Ruy Castro > Piano de pau X aporrinhola Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Chamar a produção em mídia audiovisual analógica de gravação é impreciso também para a mídia digital, porque os dois processos contêm fluxos de trabalho de várias etapas. Em nenhum dos dois o resultado sai pronto da fase da captura. O contemporâneo usuário de celular que com ele filma e fotografa tem a ilusão de que o resultado nasce pronto, mas na realidade o processador do aparelho trabalha sobre a imagem bruta para compensar muitas deficiências na imagem e torná-la apresentável.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Considerado isso, não compensa revoltar-se contra ajustes na terminologia que resultam da substituição de uma tecnologia por outra mais abrangente. Quando só havia câmeras de filme, não se falava em fotografia "analógica", mas hoje isso é necessário como marca de distinção, porque quase toda a produção corrente é digital. A mencionada revolta sugere um viés ideológico de que as tecnologias anteriores seriam mais perfeitas ou românticas. Não são. Todas elas são ferramentas para serem usadas.

  2. Paul Constantinides

    Boa Tom Jobim!

    Responda
  3. Avelino Ignacio Budu Garcia

    A palavra para isso é anacronismo.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eu ia escrever como adendo ao meu comentário, mas como ele tá levando um Fal nas catacumbas da folha, vai aqui mêmo: segunda vez que lembro do "prisma" esse ano: estava arrumando umas velharias em casa e encontrei o libreto do espetáculo. Orra, malemá em ópera; aquele show salvo engano todo instrumental com um libreto falando da tecnologia e da produção. Coisa linda, Ruy. Aproveitando: censura na época digital, chamamo-la como? Sençura scrip'tomática? Pô, caríssimo, vai explodir o saco do leitor

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Hahahahah, aporrinhola! Hahaha! O Tom era mesmo uma figura sensacional, inveja desse convívio, ô seu RuyCastro! Hahahah, aporrinhola! Pô, uma pianola aporrinhativa, movida a Cesar Camargo Mariano, e o Maestro solta uma dessas... Hahaha! Cara, assisti o "Prisma", no final dos 8O, que fantástico: aquela tecnologia toda, fazendo música... Melhor que isso, só a Laurie Anderson: só ela, violino e sua aporrinhola, aí no Rio, tirando um som magnífico, mais ou menos na mesma época. Muiezinha danada!

    Responda
  6. MARIO R M COSTA

    Isso vale também para outras coisas, como peças de vestuário. Cueca/samba-canção, sunga, boxer, sungão, slip,. Cada novidade mudou o nome da anterior.

    Responda
  7. Neli de Faria

    Que legal... ! Falo sempre a Folha papel... e quando vou entrar no banco, tem que falar o que vai fazer, vou até o caixa humano. Sou apaixonada pela Marilyn Monroe, Carmen Miranda, Madona, cantora, Madona santa, Nair de Tefé e a paixão maior de todas as minhas paixões,Marie Curie.

    Responda
  8. Lorenzo Frigerio

    Certas tecnologias analógicas já extintas, na verdade são impressionantes, como o VHS, o Kodachrome, o Technicolor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E a fotinho que se auto-revelava, lembra daquilo, Lorenzo? Eita, sô, era um milagre tipo Google maps!

  9. Miguel Gossn

    Ruy Castro é cultura...cinematográfica, fonográfica, musical, futebolística, literária, etílica etc etc...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.