UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    Janio, seus artigos ficarão devidamente registrados na História, assim como a o missão e coni vência deste e de outros órgãos da mídia...

    Responda
  2. Marcelo Moraes Victor

    Parabéns, grande texto

    Responda
  3. Melchisedc Felix

    Bolsonaro e o jeito miliciano de ser: ocupação de território e a lei, bom "a lei sou eu!". Pensar que uma motociata custa muito mais do que o cidadão que paga impostos ganha a vida inteira! A criminalidade do maior mandatário da Nação escancarada e ninguém age. Até quando? Imagina um segundo mandato!!!

    Responda
  4. Rachel Matos

    Pois é, Jánio, talvez o pior da tortura e do sofrimento a que estamos sendo diariamente submetidos, seja a naturalização de todos esses absurdos, muito bem destacados em seu artigo. Para nós, pessoas comuns, resta sair nas ruas, gritar contra essa monstruosidade, xingar esse Inominável, mas e daí? Até quando teremos que assistir ao circo de horrores, incrédulos, abandonados pelas instituições? Que chegue outubro rápido, antes que percamos o juízo!

    Responda
  5. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Texto impecável.

    Responda
  6. fauzi salmem

    O último parágrafo diz tudo! É uma indignidade a tática do PR. Ficar buscando oficialidade das viagens para as despesas serem pagas pelo dinheiro público, que inclui os impostos de quem o detesta.

    Responda
  7. Ozeias Oliveira

    Além da falácia de que moeda corrente é dinheiro vivo, só comparável ao que o ex presidiário diz sobre si de ter sido inocentado, é sabido que a maioria dos imóveis atribuídos a Bolsonaro são do ex cunhado (ex cunhado é família??). Uma campanha nefasta para denigrir imagens, que tem sido a tônica da imprensa suja nos últimos anos. Como se a justiça eleitoral não tenha checado as declarações de bens. Parece que as pesquisas agora mais favoráveis ao PR despertou uma reação via fake news!

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Sinônimo é sinônimo. Aqui não é vatzap.

    2. Ney Fernando

      Moeda corrente significa exatamente "dinheiro vivo", e só existe um motivo para alguém carregar tanto dinheiro consigo, várias vezes, sem estar trabalhando para uma empresa de transporte de valores. E é um fato que os bolsonaros compram imóveis com "dinheiro vivo", coisa que eles próprios admitiram.

  8. Ozeias Oliveira

    Jânio de Freitas corroborando a mentira. Imóveis referidos são em sua maior parte, sabidamente, de ex cunhado do PR, que, aliás, é empresário imobiliário. Nada a ver com o candidato à reeleição. Mas a folha-lixo e seus editores mentirosos partidários do ladrão ex presidiário teimam em fazer companha para o PT.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Sai daqui, volta para tuas trevas

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Gado se apega nas mentiras, incrível! Acorda!

  9. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Quem não devia estar concorrendo era o seu "santo" candidato condenado a mais de trinta anos em tres instancias por 12 juízes e escapado num cavalo de pau por problema de CEP, sem qualquer alusão a inocencia ,solto por reformulaçõa da prisão após segunda instancia junto com os outros santos Dirceu., o irmaõ de Dirceu ,Vacari, Delúbio e uma penca de petistas sob o silêncio vergonhoso do colunista metido a moralista.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Esse candidato é indefensável. Saia daqui, vai rezar na Univeral

    2. Ney Fernando

      A coluna é sobre a corrupção do governo bolsonaro, coisa que parece inegável pois seus seguidores se limitam a criticar o Lula sem dizer absolutamente nada sobre os fatos atribuídos aos bolsonaros porque não conseguem encontrar nenhum argumento minimamente razoável para defender a conduta do futuro presidiário e atual presidente.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Quanta desinformação num só comentário. Estão mesmo dobrando a aposta de que falsidades elegem qualquer idh i o ta

    4. Richard Lins

      Os processos fora anulados palliacci

    5. Richard Lins

      Os processos foram anulados pelo mesmo judiciário que o condenou, pa.liacci

    6. Felipe José

      Como defender a honestidade de Bolsonaro ficou impossível, resta aos seus apoiadores invocar Lula e o PT. A corrupção nos governos petistas não muda - nem atenua - o fato de que Bolsonaro e sua família são corruptos.

    7. Mauro Guedes

      E isto afasta a corrupção e destruição do Estado bolsonarsitas, explícita e evidente ??? A quem quer defender? O Brasil ou candidato qualquer?

  10. ILSON ALVES RAMOS

    Parabéns outra vez Janio! Se a FOlha realmente estivesse a serviço da DEMOCRACIA, este texto seria na capa! Mas...

