Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wemerson Almeida

    Hoje não podemos errar uma palavra que essa palavra passa o representar. Uma Coisa é uma pessoa reforçar algo de forma periódica (infelizmente temos um exemplo claro disso) a outra é a pessoa falar uma palavra inapropriada, porém fazer sua correção. Falamos tanto de tolerância, mas por vezes só queremos atirar pedras p/ alto e da/ne/se em quem acertar.

    Responda
  2. RONALDO São Romão Sanches

    Ciro pra tirar o Brasil do atoleiro.#nemBolsonaronemLula

    Responda
  3. Clair Calandreli

    Esse é o Ciro fazendo o a papel do Ciro!

    Responda
  4. Guilherme Torres Godoy

    Ciro, de novo não pó, pissou na bola meu coroné, lembra de aquela resposta...Ela é para dormir comigo... como pode ser tão...oincccccccccccc

    Responda
  5. Jorge Wilson

    Vocês tem que se decidir. Ou vocês concordam que a educação pública no Brasil é de péssima qualidade e as classes sociais mais baixas não têm acesso a conceitos básicos de matemática e economia, e aí o Ciro falou uma verdade, ainda que politicamente incorreta, ou vocês defendem que os pobres das favelas possuem acesso a uma ótima educação que os permite compreender plenamente conceitos complexos de economia. Os dois ao mesmo tempo simplesmente não dá, lamento informar.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Willian, o problema é fazer a afirmação (certa ou errada, no minimo discutível), usando uma linguagem incorreta. Evidencia mais sobre quem fala, do que trás luzes sobre o tema em foco. Acaba mudando o foco, e o Ciro faz isso a todo tempo. Uma pena mesmo, pois ele tem qualidades que o colocam anos luz adiante do estrupicio, mas acaba se nivelando em aspectos que deveriam ser facilmente contornados. Concordo contigo, educação de qualidade é pra acesso de poucos.

  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Acha realmente que aquele público da Firjan é de homens preparados? Empresários estão preparados para governar o Brasil? Por que será então que está esta bostha? O véio da Havan, o nazi da Tecnisa, o Ogronegócio, são gente preparada? No conceito do Ciro, sim, ou foi só um agrado a quem pretende agradar muito se eleito?

    Responda
    1. Henrique Silva

      Empresário não governa é governado. Ao falar "preparado" Ciro apenas quis dizer pessoas habituadas com termos técnicos de economia fiscal. Quanto ao "quem pretende agradar", não se coaduna com a vida do Ciro. Por outro lado, se fizeres um pequeno esforço de memória te lembrarás qual candidato tinha o hábito de receber agrados de grandes empreiteiras, além de tbm permitir agrados a seus cumpanheiros.

  7. Marco Medeiros

    A única coisa boa feita pelo Ciro até hoje foi ter dado um tapa no mamãe falei.

    Responda
  8. José Tarcísio Aguilar

    Tenho duas faculdades e estou certo que não entendo tudo sobre economia brasileira. Não depende de onde eu moro. A frase do Ciro (admiro ele) é tão desnecessária e descabida, que abre sim, portas à discussão sobre racismo estrutural. A solução começa por cada um admitir "sou racista pois fui criado e vivo numa sociedade racista".

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Então vc acha que o Ciro mentiu, e que os moradores das favelas tem acesso a uma educação pública de qualidade que os permite compreender conceitos complexos de economia?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Toda vez que o Ciro quer se referir ao c u do mundo ele se refere a o que ele chama de “fundão da África “. Fez isso no debate mas já havia feito antes em outras ocasiões.

  9. Henrique Silva

    Esses que estão aqui a criticar nada mais é que dor de cotovelo, inveja. Ciro deu uma palestra de duas horas, uma aula de Brasil, fez um diagnóstico bem fundamentado dos problemas, além de apresentar propostas factiveis pra resolve-los, principalmente, a fome. Ao final foi elogiado pelos empresários . Daí alguns apaixonados do "estadista" e do "maluco", acostumados com argumentação própria de uma mesa de buteco, não se conformam com o preparo e inteligência do Ciro.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acha realmente que aquele público da Firjan é de homens preparados? Empresários estão preparados para governar o Brasil? Por que será então que está esta bostha? O véio da Havan, o nazi da Tecnisa, o Ogronegócio, são gente preparada? No conceito do Ciro, sim, ou foi só um agrado a quem pretende agradar muito se eleito?

