Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Debate só mostrou a grosseria e a incompetência argumentativa de Bolsonaro e o festival de mentiras de Lula. Os dois candidatos da polarização, travados pelos respectivos débitos com a sociedade, abriram espaços que foram bem aproveitados pelos outros candidatos. Quem já escolheu fica protegido pela armadura da tolerância benigna, aquela que ignora passado, fraquezas, mensagens artificiais e invenções políticas. (Claudia F.)

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Ao ignorar os demais candidatos , o artigo foi falho e decepcionante, mesmo que os índices de aceitação dos demais candidatos pelos eleitores não são tão favoráveis. Mas as candidatas foram muito mais objetivas e certeiras e portanto saíram melhor que entraram e aumentando a disputa.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      eu tenho certeza que se a midia esportiva der atençao e espaço ao tecnico -ou ao artilhei ro - do Juventude atual ultimo lugar na tabela do Brasileirao eles nao contribuirá em nada para o futebol ...

  3. adenor Dias

    Campanha política, é arquitetada na mentira: o dia em que os políticos falar a verdade, a brincadeira acaba. A frase me engana que eu gosto, caem bem aos brasileiros...

    Responda
  4. José Cardoso

    Acho que os mais desconhecidos saem com vantagem, pois as regras do debate os colocam com a mesma exposição que os líderes. Não é a toa que esses só comparecem meio que arrastados, pois tem mais a perder que a ganhar.

    Responda
  5. André Jalles Monteiro

    Discordo! Todo jogo termina com alguém vencedo. Caso você tenha um pouco mais de percepção crítica, assista novamente e tente perceber. Coloque-xs em uma fila. Há quem perdeu mais e quem ganhou bastante.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Pelo que andei lendo, Hélio - não assisti ao debate, nao vejo sentido, neste pleito - ninguém ganhou coisa alguma, senao uma exposição pública. No caso do Bozo, púbica. Pras Donas Simone e a Soraya, é sempre exposição nacional, muito embora a primeira, já a tivesse tido durante a cpi. A Band, algum Ibope pontual. O Bozo acabou até com o sentido político-propositivo do debate. É só carregar no autoclismo, como dizem os Tugas...

    Responda
  7. Marcelo Moraes Victor

    Acho que te equívocas. Como disse outro leitor, o debate Lula x Collor e sua edição pela globo da época deram sim a vitória ao caçador de marajás (nossa!). E azar de vocês, temos o direito e o prazer de ver eles batendo boca, se atrapalhando, capotando, vencendo. Esqueceste que isso só acontece nas democracias… não na Rússia, ou China, ou Venezuela, ou Coreia do Norte. Pensa, viva o debate!

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Depois de 89 as regras de debate foram amarradas, não há mais debate. Ou alguém acha que 1 minuto de resposta é suficiente?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O cara é acusado e atacado enquanto dois se perguntam, ou conchavam, entre si, nem tem como se defender. Isso vale para qualquer um, o formato é que é ruim.

  9. Diógenes Moraes

    Você tem razão, mas procurei usar meu lado racional. Sou eleitor do Lula, mas ontem achei que a candidata Simone Tebet se saiu melhor do que os demais. Segura, firme nas respostas, falando uma linguagem acessível ao povo, com propostas plausíveis e não hesitou em confrontar o capitão chinelão do Planalto.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Isso porque Tebet não é uma ameaça a Lula. Só por isso.

  10. fauzi salmem

    Em oitenta e nove, o Collor derrubou o Lula qd falou da filha extraconjugal dele. Agora, patinou com o "irmão do Collor". Tinha de dizer que não era o responsável pelos atos do nomeado, como afirmou para o Moro no interrogatório. Ciro é o mais limpo de todos; e poderia vir a ser o melhor. Tem muito potencial, muita experiência administrativa e projeto, qualidades indispensáveis. É o único que tem falado em combater a ganância e os juros abusivos. Os outros n falam s/ isso, pq são coniventes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pede para ele explicar como vai derrubar os juros e também como vai financiar o tesouro nacional sem pagar os juros que o mercado exige. O Guedes até conseguiu reduzir os juros e por algum tempo e a Dilma também, mas não foi sustentável. Reduzir a discussão política a corrupção é retrocesso. Por que o Ciro não cobrou da Tebet por ela ser do partido que foi um dos principais participantes do petrolão e desde sempre o mais fisiológico, partido do Temer JBS, Eduardo Cunha, Jucá com o Supremo com …

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Só que Ciro foi desnecessariamente venenoso com Lula, realmente destoou feio.

