Comentários para:

Privatizar é bom

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Martins Filho

    (continuação): As privatizações no Brasil não constituem liberalismo econômico, mas, sim, liberação das mamatas, das negociatas escandalosas nunca investigadas, e por que nunca investigadas? Porque simplesmente o estado nada mais é que o procurador ou o representante "legalizado" do poder econômico. Ele existe para servi-lo, a prioridade é o sistema, e não as demandas públicas, a prova disso é a tragédia social brasileira.(continua no próximo retângulo).

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Síntese meu caro. Resuma tudo num só parágrafo.

  2. Leonardo Jesus de Araújo

    Folha de SP versos capital, a privatizacao é mesmo,mas para o empresário.

    Responda
  3. Ricardo Botto

    Da forma que foi feita a privatização mais recente da Eletrobras o editorial já é uma falácia. A Eletrobras não foi privatizada foi dada de mão beija da e com um troco gigantesco. Enquanto isso na Farinha Lima...

    Responda
  4. Alan Ferreira

    Folha de São Paulo publicando reportagens enaltecendo a privataria e exigindo Estado Mínimo Já. Curioso é que o papa do neoliberalismo Milton Friedman dizia que esse modelo econômico só seria viável em sociedades onde houvesse alta distribuição de renda e mobilidade social. Segundo ele, tentar aplicar neoliberalismo em sociedades altamente hierarqizadadas, onde a população dependesse de serviços públicos, seria não só irresponsável como criminoso.

    Responda
  5. José Roberto Martins Filho

    O grande agente promotor do desenvolvimento brasileiro sempre foi o estado. Inicialmente, todas as gigantescas obras foram feitas com dinheiro público, que depois são entregues à iniciativa privada.Ora, ora carambolas: isso é capitalismo? Por que nenhuma empresa privada se candidata a começar pelo zero? Seriam capazes ou investiriam em construir uma Itaipu, uma Petrobrás ou uma Eletrobras? Claro que não, mas,sim, receber tudo pronto. (Continua no segundo retângulo abaixo)

    Responda
  6. Marta Pavese Porto

    Privatizar, em alguns casos, é bom para o país. Em outros um risco. E em alguns, um desastre. Não existe uma fórmula padrão. É isto que a Folha deveria mostrar.

    Responda
  7. Marta Pavese Porto

    Formar opinião editorial exige dos editorialistas estudo, análise, contraposição de ideias, avaliar a evolução do debate econômico, olhar para os exemplos de fracasso, onde o cidadão foi lesado. Ler ao menos os próprios colunistas. Paul Krugman, quem sabe, e sua coluna exemplar contrária a privatização dos correios americanos. O que não dá, com o mundo pegando fogo, o caos social, a fome, é jogar no leitor opiniões sem nenhum exercício sério de reflexão.

    Responda
  8. Thiago Magalhães

    Privatizar é bom sim!!! Quem é contra é cupincha parasita estatal que não produz nada.

    Responda
    1. Marcos Costa

      Se um dia o senhor tiver a infelicidade de sofrer um acidente grave, procure um hospital privado. Eu ficarei torcendo para eles conseguirem lhe transferir bem rápido para um hospital cheio de parasitas estatais que irão salvar a sua vida.

    2. Afonso Expedito da silva

      Se a empresa eh lucrativa para o estado, qual o motivo da privatização? Para as negociatas políticas existem a PF para investigar e punir qualquer corrupção.

  9. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Se a decadente Folha pensasse de verdade não defenderia o capitalismo selvagem. O que acham dos gastos militares bilionários, das guerras que os políticos criam para dar lucro? O mundo está assim por causa dessa mentalidade do lucro acima de tudo.

    Responda
  10. Clarice Maria Serra Pierre Carneiro

    Embora a opinião da folha fosse sabida, que vergonha. Que vergonha essa defesa que não se sustenta. Privatização é bom? Bom para quem?Trinta anos de privatizações e olha onde estamos. O Brasil, não é que não avançou, ele retocedeu em todos os níveis de desenvolvimento. O povo está na miséria. Há bens que não podem ser lançados à arena do mercado.

