Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gil Carlos Dias

    Só não dá para entender é porque a imprensa comercial não assume que é também disseminadora de fake news. Durante a Lava Jato, mesmo diante das evidências de que havia lawfare contra Lula, Folha, Globo, Veja, Estadão, Record, SBT etc. divulgavam as acusações contra o ex-presidente como se fossem inquestionáveis. Davam pequeno espaço à defesa de Lula, dando uma conotação de choro dos advogados. E deram ampla divulgação à delação de Palocci, recusada pelo próprio MP, a uma semana das eleições...

    Responda
  2. ZARE AUGUSTO BRUM SOARES

    Essa matéria só demonstra os limites do jornalismo investigativo das grandes empresas de comunicação no Brasil. A investigação sobre a dita fakeada não está concluída e o auto atentado foi descartado tanto pelos investigadores ligados a PF subordinada ao Excrementíssimo, quanto à imprensa empresarial de direita, que nesse caso se alinha à extrema direita. A investigação feita pela imprensa de esquerda só cobre um espectro da realidade descartado à priori, por interesses não tão óbvios.

    Responda
  3. LUIZ ANTONIO DA TEIXEIRA

    A discussão dessa matéria requer muito cuidado. A autora buscou ser cuidadosa no uso das palavras, mostrando que há excessos em sites de esquerda, embora em número e virulência extremamente menor no que nos sites da direita. No entanto, há algo maior por trás dessa questão: quem detém o poder de dizer o que é verídico ou falso, sob qual perspectiva agem as agências de checagem, como checar eventos produtores de consequências antagônicas para os grupos envolvidos? Só os tolos ou inocentes em che

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO DA TEIXEIRA

      Só os tolos ou inocentes acreditam na neutralidade das checagens

  4. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Parabéns a Folha pela imparcialidade.

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Nossa! Quanta imparcialidade...

  5. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Resumindo: Acusam os adversários de algo que eles mesmos praticam. Lembram quem começou com essa história de fake em 2014 no Facebook? Lembram que após investigações descobriram que essas fakes tiveram início no gabinete de uma funcionária da prefeitura de Guarulhos governada na época pelo PT?pois é.........

    Responda
  6. MARCUS OLIVEIRA

    Matéria tipo mostrar serviço.

    Responda
  7. josé SOARES

    Cara Patrícia, com todo o respeito , e em que pese erros do sites de esquerda , a matéria está inoportunamente capenga em favor da extrema direita , da qual já foste vítima. Cada vez temo mais pela manutenção do autoritarismo em outubro.

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Lendo os sites e notando que o gabinete do ódio é amplo, geral e irrestrito. Não existe a primazia do ódio, da desinformação e da intolerância. Todos , bolsonaristas e petistas participam ativamente da distribuição farta de fake news, disseminação do ódio e violência politica. (Claudia F.)

    Responda
  9. Roberto Maximiano da Cunha

    Que voz esses policiais ouviram para correr até a portaria para obter dados sobre a presença de Adélio em 2013? Por acaso, houve a mesma busca no Senado? Ou Planalto? Ou o STF? Foi bola cantada, mas não pela PF.

    Responda
  10. Roberto Maximiano da Cunha

    A Folha também nunca se interessou em informar quão estranho foi, MEIA HORA depois da prisão de Adélio, a divulgação pelo site bolsonarista "O Antagonista" de que o autor da facada tinha estado na Câmara dos Deputados, CINCO ANOS antes. Informação dada por dois policiais legislativos que consultaram os registros de entrada na Câmara.

    Responda
  11. Roberto Maximiano da Cunha

    Por que a Folha nunca apurou a presença de Adélio Bispo de Oliveira no clube de tiro .38, no mesmo dia em que Carlos Bolsonaro estava lá, em 6 de junho de 2018, e nem informou que o .38 tem ligações com clubes de tiro dos EUA que apresentados pela imprensa de LÁ como organizações com simbologia nazista, apoiadoras de Donald Trump?

    Responda
  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Vota e meia a Folha tenta demonstrar a sua imparcialidade criando uma parcialidade contra a esquerda. Que possam existir pessoas da esquerda que tentam usar o método bozoloide da mentira não se pode negar, afinal a sua efetividade é realmente tentadora. Mas daí a jogar os holofotes sobre uma exceção é o que demonstra sim a parcialidade da Folha.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pelo que se vê, Otilio, não entendeu nada!

    2. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Ou seja ,se não for 100% a favor de nós não serve? entendi.

