Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    É um prazer enorme ler suas colunas inteligentes e sensiveis . Fico esperando as quartas e domingos vom ansiedade

    Responda
  2. Sérgio Guimarães Thomé

    Talvez, o lance mais genial de todas as Copas, tenha sido o drible da vaca do Pelé, em cima do grande Marzukiewiski, desculpe se escrevi errado. O passe também foi do Tostão. Suas jogadas na Copa de 70, entraram para a história do futebol.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Temos que entender melhor os detalhes do futebol. Estamos vendo claramente que o conflito entre individualidade versus coletividade é o grande assunto implícito. Tenho a dizer que o colunista, nas entrelinhas, acredita mais na individualidade do que na coletividade, fato que discordo e demonstro na própria copa de 1970, quando Pelé foi apenas mais um diante da coletividade, pois havia qualidades muito próximas de todos. 'Ambição' é importante, desde seja equilibrada, e não vemos isso atualmente.

    Responda
  4. JORGE LUIZ SILVA

    Que a fórmula de disputa da Copa do Mundo não seja transformada em pontos corridos, senão a magia do futebol relatada nos dois últimos parágrafos do texto de Tostão fará parte de museu, para trisreza dos aficionados por grandes emoções.

    Responda
  5. José Augusto Victoria Palma

    Caro Tostão, você foi e é um craque! Bom dia para todos!

    Responda
  6. luiz griz

    Tostão Só você faria aquela jogada de gênio. Suas jogadas geniais foram fundamentais para conquista daquela copa pelo Brasil, como os passes para Clodoaldo e Jairzinho no jogo contra o Uruguai.

    Responda
  7. Guilherme Carneiro Pappi

    Aplausos, Tostão!

    Responda
  8. washington luis reis

    Graças a Deus Você fez aquela brilhante jogada. Caso contrário o arrogante Zagalo teria, possivelmente, efetivado o Roberto (que era um bom jogador mas muito inferior a Você). Aliás, falando em Zagalo, reconheço o grande trabalho feito em 70. Talvez com Saldanha não teríamos ganho. Mas o zagalo como técnico perdeu as copas de 74 e 98, muito por suas teimosas e arrogância. Qual sua opinião sobre estas duas copas? Forte abraço Mestre.

    Responda
  9. Marco Antônio Darvas

    Grande Tostão. Como sempre, suas colunas são brilhantes. A copa de 1970 foi a primeira que acompanhei. A minha paixão pelo futebol devo a craques como vc. Obrigado por continuar no mundo do futebol. Repetindo em seus escritos a mesma estirpe do seu futebol. Simples, objetivo e cirúrgico.

    Responda