  11. Plinio Góes Filho

    A pergunta proposta ficou sem resposta. Por quê? No debate de ontem havia 6 candidatos, mas Schwartsman só observou 2: o dele, Luiz XIX, e o "misógino-valentão". As 2 mulheres q lá estavam, talvez o maior destaque da noite, Hélio não tomou conhecimento delas. É misógino por esse desprezo? Não sei, mas o seu textículo parece sintomático. Eventos assim são direcionados para quem tem cultura e discernimento, para as "elites", q não resolvem eleição alguma. Agora, quem perdeu mais? Huuummm...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Tebet, por exemplo, foi poupada por todos. Por que será? Porque ninguém acredita que seja uma ameaça. O Ciro se juntou ao Bozo para falar de corrupção mas se calou quanto a Tebet que é de um dos partidos mais corruptos e fisiológicos da história, um dos principais participantes do petrolão, Temer JBS, Geddel 51 milhões, Jucá com Supremo com tudo, Eduardo Cunha e muitos mais. Acabou saindo como campeã do combate à corrupção! Rsrsrs

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Ele falou dos dois que realmente estão correndo para ganhar. As mulheres brilharam em boa parte porque não tinham nada a perder. Assim, a sua queixa não procede.

    3. ANTONIO CZAS

      Caro senhor Salgado, pode logo Integralizar a tua ação. Creio que me entendeste muito bem. O melhor do Teu candidato é tentar copiar o Benito, espero que o mesmo fim não o alcance, mas que responda, na forma e no mérito, com todo o direito que ele gostaria de sonegar aos adversários, aos delitos que cometeu.

  12. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Ao vencedor as batatas! Lula não venceu mas Lula ganhou o debate. Porque o adversário que conta perdeu. Simples assim.

    Responda
  13. Edgar Candido Ferreira Candido

    Concordo com o colunista, artigo elucidativo quanto a como cada um, via de regra interpreta um debate, mas na emoção que na razão.

    Responda
  14. Marcelo Santana

    Imagina ir comprar coentro, salsinha ou outro tempero na quitanda da sua rua, qdo chega lá e pergunta qual é o mais fresco, ele disse que é você, qdo vc fala que ele é mal educado, ele responde que é seu mimimi, se vc aumenta a voz ele diz que vc quer cercear seu direito de manisfestar-se. Juro, que não voltaria mais nessa birosca bolsonaresca, o cara não é sério.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Genial seu comentário, Marcelo

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pior, ainda mostra as armas debaixo do balcão.

  15. Adenilson peneli

    Todos conhece o presidente Lula, sua enorme capacidade administrativa, os iludidos da mídia, não enxerga o obvio, e se esquece que pode ser o próximo a engrossar a fila da fome. Sobre o Bozo o Brasil só passou vergonha, se tornou uma pária internacional, Bozo é um Hugo Chaves brasileiro.

    Responda
    1. GUSTAVO Wilson

      os cara brinca

    2. Horacio Cerzosimo

      Bozo é o Hugo Chavez brasileiro... comparação perfeita. Apenas uma pequena diferença: Chavez era mais esperto.

  16. José Antonio Tavares Faria

    O debate teve alguma influência, estava eu dentre os que preferem o maníaco do parque a Bolsonaro. Com as duas entrevistas na Globo mantive-me como estava mas no debate decidi pelo voto em branco. Estava entre a 66% de satisfação em ver Bolsonaro entregando o poder a Lula, e 33% de prazer em ver o PT naufragar em face da reeleição perdendo para o "mito nomo". Com o debate veio pra 50% pra cada. Assim, vou anular e apertar aquele botão que o Paulo Guedes diz que vai apertar para a França.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cinquenta e sete milhões de eleitores deixaram o cérebro no banheiro - alguns até puxaram a descarga - e foram votar 17. Outros levaram o título no bolso traseiro e, entre um professor universitário com experiência administrativa e um tenente arruaceiro que nunca trabalhou, votaram nulo ou branco elegendo assim o arruaceiro amigo das milicias. A todos eles os quase oitocentos mil mortos na pandemia e os milhões mortos de fome na fila dos ossos devem um eterno agradecimento, né verdade?

