Ilustrada > Réplica: Estereótipos sobre autismo mencionados por Pondé não fazem sentido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A história não contada é q a esposa de Pondé é psicanalista winnicottiana e professora do Instituto Winnicott, entidade privada que vende cursos de teoria e clÃnica winnicottianas. Assim, é interesse de Pondé promover Winnicott para defender a reputação e os rendimentos da famÃlia. Mesmo q para isso precise estigmatizar as mães de autistas com uma teoria terraplanista. Pacientes de terapeutas winnicottianos e estudantes da área deveriam se questionar se não estão cometendo um gde erro.
O texto de Pondé não generaliza a questão do autismo, mas denuncia uma generalização cruel dessa questão, a vida hype. Nessa vida, o autismo é commodity de comportamento, e o ‘otimismo como virtude cÃvicaÂ’ não reconhece que uma mãe pode ser destrutiva (talvez, Carolyn, em Beleza americana). Ocorre que estilo é também o ‘problemaÂ’ de Pondé: sua ‘famaÂ’ pode atrapalhar a compreensão de seu texto. Mas isso não muda o fato de que a “ciência” já foi justificativa para as maiores atrocidades.
A sequencia de afirmações sem sentido dificulta comentar. Mas caso vc não tenha entendido, autismo é uma condição principalmente genética e as mães não são a causa do autismo dos filhos. Tal insinuação feita por Pondé é só uma difamação misógina, sem nenhuma base cientÃfica.
O texto é bom, mas alguém arruma a crase do inÃcio.
O Ponde é toda aquela vibe "uiuiui vejam como sou disruptivo e 'polêmico'"
O Professor Pondé estudou Filosofia e Medicina.. Ele sempre foi muito esclarecedor e sincero em seus comentarios .Este equÃvoco de sua parte não o desqualifica em nada. Por favor Professor Pondé continue escrevendo e provocando.
Será q vc quis dizer continue mentindo e difamando?
Contrariando um dos sete anões narradores deste jornal:pondezinho,joelzinho, pereirinha, leandrinho, beltraozinho, demetriusinho, samuelzinho, correndo por fora editorialzinho e igorzinho.
Chamar Ponde de articulista (nem a cabeça ele consegue mexer já que o pescoço parece que quebrou) , enfim chamá-lo assim é dar voz a burricccce e dar voz a burriccccce é dar voz a esse atual goverrrrrno. Ops... E não é que ele junto com o Olavo são o ideólogos desse governo. Interessante como a burriccce é unîssona.
Até o "seu Zé" que vende verdura é mais qualifffficado que Ponde, pq a Folha ainda o mantém? Tem tanta gente qualificada para fazer o outro lado da balança. Não faz sentido. Ele acusa os outros de "intenligentinho" mas na verdade é um auto reflexo. Realmente concordo com os acadêmicos da aérea de filosoffffia, ele nnnnão tem qualificação pra nada na área.
Até o "seu Zé" que vende verdura é mais qualificado que Ponde, pq a Folha ainda o mantém? Tem tanta gente qualificada para fazer o outro lado da balança. Não faz sentido. Ele acusa os outros de "intenligentinho" mas na verdade é um auto reflexo. Realmente concordo com os acadêmicos da aérea de filosoffffia, ele nnnnão tem qualificação pra.nnnnada na área.
Não há necessidade de atrito com a burrrrrice de Ponde. Portanto não há necessidade dele. Da para colocar alguém inteligente que conttttraponha sem burricccccce.
Penso q as crÃticas que o Pondé recebe (e outros articulistas mais diretos e polêmicos tbem) se baseia no fato de que as pessoas em geral não conseguem deixar de levar um texto para o pessoal. Não conseguem ler um texto todo e analisar criticamente e de forma ampla, independente da sua condição existencial. O estilo de escrita do Pondé incomoda (e ele, claro, ganha com isso, afinal é um profissional) e as pessoas "caem" fácil no mkt dele mas o conteúdo exige reflexão e não reação emocional.
Ricardo, sua resposta confirma minha tese. Reli o texto. Veja: na minha interpretação Pondé critica o tratamento hype do problema super sério e complexo do autismo e, sim, concordo com ele nesse ponto. Vc não?
Penso q seu apoio a Pondé se baseia no fato q vc não leu o texto inteiro e não percebeu q Pondé difamou as mães de autistas, sugerindo q elas são a causa do autismo dos filhos, por se sentirem incomodadas por eles e criar-lhes um ambiente hostil. Teoria misógina sem base, visto q autismo é principalmente genético. Alternativamente, vc é como ele e se compraz com o aumento da dor dessas mães por uma difamação das mais cruéis.
