brasil !
Com o devido respeito a sua opinião, é verdade que a Petrobrás pivatizou a gestão? Não foram só dez bilhões. Na verdade, sempre a companhia dava lucros estupendos; só que desviavam. Para se ter uma ideia, devolveram seis bilhões! Com uma administração séria, os lucros apareceram e alarmaram a população. Se liga.
Eu achei essa análise bem parcial, ignora um monte de situações aqui no Brasil, aonde a privatização piorou a qualidade dos serviços, basta ver a situação da viamobilidade, e da supervisão no Rio.. privatizar uma empresa de MONOPÓLIO, é a coisa mais sem noção.. não sou um super estadista longe disso, governo não tem que administrar padaria e supermercado, mas uma empresa estratégica, tem que servir os interesses da Sociedade como um todo e não os interesses de meia duzia de investidores.
A simplificação da Folha nos trouxe até a barbárie Bolsonarista. "Quanto mais bens e serviços produzidos por hora trabalhada, mais próspera será a sociedade." Expliquem pq o maior produtor de alimentos do mundo tem seu povo na fila do osso? "O maior ganho das privatizações está em desobstruir o caminho para a elevação da eficiência" Expliquem Brumadinho e Mariana e a gana por lucro. "..atividades produtivas, em que o setor privado se sai melhor" Provem isso! Como o Estado irá regular o mercado..
Vc argumenta bem, eh bom contar com pessoas assim aqui. Só me permita te aconselhar, não responda a certos comentários , que de tão vagos, não dizem nada que efetivamente contenham o mÃnimo de base conceitual. Só repetem incessantemente a ladainha anti comunista, de resto absolutamente estapafúrdia.
Perfeita a sua colocação.
Essa de "quanto mais bens produzidos por hora de trabalho" era preocupação constante dos capatazes escravistas dos séculos passados.
se a gasolina está nesse preço, imagine se fosse privatizada, e quanto estaria a inflação! não há base cientÃfica para mostrar que existe mais eficiencia quando algo está nas mãos da iniciativa privada. basta ver a situação dos clubes de futebol no brasil. a fsp perdeu a oportunidade de ficar em silencio.
tão bom privatizar que temos 33 milhôes em insegurança alimentar .
Flávio ,nossas privatizações teem sido a mesma coisa que vender sua casa e depois pagar aluguel para morar nela .Vide a Vale e as rodovias ,com pedágio caro e esburacadas .
Bem pensado. No entanto, por favor, o que é causa e o que é efeito?
Flávio, recomendo olhar com mais cuidado muitas privatizações. Não faltam cassos mais que escabrosos, portanto, usar casos de sucesso, que não são todos e, provavelmente, nem a maioria, é sim falsear o debate. Dois casos que costumo citar são o abastecimento de água, sem rede de esgoto na maior parte da área de concessão, na Região dos Lagos no RJ e a "rodovia" que leva até ela, uma estrada ruim de pedágio muito caro, especialmente nos finais de semana, quando o preço, pasmem, aumenta muito.
Sim Amarelildo, e privatizar não quer dizer o estado fora de educação, saúde etc. É entregar setores a iniciativa privada, com regras, regulamentações, tempo de concessão. Gente tenta raciocinar um pouco pelo amor de Deus.
Ter uma estatal de petróleo deveria ser uma vantagem para o Brasil, pois garantiria fornecimento de energia a preço de custo para TODOS. Energia retirada do subsolo, que pertence a TODOS. Infelizmente o atual governo enxerga apenas o ACIONISTA da Petrobras. E vem a Folha defender a privatização da empresa... Seriam tolos, se não fossem muito espertos.
Triste sina: subdesenvolvimento eterno.
Justamente o oposto, estude a história recente e verás qur até Inglaterra terá virado paÃs de oitavo mundo não fosse Tatcher privatizar a indústria de petróleo lá nos anos 89, entre outras elefantes brancos estatais.