    3. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Hahahahahahaha,entendi ,se não for 100% a favor de nós não serve .

  13. Marcos Benassi

    Não creio haver nenhuma justificativa aceitável para a utilização de notícias falsas por sites "da esquerda", haja vista essa ser a marca identitária da direita contemporânea, a mentira. Hidiotices como a "fakeada" estão no limite, conquanto o ridículo de fato diminua sua projeção. De todo modo seria bom que fosse enfatizada a enorme diferença entre o comportamento dos dois campos ideológicos: tá bom, ela consta, mas maiomêno, a dimensão da coisa é tão discrepante....

    Responda
  14. D Jun

    Esse jornal é realmente uma vergonha. Dia após dia vem defendendo a politicagem liberalóide de bolsoguedes, agora aparece defendendo imparcialidade no jornalismo independente. Coitadinho do Presidente né...Que injusto esse pessoal da esquerda que vive inventando coisas sobre ele, e bem na época da eleição.... Faça me o favor FSP. Assinatura cancelada é certeza.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Se ficar nervoso é pior . Parabéns a folha pela imparcialidade.

    2. HUMBERTO LEONE

      São muuuitos os assinantes avaliando seriamente cancelar a assinatura da Folha, como resposta a este tipo de desonestidade intelectual, D Jun. Estou impressionado com a quantidade de amigos e familiares me propondo uma debandada em grupão. Não podemos dar à imprensa este direito de nos tratar como se idiotas fôssemos.

    3. HUMBERTO LEONE

      São muuuitos os assinantes avaliando seriamente cancelar a assinatura da Folha, como resposta a este tipo de desonestidade intelectual, D Jun. Estou impressionado com a quantidade de amigos e familiares me propondo uma debandada em grupão. Não podemos dar à imprensa este direito de nos tratar como se idiotas fôssemos.

  15. HUMBERTO LEONE

    Avalio cancelar a minha assinatura da Folha em decorrência desta matéria vergonhosa de Patrícia Campos Mello, para este jornal que assim perde muito do nosso respeito. Não podemos apoiar este tipo de imprensa que não contribui para o bem do povo brasileiro e da humanidade. Honestidade intelectual é fundamental. Não é este o caminho para a mídia corporativa enfrentar a concorrência da mídia progressista que faz um jornalismo de alto nível, tornando-se cada vez mais respeitada.

    Responda
  16. Filipo Studzinski Perotto

    Primeiro, como sempre, muita indignação com a reportagem vem da discrepância entre o título e a reportagem. A necessidade de chamar a atenção prejudica a informação. Como dito por Patrícia, nem se compara o nível de desinformação entre sites de esquerda e de direita. O Brasil 247, site que leio diariamente junto com a Folha, de fato, muitas vezes tem que ser lido com filtros.

    Responda
  17. Joaquim Parron Maria

    Pena que a Folha publique algo como essa matéria. Patrícia, por favor.

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      Quando a Folha fala da mídia progressista, sabe-se mais sobre a Folha do que sobre a mídia progressista, já dizia Sigmund Freud.

  18. Luiz Roberto Portela e Silva

    ...e, por essas e por outras, eu contribuo mensalmente com R$ 39,00 ao 247. E R$ 1,99 com esse jornal. Não vou mudar para nada...

    Responda
  19. Luiz Roberto Portela e Silva

    Minha filha, nao tenha dúvidas todos esses sites que vc comentou são despudorada e declaradamente de esquerda. Até o mundo mineral sabe disso, como ja dizia Mino Carta - sabe quem é? - e, caso tenha dúvidas sobre o posicionamento desses sites, particularmente o 247 - o maior deles - ja declarou varias vezes ser veiculo à esquerda... muito diferente desse jornaleco ao qual vc é obrigada a postar esse monte de babaquices. Lembre-se que esse jornaleco disse que no /Brasil houve "ditabranda"...

    Responda
  20. JO ALMEIDA

    Sei.. então a foia agora tá puxando sardinha para o minto pr abjeto. Sei

    Responda
  21. FERNANDO CARLOS REBELLO REGOS

    Ah, "folhinha", pena que o candidato das privatizações é um fiasco total, não é? Quem sabe se ele se mostrasse "imparcial"? Ai, ai, ai. Ah, "folhinha", voz dos opressores, cada vez mais sórdida. Assim como todos e todas que trabalham aí (talvez alguma exceção confirme a regra) com essas carinhas tão "classe média", e que se prestam a este trabalho indigno (inconscientemente, talvez? A covardia chega a este ponto?) . Cuidado no próximo debate para não ser atacada pelo seu próprio candidato.