    2. Henrique Silva

      As críticas dos apaixonados pelo "estadista" ficam sempre no nível raso. A relação comumente utilizada para o termo "tchuctchuca" é subserviência. Ora, Ciro na palestra para Firjan foi altivo, crítico ao modelo político e de governança vigente desde FHC e Lula, tendo apresentado propostas contrárias p/ mudar isso, que contraria o interesse dos rentistas. Agora, ao ser tchuctchuca do centrão Bozo está apenas copiando o Lula e a Dilma. Isso é fato, não dá pra questionar.

    3. Marco Medeiros

      Não bastasse o Tchutchuca do Centrão, agora temos o Tchutchuca da Firjan???

    4. guilherme nobre souto

      O golpe está aí!

  10. Leonilda Pereira Simoes

    Ciro se acha bom demais para a favela, por isso se perde na discussão. Muitos dos classe alta de bairros ricos em SP e outros lugares têm uma ignorância enorme, racismo escancarado, tratam funcionários como lixo etc. Um comportamento indigno. Mas fazem de conta que entendem o que ele diz, como a plateia preparada dele. Na favela tem muita gente que entende mais de tudo do que Ciro e seus amigos preparados.

    Responda
    1. Jorge Wilson

      É mesmo? Que favela é essa onde a escola pública ensina conceitos complexos de economia?

  11. Marcelo de Souza

    Cirista se julga uma raça superior, assim como o ídolo deles. São mais inteligentes, mais preparados, mais tudo. Pena, para eles, que o resto do Brasil não reconhece essa "superioridade"

    Responda
    1. Henrique Silva

      Marcelo, o problema não é questão de raça ou inteligência, mas de comportamento, moral ou amoral. Não só o "resto do Brasil", mas o seu todo, reconhece o que é co rru pção, pois está bem vivo em nossas mentes, o mensalão, petrolão, rachadinhas, milicias, pastores do MEC, compra de imóveis em espécie, além dos personagens Palloci, Dirceu, Vacari, Delubio, Gedel, Cervero, Sérgio Machado, Eduardo Cunha, Queiroz. Assim, é improvável obter um resultado diferente fazendo as mesmas coisas.

    2. guilherme nobre souto

      Interessante, isso cabe exatamente para os defensores do lulopetismo, bicho, na boa, esse lance de observarmos as nossas questões sob essa perspectiva anda bem complicado.

    3. Robson Simões

      A melhor definição de ciristas que já vi , perfeita. Parabéns.

  12. Marcos Riera

    O que acho preconceituoso na fala dele é a premissa implícita de que a dificuldade de discutir assuntos técnicos somente se veria na favela. Ou ele acha que todo mundo em Moema tem pós-doc em economia?

    Responda
  13. Paulo Sales

    Vocês querem releger Bolsonaro? Querem eleger lula? A imprensa é contribuinte do atraso, e o eleitor teimoso idem. Eu não entro nessa, voto Ciro Gomes .

    Responda
    1. Paulo Sales

      Vocês não mandam no meu voto. Não sou obrigado a votar em populista de cá porque senão elege o populista de lá . Digo populista para ficar num termo bem gentil. Sai dessa gente, quem vive de mentiras e varrendo mal feito para debaixo do tapete são voces do bozopetismo polarizado!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      O seu voto em Ciro reelege Nero, não consegue ver isso? Os votos em Ciro e outros candidatos em 2018 elegeram o ser que ria ao imitar quem morria sem ar. Vai repetir o erro e ainda quer criticar quem mostra o erro de um soberbo como ele. O seu erro e dos que apoiarem este elitista pode nos deixar continuar nesta situação crítica.

    3. Robson Simões

      Ótima Eládio ! Ri muito, os ciristas são assim mesmo. Valeu!

    4. Henrique Silva

      Daniel é o típico eleitor apaixonado do Lula, crente incontesto de tudo o que ele faz e fala. Ora, Lula já está totalmente comprometido com os rentistas, sendo impossível adotar os projetos do Ciro, que são antagônicos com a forma de pensar dessa gente.