    Responda
    1. Thiago Magalhães

      Bom pra todos que não são funcionários públicos, como deve ser o seu caso.

  11. Michelle Fialho

    É o chamado liberalismo utópico? "Se o mercado funcionar adequadamente, haverá mais bem-estar material a ser partilhado pelo Estado. Se o setor público for eficiente nas suas tarefas precípuas, indivíduos instruídos, a despeito de sua origem familiar, catapultarão a produtividade, e as desigualdades serão reduzidas." O preço dos combustíveis no Brasil estão aí pra provar essa falácia.

    Responda
  12. Clandio maffini cerezer

    Que editorial vergonhoso. Um pouco de estudo de economia e sociologia não teriam escrito tanta bobagem. Onde que a privatização melhorou para a população? Onde teve retorno financeiro aos trabalhadores? Onde foi distribuído? Que tipo de estado a folha pensa ter? O que teria sido do país na pandemia se não tivéssemos o SUS? Ajustes sempre são necessários no público e no privado. Os órgãos que deveriam fiscalizar o privado foi entregue aos amigos privatizantes, então nada acontece e só elogios.

    Responda
    1. Carlos Carlos

      Exemplo rapido e simples: se vc tiver idade suficiente,lembrara que adquirir uma linha telefonica envolvia o processo de pegar uma fila para subscrver acoes e receber a linha meses depois. Linha esta, inclusive, que era ativo declarado no IR. Se isso nao eh melhorar, nao sei o que eh. So nao confunda com a estagnacao economica do Pais e com a maquina de reproduzir miseria, cortesia de anos de ma gestao do interesse publico patrocinada pelo mesmo grupo que se metamorfosea desde o imperio.

    2. Flávio Taylor

      E antes, ainda estatais, vce recebia algum dividendo porcser "dono"?. Claro que não, ficávamos compôs ônus das dívidas. Ou tens alguma dúvida disso. Agira, onde a privatização melhorou pra população mwcfaz pensar que o senhor esteve em coma nos últimos 30 anos. O Artigo é muito bem fundamentado, a única vergonha aqui é seu comentário carregado de ideologia, e carente de verdade e sabedoria.

  13. gabriela loureiro de bonis simoes

    "Esse jornal apoia a inclusao da petrobras no plano de desestatizacao". Jura? Se nao disse ninguem saberia! E ainda chamam de "foice de sp". Hehe Esse grupo apoia é a venda do brasil todo! Bem baratinho de preferencia! Incluindo os cidadaos se puder.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se liga.

    2. Maria Lima

      Bem por aí.

  14. Peter Janos Wechsler

    Qualquer grande investimento público sempre custa várias vezes o valor que poderia custar. A diferença está nos desvios e na corrupção. E não há responsabilização e prestação de contas. Tipo Abreu e Lima, apenas um exemplo entre muitos.

    Responda
  15. lucas lassen de souza

    A Petrobras são só dá lucro, como já foi a maior financiadora de cultura diversa deste país, sem interesse de propaganda que uma empresa privada tem. Quanto a CSN financiou de cultura???? Vocês falam de privatização, como se isso fosse gerar benefícios para a classe mais pobre. O que é uma mentira, pois os serviços essenciais privatizados se tornam mais caros. Todos sabem disso. Veja a gasolina, a energia elétrica. Na verdade vocês estão a serviço dessas grupos de interesse privados por lucro

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se liga.

  16. eli moura

    Alguém já viu empresa privada bancando infra-estruturas? Imagine a Petrobras privatizada? Esta situação atual seria pra sempre. O objetivo privado é o lucro que pode ser obtido com preços e não com eficiência. Privatizar gestões ou parcerias são aceitáveis. Transferência de ativos públicos nunca. A segunda vía da Imigrantes foi inteiramente com dinheiro público e a pagamos nos impostos e, de novo, nos altos pedágios. Quando a CCR vai resolver a Dutra na Serra das Araras? No dia do São Nunca.

    Responda
  17. lucas lassen de souza

    Folha vc está recebendo quanto pra fazer essa matéria???? O sucateamento do serviço público para a privatização é que nefasto para o país. A privatização beneficia pequenos grupos de gente rica que fica mais rica aí da. E o pagamento dos impostos nem é uma garantia das empresas privadas. A CSN era uma das maiores devedores de tributos que o Temer (golpista) concedeu perdão da dívida - desta e muitas outras empresas. A Petrobras sempre deu lucro.