  17. Gil Almeida

    Na média, independente da qualidade do orador, 1/3 da audiência gosta dele, 1/3 não gosta e o outro 1/3 fica no muro. Lula tem o dom de conquistar quase 50% da audiência, o que o coloca em grande vantagem. Ele aprendeu com FHC e Collor que para vender precisa de apoios, fora de seu carisma natural.

    Responda
  18. Roger Z Moire

    O candidato da esquerda caviar não consegue se firmar fora da bolha que o protege da verdade.

    Responda
    1. Dani Evans Ribeiro

      e o centr ão? Nunca roubou ou parou de roubar ? Valdemar da Costa neto , Arthur lira , Roberto Jefferson…, é com essa gente que Bolsonaro diz que vai moralizar o Brasil ? Se não conseguir explicar talvez vc esteja enganado

    2. Sérgio Silva

      Interessante essa repetição papagaiônica de “esquerda caviar”… lutar contra o preconceito escancarado é ser caviar? Não acho… Vc, na certa, é da direita “crist㔠q atira um balaço em nome de Jesus. Triste deturpação de Jesus Cristo…

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Firme, mas firme mesmo, está o nosso mico, ôpa! mito, com suas milicias.

  19. RAFAEL NUNES DUARTE

    "Ganhou o candidato pelo qual o leitor tem mais simpatia". Errado. Claramente, os candidatos que tiveram melhor desempenho foram Simone Tebet e Ciro Gomes, na opinião da grande maioria dos eleitores - conforme pesquisa do Data Folha -, ainda que eles não sejam o candidato da preferência da maioria dos eleitores. Eu concordo com essa avaliação. Nem Lula nem Bolsonaro foram bem. A questão é que debater bem não é sinônimo de ser capaz de exercer um bom governo.

    Responda
    1. RAFAEL NUNES DUARTE

      O problema do Ciro é que lhe falta alianças. Ele tem boas propostas, mas não vejo como ele teria governabilidade, uma vez que não conversa com ninguém.

    2. fauzi salmem

      Em oitenta e nove, o Collor derrubou o Lula qd falou da filha extraconjugal dele. Agora, patinou com o "irmão do Collor". Tinha de dizer que não era o responsável pelos atos do nomeado, como afirmou para o Moro no interrogatório. Ciro é o mais limpo de todos; e poderia vir a ser o melhor. Tem muito potencial, muita experiência administrativa e projeto, qualidades indispensáveis. É o único que tem falado em combater a ganância e os juros abusivos. Os outros n falam s/ isso, pq são coniventes.

    3. RAFAEL NUNES DUARTE

      A questão é que candidatos com pouca chance de vencer podem prometer os céus e o mundo para o eleitor, sem medo de serem taxados de mentirosos, pois não precisarão botar em prática as promessas de debate. Quem não é eleito não precisa cumprir promessa. Os candidatos com real chance de eleição preferiram falar de passado, sem se comprometer com o futuro, ainda incerto.

  20. jose borges

    Mário Covas , em um debate, reverteu a grande vantagem de Maluf e venceu as eleições ao governo do estado de São Paulo. Covas , político corajoso e inteligente , ignorou solenemente seu marqueteiro que não queria ataques Atacou Maluf visceralmente , como era de seu feitio Lula , se tivesse feito o mesmo, terminaria de asfaltar sua vitória no 1º turno .

    Responda
  21. RICARDO BATISTA

    Quem venceu o debate? A Vera Magalhães. E quem foi dormir mais cedo, e não teve que aguentar aquele homem dizendo que a economia tá bombando. Outro dia ele falou que não tem ninguém pedindo pão no Brasil. Vai ver tão em casa comendo picanha e tomando whey protein com leite condensado.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      O Sr Jose Batista repete as frases prontas do seu grupo de “ZapZap”… a inflação daqui de fato está menor, mas o poder de compra aqui caiu exponencialmente em relação ao dos americanos… Vamos pesquisar mais? Repetir cai bem só aos psitacídeos…

    2. jose batista

      Bombando mesmo, inflação menor q a americana, desemprego abaixo de 10 PIB quase maior do mundo! Xingar não muda a realidade!

