Ruy Castro > Piano de pau X aporrinhola Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Chamar a produção em mÃdia audiovisual analógica de gravação é impreciso também para a mÃdia digital, porque os dois processos contêm fluxos de trabalho de várias etapas. Em nenhum dos dois o resultado sai pronto da fase da captura. O contemporâneo usuário de celular que com ele filma e fotografa tem a ilusão de que o resultado nasce pronto, mas na realidade o processador do aparelho trabalha sobre a imagem bruta para compensar muitas deficiências na imagem e torná-la apresentável.
Considerado isso, não compensa revoltar-se contra ajustes na terminologia que resultam da substituição de uma tecnologia por outra mais abrangente. Quando só havia câmeras de filme, não se falava em fotografia "analógica", mas hoje isso é necessário como marca de distinção, porque quase toda a produção corrente é digital. A mencionada revolta sugere um viés ideológico de que as tecnologias anteriores seriam mais perfeitas ou românticas. Não são. Todas elas são ferramentas para serem usadas.
Boa Tom Jobim!
A palavra para isso é anacronismo.
Eu ia escrever como adendo ao meu comentário, mas como ele tá levando um Fal nas catacumbas da folha, vai aqui mêmo: segunda vez que lembro do "prisma" esse ano: estava arrumando umas velharias em casa e encontrei o libreto do espetáculo. Orra, malemá em ópera; aquele show salvo engano todo instrumental com um libreto falando da tecnologia e da produção. Coisa linda, Ruy. Aproveitando: censura na época digital, chamamo-la como? Sençura scrip'tomática? Pô, carÃssimo, vai explodir o saco do leitor
Hahahahah, aporrinhola! Hahaha! O Tom era mesmo uma figura sensacional, inveja desse convÃvio, ô seu RuyCastro! Hahahah, aporrinhola! Pô, uma pianola aporrinhativa, movida a Cesar Camargo Mariano, e o Maestro solta uma dessas... Hahaha! Cara, assisti o "Prisma", no final dos 8O, que fantástico: aquela tecnologia toda, fazendo música... Melhor que isso, só a Laurie Anderson: só ela, violino e sua aporrinhola, aà no Rio, tirando um som magnÃfico, mais ou menos na mesma época. Muiezinha danada!
Isso vale também para outras coisas, como peças de vestuário. Cueca/samba-canção, sunga, boxer, sungão, slip,. Cada novidade mudou o nome da anterior.
Que legal... ! Falo sempre a Folha papel... e quando vou entrar no banco, tem que falar o que vai fazer, vou até o caixa humano. Sou apaixonada pela Marilyn Monroe, Carmen Miranda, Madona, cantora, Madona santa, Nair de Tefé e a paixão maior de todas as minhas paixões,Marie Curie.
Certas tecnologias analógicas já extintas, na verdade são impressionantes, como o VHS, o Kodachrome, o Technicolor.
E a fotinho que se auto-revelava, lembra daquilo, Lorenzo? Eita, sô, era um milagre tipo Google maps!
Ruy Castro é cultura...cinematográfica, fonográfica, musical, futebolÃstica, literária, etÃlica etc etc...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Piano de pau X aporrinhola Voltar
Comente este texto