Menos folha, menos!
Menos militao , nenos
“ Se o mercado funcionar adequadamente, haverá mais bem-estar material a ser partilhado pelo Estado.” Pois é. Não funciona. Nunca funcionou. O “laissez-faire” que vocês propõem produziu condições absolutamente subumanas de trabalho e é, por definição e por consequência, um Estado absolutamente refém dos interesses de um seletÃssimo grupo. E como se ensina nas primeiras aulas de economia, o agente econômico age para maximizar o próprio interesse. A posição de vocês é deprimente.
Ah sim, o mercado não funciona bem. O que funciona bem é tudo estatizado! Voltemos ao Socialismo.
O dono da fsp eh banqueiro.
Sinceramente me dá vergonha ler que a folha pensa assim, mas é bom que vou cancelar a minha assinatura mesmo. Vocês são culpados por este paÃs estar desindustrializado, um paÃs que virou uma mera fazenda, que não terá nenhuma relevância.
Vi que há um projeto para privatização da CBTU em BH/Minas. Antes, haverá investimentos (vultosos) dos governos federal e estadual. Só após será "dado" à iniciativa privada. Nesses moldes até eu que sou "mais bobo" quero. O Estado entra com o grosso do investimento e a iniciativa privada administra e lucra. Óbvio que a iniciativa privada é extremamente importante para o desenvolvimento de um paÃs, mas, nos moldes de como é feito em terras tupininiquis, o que se vê é rapinagem do Estado.
PQ depois de tanto gasto publico não entregar aos próprios trabalhados desse local com gerenciamento de um profissional? Isso seria distribuir renda e a FSP tem ojeriza disso. Folha gosta é dos milhões da Vale para silenciar seus crimes ambientais e humanos.
A esquerda é estatizante. Em um passado não muito distante nossos impostos serviam para pagar prejuÃzos das estatais pessimamente administradas por gestores indicados pela má polÃtica. Querem a volta desse atraso....
A simplificação da Folha nos trouxe até a barbárie Bolsonarista. "Quanto mais bens e serviços produzidos por hora trabalhada, mais próspera será a sociedade." Expliquem pq o maior produtor de alimentos do mundo tem seu povo na fila do osso? "O maior ganho das privatizações está em desobstruir o caminho para a elevação da eficiência" Expliquem Brumadinho e Mariana e a gana por lucro. "..atividades produtivas, em que o setor privado se sai melhor" Provem isso! Como o Estado irá regular o mercado?
João, e vem esse pessoal falar de privatizações como se fosse "entregar" o Brasil. Gente, em que galáxia que esses ET's vivem
Querem exemplos, Dilma foi presidente do conselho administrativo da Petrobras e comprou a sucata de Pasadena. Gleisi foi diretora financeira de Itaipu ocasião que contratou, sem concurso a ativista petista Janja . Esse é o Brasil...
Jornalismo isento também é bom viu!
A FOLHA, na sua concepção liberal, tem a função ideológica óbvia em defendê-la; porém, o Estado, além de ser um Comitê de negócios da classe que a representa, possui outras funções, como a de dominação burocrática militar e, mais ainda, a de distribuir mais valia, extraÃdas da classe trabalhadora, via impostos, para o capital. DaÃ, a reportagem não toca nestas concepções contraditórias e antagônicas à classe trabalhadora.
A folha não pensa, mais ca.. a pra caramba, e sempre acha alguns com a boca aberta prontos para engolir, coincidência ou não são seguidores de Bolsonaro.
Pelo conteúdo.....
Um editorial cheio de crenças e lugares-comuns, há muito contestados.
Pura ideologia. Se perdessem dinheiro com isto, nunca falariam. Falsa consciência com cientifissismo nulo. Só emoção e dinheiro. Este tipo de artigo leva a população a pensar no fim do jornalismo. Na verdade, segundo os próprios editorialostas, ele já acabou. Só ficou a propaganda.
