Elio Gaspari > Futuro do STF será com mais ministros se ninguém se mexer Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito justo, pois Lula e Dilma possuem 8 ministros aos seus serviços no STF. Aumentando a quantidade de ministros, haverá maior equilÃbrio entre os dois extremos.
Infelizmente estou convencido que se Bolsonaro não for deposto ( pois já governa como um semi ditador ) conseguirá a façanha de destruir o Brasil inteiro em 8 anos .
O pior desse plano é que a a nomeação caberia ao presidente do Congresso, que hoje está nas mãos de Fernando Lira, um dos chefes do centrão e o comandante supremo do orçamento secreto, e que atua contra a Justiça para não ser cassado pelos delitos pelos quais já foi condenado. Ele seria capaz de nomear para o STF trastes como Ricardo Barros, Augusto Aras e até o tal do Wassef, o advogado dos bolsonaros que escondeu o miliciano Queiroz em sua casa.
Olha só o perigo caso se tenha a infelicidade da continuação desse governo. Bolsonaro depois de moto, o que mais gosta de fazer é nomear juiz. Esse risco piora quando abre caminho para o Sr orcamento secreto (Athur Lira) participar também de nomeações. Um casamento perfeito para o deleite dos sempre esperançosos candidatos: PGR, e os guardiães do filhotão imobiliario.
Como diria um certo presidente "nao vou esperar a PF ferrar minha familia", entao o negocio e' adapatar o STF. Bem tipico dos tempos que vivemos. Agora tentem imaginar Lula ou Dilma propondo algo semelhante.
Coloca mais quatro terrivelmentes....
Aumentar o número de juÃzes do STF não irá reduzir o número de processos naquela corte. O problema está relacionado com o sistema recursal brasileiro, que permite a chegada de muitas demandas sem repercussão nacional ao STF. Supremas Cortes deveriam julgar apenas causas que tenham impacto nacional. Aumentar o número de ministros do STF abre um precedente perigoso, basta observar o que ocorreu na Venezuela.
Que a ministra Rosa Weber venha e mande pra longe essa gestão desastrada do Fux.
Sugiro diminuir para 9, aproveitando a aposentadoria no próximo ano do Lewandowski e Rosa Weber. Simplesmente não se indica novos ministros. De resto, transformar o STF apenas numa corte constitucional e delegar julgamentos criminais ao STJ está perfeito.
Nos EUA são apenas 9, e, que eu saiba, nunca se cogitou aumentar. Alguma grande maracutaia está por trás disso!
O congresso brasileiro rs, aprovou o piso dos enfermeiros(as ). Não deviam obedecer ? Passa ontem....
Paulo, a suprema corte americana não revogou nenhuma lei, apenas alterou um entendimento da própria corte. Cortes judiciais podem alterar seus entendimentos e aà estava o problema daquela decisão de 1973. O ideal é que qualquer direito seja garantido por lei, aprovada pelos representantes do povo, não por uma decisão judicial.
É verdade mas, pelo número reduzido, existe o risco desse absurdo de se revogar uma lei depois de 50 anos de aprovação. É o caso lá do direito ao aborto.
CasuÃsmo para poder diminuir o poder do STF, o que não é bom para o paÃs. Além disso, o importante não é a quantidade, mas a qualidade, dos juÃzes. Ao menos três dos atuais integrantes não deveriam ter sido indicados, por conta de seu currÃculo pregresso...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Futuro do STF será com mais ministros se ninguém se mexer Voltar
Comente este texto