Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Kerbauy

    Sou ateu e vou votar nulo. Interessante é quando juram que tenho Deus em mim (mesmo que eu diga que Ele não deve existir), ou quando "sabem" que votei no Lula, mas prefiro dizer que anulei.

    Responda
  2. João Gaspar Farias

    É simples eliminar o voto em branco e nulo. Elimina a tecla 'branco' da urna eletrônica. E o 'sistena' só libera o sujeito para pegar o comprovante de votação se escolher um candidato. E se isso for inconstitucional, resolve com uma PEC qualquer.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Aí não seria democracia. Tem muito país que o voto é facultativo. Se o cara é de esquerda e tem dois candidatos de direita no segundo turno, ele é obrigado a votar em um dos dois?

  3. José Cardoso

    Considerando que as pesquisas das vésperas das eleições são razoavelmente confiáveis, o voto nulo acaba sendo um voto no candidato que lidera as pesquisas, porque está referendando a diferença entre eles. Quem não quiser ficar com a sensação que participou da eleição de um dos dois incompetentes/corruptos, basta votar em quem as pesquisas dizem que vai perder.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      arff sem comentarios...

  4. Hercilio Silva

    Quem vota nulo concorda com a continuidade do fascismo, essa é a questão da qual a coluna se desviou. O bolsonarismo é o fascismo.

    Responda
  5. Andre Rypl

    Quem fala em polarização, deve conhecer a frase lapidar do Franciel Cruz..ouvintes do Medo e Delírio em Brasília entenderão

    Responda
  6. Andre Rypl

    Os que conheço têm coluna na Folha.

    Responda
  7. Lourenço Faria Costa

    Não raro o autoritarismo chega pelas vias legais (Venezuela, Alemanha nazista, Nicarágua, Turquia) com a complacência e isenção de parte considerável da sociedade.

    Responda
  8. Nilton Silva

    Assim como o tal centrão é quem de fato governa o país. O isentão é quem no final vai decidir a eleição. Chorem, radicais.

    Responda
  9. Wilson Oliveira

    Não há nada que impeça alguém de votar de forma independente na opção que lhe parecer melhor, essa é a finalidade do 1. turno. Errado é fazer da eleição uma corrida de cavalos onde você precisa acertar o vencedor do 2. turno no 1. turno.

    Responda
  10. maria Cristina medeiros

    Não dá para justificar o isento. Vc pode anular seu voto, é um direito seu. No entanto, depois de quatro anos tenebrosos como esses, não é difícil fazer uma escolha. Para mim, esse artigo apenas tenta justificar o que não tem justificativa.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Não é obrigado Pedro, mas nos leva a um péssimo caminho em direção ao abismo....opa, estamos vivenciando isso neste exato momento. opa (parte II), temos a oportunidade de mudar os rumos dessa caminhada escatológica.

    2. Pedro Vasco

      Votar nulo ou em branco, faz parte do jogo democrático. Como já falado aqui em comentários anteriores, ninguém e obrigado a votar no "menos pior". Em muitos países o voto é facultativo, o que deveria ser adotado aqui.

  11. Lourenço Faria Costa

    É o caminho mais cômodo e fácil trilhado pelos, digamos, 'sem coragem'. Em momentos de crise, há quem escolhe se esconder debaixo da cama, há quem acentue a crise e há aqueles que se posicionam e colocam a cara à tapa. Estes últimos lutam inclusive por quem se esconde e tenta romancear o isentismo.

    Responda
  12. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O problema de quem não vota, os tais isentões, é que são governados pelos escolhidos por quem vota.

    Responda
  13. GUSTAVO O L JUNIOR

    Pelo teor de alguns comentários, percebo que esse texto é muito necessário. Obrigado, D. Lygia!