    5. Daniel Goncalves

      Se a sua ideia é dar a chance de um segundo turno a Bolsonaro, você está no caminho certo, porque o Ciro nunca vai passar nenhum dos dois primeiros colocados. Mas se ele tivesse um pouco menos de vaidade, apoiaria Lula, que é o único capaz de vencer Bolsonaro no primeiro turno e aceitaria o convite para fazer parte do governo, colocando em prática as próprias ideias e colaborando com o povo Brasileiro. Mas, não. Se não for ele o campeão, ele não aceita... Ou seja, votou ciro, votou em Bolsonaro.

    6. Eladio Gomes

      Entre também no avião para Paris, em 03 de outubro, para desfrutar do intelecto único e privilegiado do Ciro. Mas só se você for "técnico".

  14. Diego Mentor

    Atacar uma fala preconceituosa de Ciro com lreconceito contra nordestinos não parece adequado. Quando o chamam de "coroné", o recado é a pecha contra o povo nordestino. Preconceito sobre preconceito não é refutação, é apenas nojento

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Rapaz, esse malabarismo pra tentar passar pano para o seu guru não funcionou. Poderia sugerir que dissesse a ele para ser humilde ao menos uma vez na vida e se desculpar pela derrapada. Mas humildade, Ciro e pessoas que se acham inteligentes apenas por votar nele não cabem na mesma frase.

  15. Leonardo Marques Militão

    Talvez por essas a gente viu um Ciro tão truculento com Lula e tão afável com Bolsonaro no debate da Band.

    Responda
    1. Robson Simões

      Exatamente, o cara é um cavalo batizado, um Bozo com um discurso teórico que ninguém aguenta mais.

  16. Daniel Cabral

    Deu pra entender o que Ciro falou. Mas isso é política, cara. É justamente sobre a maneira como você se dirige aoa opostos. Essa fala é reflexo da dificuldade do Ciro de se conectar e até de falta de educação: se ele simplesmente não tivesse interrompido o cara que tava elogiando ele, ele não teria se prejudicado.

    Responda
  17. Mario Donizete Pelissaro

    É o Ciro sendo Ciro. Arrogante, mal educado, intolerante, preconceituoso, misogino, agressivo, violento, desrespeitoso. Ou seja, um Bolsonaro um pouco mais à direita.

    Responda
  18. Francisco Paulo Almeida

    A permanência de Ciro na campanha é para tentar impedir uma vitória de Lula já no primeiro turno.

    Responda
    1. Robson Simões

      Exatamente isso, como na eleição passada. Ele faz parte da trama.

  19. Nilton Silva

    Os radicais petistas fingem se indignar com a fala do Ciro, mas o motivo real é o medo de ter de enfrentar quem quer que seja no segundo turno.

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Se sua preocupação real é derrotar o Buozo, então por que o Lula não renúncia e apoia o Ciro, que tem bem menos rejeição do que ele? Papinho furado de petista, o seu. O culpado pela vitória em 2018, qualquer não fanáaatico sabe disso

    2. Eladio Gomes

      Medo de enfrentar quem não vence uma eleição há quase duas décadas? Sua última vitória foi para um cargo legislativo em 2006 e o quem o elegeu foi sua base eleitoral no Ceará. De lá para cá, entre idas a Paris e um cursinho em Harvard, sua vida pública se resumiu a um ministério no governo de quem tanto critica. O resto é retórica "técnica". Você, Ciro e eu sabemos que ele só é capaz de vencer o incapaz que governa o Brasil. Mas disso até o Big Nickel aqui da cidade onde moro é capaz.

    3. Mario Donizete Pelissaro

      "Ciristas" se comportam como os "Bolsonaristas". O q é perfeitamente coerente, já q os 2 são tão parecidos. Ciro é Arrogante, mal educado, intolerante, preconceituoso. Ou seja, um Bolsonaro um pouco mais à esquerda. O grande erro, é não perceber q o prox presidente herdará um país td desorganizado e reconduzi-lo ao trilhos não será tarefa facil e nem tarefa p inexperientes verborragicos popopulistas. Este país precisa ser pacificado e Ciro não tem este perfil. Ninguem aguenta mais tanta tensao.