    Responda
  18. Tha Virgens

    Tô aqui rindo da saphadeza da Folha. Pelo jeito não desiste da 3ª via mesmo. Se toca, jornal!

    Responda
  19. Cristiano Jesus

    Enquanto o Brasil ficar discutindo doutrinas, será o país do atraso, da violência, da miséria, e de uma elite racionalista que coloca a razão a serviço de personalismos. A realidade é um país que alimenta o mundo mas tem uma população equivalente a três Portugais que passa fome, mais de meio milhão de mortos pela negligência, e a destruição em todos os níveis. Essa defesa da teoria "privatização" numa situação como essa é no mínimo ridícula.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Nen só isso: IDH, PISA, QI.....

  20. Aderval Rossetto

    A função da empresa estatal é proporcionar a mesma qualidade de serviços à todos. A concessão em privatização atende apenas nas localidades lucrativas.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E isso não se deve a nenhuma maudade inata de um capitalista insensível. É a lógica do sistema.

  21. Marcos Monteiro Diniz

    Nada fica de pé, após uma análise apenas um pouquinho crítica. Para não irmos longe, já no segundo parágrafo, uma afirmação bobinha: "A fórmula historicamente mais eficaz de impulsionar a produtividade é deixar a tarefa de empreender a indivíduos livremente associados em organizações privadas, as quais competem entre si para obter o maior lucro possível.". Não brinca! É mesmo? Perguntem então isso pra China, cujo PIB (2020) é dez vezes o PIB brasileiro!

    Responda
  22. Sergio Dias

    Que o diga a cidade do Rio de Janeiro que viu sua economia afundar. Uma cidade que era a sede das principais estatais brasileiras, as viu desaparecer em suas fugas para São Paulo já privatizadas. Antes uma cidade com funções administrativas, hoje um decadente balneário. Os paulistas se deram bem levaram até a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Não ficou pedra sobre pedra.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      No estado de SP os preços dos pedágio são altíssimo, é o próprio povo pagando os investimentos. Assim fica fácil governar.

    2. Flávio Taylor

      Ah, e o senhor acha que o fato "privatizações" tirou as empresas do Rio, e não o fato dessa cidade ter sido entregue ao crime dos anos 80 pra cá? Eu morava aí em 1996, e a Telerj não funcionava. Em dois meses de privatização os telefones ficaram à jato, os celulares de 3000 reais da Motorola foram pra 120 reais. As privatizações foram a melhor coisa que aconteceu no Brasil do governo FHC pra cá. Lula privatizou bem também, e espero que continue.

  23. Marcos Monteiro Diniz

    Simplesmente uma vergonha esse editorial. Se se tratasse de uma opinião pessoal, vá lá... estaria de certa forma resguardada, exatamente por ser apenas isso: uma opinião pessoal, mas sendo posta como "opinião do jornal", é imperdoável que se exponha uma visão tão retrógrada, como se o veículo não tivesse conhecimento das mudanças nas economiad brasileira e mundial e na teoria econômica dos últimos 100 anos.

    Responda
  24. Flávio Taylor

    Viva as privatizações. O Brasil se tornou muito mais eficiente nos últimos 30 anos. Isso aqui era uma piada em serviços , nossas estradas eram rodovias da morte. A infraestrutura é grana que a privatizações trouxe melhorou em muito a vida de todos nós Brasileiros.

    Responda
  25. Flávio Taylor

    Impressionante ver que não adianta explicar, desenhar, provar que as privatizações trazem um desenvolvimento e competência inalcançaveis pelo estado. A pessoa cristaliza um pensamento, e isso permeia toda a sua ideia, como algo imutável. A Folha deu um show na explicação do quão importante para o desenvolvimento do país foram esses 30 anos de privatizações. Lembram dos aeroportos? Lembram da Telerj, que demorava 4 minutos pra dar sinal em 1996. Lendo os comentários abaixo...dá pena.

