Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Henrique

    Não há Estado Democrático de Direito sem uma Corte Suprema forte e respeitada, mas há que se respeitar as funções dos demais Poderes, sob pena de se apequenar a corte. A opção por pisos salariais são políticas públicas que obviamente geram impacto financeiro e econômico, e isso deve ser discutido e aprovado soluções no legislativo e executivo. Trata-se do mérito da política pública. Não compete ao STF definir as políticas públicas se não há inconstitucionalidade.

    Responda
    1. Fernando Henrique

      A lei é uma das maiores expressões da democracia semidireta e só deve ser suspensa diante de flagrante inconstitucionalidade. Não é o caso do piso! O ministro Barroso proferiu uma decisão monocrática suspendendo a lei, se valendo astuciosamente do recesso, no domingo, quando no mínimo deveria ser decisão do plenário do STF. O cabimento ou não de pisos devem ser discutidos no Congresso e os efeitos da lei devem ser tutelado diante de casos concretos.

    2. Neli de Faria

      Fui contra essa liminar. Mas defendo o ministro: ele não atuou aspas sponte propria ,mas a pedido de alguém. Irresponsáveis foram o Legislativo e o Executivo que aprovaram a lei sem a contrapartida financeira, notadamente para os entes públicos. Se foi isso! Os políticos pensam nas eleições e esqueceram que governar o País é tomar decisão ainda que desagrade uma classe.

  2. rosana gaio

    Esse pais trata da doenca... esquece prevenção. E depois acha caro pagar o piso de enfermeiro... Mas pagar mesmo valor o auxílio moradia de judiciário e legislativo não tem vergonha.

    Responda
  3. rosana gaio

    Para receber reajuste no judiciário foi na hora. Para quem cuida da saúde da população, suspende. É mta injustiça... um local de total falta de justiça. Esses Planos Privados... para pagar auxílio moradia pode... pagar quem cuida saúde é caro.

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É, ele ganha 40. Vergonha.

    Responda
  5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É, ele ganha 40. Vergonha.

    Responda
  6. Luzonaldo Augusto

    Mais um desserviço de Barroso, lamentável, um homem pusilânime.

    Responda
  7. Marcelo Rod

    O barroso, intitulado boca de veludo pelo bolsojeguismo, nada mais é que uma linha auxiliar do mito. Enfiou as FFAAs pra dentro do TSE e agora toma esta medida antipopular contra uma sançao do governo para projeto da Camara, que por falta de comunicaçao e esclarecimentos, o mito tomou posse. E portanto , isto vai parecer perseguiçao. Alguem tem duvida?

    Responda
    1. paulo sergio david

      O mito está mal assessorado . Cadê o financiamento para arcar com os gastos. Engodo. Enganação? Burrice ? Mas o prejudicado novamente é como sempre é o coitado que está ponta. Mudança já.

  8. Plinio Góes Filho

    Tudo o que foi citado na decisão tem a ver com ações típicas de gestão. E gestão é incumbência constitucional do executivo, eleito para isso. Cuida-se, assim, de mais uma intromissão indevida do judiciário nas questões que não lhe dizem respeito, travestida de matéria jurisdicional, coisa que o papel aceita, porque as palavras são escravas de quem escreve. Ativismo sem rodeios e nefasto, sempre, claro!, em oposição a Bolsonaro.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Que eu saiba, Bolsonaro não é coveiro, quer dizer, enfermeiro. Acho que a decisão é em oposição aos profissionais da enfermagem.

    2. Edson Nogueira

      Nefastas são as ações puramente populistas, desse ser que está momentaneamente ocupando o Planalto.

    3. Marcelo Rod

      Oposiçao ao mito, so o mundo paralelo dos idiotas consegue ver, nesta decisao

  9. Luiz Carlos Ferreira

    Por que os Ministros do STF não suspendem a distribuição - pornográfica - de dinheiro público do orçamento secreto? Com a palavra, Luís Roberto Barroso.

    Responda
  10. Sidmar Garcia

    Bola fora feio do supremo, vai ficar ainda mais desmoralizado na sociedade…

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Hipócritas e dar um jeito em corrupção e desperdício de $ público nada fazem , a categoria merece o piso por se dedicar com bem estar do ser humamo.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      E mais,categoria da área do povo nunca e v a valorizada.

