Podcasts > Fábio Porchat: 'A religião é hilária para quem olha de fora'; ouça podcast Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Maurício

    O precisa de fé para existir, não é real. O que é real, não precisa de fé para existir.

    Responda
  2. José Tarcísio Aguilar

    A pergunta não seria se há um Deus ou não, mas sim para onde foi o Deus dos descrentes. Quando o Porchat fala que nada escapa à comédia, temos uma pista de onde foi parar o 'seu onipresente'. Visto de fora tudo pode parecer hilario, se hilário forem os olhos. Para outros ocorre que a divindade é mais interna.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      O deus dos descrentes não foi para lugar algum pois nunca veio de lugar algum, como todos os outros deuses.

  3. max ribas

    Tenho fé inabalável no Bom Deus. E Ele está em todas as coisas: no mar, no céu, nas árvores, no ser humano. Menos dentro das igrejas caça níqueis; aí o que impera é a grana mesmo.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Você tem o direito de ter fé no que quiser, mas isso não faz qualquer divindade se tornar real.

    2. Luis Gomes

      Simples assim.

  4. carlos campos

    Muitos acabam por descrer em Deus e nas religiões , por conta de "pastores" de algumas denominações que só buscam o lucro , iludindo seus fiéis e ostentando vida de luxo , ao contrário dos coitados que só passam por perrengues e mesmo sendo alertados , continuam a ser enganados. Parece que passam por uma lavagem cerebral e quanto mais sofrem , mais de acham perto de Deus , pelas " provações " sofridas. Quem se beneficia disso , todo mundo já sabe, pena que estes influenciem nas eleições!!!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Qualquer pessoa para acreditar numa divindade fantasiosa, precisa passar por lavagem cerebral.

  5. Carlos Maurício

    Os religiosos dizem que os deuses das outras religiões são de mentira e os ateus dizem que todos eles estão certos.

    Responda
  6. jarbas cabral

    Todo ateu tem uma leve desconfiança de que Deus existe e os com fé têm uma pitadinha de dúvida se Ele realmente é o criador e senhor do passado, do presente e do futuro.. Vai que...

    Responda
    1. Paulo Silva

      Todo o crente tem uma leve desconfiança de que deus é só uma triste invenção humana, só que vai levando sua mediocridade adiante...

    2. Carlos Maurício

      Todo ateu tem certeza que nenhum deus existe, incluindo o fantasminha da bíblia.

  7. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    O Ateísmo é hilário para quem olha de fora.

    Responda
    1. RAFAEL NUNES DUARTE

      Tem gente que nasce terraplanista e, certamente, ninguém nasce acreditando em teoria quântica.

    2. RAFAEL NUNES DUARTE

      Todo mundo nasce careca, pelado, sem dente e sem nenhum tostão.

    3. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Todo mundo nasce ateu, desde quando criaram o ateísmo.

    4. Carlos Maurício

      Todo mundo nasce ateu.

  8. Carlos Maurício

    Religião é somente uma ideia, e toda ideia pode ser criticada e tripudiada.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Não Carlos, não tente fazer malabarismo, até porque o ser humano já consegue fazer coisas que a natureza não é capaz.

    2. Carlos Fernandes

      Paul, religião é "Natureza", e nós temos que obedecer as leis de Deus, (Natureza), não somos nem um pouco melhor que uma árvore, ou uma pedra.... Agora, um velhinho barbudo que mora no céu, não existe mesmo......

  9. MILTON BIRAL FILHO

    Fui batizado, coroinha, cantei no coral, locutor da oração das 18h no alto-falante da igreja e frequentei regularmente as missas. Essa vivência, experiências de vida, leituras e observações cotidianas acabaram por me tornar agnóstico e tenho repulsa por esses aproveitadores que em nome de Deus exploram a fé dos incautos para se enriquecer. Se atualmente temos mais cultura e acesso às informações e mesmo assim somos manipulados com falsas narrativas, como atestar a veracidade da Bíblia?

    Responda
    1. Carlos Fernandes

      É muita ingenuidade achar que a bíblia é um livro onde vc encontra regras, condutas sociais, alimentares, etc... Ela vai muito além disso, todas as religiões usam a Bíblia da forma que melhor lhes convém, mas isto não é culpa da bíblia e sim das religiões.... Os cinco primeiros livros da Bíblia, é a Torah... E a Torah, é um mapa que nos leva até o Criador Esqueça as religiões e busque o CRIADOR..... Ele está onde sempre esteve (e Ele não está em nenhuma religião). Quem procura, acha...

