Hélio Schwartsman > Lula ainda não encontrou receita para falar de corrupção Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Problema paquidérmico sem solução. A corrupção aconteceu, foi disseminada, rendeu bilhões, causou estragos e mostrou como é assaltar os cofres públicos. Lula vai falar o quê? Que foi protagonista e facilitador? Defesa praticamente impossÃvel. (Claudia F.)
Há por exemplo a questão das palestras no exterior, seguidas por contratos da Oderbrecht.
Resumo da história: dois salaf/rários concorrendo pela presidência. A disputa consiste em mostrar qual é menos salaf/rário.
Tirando os radicais que apenas apontam o dedo para o adversário, vê-se que os comentários traduzem o conhecimento de que corrupção no Brasil é endêmica, oriunda de práticas históricas como o colonialismo e o escravismo, em que, de um lado, as elites de poder, dentro e fora do Estado, manipulam e usufruem dos recursos públicos em benefÃcio próprio e como fundo eleitoral, e o povão tenta se apropriar das migalhas que sobram tentando "levar vantagem em tudo". A corrupção é um problema cultural.
Sim. Mas que deve ser combatido.
SIM
Lula fez coisas boas, Helio? De fato, Mensalão, Santo André, Abreu e Lima, tentativa de regulação da mÃdia, ode a ditadores, escândalo da Petro; a lista de coisas boas é longa...
Criticar articulista que defende quem prática corrupcao , faz algum mal a sociedade ?
Lula deveria estar menos desconfortável porque o adversário tem teto de vidro. Queiroz, cheque da michele, rachadinhas, aparelhamento da PF, imóveis em dinheiro vivo, pastores do MEC, compra de vacinas com preço superestimado, codevasf, tratoraço e, a mãe de todas as corrupções: orçamento secreto. Dá para fazer uma lista bem maior, mas sou preguiçoso.
Receita para falar dos próprios roubos? Simples : Cadeia como determina a Lei.
O remédio, para Lula, foi comprado sem receita...Li sobre as propostas dos presidenciáveis para a Saúde. IncrÃvel que nenhum deles fala sobre a corrupção no SUS. Ressalte-se a ideia de Ciro, de informatização do Sistema. Não basta ser remédio, tem que ser gelol !
Entre dois corruptos (bolsonaro é muito mais, como revelou a descoberta do orçamento secreto), vote naquele que pelo menos nunca maltratou a população, não acabou com as fiscalizações em geral, não colocou no bolso a PF e a PGR para não ser investigado e não encheu o governo de milicos golpistas e/ou incompetentes. Vote naquele que não tem sólida ligação com milicianos e nunca ameaçou ninguém de nada.
Buscarei alternativas fora da polarização: Ciro ou Tebet, quem estiver melhor posicionado em outubro.
Há receita para preso por corrupção?
A argumentação só vai até a�
Supondo todos candidatos honestos (improvável). Um raciocÃnio, para combater a corrupção, seria reduzir o tamanho do Estado a quase zero. Quanto menor melhor! Defendem. Mas é muito discutÃvel que a corrupção privada, por exemplo, em uma petroleira, ou em uma infra de saneamento não ocorra com efeitos nefastos à população. Ou melhor, procurem e verão inúmeros artigos mostrando que a corrupção privada também é extremamente nociva. E, com menor controle muitas vezes do setor público.
Sugestão aos colunistas: expliquem pra mim, como se eu tivesse apenas 7 aninhos, o que mudou, como era e como está a nossa "ex mineradora - Vale".
Acho que reduzir o Estado pode ajudar. Melhorar os controles e a transparência do Estado também. Mas outras "pernas" da corrupção urge serem trabalhada, uma evidente é o sistema polÃtico que leva aos "centrões" (anões, mensalões e orçamento secreto). Uma outra a educação e outros meios que possam desenvolver valores na população.
Uma outra forma de formular a questão seria: por que alguém cuja casa tem um cômodo com teto de vidro precisa ficar na defensiva diante de um adversário que tem a casa inteira de vidro?
Hahahah, ótema!