    Responda
  14. Maria Helena Chagas

    O problema do isentão é o argumento de que não vota em ladrão. Me parece uma cortina de fumaça pra não se comprometer. Quando baixará aqui no Brasil um candidato virgem de maracutaias, envolvimentos com centrão, graduado em politícas identitárias, sem nenhum vestígio de racismo ou misoginia... Não dá pra ser mais realista do que o rei. Agora, pelo menos e nas próximas ainda, até a gente fazer política com P maiúsculo, o que vai demorar, enquanto a gente achar que não tem nada com isso tudo.

    Responda
  15. Karla K

    Optar pelo candidato - qualquer um - que preserve o regime democrático não desintegra ninguém. É disso que se trata esse plebiscito. Seja responsável.

    Responda
  16. Cristiano Jesus

    O problema é o moralismo de quem decide votar nulo..., um idealismo infantil, eu diria até que é um certo narcisismo, uma recusa em aceitar a realidade do jeito que ela é, um protesto mais do que ridículo ao reivindicar que a realidade seja do jeito que é na cabeça da pessoa. Simplesmente, uma infantilidade.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só existe o mito da direita fascista pq o Lula não é assim idolatrado pelo gado nem ele tem

    2. Eduardo Batista

      Sim... maturidade é votar em mito de esquerda ou de direita. Parabéns !

  17. GERALDO ANTONIO MARCUZ

    Antes de ler pensei que iria falar das isenções eleitoreiras do Fundo do Poço Ipiranga.

    Responda
  18. francisco xavier de azaredo neto

    Partindo do princípio de que não existem candidatos perfeitos, penso que devemos sempre escolher por eliminação. É assim em todos os lugares, afinal , com todas as suas imperfeições, a democracia ainda é o melhor que temos. Nesta eleição não parece muito difícil escolher o melhor ou o menos pior, como queiram. Se isentar, é equiparar Lula a Bolsonaro. Esse é um erro que pode nos custar muito caro(já está nos custando).

    Responda
    1. Eduardo Batista

      Entre o rouba mas faz e o o rouba e não faz eu prefiro nenhum.

  19. Wilson Junior

    Nestes dois que estão em primeiro e segundo nas pesquisas eu não voto, são dois ladrões, mas não deixarei de votar e fazer minhas escolhas. Serei eu um isentão?

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      A questão que se configura é o voto no segundo turno, tal como aconteceu nas eleições passadas. Digo em alto e bom som (não sendo petista, nem lulista). Pela primeira vez votei no PT nas eleições passadas, no segundo turno. Se preciso for, votarei de novo caso se configure a mesma história este ano. Para mim está muito claro: de um lado, uma miríade de candidatos democratas (com muitos defeitos e problemas), de outro, um fascista.

    2. Gilmar Maghenzani

      Não estará exercendo o seu direito de votar em quem achar melhor

    3. ANTONIO CZAS

      A tua opção indica que qualquer um deles governará do mesmo jeito em absolutamente tudo. Caso você vislumbre que um dos dois será melhor em algum ponto qualquer eleja-o. Alguns dias atrás um empresário escreveu que um dos candidatos o levará o navio para um lugar ruim e o outro candidato queimará o navio no meio da travessia. Por isso a escolha.

  20. Marcelo de Souza

    O problema não é quem vota nulo ou branco. O problema é que o tal "isentão" com certeza apertou 17 com força em 2018

    Responda
    1. Fernando Minto

      Com certeza, Sr Marcelo. E desta vez vai apertar o 22. Mas não terá do que se arrepender. Vai ser 13!

    2. Marisa Coan

      Se ele apertou o 17 foi forque ainda vivemos num regime democrático e ele fez uma opção. Agora se desejar votar nulo, branco ou se recusar a comparecer e votar é igualmente por estar numa democracia, a mesma que permitirá a vc votar em outro candidato.

  21. Devanir A Merengué

    Que preguiça!!!!!

    Responda
  22. Devanir A Merengué

    Que preguiça!!!!!

    Responda
  23. Gilberto Rosa

    Se a colunista vivesse na Alemanha na época da ascenção de Hitler, certamente escreveria a mesma coluna. Acredito que falta coragem para dizer que não se importa com o massacre de outros, seja por raça, por sexo, não se importa com a miséria ou fome do outro, não pensa no coletivo.