  10. Carlos Fernandes

    A definição de ateu: Aquele que não acredita em qualquer divindade ou entidade sobrenatural. Para mim essa definição está errada. Ateu para mim, é aquele que não 'conhece" Deus, ou seja, é ignorante.... Deus existe, é claro... Estupidez achar que não existe um criador, vendo a perfeição do universo... Quando a pessoa se assume ateu, ela deixa de buscar... E assim não encontra... Ateu para mim, portanto,é um ignorante assumido... Quem procura acha...

    Responda
    1. Kleber Diniz

      Como "conhecer" algo que não existe?

    2. Rodrigo Dias

      "Mas se Deus é as árvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e árvores e montes, Se ele me aparece como sendo árvores e montes E luar e sol e flores, É que ele quer que eu o conheça Como árvores e montes e flores e luar e sol." (Alberto Caeiro)

    3. Carlos Maurício

      Carlos, natureza não é deus, é somente natureza.

    4. Carlos Fernandes

      Paul, você já pensou que "Deus", pode ser "Natureza"?

    5. Carlos Maurício

      Não Carlos, nenhum deus existe incluindo o deus fantasia da bíblia. Estupidez é achar que existe um criador e ainda mais que o universo é perfeito, quando se mostra um verdadeiro caos.

  11. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Pelos comentários, alguns raivosos, Porchat conseguiu o que queria, kkkkkk

    Responda
  12. Celso Augusto Coccaro Filho

    De fato, pessoalmente para mim também a religião, ou melhor, as instituições religiosas inspiram algum humor, vendo-as de fora. Mas é injusto e nada isonômico deixar de fora o Islã. Porque não incluir os muçulmanos no programa de Natal Ecumênico do Porta dos Fundos? Falta humor ou falta coragem?

    Responda
  13. Reinaldo teles

    Ele é ateu passivo como a grande e maciça população destes no país. Mas se Deus não tivesse importancia no pra ele não se daria ao "trabalho" de fazer tanto Marketing assim. ahh e é claro, ganhar tanto dinheiro usando o tema acima. Realidade e lógica não são o seu forte com certeza.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      A única importância do deus-fantasia da bíblia para ele é dar munição para ele fazer humor. Somente isso...

  14. Lêda Gonçalves Viana Lins de Carvalho

    Quero parabenizar Porchat. Há muitas pessoas que não concordam com sua posição e alegam a ele falta de intelecto na sua " interpretação" sobre a existência de Deus. Interessante que não vejo estas pessoas se colocarem com argumentos válidos. Nunca. Por que será, né? A estes, o menosprezo. Sou católica, tenho três filhos, dois dos quais são ateus. Acho um barato a sintonia entre nós. Penso que o ser inteligente é aquele que respeita o outro, suas convicções, como tb sua fé, ou não.

    Responda
  15. Junior Lima

    A religião reduz Deus à sua própria imagem e semelhança,Deus de verdade não é nada disto,pura maldade e controle,eis a razão de muitos não aceitarem esse deusinho tão mesquinho e segregacionista dentre outras feiuras

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Deus de verdade não existe, todos são fantasia.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Certo Spinoza. Deus não pode ser o da Bíblia.

  16. Helio Marcengo

    Porchat é um debochado. Imbecil. Se julga inteligente. Humor de rebeldia. Deve ter seus motivos pessoais. A religião católica,protestantes, têm dado exemplos que justificam críticas pesadas. Críticas ricas em conteúdos. Mas porchat não tem nível intelectual p faze-las. Então zomba. É um bobão .

    Responda
    1. Deise Soares Pedreira

      Hélio, qualificar o humorista, por sinal um dos mais prolíficos e bem sucedidos do país, de bobão, imbecil, que se julga inteligente (como se não fosse) só depõe contra você: um ressentido despreparado para o contraditório. Ou é você o inteligente xingando as pessoas, apelando para o argumento ad personam?

  17. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Legal Porchat. Agora faz aí umas piadas sobre os muçulmanos , sobre Maomé. Imitar os aiatolás que consideram que homossexual merece pena de morte. Ou o que está no Alcorão sobre as mulheres. Tem medinho né?