Perfeita sua colocação...
Pondé , o Nietzsche da Avon, está conseguindo o que queria. Está causando! Ser comentado e discutido por pessoas com artigos muito superiores aos seus. Por fim, não se trata apenas de mau-caratismo , muito comum ao Pondé , mas tbm de pouca envergadura cognitiva sobre o que escreve, o limite do qual ele não consegue ultrapassar.
Na minha interpretação o Pondé fez uma critica a banalização da doença por séries e televisivos, somado a questão que, como uma época era modinha ter depressão, tudo era depressão, hoje, por qualquer razão se fala que a pessoa é autista. Isso é a banalização de um assunto sério que, não são poucas, as famÃlias vivem. Caso as pessoas lessem o texto sem a opinião sobre a pessoa do colunista a interpretação seria outra, julgar o texto julgando quem escreveu pode gerar um pré juizo da leitura.
Surpreende como vc suprimiu da discussão a defesa por Pondé da falsa e abjeta teoria de Winnicott, q afirma q a causa do autismo é o ódio reprimido q as mães tem pelos filhos. Não é preciso conhecer Pondé para sentir asco por tal insinuação, q culpabiliza uma das vÃtimas q mais sofre, a mãe do autista. Claro q conhecendo o histórico de Pondé, q já afirmou q a pros ti tu ta é a primeira vocação de toda mulher e outros disparates misóginos, a indignação aumenta.
Excelente. Resposta precisa e importante ao pior filósofo do mundo, N1 em soberba.
Excelente texto!! Muito esclarecedor.
... vale a leitura complementar do artigo de Renata Simões no Estadão. Sabe das coisas por experiências próprias também.
O que se acha o mais inteligentinho do mundo, o Sr. Pondé, de forma elegante, recebe uma resposta merecida a um de seus artigos preconceituosos.
- Enfim um artigo de resposta que apontasse, de maneira consistente os itens equivocados do Professor Pondé e também reconhecendo que o Professor Pondé acerta, ao convidar as pessoas p/ refletir, pesquisar.
Perfeita sua colocação... Também.
São os mesmos argumentos apresentados no artigo de Vanessa Ziotti, q vc no entanto preferiu pichar sem apresentar nenhum argumento. Acho q vc não pode aceitar q uma mulher critique o seu querido e misógino professor, q parece ter lhe ensinado a ser tão misógino qto ele.
A discussão nesse nÃvel sempre é saudável e em ciência, tudo pode ser contestado, desde que devidamente embasado. No mais, trabalharmos para o bem estar das pessoas com o auxÃlio da ciência faz todo sentido, afinal é o que somos, seres humanos.
Esse artigo mostra que TEA tem origem fundamentalmente genética e que a teoria da mãe geladeira foi abandonada justamente porque não tem sustentabilidade cientÃfica ou estatÃstica. Poisé não sabia nenhuma coisa nem outra. Antigamenre, Poisé abusava de falácias de retorica das mais conhecidas. Agora tornou-se personagem patético e polêmico para ter alguma relevância e manter emprego, técnica antiga. Cabe a folha ponderar se compensa manter gente desse naipe como colunista.
Pondé, um reacionário.
A qualidade cientÃfica e didática desse artigo expõe a misoginia de Pondé, apesar da elegância dos autores, q evitaram aponta-la. Não é crÃvel q o colunista não soubesse q a teoria da mãe geladeira foi há muito abandonada e q nunca teve evidências cientÃficas. Defende-la foi só a continuação do discurso misógino pondesco, q ja disse q a virtude das mulheres depende das taças de vinho q bebeu e q todas as mulheres são antes de tudo pros ti tu tas, entre outras ofensas preconceituosas.
…taças de vinho que beberam…
Espero que o Sr PondeÂ’, o superficial pirotécnico, leia esse artigo, mas duvido que o entenda. Infelizmente, o baixo nÃvel cultural da classe média enseja o aparecimento desses pseudointelectuais. Querida Folha, tome uma decisão e poupe-nos dessa pessoa. Eu não o leio mais, mas há outros que perdem seu tempo e se deseducam lendo suas detestáveis colunas
Sempre ele , o metido a saber de tudo Pondé, um chato. Vamos ver até quando a Folha vai dar espaço a este panaca.
Receeeba Pondéka
Kkkk. É um frango velho enrustido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Réplica: Estereótipos sobre autismo mencionados por Pondé não fazem sentido Voltar
Comente este texto