-
Cássio Antônio Leardini
Mikhail Gorbatchov é considerado por muitos, no ocidente, como o homem que acabou com a Guerra Fria. Já para outros, incluindo parte da população de seu país, foi o premiê que deu início à transformação da chamada Grande Mãe Rússia num prostiibulo. Foram muitos anos até a situação voltar à normalidade. Eu me incluo no segundo grupo.
-
Peter Janos Wechsler
Os povos e países europeus subjugados e explorados durante décadas pela União Soviética lhe são eternamente gratos.
-
Marcelo Silva Teixeira
É uma grande ofens@ ao povo Russo chamar Gorbatchov de estadista....Estadistas controem países, e o que ele fez foi d3struir....
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Mesmo considerando-se uma pessoa de esquerda, não sou viúvo da URSS. Morreu de morte morrida.
-
jose carlos toledo junior
Ual! Tem editorialista novo. Gorbachev acertou na transparência, mas comprou a ideia louca do neoliberalismo americano que prometeu tudo e entregou colapso econômico. Os editorialistas velhos diriam que Gorbachev não abriu a economia de todo. Eles são assim; qdo tudo dá errado eles pedem mais abertura. Tudo ou nada que sempre acaba em nada. O editorial foi preciso também que o ocidente rico aproveitou o momento para transformar a Russia em fornecedor de recursos naturais.
-
Rauland Borba Batista
Ele tem haver com panorama politico de hoje. Fernando Henrique estava no seu segundo mandato , com queda da Rússia veio a crise econômica FHC não elegeu seu sucessor , o PT subiu e a Estória está contada.
-
Ricardo Botto
Menos belicoso e mais livre, para quem cara pálida? A coisa a URSS ia ruir de qualquer jeito. Poderia ser chamado de estadista se tivesse preparado o país com um rumo a seguir o país depois da queda. Os americanos sentindo o cheiro de sangue aproveitaram para empurrar o país ladeira abaixo. Ajudaram os mujahedin no Afeganistão e surgiu Osama, ferraram a URSS e apareceu Vladimir Putin. Vida que segue.
-
Maria de Felipe Martinez
Poderia se dizer que ele acertou no diagnóstico, mas errou no tratamento. De todo modo e apesar do sumiço dos últimos anos, fez história.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.