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Legal Antonio, conta umas estórias aí sobre o deus dos muçulmanos ser falso e Maomé não ser profeta. Ou dizer que o deus único é o cristão e ir no país deles convertê-los ao deus fantasia da bíblia.

  18. André Bartholomei

    A tendência da experiência religiosa no Brasil ultimamente tem sido descambar para o ridículo, por isso não dá pra censurar o Porchat. O que faz sucesso junto ao brasileiro médio atual" é aquilo em que haja baixaria ou gritaria, na política, na religião, na música popular, nos programas de TV etc. Ante isso, a reação natural do observador minimamente culto é rir.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Equilibrado. Quem se destaca no Brasil, são os menos qualificados. Prestigia-se o imoral.

  19. Maria Alice De Oliveira

    Sou cristã.Mas depois do que acontece em todas as igrejas ,padre pedófilos, evangélicos que usam a fé ,para ficarem ricos. Pastores que se vendem para quem der mais.,se metendo em política.,minha igreja e minha casa,onde existe respeito e amor

    Responda
    1. Junior Lima

      O Cristo diz: Eu sou caminho,venham por mim.Porém a religião pula na frente e se oferece como estrada.Caminho é interior,é de dentro pra fora ,enquanto estrada é visível, é estética...tem de tudo nela...posso até passar por ela mas tendo o meu caminho já previamente definido

  20. Pedro Vasco

    A religião de maneira geral, com raras exceções, são hipócritas. Os brasileiros em geral tem algum tipo de religião e acreditam em Deus, muito embora não sejam praticantes da religião que professam. Um bom motivo para a descrença em Deus se deve ao fato da religião ser hipócrita, fomentadora de guerras e se meter na política. Com relação ao Pochat, seria mais democrático incluir outras religiões nos seus especiais de fim de ano do porta dos fundos.

    Responda
  21. Junior Lima

    Ateus de fato são raros,a maioria dos que se auto- intitulam ateus são pessoas que não aceitam o deus horroroso pintado pela religião,apenas isto!

    Responda
  22. Paulo Sales

    Interessante esse pessoal que se diz ateu, mas não esquece a religião dos outros. Eu até entendo que a religião não é a tradução da fé de alguém, mas certos ateus nem disso se dão conta. Não me lembro de ver humoristas se preocupar com os ateus da forma como estes ingênuos fazem com o que crê.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Como ateu não acredita em fantasia então não tem o que tripudiar.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Os que professam religiões o fazem atualmente por motivações diferentes, seja por uma questão cultural, foram doutrinados, seja por razões políticas, dá voto ! Seja por dinheiro do dízimo, pastores midiáticos ou até, por experiências subjetivas que carecem de qualquer prova e as vezes atestam loucura ou alucinações. Porchat tem um farto material para fazer humor, historicamente, a religião tem servido para fazer guerras, é só estudar para saber!

    3. RAFAEL NUNES DUARTE

      Pra mim é loucura querer que a convicção do outro seja baseada na sua experiência pessoal e não na própria experiência do outro. Por isso me incomoda bastante esse proselitismo dessas crenças absolutizantes que a gente vê por aí. Cada um sabe o que viveu, pra saber no que acredita.

    4. RAFAEL NUNES DUARTE

      Por isso que crença é uma coisa tão pessoal. As vezes uma pessoa tece uma experiência muito forte com Deus, conforme o Cristianismo o descreve, e isso levou ela a ser cristã, apesar de não ter como ela provar essa experiência para outros. Do mesmo jeito, uma pessoa pode ter passado por alguma experiência que o fez ter certeza de que não havia Deus algum. Não tem como provar, mas a convicção de cada um é baseada em suas próprias experiências.

    5. RAFAEL NUNES DUARTE

      Ateísmo é uma crença absolutizante não baseada em evidências, assim como o Cristianismo. Para o ateu, assim como para o cristão, a Verdade e o único caminho para a Verdade está na sua própria crença, de forma que eles (os ateus e os cristãos) não conseguem deixar de se preocupar com a crença alheia, se tornando, por vezes, muito inconvenientes. Gente, não dá pra saber ainda se tem um Deus ou como Ele é. Não dá pra convencer todos a acreditar na mesma coisa sem provas cabais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.