Lula teve sua vida e da famÃlia revirada ao avesso pela PF e MPF, e não acharam nenhum indÃcio de corrupção pessoal, tanto que o marreco quadrilheiro o condenou por "convicção". Já na corrupção institucional, nenhuma averiguação indicou que ele participou do esquema. O que deve ser feito no próximo governo dele é melhorar o método de controle de gastos para reduzir ao máximo a chance de corrupção, visto que isso ocorre até em grandes empresas internacionais - Siemens, Alstom, Samsung, etc.
E mais Paulo: a imprensa e todos se calam sobre a antiga denúncia de Paulo Francis sobre a corrupção na Petrobras nos anos 90.Ou seja:ela não nasceu ontem.
Quero saber quando será a foto com o Gedel e também quando vão visitar o grande companheiro e parceiro Sérgio Cabral?
Ambos apoiaram Aécio contra a Dilma.
A questão básica da corrupcao, prática cultural de todos os governos, eh porque os sistemas de controle, muitos caros para o contribuinte, não são efetivos? A verdade é que o PT não interferiu na polÃcia ou nos órgãos de controle, como ocorre agora, além das trocar, ha os cem anos de sigilo. Justiça age no fim da linha e pode ser usada para lawfare.
O texto está bom, e descreve de fato o cenário. Entretanto, tem sempre essa história do "ainda não fez o mea-culpa". Então, em termos eleitorais isso não traria nenhum benefÃcio, e só serviria de humilhação, para regozijo de todo espectro antipetista (do bozismo a 3 via, incluindo a mÃdia). Devolvo com outra pergunta: a mÃdia fez seu mea-culpa pelo massacre que fez com o PT, e pela idolatria à lava-jato? Foi motor da guerra cultural que alimenta a extrema-direita.
Filipo, meu caro, posso até lhe dar razão em relação à conveniência do momento: claro que qualquer reflexão sobre o tema será usada contra. Mas isso é fruto da resistência em fazê-la no momento adequado, anos atrás. O PT manteve uma soberba descabida acerca das maracutaias ocorridas debaixo de seu nariz. Devia ter feito uma reflexão pública altiva sobre isso e se posicionar de modo claramente diferente da partidalha fisiológia sebenta. A "mÃdia" não tem o mesmo compromisso que o PT, um partido.
A "midia" não tem que fazer mea-culpa, por dois simples motivos: primeiro, porque não houve "massacre" sobre o PT, assim como não houve "golpe" na Dilma nem "idolatria" da lava-jato (qualquer um maior de dez anos sabe que isso não passa de narrativa petista). Segundo, a mÃdia não é a candidata na eleição, quem almeja o poder que deve se explicar.
Hélio, carÃssimo, sei não das expectativas desse tal "mercado", cara; sempre tenho a impressão de que ele é a nossa metáfora pr'aquilo que os gregos deveriam chamar de "sátiro de Fal em riste": persegue as donzelas que passeiam pelo bosque e ameaça sua virtude. O Lula podia ter discutido essas questões antes e ganhado a confiança da aldeia, mas não o fez; na atual conjuntura, bem, bota um cinto de castidade e cai pra floresta: se não é vestal, ao menos não tá esperando quadrigêmeos, tipo o Bozo.
Outros polÃticos de outrora e de hoje, são todos santos. Altos funcionários públicos, gente de mÃdia, empresários, religiosos, cidadãos comuns, são todos santos e se julgam no direito de apontar o dedo. Coloquem a mão na consciência e deixem de ser hipócritas!
PolÃticos corruptos adoram atribuir corrupção quase exclusivamente ao PT e ao Lula. São todos santos, nunca praticaram corrupção. Incluem-se aÃ, polÃticos, empresários, altos funcionários públicos dos três poderes, religiosos, gente de imprensa e mÃdia, enfim, quase todo mundo no Brasil. São os hipócritas.
Sujeito tem um monte de imoveis pagos com dinheiro vivo e o lula q é a maior atenção
Não seja tão Severo, caro Mário, só 50 imóveis tiveram dinheiro vivo na jogada. E nem todos foram pagos *integralmente* em espécie, como salientou a reportagem da Folha: uma parte deve ter sido urânio enriquecido, heroÃna ou escravas - brancas, eles não praticam racismo. Hahahah, Tutti buona gente!
Lula teve a vida virada e revirada pela PF e demais órgãos de fiscalização e justiça. Hoje está livre para ser candidato. Espero termos a mesma oportunidade para escrutinar Bolsonaro a partir de 01/01/23.