  12. Roberto Rangel

    Apoio a decisão do ministro Barroso. Salários devem ser negociados e nunca impostos por lei. Se já existe salário mínimo devidamente definido, para quê definir piso salarial por categoria. Pena que o sábio ministro e o poder judiciário não tiveram o mesmo empenho com relação ao reajuste de seus próprios salários.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que o senhor Roberto não é trabalhador

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que o senhor Roberto não é trabalhador

  13. Paulo Sales

    Que absurdo. Acabaran de se dar aumento, agora vem com essa conversa? O STF não tem o direito de fazer isso com esta categoria, nem de anular projetos constitucionais. Lobby dos planos de saúde que não querem distribuir renda.

    Responda
  14. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Sempre o se hora Barroso. Em MG decidiu favorável ao ca pi a Zema em detrimento dos funcionários da Educação, Saúde e Segurança. Sem aumento e sem paridade para aposentados da Educação. Alegação a mesma de impacto nas contas mesmo o SindiFisco provando que há dinheiro em cx.

    Responda
  15. Paulo Roberto

    O SUS salvou o Bolsonaro, agora ele quer quebrá-lo???

    Responda
  16. julio c s barbosa

    o stf já fez o mesmo com os aposentados. se fossem funcionários públicos estaria tudo resolvido.

    Responda
  17. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Para enfermagem nada é fácil os deputados ficaram um ano avaliando os impactos econômicos.

    Responda
  18. David Lessa chaves

    Bola dentro à tempo do STF quebrar o sistema de saúde e fácil difícil é construir algo sólido.

    Responda
    1. Luiz Carlos Ferreira

      O que quebra o sistema é a roubalheira do orçamento secreto, com as bênçãos presidenciais.

  19. Pedro M

    E se tem uma classe que realmente cuida de gente e merece ser valorizada é a dos profissionais de enfermagem.

    Responda
  20. José Felipe Ledur

    Como já fizera na decisão sobre a gratuidade da justiça aos trabalhadores, Barroso torna a lançar argumentos simplórios, baseados na "law and economics". No caso, para invadir esfera de ponderação que pertence ao Congresso, o qual efetivou o direito fundamental previsto bo art. 7°, V, da Constituição mediante avaliação da extensão e complexidade do trabalho das(os) enfermeiras(os). O que o minisrro faz passa longe da jurisdição constitucional!

    Responda
  21. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Neste país, so chove de cima para baixo e nunca de baixo pra cima,aliás o STF sempre foi um órgão político em que auto concede seus aumentos salariais,no entanto,boicota índice de aumento sob salário mínimo de aposentados

    Responda
  22. claudia astrid gregory nunes freire

    Mas os aumentos absurdos para os juízes e todos da justiça e os do legislativo que está por vir após as eleições? Estes podem? Como assim?

    Responda
  23. claudia astrid gregory nunes freire

    Mas os aumentos absurdos para os juízes e todos da justiça e os do legislativo que está por vir após as eleições? Estes podem? Como assim?

    Responda
  24. Alexandre Pereira

    Enquanto isso, na sala da injustiça, 16%. Casa grande e senzala seria uma relação mais justa que a imposta pelas castas vigentes.

    Responda
  25. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Parece haver ignorância na decisão do ministro . O impacto econômico e as fontes dos recursos já foram analisadas e aprovadas pelo congresso. Má fé e jogo político por parte do ministro eu não acredito

    Responda
    1. Alexandre Machado Kleis

      Me diga as fontes de recurso. Desconheço.

  26. Marcelo Magalhães

    O judiciário está se dando um aumento gigante. A quem vamos recorrer? Para eles pode, não tem que fazer nenhum tipo de análise.

    Responda
    1. Alexandre Machado Kleis

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  27. Neli de Faria

    Data vênia, excelência! Quero ler os fundamentos expendidos pelo douto ministro! A mim me parece não ter nenhum respaldo constitucional apto a amparar a e. decisão! Sou contra decisão monocrática nos tribunais! Um país existe parábola bem estar do povo! O Brasil existe apenas para sustentar políticos.Todos sem exceção!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Corrijo-me um país existe para o bem estar do seu povo. O Brasil existe apenas para sustentar políticos! Fundão eleitoral de quase seis bilhões, inflação de partidos e de políticos. Sou, sempre fui, contra decisão monocrática na Corte.

