Hélio Schwartsman > Atraso secular Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Bozo , e seus ministros da des educacao nao precisam da sua desculpa pra desarranjarem , mais ainda, a educação e cultura. Conversa mole sua essa de que foi a pandemia a causa.o azar de vcs liberais eh que bozó eh tão incompetente que não lhes da margem para por culpa na esquerda.

    Responda
  2. Carlos Roberto Pereira Bitencourt

    Me parece que deveria haver um grande esforço nacional - como houve na covid -, um pacto pela educação. É preciso redirecionamento massivo de recursos. Não é possível que as casas legislativas sigam inchadas, lotadas de cabides de emprego, e o fundão eleitoral seja multibilionário, com a educação desse jeito! Precisamos evoluir e correr atrás do secular prejuízo. É urgente e calamitosa a situação!

    Responda
  3. Carlos Roberto Pereira Bitencourt

    Me parece que deveria haver um grande esforço nacional - como houve na covid -, um pacto pela educação. É preciso redirecionamento massivo de recursos. Não é possível que as casas legislativas sigam inchadas, lotadas de cabides de emprego, e o fundão eleitoral seja multimilionário, com a educação desse jeito! Precisamos evoluir e correr atrás do secular prejuízo. É urgente e calamitosa a situação!

    Responda
  4. ricardo fernandes

    há muita coisa errada na educação, incluindo a didática. há conteúdo excessivo. professores são mal pagos. não se pode negar a religiosidade da lógica educacional. está no genesis: não coma do fruto do conhecimento.

    Responda
  5. José Cardoso

    A educação é um fator importante para a riqueza, mas não é a 'bala de prata' que às vezes se pensa. A Argentina, a partir do final do século 19, deixou o Brasil comendo poeira nesse campo, e o analfabetismo já era baixo lá pelos anos 30. Entretanto a opção por uma industrialização cartorial de substituição de importações (como aqui), em vez de competir no mercado mundial como a Coreia, desperdiçou o potencial dessa população melhor educada.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Se já com pouco estudo somos vítimas de golpistas à frente das inovações tecnológicas, imaginem se vivessemos num país com educação de primeiro mundo!

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    "Ler é chato e dá sono".

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Não sou o autor desta pérola. Vem de Lils de muito tempo atrás. Cara dele.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, Peter, prezado, fôra isso verdade universal, o Rivotril dava prejuízo... Hahahah!

  8. xikito ferreira

    Tentei encomendar esse livro na Amazon , não tem. Onde comprar, por favor? Excelente esta matéria.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Que horror, hein, mano Schwartzman? É porque não deixaram o Mirtão do Pipoco na cadeira: com uma palmatória e dois chicote, resorvia esse atraso num triz! E o Weintrolha, com sua impreCionante novilíngua? Será que os alunos terminariam o fundamental falando alguma língua que não fosse "em línguas"? Com a misschek de Patrona da educação? (Financeira, evidente) Caríssimo, impressionou-te o livro com informações históricas; a mim, impressiona-me nossa recente história de desastres evidentes.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    Infelizmente, parece que a educação primária não era prioridade das elites dirigentes de nosso país. A Coreia do Sul melhorou a educação. As elites intelectuais precisam mudar o mindset para encontrar soluções para a miríade de problemas na educação, como repetência, aprovação automática e abandono escolar. Precisamos de progresso nas soluções e não de "progresso" dos problemas. O que as elites intelectuais podem propor para as elites dirigentes com um novo mindset?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vito, meu caro, o Jjjeegues tá perguntando se "Mindset é aquele novo produto da Amazon?" Hahahah!

    2. Paulo Emmerich

      Vito... há muitos da " elite intelectual" apoiando este que nos governa...temos que unir todos os democratas deste país contra este atual governo do atraso e focarmos na educação básica além de corrigir os graves erros na economia.

  11. Helio Cardoso

    O Brasil é assim mesmo, um povo sem educação. A começar pelo presidente!

