Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Valério Rocha

    Com relação às sociedades primitivas, Levi Status já falava algo parecido. São estruturas diferentes mas nenhuma superior à outra.

    Responda
    1. Beatriz Judith Lima Scoz

      Você se refere à Levi-Strauss?

  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O grande erro da civilização ou oes como quiserem foi a aceitação de Deus e religiões como peças q não poderiam ser atacadas sobre qq hipótese O resto é consequência.

    Responda
  3. Gabriel França

    O livro é excelente e vale a leitura por qualquer um que se interesse pela discussão científica sobre as origens da humanidade

    Responda
  4. Sérgio Luís da Silva

    O problema não é o viés político-ideológico, sempre presente em Ciências Sociais. Mas sim o embasamento em evidências concretas (a Arqueologia e a Etnografia têm aos montes), ou falta desse embasamento, e o raciocínio lógico (ou pseudo-raciocínio falacioso) que se emprega para analisar as evidências. Não li este livro, mas Pinker e Diamond são muito rigorosos nas evidências e raciocínios que apresentam. (Harari menos, mas tem intuições bastante originais.)

    Responda
  5. J J D Santos

    Depois de mais de 800 bibliotecas fechadas apos a instalação do governo federal em 2019, este periodico se preocupa com livro insigniricante que teria erros em vez de apresentar livros bons publicados todos os dias por autores brasileiros, que pagam desde a revisáo à entrega do livro e ficam com quase nada da renda da venda.

    Responda
  6. Franco Oliveira

    Ainda não li o livro, mas tendo lido alguns dos outros escritores criticados, fico com a impressão que a verdade sobre o nosso passado nunca será de fato conhecida. De certo modo todos os autores, alguns mais outros menos, escreveram suas obras influenciados por algum viés político.

    Responda
    1. Guilherme Guarnieri

      Não há publicação deste tipo sem algum viés político. Somos imperfeitos, presos em nossas convicções e experiências.

    2. J J D Santos

      com mais de 800 bibl iotecas fech adas desde 2019, o peri otico dá atenca a livro sem signific ancia em vez de prestigiar os autores bras ileiros que publicam todos os dias pagando pelas despesas e ficando sem lucro algum