Sim, é de fundamental importância a perspectiva crÃtica, nesse caso, de maior importância é perceber e fazer a autocrÃtica do ponto de vista do que foi o comprometimento desta Folha em relação ao golpe jurÃdico-midiatico em 2016. O que possibilitou a insanidade dos dias vividos com o atual chefe do executivo e a cooperativa de deputados.
É muita bajulação de ladrão!
Jesus Cristo!! É muito militante!! Então existe receita para negar os fatos gritantes que foram as corrupções de Lula e do PT? E vc acha mesmo que corrupção não será assunto preponderante nesta campanha? Não à toa a queda vertiginosa de assinantes. A Foice virou jornal para alienados!
Nada tem equivalência ao mensalão e petrolão! Corrupção está tatuado na alma do Lula e do Pt! E o Lula perdeu a agilidade mental! Lula está se arrastando por aÃ, ele se transformou no El Cid da canhotada!
Folha voltou com a mesma ladainha de corrupção da lava jato em todas manchetes sobre Lula. Como se não tivessem olhado tudo possÃvel, não achado nada, só pra eleger o monstro dos apartamentos com dinheiro vivo, que entrega o Brasil.
Lula perdeu a eleição para Collor por se colocar o tempo todo na defensiva. Em 2022 está repetindo o mesmo erro, qdo se confronta com Bolsonaro. No debate do UOL/Band, ficou acuado, quase em pânico, na primeira pergunta do miliciano. Tem que mudar isso daÃ, ok?
É hora de parar de jogar na defensiva, e começar a desmontar o inacreditável mito da incorruptibilidade desse minto : Rachadinhas, Wal do AçaÃ, Orçamento Secreto, Esquema dos Tratores, Queiroz e a Micheque, Mansões pagas com a fantástica fábrica de chocolates, Caso Covaxin, Cartão Corporativo, Escritório do Crime e Capitão Adriano, Laranjal no Turismo, Pastores na Educação, Salles e a Madeira Ilegal Etc.
Concordo e, se me permite, subscrevo.
Ricardo, "será que o paÃs já tá preparado pra enxergar o Bozo e seus esqueletos?" Hahahahah! E a velhinha de Taubaté? Eremildo, o Hidiota, como ficará? Vai entrar em coma, rapá! Haverá comoção na associação nacional do mal de Alzheimer. O sindicato dos esqueletos de armário vai bater pesado, pedindo hora-extra. Hahahahah!
Nada tem equivalência ao mensalão e petrolão! Corrupção está tatuado na alma do Lula e do Pt! E o Lula perdeu a agilidade mental!
A esquerda poderia se unir em torno de Ciro Gomes e dar um salto quântico em termos de capacidade de governar sem tantos esqueletos no armário.
Tá arquitetando a mentira assimilável
Até com os irmão o Ciro brigou, um monte de gente saindo do PDT, ele não é polÃtico. Agora é voto válido pra não ter mais ódio no segundo turno.
O problema é que o único candidato viável de esquerda, mais precisamente Social-democrata,de centro-esquerda é Ciro Gomes. Lula e seu PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) são de direita, nada fizeram pelos trabalhadores, nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, os obrigaram a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo, endividaram 60 milhões, deixaram 100 milhões sem saneamento e o paÃs repleto de cor ru pção. Namastê!
O problema é que a ruptura democrática está intimamente ligada à corrupção, porque a democracia, outra coisa não é senão o império da lei e não do voto. Sobre isso foi publicado no Portal Tese JurÃdica o artigo Democracia: o império da lei ou do voto? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Bolsonaro ainda não encontrou a receita pra falar de rachadinhas, Pandemia, orçamento secreto e sigilo de cem anos.
Zé Walter, prezado, é que tão procurando receita de cozinha, e isso não é questão de culinária: é de compostagem. Dará certo não, de jeito maneira...
Ele é tão mentiroso quanto o bozo e tão corrupto quanto. Mensalão, petrolão e orçamento secreto se equivalem. Ambos põe o Brasil na trilha da decadência.
Perfeito! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Conversa , rapaz ! Inventa outra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula ainda não encontrou receita para falar de corrupção Voltar
Comente este texto