Bruno Gualano > Pensamento crítico é ratoeira de pegar pilantra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Boa provocação! Lembrando que pensamento critico se desenvolve em TODAS as disciplinas - inclusive ARTE!!! - e se potencializa na relação entre elas, na interdisciplinaridade.
Ótimo o penúltimo parágrafo.
Que texto importante! Mais investimento na educação crÃtica e assim mais luz sobre o conhecimento cientÃfico.
Todos os governos brasileiros, e especialmente o atual (des)governo, têm como método de manejo do povo a manutenção da maioria na ignorância cientÃfica, porque quem não percebe que está sendo diuturnamente enganado e tungado pelo governo não o contesta, nem crÃtica. No Brasil são gerações de ignorantes e não vejo perspectiva de que esse ciclo termine tão cedo, porque há décadas (aliás acho que nunca houve) não há investimento maciço em educação pública e desenvolvimento cientÃfico.
Texto irretocável. Tive minhas primeiras aulas de lógica na faculdade. Se eu tivesse recebido aulas básicas de lógica no ensino fundamental, talvez tivesse tido um melhor desempenho em matérias como fÃsica e matemática. Ensinar lógica e pensamento crÃtico desde o ensino fundamental seria uma ótima medida, mas os interesses dos poderosos não permitem.
Irretocavel!!!!
Parabéns. Este texto é um alento.
Exatamente, um alento!!! Acabo de reler, com uma alegria enorme!!
Não é comum nas escolas o pensamento crÃtico. Só no cursinho pre vestibular aprendi como demonstrar teoremas como o de Pitágoras por exemplo. Até então as fórmulas em matemática e fÃsica vinham como verdades pré embaladas.
Pré embaladas, e o que é pior: rotineiramente "desembaladas por meros papagaios" fantasiados de professores...
Desenvolvimento do espÃrito crÃtico, exatamente o preconizado pelo grande educador Paulo Freire. O espÃrito crÃtico desenvolvido afasta a espécie humana da barbarie.
Muito bom!
Nada tão salutar ter como primeiro texto lido, este teu. Alienar faz parte do negócio, logo não será tão fácil querer que a classe dominante dê este mole para quem tem que sustetá-la.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Gualano > Pensamento crítico é ratoeira de pegar pilantra Voltar
Comente este texto