    Responda
  22. Gustavo Carvalho

    A manchete diz que sites de esquerda miram Bolsonaro com desinformação, mas o único exemplo de desinformação é de fevereiro. Isso é notícia? Com esse nível de jornalismo, que direito tem a Folha de julgar outros veículos? Ainda, sem entrar no terreno do posicionamento do próprio jornal, a Folha já se referiu ao Estadão como jornal de direita? Ou alguém vai tentar dizer que não é isso que ele é?

    Responda
    1. Márcio Scrignoli

      Pelo numero de fake a Jovem Pan deve ter sido incluída como de esquerda - até tem helicóptero vermelho

  23. Márcio Scrignoli

    Que falta do que escrever...e essa moiça deve estar pensando que deu um furo.

    Responda
  24. Jô Maria Souza

    Eita! Não dá pra comparar os sites de um e de outro. Nem em número e nem em conteúdo Precisa de estômago forte e endumentária contra material radioativo pra entrar nos sites bolsonaristas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, essa descrição foi ótema....

  25. Antônio Carlos de Paula

    Patrícia, você está misturando alho com bugalho. Os sites bolsonarista são uma indústria de mentiras.

    Responda
  26. ABEL NOGUEIRA

    Coitadinho do Bolsonaro. Sendo atacado por jornalistas mentirosos. Justo ele, tão correto, respeitoso e ético.

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      Boa, Abel! Quando a questão é por demais absurda, só mesmo a ironia como resposta. Risos

  27. Rachel Matos

    Pesou a mão aí em Patrícia? Os sites de esquerda não se equiparam aos sites bolsonaristas. A naturalidade com que Bolsonaro mente em rede nacional mostra até para quem não quer enxergar o óbvio, que a mentira é cultura, é meio de vida, para ele e seus seguidores. Você pisou na bola com o 247, foi inacreditável! Seria interessante você levantar as pseudo noticias jornalisticas que deveriam ter sido investigadas pela FSP, Globo, etc que levaram ao golpe e a prisão de Lula, não? Decepção com você.

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      Horrível a Folha prestar-se a este papel de publicar fake news. Sim, porque esta matéria de Patrícia é fake news vergonhosa.

  28. João carlos Gonçalves de souza

    Tamanho é a desproporção dos sites de fake news da extrema direita , que fica algo estranho no ar . Parece que o autor quer nivelar tudo. Não podemos esquecer que quem propagou todo tipo de mentira da Lava Jato , sem aplicar filtros e checagem da verdade foi a nossa gloriosa imprensa , contribuindo pra colocar um fascista no poder .

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      Só pra deixar bem claro, quando você diz "gloriosa", quer dizer, "imprensa corporativa tradicional", que, com este tipo de matéria da Patrícia, ficva cada dia "mais vergonhosa" e "menos gloriosa".

  29. Marcelo Carneiro da Rocha

    Para Bolsonaro todo mundo que não está do seu lado é de esquerda para esse alvo está virado o seu canhão. Convém a Folha explicar o que considera esquerda, porque nesse meio aí pode estar contando gente de todo espectro que não seja extrema direita além de sites meramente informativos.

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      A concluir por esta matéria de Patrícia, a Folha tem mais interesse em confundir o povo brasileiros quando utiliza o termo "esquerda" sempre de modo pejorativo.

  30. Paulo Inácio

    Eita folha de São Paulo depois que ficou órfã do querido PSDB, anda meio perdida. critica bolsonaro, mas como tem esperança da petrobrás ser entregue para iniciativa privada por este governo, de vez em quando assopra. Vocês gostam tantos de fatos e provas, quais as provas para cassação da Dilma? quais provas puseram Lula preso por mais de 500 dias? e vocês noticiaram a rodo como se estivesse certo.

    Responda
  31. Jorge Luiz Tripode

    Bolsonaro não precisa que sites de esquerda o prejudiquem, ele por si só se prejudica. apoiar este ser, é aceitar que o mal saia vencedor!

    Responda
    1. HUMBERTO LEONE

      É o que também digo, Manuel Pereira, este tipo de matéria da Folha só nos faz pensar em cancelar a assinatura, juntamente com inúmeros familiares e amigos, igualmente indignados.

    2. manuel pereira santana

      Esse tipo de matéria só reforça minha intenção de cancelar minha assinatura