O Estado deve se ocupar da saúde, educação, segurança, infraestrutura, transporte público e preservação ambiental. O resto, deve ficar a cargo da iniciativa privada. Seria bom termos educação de qualidade para todos da creche ao pós-doutorado, não precisarmos de convênios médicos e termos uma polÃcia eficiente, além de bons ônibus e trens. O resto, tem de ser privado. As pessoas que querem o contrário desejam o quê? Viver na União Soviética?
Desde que os serviços a serem privatizados o sejam pelo justo preço e não ao de banana; que o preço a ser pago pela população seja compatÃvel com sua renda e não escorchante como agora e , por fim, a União Soviética não mais existe.
Andreia, existe um conceito na ciência econômica chamado: "produtividade". É um consenso que tirando saúde, educação, segurança e bens públicos básicos, o resto deve sim ser privado. Você quer mercados, indústrias, bancos, seguradoras, lojas, fazendas, o quê mais estatais? Por favor né!
É óbvio que a abrangente e presente reportagem sobre as privatizações feita pela Folha é mais um investimento pago pelo sistema, destinado à propaganda, portanto, matéria muito bem paga. Entretanto, agradeço à Folha a oportunidade e a liberdade de externar minhas ideias, pois realmente a liberdade deve ser ampla e irrestrita. Ela deve valer para o poderoso sistema, mas também/e para mim.
Concordo.A FSP deve estar precisando renovar sua frota de veÃculos .
Texto puramente ideológico.
Tudo isso iniciou-se na década de 1990, com o consenso de Washington: o sistema baixou a seguinte ordem: privatizar tudo! E a partir dessa ordem nasceu o plano real, cuja estabilidade existe por ser atrelada ao Banco Central americano. A moeda Real é um eufemismo para dólar. Mantêm o real estável porque a instabilidade não pode prejudicar os negócios aqui no Brasil, que são os seus próprios negócios (final no próximo retângulo).
Se... Se... Na prática, a teoria é outra. Na última oração do segundo parágrafo, já existe a explicação para o fato de que nem tudo deve ser privatizado. Se o empresário quer obter mais lucro, por que ele haveria de levar energia elétrica para dona Maria que mora no fiofó do paÃs?
Exato! E Brumadinho e Mariana? Dinheiro e poder viciam como cocaÃna! A simplificação da Folha e a idealização do banqueiro Guedes nos trouxeram a barbárie Bolsonarista.
Espero que um dos capÃtulos discuta a diferença entre os modelos. « Mamata » , por exemplo, foi o valor pelo qual empresas como Vale foram vendidas . Ou as cláusulas de compensação nas rodovias entregues e que são mantidas pelos pedágios carÃssimos pagos pelos cidadãos. Para não falar das privatizações feitas pelo Guedes e o governo que abriga esse especulador e usurpador da riqueza nacional. Fico no aguardo de um jornalismo profundo e imparcial.
???
Cada caso eh um caso. Nem toda privatização é boa para todos e ponto final. Vou ter q cancelar minha assinatura aqui.
Exato! A simplificação da Folha chega a ser pueril. Maniqueistas e rasos, esse é o retrato da elite brasileira!
(continuação): Deste modo, o sistema impõe suas leis, muda, anula aquelas inoportunas, e corrompe, corrompe absurdamente para impor suas vantagens, seus lucros fabulosos. A iniciativa privada não é tão competente porque, sobretudo, é fácil corromper, é fácil não ser preciso começar do zero. E por que tudo se torna fácil? Porque existe uma contÃnua e poderosa campanha feita pelos meios de comunicações (termina no próximo retângulo).
Os intervencionistas apostam na má qualidade da educação para evitar que o povo descubra a verdadeira causa do subdesenvolvimento do paÃs.
Intervencionistas, educação... Explica aà a relação que você fez para chegar a esta conclusão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Privatizar é bom Voltar
Comente este texto