  28. Eduardo Freitas

    Estranho que esquemas de corrupção, rachadinhas, roubalheira de grana pública, orçamento secreto, mamatas políticas e do judiciário, etc não causam preocupação ao sistema? A realidade é o lobby $$$ dos planos de saúde atuando.

    Responda
  29. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Esse joguinho de morde e assopra do supremo x Presidente só cai quem é .Caminham juntos para reeleição.Se vê logo que engavetar não é só com o procurador.

    Responda
  30. Getulio Cunha

    Isso é pouco ainda. Enquanto meia dúzia ficar dizendo que mexer com os toga preta é um atentado a democracia, haverá esse tipo de invasão aos poderes. O parlamento votou, aprovou e o presidente assinou. Não é de agora que o STF usurpa os poderes ... Alexandre de Moraes o novo ídolo da esquerda que o diga.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Getulio Cunha

    Quem promulgou o aumento ? Presidente Bolsonaro ... Portanto tem que ser cassada ... o trabalhador de saúde que deu a vida na pandemia que se las que. O importante é sangrar o presidente

    Responda
    1. gustavo alves de oliveira

      Eita! Releia a materia. Trata-se de decisão liminar. Logo, o próprio Barroso pode voltar atrás quando da apreciação do mérito, que terá participação dos demais Ministros. Estado Democrático de Direito (coisa difícil de entrar na cabeça dos bolsonaristas) é assim mesmo.

  32. antonio ramos

    Piso dos professores 3.840, piso da enfermagem 4.750 custo do cartão corporativo 25 milhões ano , custo de um deputado federal 200.000 mês ! Fd@ ! Muito fd@ esse país !

    Responda
  33. Getulio Cunha

    Para onde foi a indignação dos órgãos, sindicatos, PT com os trabalhadores de saúde e etc ? Percebam que para os toga preta decidirem sobre seu salário que não pode aumentar é fácil, assim como é fácil aumentar os salários e lagostas dos mesmos...

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Getúlio,o autor do projeto foi o senador Fabiano contarato do PT do Espírito Santo e ainda 12 parlamentares de partidos vinculados a bolsonaro votaram contra,Basta conferir!

  34. José Lino da Silva Lino

    Aberração sobre Aberração. Primeiro o congresso, supostamente direitista, tenta suprimir a lei de mercado. Depois o STF entra desautozando o Congressos. O seria tudo parte de um mesmo plano?

    Responda
  35. elias frutuoso gino

    Uma vergonha. contra o trabalhador, sempre tem disto. Esta categoria deu o máximo na pandemia a favor da população e o que ganhou agora, foi esta injustiça de um ministro lavajatista e sem sensibilidade. Os poderosos vencendo mais uma vez.

    Responda
  36. Gil Almeida

    Que Brasil é esse. A casta da burocracia estatal da ativa e aposentados tudo pode, inclusive ganhar acima do teto constitucional. Já os profissionais da saúde não podem ganhar nem 10% do teto. Isso para não dizer da miséria paga por hora, via procedimentos do SUS.

    Responda
  37. Fernando Henrique

    Decisão absurda! Violação clara a separação de poderes. Uma Emenda à Constituição e uma lei, que seguiu o devido processo legislativo, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente, suspensa por UM ministro do stf. A cada dia vemos uma corte suprema se apequenar na ânsia de poder de poucos.

    Responda
  38. CARLOS SANTOS

    O exemplo deveria vir do STF: revogar aumento recém concedido, ELIMINAR mordomias (ATÉ P SENTAR OU LEVANTAR DE UMA CADEIRA NO TRIBUNAL TEM Q TER UM FUNCIONÁRIO PUBLICO puxador de poltrona) e qquer ganho acima do teto máximo nacional. FORA COM PENDURICALHOS.

