Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evandro Carlos

    Muito justo, pois Lula e Dilma possuem 8 ministros aos seus serviços no STF. Aumentando a quantidade de ministros, haverá maior equilíbrio entre os dois extremos.

    Responda
  2. Dani Evans Ribeiro

    Infelizmente estou convencido que se Bolsonaro não for deposto ( pois já governa como um semi ditador ) conseguirá a façanha de destruir o Brasil inteiro em 8 anos .

    Responda
  3. Ney Fernando

    O pior desse plano é que a a nomeação caberia ao presidente do Congresso, que hoje está nas mãos de Fernando Lira, um dos chefes do centrão e o comandante supremo do orçamento secreto, e que atua contra a Justiça para não ser cassado pelos delitos pelos quais já foi condenado. Ele seria capaz de nomear para o STF trastes como Ricardo Barros, Augusto Aras e até o tal do Wassef, o advogado dos bolsonaros que escondeu o miliciano Queiroz em sua casa.

    Responda
  4. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Olha só o perigo caso se tenha a infelicidade da continuação desse governo. Bolsonaro depois de moto, o que mais gosta de fazer é nomear juiz. Esse risco piora quando abre caminho para o Sr orcamento secreto (Athur Lira) participar também de nomeações. Um casamento perfeito para o deleite dos sempre esperançosos candidatos: PGR, e os guardiães do filhotão imobiliario.

    Responda
  5. flavio c pedrett

    Como diria um certo presidente "nao vou esperar a PF ferrar minha familia", entao o negocio e' adapatar o STF. Bem tipico dos tempos que vivemos. Agora tentem imaginar Lula ou Dilma propondo algo semelhante.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Coloca mais quatro terrivelmentes....

    Responda
  7. Felipe José

    Aumentar o número de juízes do STF não irá reduzir o número de processos naquela corte. O problema está relacionado com o sistema recursal brasileiro, que permite a chegada de muitas demandas sem repercussão nacional ao STF. Supremas Cortes deveriam julgar apenas causas que tenham impacto nacional. Aumentar o número de ministros do STF abre um precedente perigoso, basta observar o que ocorreu na Venezuela.

    Responda
  8. CLAUDIA ROVERI

    Que a ministra Rosa Weber venha e mande pra longe essa gestão desastrada do Fux.

    Responda
  9. José Cardoso

    Sugiro diminuir para 9, aproveitando a aposentadoria no próximo ano do Lewandowski e Rosa Weber. Simplesmente não se indica novos ministros. De resto, transformar o STF apenas numa corte constitucional e delegar julgamentos criminais ao STJ está perfeito.

    Responda
  10. Wil Prado

    Nos EUA são apenas 9, e, que eu saiba, nunca se cogitou aumentar. Alguma grande maracutaia está por trás disso!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O congresso brasileiro rs, aprovou o piso dos enfermeiros(as ). Não deviam obedecer ? Passa ontem....

    2. Felipe José

      Paulo, a suprema corte americana não revogou nenhuma lei, apenas alterou um entendimento da própria corte. Cortes judiciais podem alterar seus entendimentos e aí estava o problema daquela decisão de 1973. O ideal é que qualquer direito seja garantido por lei, aprovada pelos representantes do povo, não por uma decisão judicial.

    3. Paulo Araujo

      É verdade mas, pelo número reduzido, existe o risco desse absurdo de se revogar uma lei depois de 50 anos de aprovação. É o caso lá do direito ao aborto.

  11. Carlos Simaozinho

    Casuísmo para poder diminuir o poder do STF, o que não é bom para o país. Além disso, o importante não é a quantidade, mas a qualidade, dos juízes. Ao menos três dos atuais integrantes não deveriam ter sido indicados, por conta de seu currículo pregresso...

    Responda