    Responda
    1. José Rosa

      Bem observado. Eu vi publicado ontem, quis ler hoje e tive que rodar na página mais de uma vez para achar. Lamentável a postura da Folha. Ontem, Demétrio criticando o jornalismo militante, o que dizer então do dissimulante, que desconfio seja praticado neste e em outros canais ditos imparciais.

    2. Richard Lins

      É texto para livrar a cara no futuro, quando forem cobrados pela inação destes anos.

  11. José Fernando Ziliotti

    Li aqui outro dia algo assim: a coluna do Janio de Freitas ser publicada apenas aos domingos machuca a alma de qualquer leitor, até dos não crentes. A respeito das compras imobiliárias pela família infernal, em dinheiro vivo, a redução da gasolina também veio bem a calhar.

    Responda
  12. Ayer Campos

    Jânio aos domingos é o ritual de penitência da Folha...

    Responda
  13. xikito ferreira

    A cada domingo esta coluna surge + lúcida e contundente

    Responda
  14. Marcos Benassi

    Orra, sêo Janio, mais claro e preciso do que isso, não é preciso: é dispensável. Dá raiva de tanta desfaçatez, sem-vergonhice e, vamos falar claramente, eixcrotidão. É um eixcroto, ele, filhotes, entorno aproveitador e lambedor de saco. Tá demorando, sêo Janio, demais da conta, espero que dê tempo de conter a metástase.

    Responda
  15. wilson kfouri

    Bolsonaro é um flagelo pior que a pandemia causada pela Covid…

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, se é: Pandemia, passa; Bozofrenia, fica.

  16. Plinio Góes Filho

    Até qdo vocês aí, colunistas e repórteres bitolados pela chefia de Redação do jornal que os emprega, continuarão a deturpar os fatos à procura de uma culpa? Também li a propalada matéria do UOL, que faz um silogismo falsíssimo: pagamento em "moeda corrente" é o mesmo que "em dinheiro vivo". Não posso atribuir a gracinha à burrice de Dal Piva, mas posso considerar a sua má-fé diante de algo tão elementar. E Janio propaga porque é petista. E isso já diz tudo.

    Responda
    1. Ozeias Oliveira

      Além da falácia de que moeda corrente é dinheiro vivo, só comparável ao que o ex presidiário diz sobre si de não ter sido inocentado, é sabido que a maioria dos imóveis atribuídos a Bolsonaro são do ex cunhado (ex cunhado é família??). Uma campanha nefasta para denigrir imagens, que tem sido a tônica da imprensa suja nos últimos anos. Como se a justiça eleitoral não tenha checado as declarações de bens. Parece que as pesquisas agora mais favoráveis ao PR despertou uma reação via fake news!

    2. jose carlos toledo junior

      Kkkkkk. Essa é a única narrativa que puderam inventar. A de que moeda corrente não é dinheiro vivo. Tristemente, a despeito do que sejam sinônimos, essa narrativa que insulta a inteligência de qualquer sagui pode até dar certo no submundo dos apps de mensagens. Talvez, vc deveria justificar seu salário na central bozó de noticias por lá. Pelo menos aqui nesse espaço, sinônimos são sinônimos.

    3. Felipe José

      Olha a que ponto alguém chega para tentar negar que Bolsonaro e sua família são corruptos. Esse hábito da família Bolsonaro de pagar em moeda corrente ou dinheiro vivo, tanto faz, tem objetivo: lavagem de dinheiro. Invocar Lula e o PT não vão mudar essa realidade.

  17. Alexandre Costa Prado

    Parabéns, I. Janio de Freitas. Precisão cirúrgica no teclado.

    Responda
  18. Paulo Emmerich

    Janio, este bateboca nos comentários descortinam o nível de nossa educação...onde é surpreendente pessoas com boa educação formal apoiarem o atual e pior presidente de nossa história.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Paulo, ainda nem chegou no nível de base habitual. Espera chegar braguinha, serrinha e drizinha salMoura: aí fica bonito de ver. Só não respira muito perto.

  19. Adriana Santos

    Thank you!

    Responda
  20. Leonardo Trindade

    Jânio macetou.

    Responda
  21. Hermógenes Saviani Filho

    Janio de Freitas é imprescindível! A analise vai ao cerne do problema. Temos um governo que não fez absolutamente nada em relação à pandemia e à economia e que a cada denúncia de corrupção, ao invés de apresentar documentação contundente que comprovem a lisura das negociações, tergiversa com ironias.

    Responda
  22. Ayer Campos

    JF é um pensador singular. Profissional de excelência na imprensa, jamais deixou passar em silêncio as mazelas e depravações das 'corporações de ofício', atitude corajosa sintetizada no lema "o principal móvel da imprensa não é a informação, mas a venda de anúncios"... Incansável lutador em prol da democracia, chega a este ponto de sua vida questionando a legitimidade democrática do 'modus operandi' de 'bastiões' como o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e... a 'midia'.