    Responda
  39. Jose Roberto Pedro Dos Santos

    Fonte de recursos para pagar o piso dessa valorosa classe de emfermeiros(as)? Orçamento secreto é a solução para o custeio e ponto final.

    Responda
    1. Ayer Campos

      É difícil imaginar uma justificativa plausível para esta decisão, que tem cara de delírio nefelibata de um juiz alheio à realidade circundante. O mesmo juiz exarou o voto-condutor que levou o STF a aprovar o 'teto constitucional para cada vínculo ou fonte de pagamento', no caso de servidor com acumulação de cargos públicos...

    2. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

      Vc é um gênio petista.

  40. edilson borges

    um enfermeiro de onco, por exemplo, aplica umas 5x seu salário mensal em medicações em um plantão. o custo do tratamento não é determinado pelos salários, é um componente, em muitos casos, marginal...

    Responda
  41. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Concluímos que a condição ‘sine qua non’ para que o sistema de saúde funcione é que os profissionais de enfermagem ganhem bem pouquinho, até para que todos os outros possam ganhar bastante. Quem sabe se o STF revogar a Lei Áurea os indicadores de lucratividade não melhoram?

    Responda
  42. Alexandre Machado Kleis

    Barroso agiu corretamente. Congresso quis revogar a lei da oferta e da procura. Agora, se Bolsonaro tivesse vetado, seria mais uma ação do genocida, diriam alguns. Tempos difíceis, em que se quer legislar sobre tudo. Quando voltaremos à harmonia entre os poderes?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      A lei da oferta e da procura funcionou quando o governo deu 1,2 trilhão aos bancos no início da pandemia. A lei de mercado funciona para os 350 bilhões do bolsa empresário? Porque o pagamento da dívida pública ficou fora do teto de gastos? Conversa fiada pra boi dormir. O mercado existe para o pobre, para o rico funciona o comunismo reverso.

  43. ROMMEL BEZERRA

    Esse Ministro BARROSO deve-se deixar claro que é da DIREITA!!! Se ele fosse de ESQUERDA estaria do lado do TRABALHADOR!!!

    Responda
  44. Leonardo L

    Será que ele vai suspender também o reajuste de 18% para o próprio salário do stf e de todos os funcionários públicos (efeito cascata)?

    Responda
  45. Marcelo Martins

    Data vênia este juiz não faz uso de hospitais públicos por isso suspende uma questão tão importante para esta categoria sofrida e mal paga a saúde dos brasileiros é que vai sair perdendo e este juiz pago com dinheiro público nunca verá seus salários sendo aviltados e diminuídos.

    Responda
  46. JAILSON DE BEZERRA

    Essa decisão foi um escárnio. Esse setor privado só quer lucros em detrimento das pessoas que dão o sangue para mantê-los em pé. Uma decisão vergonhosa e descabida. Esse país vai de mal a pior a cada dia. E ainda corre o perigo de reeleger o filho do tinhoso que tem quase quatro anos de desgoverno incompetente. Mas o povo parece que gosta.

    Responda
  47. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Fica esvaziada a chance de valorizar importante carreira e função pública altamente desgastante para não dizer quando morre prematuro o profissional. Essa tão pregada democracia brasileira todos são diferentes perante a lei nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, fundamentais para consolidar uma sociedade justa e solidária.

    Responda
  48. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada trazendo a pobreza para os brasileiros novamente... Lembram como era antigamente?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?

    3. moacyr da Silva

      O autor do projeto foi o senador Fabiano Contarato do P T do Espírito Santo, sendo que doze de partidos bolsonaristas votaram contra.

    4. moacyr da Silva

      O autor do projeto foi o senador Fabiano Contarato do P T do Espírito Santo, sendo que doze de partidos bolsonaristas votaram contra.

  49. moacyr da Silva

    O ministro suspende temporariamente para que haja um detalhamento de como isto seria pago pois corre o risco de demissão de 80.000 profissionais. Esta metida é importante para se evitar o aumento de desempregados no país.

    Responda
  50. moacyr da Silva

    O ministro suspende temporariamente para que haja um detalhamento de como isto seria pago pois corre o risco de demissão de 80.000 profissionais. Esta metida é importante para se evitar o aumento de desempregados no país.

    Responda