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    Parece q o colunista mudou de idéia sobre o financiamento da educação pública. Mas há alguns anos elogiava seu amigo Gustavo Ioschpe por supostamente demonstrar q o Brasil já gastava demais em educação. Baseavam-se na porcentagem do PIB, argumentando q já gastávamos mais do q os países ricos. Nenhum dos dois parecia entender a matemática elementar: o q conta para a qualidade é o gasto por aluno, e nessa métrica ainda gastamos pouco, apesar da melhora significativa neste século.

    Responda
  13. Ronaldo Pereira

    A educação é uma questão do Estado, independentemente do governo de plantão. Enquanto estivermos como estamos oBrasil todo vai navegar rumo às cataratas sem motor e sem leme, ou seja, a tragédia é inevitável. A Educação É A Única Esperança!!!! Sem ela é a escuridão, a ignorância, a pobreza e a morte.

    Responda
  14. Roger Z Moire

    Agradeça à esquerda caviar que domina a educação a décadas no Brasil.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      O fato do comentário do Roger Moire ter conseguido, até o momento que escrevo, 3 "curtidas" já mostra o tamanho do problema da educação no Brasil.

    2. Marcos Benassi

      Inda por cima, Renato, o Ricardo é educado e tem paciência com a tosqueira e os maus bofes. Homem de virtudes.

    3. RENATO VENANCIO

      Assino a Folha de SP para ler RICARDO KNUDSEN.

    4. Marcos Benassi

      Blá blá blá blá blá... Caviar... Blá blá blá... Vira o disco, zi'muár...

    5. Mauricio Soares

      Depois de séculos da direita farofeira no governo do país, vir falar dos poucos anos em que a esquerda governou e nos quais alguma melhora houve na educação, é muita falta de noção.

    6. Ronaldo Pereira

      Procure se informar melhor antes de escrever sobre algo que não conhece bem.

    7. Ricardo Knudsen

      Se não bastasse o descalabro na educação produzido por uma centro-direita tacanha depois da redemocratização, antes foram quase tres décadas de destruição do sistema público de educação pela ditadura militar, de quem Bozo é herdeiro. Os militares legaram um dos mais baixos gastos per capita em educação do mundo, os valores per capita só cresceram significativamente a partir do governo Lula. Pretender inculpar a esquerda é simples mentira.

    8. Ricardo Knudsen

      Haja mentira e ignorância. O ensino de primeiro e segundo-graus é responsabilidade de estados e municípios. Depois da redemocratização o estado de SP só foi governado por tres partidos: PSDB, MDB e PFL - todos de centro ou direita. A esquerda esteve na prefeitura da capital paulista por 12 anos não consecutivos em mais de três décadas. O governo federal esteve com o PT por dezesseis anos (onde as suas décadas?), mas os seis últimos com a direita de Temer e Bozo. A direita afundou o ensino!

  15. Roberto Gomes

    O Brasil atual é uma tragédia. Uma catástrofe. Me pergunto quando os defensores da família e de seus interesses particulares, como a religião, vão entender de fato suas mesquinharias, seu egocentrismo e egoísmo, e que há mais gente no mundo além de si mesmos. Que é necessário que o Brasil atual saia do fracasso, do atraso, do anacronismo, para se tornar uma nação de fato, um país em que um número muito maior de pessoas possa ter oportunidades e serem verdadeiros cidadãos.

    Responda
  16. Roberto Gomes

    O Brasil atual é uma tragédia. Uma catástrofe. Me pergunto quando os defensores da família e de seus interesses particulares, como a religião, vão entender de fato suas mesquinharias, seu egocentrismo e egoísmo, e que há mais gente no mundo além de si mesmos. Que é necessário que o Brasil atual saia do fracasso, do atraso, do anacronismo, para se tornar uma nação de fato, um país em que um número muito maior de pessoas possa ter oportunidades e serem verdadeiros cidadãos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.