-
max ribas
Deveríamos começar por compreender o óbvio,: somos (também) uma Nação Africana. Ou assumimos nossa identidade ou continuamos a ser colônia. O que hoje denominamos "terceiro mundo" é na verdade o futuro: Índia, China e o continente africano. Os chineses já sabem disto. E investem pesado na África.
-
ricardo fernandes
para melhorarmos nossa relação com a áfrica, precisariamos de mais diplomatas negros. infelizmente, não é o que acontece.
-
Ricardo Ferreira
Discordo radicalmente das pessoas que importam está lógica norte-americana que o Brasil é um país de brancos e negros. O Brasil é desde sempre um país multiétnico, onde brancos é não rancor sempre conviveram harmoniosamente, com óbvias exceções. A diversidade do povo brasileiro, contém DNA europeu, indígena, africano, asiático, árabe e judeu, em diferentes proporções. Somos muito mais que esta simplificação racista.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
nao tem respaldo na historia sua afirmaçao de que aqui brancos e outras etnias - negros e indios - conviveram em harmonia; esta necessaria e urgente constataçao nao nega nossa diversidade biologica mas contribui para mitificar essa harmonia e manter intocado o sta tus quo da desigualdade e suas consequencias sociais economicas e politicas
-
Ricardo Ferreira
Leia-se: "....onde brancos e não brancos"
-
-
Marcos Benassi
Dona Irene, seu Mathias, nem precisa ser gente tão fina como vocês, basta estar sobre dois pés para entender isso com uma clareza de cristal: com a África, temos identidade geográfica, humana, cultural, sociológica. Pra além, é uma oportunidade de exportarmos técnica de alta qualidade, digital, de petróleo, de agricultura. A China, ao contrário do Jjjeegues & Bozoléia convicta, não é Hidiota: com seu novo Cinturão, se amplia e se fortalece; nós, passamos a cinta na Goiabeira e nos enforcamos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.