    Responda
  26. Alan Ferreira

    Como é pobre essa mente neoliberal que só consegue enxergar o mundo pelo viés do dinheiro! Que nunca vai conseguir planejar uma viagem, criar um filho e nem mesmo um animal de estimação se isso não lhe garantir um gordo retorno financeiro do investimento! Como é pobre de valores a Folha!

    Responda
  27. Alan Ferreira

    Em outras palavras o que a Folha pensa é que todo o Universo só existe para prover lucros exorbitantes ao um porcento mais rico da população. Antes de decidir ter um filho ou planejar uma viagem, o casal deve calcular qual lucro financeiro imediato terá com essa atividade. Pois tudo é money-money-money! Money-money-money-money!

    Responda
  28. Filipo Studzinski Perotto

    Sem entrar no mérito, pelo menos é melhor aceitar a vitória de Lula, e debater com a sociedade os pontos em que a folha diverge, do que inventar e empurrar candidatos de 3 via.

    Responda
    1. Pedro M

      Flavio. Tem gente que não consegue pensar em outra coisa. Gado bolsonarista e frango lulista são os maiores exemplos

    2. Flávio Taylor

      Gente, o que que esse comentário tem a ver com o assunto abordado no artigo?

  29. João Vitor

    Se der segundo turno a Folha vai pra Paris , pro ap do FHC

    Responda
    1. João Vitor

      Aha tem lunático que acha que editoriais não visam pautar o debate publico e empurrar seus Interesses goela abaixo , ainda mais em ano eleitoral

    2. lucas lassen de souza

      Com certeza!! O ap de luxo do FHC

    3. Flávio Taylor

      E vce ja esta enterrado né, a matéria fala de outra coisa.

  30. Paulo Ruiz

    FSP, um jornal neoliberal em defesa do lucro maximo. Se puder privatizar a agua e o ar que o povo respira... a FSP vai 'justificar' com um belo "Editorial" cheio de vaselina. O povo brasileiro que se lasque.

    Responda
    1. lucas lassen de souza

      Daí eles vão ter mais empresas pra anunciar. É isso

    2. Flávio Taylor

      Assina a Carta Capital. Seu lugar não é assinando o bom jornalismo da Folha.

    3. Flávio Taylor

      Sua falta de inteligência misturada com uma ideia de 1960 do que é privatização, aliada a minha certeza absoluta que o senhor não leu o artigo, onde a Folha explica de maneira magistral o bem estar geral que as privatizações trazem, faz desceu comentário algo abaixo do discutível.

  31. Lorenzo Frigerio

    Foi bom para o Sérgio Motta, para o Ricardo Sérgio, para o Paulo "Black", para a Ecovias, para a Controlar, para as Casas Pernambucanas...

    Responda
    1. Pedro M

      Bom mesmo era esperar anos na fila para ter linha telefônica. Um absurdo a privatização. Acabou com o emprego daqueles que viviam de aluguel de linha

  32. Eduardo Elói

    O artigo parece muito com redação de aluno de quinta série. Quanta coisa! Será que o professor deu 10? Acho que não. Propaganda de alguém que pensa lá nos anos Collor, quando tudo era tudo deslumbramento visando um futuro, que não veio. Veja a cara do país de hoje. Colocar petismo lado a lado com bolsonarismo, nesse campo, é gozação.

    Responda
  33. eli moura

    Os caras citam s Dutra, pergunta quando a CCR vai fazer um trecho decente na Serra dos Araras. Sem dinheiro público nunca. Ideologia de mentiras.

    Responda
  34. Jarbas Vasconcelos

    Isso não é jornalismo, é ideologia pura. Quem escreveu esse editorial é baba ovo de patrão e quer pagar as contas e nada mais! Eita, Folha!

    Responda
    1. lucas lassen de souza

      Eles estão pensando no lucro, assim como as empresas privatizadas Daí vale tudo meu amigo.

    2. Flávio Taylor

      Seu comentário é oque? Ideologia pura. Quais seus argumentos contra oque foi dito nesse editorial? Os serviços eram bons pra vce antes das privatizações? Vocês são o supra sumo da falta de sentido.