  22. jose carlos toledo junior

    Concordo. Tem um profissional no negócio de eleições nos EUA que nunca errou o resultado da eleição lá. Ele considera vários critérios como incumbência, economia, popularidade, realizações nacionais e internacionais. Debates, não faz diferença. A eleição aqui é diferente, mas penso que debates também não influênciam. Contudo, é interessante assistir. Mostra que talvez só Ciro esteja preparado, com um diagnóstico e soluções programáticas para os problemas brasileiros.

    Responda
  23. Marcos Serra

    Lula não estava apático. Ficou ao longo do programa depois que esfregaram em sua cara o passado que todos conhecemos. E não foi apenas o Bolsonaro que fez isso. Em menor escala, todos os demais oponentes também. Sem resposta ou discurso preparados por assessores, impossibilitado de contrapor-se a fatos comprovados que todos conhecem e limitado pelo raciocínio mais lento que a idade lhe impõe, restou-lhe ficar acuado rezando para que o debate acabasse o quanto antes. O mais fraco, certamente.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Lula não foi bem, mas o Boç al foi péssimo, como sempre que lhe perguntam algumas verdades

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Achava que o Helio estava errado ao falar que quem venceu o debate era o preferido do leitor. Porem, lendo suas baboseiras, Marcos, comeco a achar que ele tem razao. Lula nao foi bem desta vez (vc o assistiu no JN?), mas o seu candidato preferido, nao tem a minima condicao.

    3. Fernando Jorge

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Alberto A Neto

    Quiliástico é "relativo ao quiliasmo ou aos quiliastas". Quiliasmo é a doutrina segundo a qual os predestinados, depois do julgamento final, ficariam ainda mil anos na Terra, no gozo das maiores delícias. Esta doutrina também se designa por milenarismo. Rebelo Gonçalves regista quiliasta e diz: "design duma seita". Não há dúvida de que só os quiliastas creem em Luís Inácio e Jair Messias.

    Responda
    1. Alberto A Neto

      Hélio Gracie foi mentor de campeões mundiais do Jiu Jitsu. Simbolizou o conceito de "cretino fundamental" de Nelson Rodrigues: "quadrúpede solípede". Ao lusófono não erudito segue dois exemplos de REGISTAR: "O indicador de confiança dos consumidores nacionais estendeu este mês um acentuado movimento ascendente que tem vindo a REGISTAR desde Abril, revelou o INE".(Diário Económico, 29.10.2009). "REGISTADA a maior humilhação do futebol mundial: Alemanha 7 x 1 Brasil 1". (Público, 08/07/2014).

    2. Marcelo Sousa Guimarães

      Desculpe Decio, mas o verbo registar, o mesmo que registrar, existe. Mais usado em Portugal, mas aqui também, porém raramente. Veja num bom dicionário.

    3. Derli Marcochi

      Querendo te mostrar culto e escorrega no "regista". Tome jeito! Baixe o facho e procure tua turma

  25. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Foi frustrante e deprimente esse debate. Todos nós perdemos. Um fracasso

    Responda
  26. Daniel Goncalves

    Vocês querem que o Lula vá ao debate e em vez de fazer campanha e falar de projetos, ele fique justificando algo que claramente já foi falado um milhão de vezes em todas as oportunidades possíveis? A Folha tá cheia de jornalista lambão!

    Responda
    1. Daniel Goncalves

      e, mais, os casos de corrupção envolvendo a Família Bolsonaro não merecem destaque? E, já que falamos de passado, não interessa ouvir explicações que elucidem os fatos que levaram Lula ao cárcere (ainda sem provas) para que se tornasse inelegível e Bolsonaro vencesse as eleições com a ajuda do principal acusador de Lula, Sergio Moro? Que se tornou ministro? Que foi julgado como imparcial? Acorda, Folha! Os anunciantes estão estragando este jornal.