  20. Oscar José Santiago Lima

    Essa falsa indignação por uma única frase do Ciro, tirada do contexto em que foi dita, é para evitar a discussão de seu plano e propostas, o único realmente voltado para a redução permanente da desigualdade social no Brasil, em benefício dos pobres e moradores de favelas. Assim vamos debater seu programa de renda mínima, a eliminação dos juros abusivos, políticas para redução drástica da inflação, reforma tributária com justa taxação sobre dividendos, grandes fortunas, heranças e latifúndios

    Responda
    1. Paulo Sales

      E quem vai pacífica lo? Lula? Amigo, lula é o motivo principal do problema.

    2. Eladio Gomes

      Em primeiro lugar, a frase não foi tirada de contexto. Seja, pelo menos, honesto em relação a fato consumado e registrado. Em segundo lugar, Ciro teve a chance de implementar essa sua fórmula mágica quando foi ministro da fazenda no governo Itamar Franco e ministro da integração nacional no governo Lula. Em terceiro, não é indignação, é a constatação inequívoca de algo que todo mundo já sabia. Posso não ser "técnico", mas tenho boa memória.

    3. Mario Donizete Pelissaro

      "Ciristas" se comportam como os "Bolsonaristas". O q é perfeitamente coerente, já q os 2 são tão parecidos. Ciro é Arrogante, mal educado, intolerante, preconceituoso. Ou seja, um Bolsonaro um pouco mais à esquerda. O grande erro, é não perceber q o prox presidente herdará um país td desorganizado e reconduzi-lo ao trilhos não será tarefa facil e nem tarefa p inexperientes verborragicos popopulistas. Este país precisa ser pacificado e Ciro não tem este perfil. Ninguem aguenta mais tanta tensao.

  21. gabriela loureiro de bonis simoes

    Vi o programa do Ciro em comunidade no rj. Acheu muito bom o esforço de falar de forma que as pessoas entendam. Ciro é muito tecnico e realmente precisava facilitar o dialogo! Bora Cirão!

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Bom, ele tem agenda no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, neste sábado. Tem a chance de se explicar para um público "não técnico". Mas é bom se conter para não perder a linha, meus amigos e amigas por lá são bem politizados e esclarecidos e não aliviam na cobrança aos políticos. A versão cearense de Collor de Melo vai ter que gastar o seu latim e controlar a sua bílis. Isso se ele comparecer...

    2. Mario Donizete Pelissaro

      "Ciristas" se comportam como os "Bolsonaristas". O q é perfeitamente coerente, já q os 2 são tão parecidos. Ciro é Arrogante, mal educado, intolerante, preconceituoso. Ou seja, um Bolsonaro um pouco mais à esquerda. O grande erro, é não perceber q o prox presidente herdará um país td desorganizado e reconduzi-lo ao trilhos não será tarefa facil e nem tarefa p inexperientes verborragicos popopulistas. Este país precisa ser pacificado e Ciro não tem este perfil. Ninguem aguenta mais tanta tensao.

  22. Eduardo Freitas

    Ciro somente deixou escapar comentário que todos os políticos pensam, inclusive o farsante que se auto intitula "pai dos pobres".

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      "Ciristas" se comportam como os "Bolsonaristas". O q é perfeitamente coerente, já q os 2 são tão parecidos. Ciro é Arrogante, mal educado, intolerante, preconceituoso. Ou seja, um Bolsonaro um pouco mais à esquerda. O grande erro, é não perceber q o prox presidente herdará um país td desorganizado e reconduzi-lo ao trilhos não será tarefa facil e nem tarefa p inexperientes verborragicos popopulistas. Este país precisa ser pacificado e Ciro não tem este perfil. Ninguem aguenta mais tanta tensao.

  23. Roger Z Moire

    O ponto alto do debate foi o candidato da esquerda caviar tentar afagar o ex-governador e levar um doloroso "coice" no traseiro,kkkk, impagável.

    Responda
  24. Robson Simões

    Além de frustrado, é um imundo classista preconceituoso . Nojo.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Esqueçamos o Ciro. O cara só seria perigoso se, por um acaso bolsonarístico, fosse eleito. Mas ninguém o é com um patamar fixo de dez por cento de intenção de voto. Vamos falar de um Brasil novamente feliz, com Lula comandando. Abraço.

  25. Eladio Gomes

    "...capazes de serem entendidos por poucos..." por poucos, entenda-se: brancos, ricos, sulistas, homens e heterossexuais. É o público dele.

    Responda