  35. Jarbas Vasconcelos

    Bom para quem, cara pálida? Só se for para os amigos do Rei.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Quem pensa que entende, entende o contrário. País condenado ao subdesenvolvimento. Pobre Brasil.

  36. Antonio Almeida

    É tão bom que vários países europeus compram as empresas das quais o governo brasileiro se desfaz....

    Responda
    1. lucas lassen de souza

      O velho mecanismo de colonização, disfarçado de moderno.

    2. Flávio Taylor

      E nós pagam altíssimos impostos, além de nos entregar serviços com una qualidade que o estado jamais conseguiria. Qual o senhor prefere? É só pensar direito, e esquecer Trotsky.

  37. DAILZO GRANIERI MANTOVANI

    Lendo os comentários encontro avassalador repúdio ao editorial. É desqualificado de fio a pavio. Pergunto: FSP tem mesmo um conselho editorial? O estagiário publicou às escondidas?

    Responda
  38. Rodrigo Ribeiro

    Péssimo editorial. Ideologia pura! E uma péssima ideologia. David Ricardo deve estar se revirando no túmulo.

    Responda
  39. PAULO CURY

    o brasileiro é um povo complicado, quer tomar coca cola mas não gosta dos estados unidos quer ter serviços de primeiro mundo e pagar impostos de quarto o estado não consegue cuidar de animais abandonados vai cuidar de gente. povo tem que ter educação para poder cuidar da sua vida, quanto menos estado melhor o estado so faz mal, quanto mais estado maior o mal

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Enfim um ser humano não só sensato, mas que usa o cérebro. É chocante amigo, ler uma explicação tão precisa da Folha, e pessoas sem nenhum argumento palpável vir aqui dizer abobrinha e não fundamentar suas opiniões. A América Latina não chegou longe muito por causa desse pensamento, que que o que fez a bela Argentina virar a tristeza de país que é atualmente. Isso não é ser esquerda, é ser buxxxxrro. Ainda bem que Lula não pensa como esse pessoal.

  40. DIEGO MILLEO

    O Brasil não precisa de estado mínimo, pelo contrário precisa de um Estado forte indutor de desenvolvimento socioeconômico justo e ambientalmente sustentável. O editorial e a opinião da Folha de São são arcaicos e representam o retrocesso civilizatório.

    Responda
    1. lucas lassen de souza

      Eles falam que as empresas pagam impostos Só ver a lista das empresas que mais deviam tributos quando o Temer (golpista) deu o perdão A primeira era a CSN Então, esses caras que defendem a privatização É num mundo ideal da cabeça deles que de mundo liberal é mais justo. Pra quem? Pra quem teve a oportunidade de estudar. Existe uma geração que estudou em colégio publico e tinha aula até de francês/ espanhol Foi sucateado Por interesses privados e políticos

    2. Flávio Taylor

      Arcaico é o seu comentário do início ao fim, e ver que 14 seres humanos curtiram explica o porquê somos isso, o porque a América Latina inteira é o que é. Não existe estado forte capaz de cuidar de aeroportos que funcionam bem , telefonia que entregam bom serviços. Estado tem que entregar boa educação e saúde, e é só. Seu pensamento não é ao arcaico, é bizarro.

    3. GUSTAVO Wilson

      Concurseiro

  41. Renato Motta

    Não, não é bom. Ainda menos num país como o Brasil. A complexidade desse lugar exige soluções complexas pra problemas básicos como fome, emprego, infraestrutura, saneamento básico, proteção ambiental, e isso requer um Estado competente e atuante. Vocês vivem numa outra realidade, que vergonha.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Nascido deficiente visual e em família pobre, estudei nove anos no Instituto Benjamin Constant, colégio federal para cegos. Com todas as críticas que tenho à instituição e ao regime de internamento, tenho de reconhecer que foi aquele espaço estatal, que me deu oportunidade de seguir em frente. Hoje sou professor universitário, em universidade pública.

  42. GUSTAVO Wilson

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Flávio Taylor

      Não é só concurseiros não, são pessoas com pensamento torto mesmo. Deixa essa boiada mugir. Graças a Deus, sela Lula ou Bolsonaro, as privatizações vão seguir firmes. Ser anti privatização não é de esquerda ou direita, é ser bxxxxuxxxxrro mesmo.