    Responda
  23. Claudio Carvalho

    Desenhado. Só não ver quem não quer. É cegueira deliberada.

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      *só não vê quem não quer

  24. Emilton Rocha

    Texto feito por uma das viúvas do Lula! Com bastante isenção... é pra rir.

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Milton, Lula está vivíssimo.

    2. josé SOARES

      Seu Milton, Lula está vivíssimo.

    3. Marcos Benassi

      Eremilton, tá no lugar errado: vai lá no sêo Elio, ele o citou hoje.

    4. LUTHERO MAYNARD

      Então ria, sr. Emilton. E prepare-se para chorar em 2 de outubro. Boas lágrimas!

    5. alex carvalho

      Isento ou não, o texto só descreve as ações, fatos cotidianos.

  25. Jane Medeiros

    Moldura perfeita da gestão Bolsonaro! Terra arrasada é pouco! Destruiu as instituições e as desmoralizou! Diante de tal descalabro só restava o impeachment que não veio. A melhor notícia séria sua derrota em outubro!

    Responda
  26. Jô Maria Souza

    As instituições dormem enquanto barbaridades são cometidas todos os dias. Vai dar trabalho colocar a casa em ordem.

    Responda
  27. Marcelo Rod

    O hippie se achava contracultura por ser anticapitalista. Contracultura é o bolsojeguismo, o movimento de mequetrefes com orgulho de ser um completo idiota. Isso é contracultura de fato...

    Responda
  28. adel eddine

    Ao patinar nos 32 por cento da pesquisa datafolha, pode surgir nas hostes a ideia de um atentado ou incêndio ou algo que o valha, a locais religiosos, 15 dias antes do pleito, jogando nas costas da esquerda a responsabilidade. Sem tempo para desmentidos ou esclarecimentos. E sp vai se entregando a extrema direita para ser est.upra.da com anuência. Cape,tão do povo, Sa.ta,nás de novo?

    Responda
  29. jose borges

    A engrenagem que move o país foi quebrada , mas não só. A alma do país foi quebrada . Temo que nunca nos recuperaremos. Perceber os apoios que sustentam o que está aí e a abulia dos que podendo interromper nada fizeram, me levam a um extremo pessimismo .

    Responda
  30. Angelo Batista Goulart

    O que é o Bolsonarismo ? o que é esse Governo ? Jânio de Freitas disse tudo !, o capital externo e interno conspiraram contra a democracia e a soberania brasileira , mais liberdade para a carestia, o arrocho . os retrocessos trabalhistas e sociais . mais liberdade para as irresponsabilidades com a saúde e educação do povo, afinal os brasileiros podem continuar ignorantes e simplórios ! O presidente da Republica pode ser qualquer um ! até mesmo o bobo da corte ! desde que seja obediente !

    Responda
  31. RICARDO BATISTA

    Que texto contundente, bem escrito e argumentado, parabéns! Realmente vamos assistindo, bestializados. E um terço da população apoia e defende tudo isso. Pessoas que pareciam sensatas até outro dia, agora se comportam como membros de uma seita. Uma lástima!

    Responda
  32. Florentino Fernandes Junior

    E o pedalinho? As palestras? O filho, socio da oi.

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Florentino , todos esses argumentos usados pelo ex-juizeco et caterva já foram desmontados pela verdadeira Justiça. E onde está a “fortuna” do Lula e família, que nem a PF e o MPF descobrem?

    2. Maria Lúcia Bergami

      Pedalinho...sei lá, deve estar no sítio.

    3. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, eliminai. Iluminar, não vira nem por milagre.

    4. Hermógenes Saviani Filho

      O ex-juiz e ex-ministro do atual governo fez de tudo para imputar culpa no Presidente Lula e em sua família. Reviraram suas vidas pelo avesso e nada foi provado de que triplex em praia decadente da classe média paulista ou casa em cidade do interior pertenciam a ele ou a algum membro de sua família. O mesmo serve para as falácias de seu filho ser proprietário da Friboi ou da Oi. Já o atual presidente precisa explicar de onde vieram o dinheiro para a compra dos imóveis entre outras denúncias.

    5. José Antônio

      ´´"Segundo o Banco Mundial, o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando Fernando Henrique Cardoso deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras" (Mauro Santaynana). E ainda deixou US$ 40 bilhões de dólares em dívida junto ao FMI para serem pagos.

    6. Avelino Ignacio Budu Garcia

      Quanto dá a soma de tudo isso? Bagatela, perto do que seu minto fez, e fará, até 31/12. Depois, cadeia!

    7. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      Agora me explique a centena de imóveis comprados pela grande família (mais de 50 em dinheiro vivo). E você, com certeza, deve estar espumando de raiva até hoje, bradando aos quatro gabinetes do ódio pelo triplex Granfino e a chacrinha de Atibaia (ambos sem escritura). No dos outros parece que é refresco, né?