    2. GUSTAVO Wilson

      Concurseiros não produzem. São parasitas

    3. WALTER TRAVASSOS

      Geralmente os que são a favor da entrega/venda do patrimônio público a preço de banana, são aqueles que normalmente são incapazes de passar em concursos públicos, devido principalmente à preguiça crônica. Daí advém a eterna dor de cotovelo/inveja dos funcionários das grandes empresas públicas.

  43. WALTER TRAVASSOS

    Vão enganar o Satanás com esse editorial, que ele vai vcs responsáveis por essa reportagem direto para o i ferno. Isso não é jornalismo, meus prezados! Isso é ideia/ideologia de quem só ver progresso vendendo o país.

    Responda
  44. JOSE RENATO SIMOES

    Apenas uma defesa enfática do capitalismo e sua cultura de acumulação desenfreada. Como se privatizar realmente trouxesse esses supostos benefícios a sociedade. Que vergonha hein Folha.

    Responda
  45. Renata Maria Santos Ribeiro

    Folha de São Paulo quis censurar meu comentário. A quem interessa a essas altura do campeonato tanto elogio às privatizações?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      O Brasil ficou na última colocação em educação. Talvez por isso, a dificuldade da quase totalidade dos leitores. É preciso aprender a ver.

    2. Flávio Taylor

      A quem quer um país mgor pra todos, com um estado cuidado da saúde e educação, e não preocupando se aeroporto está funcionando ou não.

  46. Ronald Fedalto

    Isso não é jornalismo. Isso é tomar lado ideológico, o que por óbvio não é jornalismo.

    Responda
  47. Zé Osler

    isso é pratiamente matéria paga, deveria vir com o aviso de publicidade. Vja o caso das rodovias (em matéria tb por aqui nesse jornal) vc vai de Sampa-SF Rio Preto gasta uma FORTUNA EM PEDAGIOS, E ISSO JÁ HÁ ANOOOOSSS. Então, sim Privatizar é bom ... pra quem cara pálida??? Empresários é claro!!Fora os diverso modelos de combinações das privatarias o ultimo golpe é formar gpinho bem antes da privataria e com informações privilegiadas ganha a concorrencia doletas e doletas. Troxa cair nessa!!

    Responda
    1. lucas lassen de souza

      É aquele jeitinho brasileiro - sucateia para privatizar

    2. Flávio Taylor

      Darth Vader, você gasta uma fortuna em pedagios, mas chega vivo em cada, numa rodovia tapete, segura. Tem lembranças de como eram as estradas antes?

  48. Marcelo Costa Batista

    É o jornalismo de cooptação, de fake News para se manter tudo como está no bolso dos banqueiros e da Faria Lima. Privatização de lucros, socialização de prejuízos, Estado mínimo para a maioria pobre, com retirada de direitos via reformas e aumento de imposto, Estado máximo para minoria rica, com renúncia fiscal do Estado perdão de dívidas e toda a sorte de subsídios, capitalismo sem risco para os liberais brasileiros, tenha mais pudor folha, chega de pseudo jornalismo uma vergonha nacional.

    Responda
    1. DIEGO MILLEO

      Perfeito

  49. Pietro Saldanha

    As concessões acontecem em anos eleitorais, favorecendo presidente e governadores que enchem os cofres para promoverem obras faraônicas com dinheiro das vendas. No mais, reportagem manipuladora. Sem comparar com outros países, quanto a doar ativos para iniciativa privada, inclusive com gringo mandando e desmandando em solo brasileiro, com empresas q um dia foram do povo. Existe isso na UE?

    Responda
  50. Fernando Teixeira

    A Light, Cia de energia elétrica do RJ quando privatizada passou a adotar terceirização e baixos salários, contabilizava podas de árvores como investimentos e temos talvez uma das energias mais caras do mundo num dos países com maior número de hidrelétricas e energia solar. A Cemig ia ser vendida para uma empresa americana falida que ia pagar a primeira parcela com dinheiro do BNDES (meu, nosso), quando o governador eleito Itamar Franco barrou e não permitiu.

    Responda