    Responda
  24. WAGNER DE PINA CABRAL

    Um artigo digno de admiração. A polarização é um mal e um mau. Afeta a dignidade pessoal e a democracia

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sócrates definia o home como o único animal político. Se há política, há polarização. Simples assim.

  25. ANTONIO CZAS

    Fórmula Pilatos. Quem não comparece podendo ir, quem anula o voto ou vota branco, não está dizendo que nenhum candidato o representa. Ao contrário! Está a dizer que qualquer um dos postulantes pode governar. Não consegue enxergar a menor diferença entre os candidatos. Ora, estes são os profissionais que se apresentam, não há outros, um deles há de governar, então procure ver qual deles será o melhor ou o menos pior.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Ivan, o pensamento mágico não existe na eleição. Quem abdica da condição de fazer a escolha ou escolhe anular o voto está fazendo a escolha pela indiferença. Pois o que conta não será a suposta isenção de compromisso com o vencedor do pleito, mas sim de que tanto o vencedor como o derrotado lhe são indiferentes para governar. A eleição não desaparecerá por milagre se todos anularem o voto.

    2. Franco Oliveira

      Existem eleições em que podemos nos dar ao luxo de nos isentar da escolha, porém em outras não, pois o resultado de uma isenção pode colocar em risco a própria democracia. Nessa eu voto e com muita convicção!

    3. ivan cavalcanti

      vá botar palavra na boca própria

  26. Fernando Dias

    O partidarismo político tornou-se seita religiosa, na linguagem e na cosmovisão. Tentar ser imparcial e reconhecer o totalitarismo que está eclodindo desse fanatismo é ser herege. Isso também vale para qualquer que não preste apoio incondicional e entusiasmado. É tratado como um judas.

    Responda
  27. MARCIO Gionco

    Otimo artigo. O sistema político é um funil ao contrário, só chega lá quem não presta. Gente boa não está disposta a isso. Não vou votar em nenhum dos dois.

    Responda
  28. MARCIO Gionco

    Otimo artigo. O sistema político é um funil ao contrário, só chega lá quem não presta. Gente boa não está disposta a isso. Não vou votar em nenhum dos dois.

    Responda
  29. Joao Menezes

    O problema é a falsa equivalência. Esse texto foi típico do discurso de direitistas que não se importam se o bozó vencer, mas dizem achar ele ruim e isentos. E pior na hora do vamos ver votam no crápula

    Responda
    1. Joao Menezes

      A falsa equivalência reside em não saber quem é o crápula nessa escolha. Para deixar claro: Aquele que faz apologia da ditadura brasileira, da tortura, da destruição de adversário político e que se mostra homofóbico, racista (que trata quilombolas como gado), que promove guerra religiosa e que ameaça as instituições democráticas é o crápula. Os outro são políticos

    2. Marisa Coan

      Em qual deles, sim, porque é o que temos.

  30. Claudia Batista Luiz

    Não tratar política como religião e o texto faz exatamente isso. A religião é uma opção de se ter, a política está entrameada às nossas vidas, quer vc queira ou não. Se isentar das decisões é um tiro no pé, sim senhora!

    Responda
  31. Marcos Benassi

    Ligya, se fulano tiver achando que tá tudo bão, que faça o que bem entender. Mas se estiver achando ruim - "que horror esse Bozo, que xinga mulher, não governa, coaduna com emendas secretas, faz patrimônio com grana suja etc." - e não votar no Lula, mesmo que exclusivamente pra remover o cancro, perdeu a razão. Ah, gosto da Tebet: ótimo, vota no Lula pra continuar a haver um pais que ela governe na próxima. Cirão da Laive é O Cara: excelente, mas nessa ele não vai levar. Lula agora, Cirão depois

    Responda
  32. Luiz Freitas

    Nunca havia lido um texto tão raso e superficial.

    Responda
  33. Bernardo Nunes Borges de Lima

    Realmente Catarina Rochamonte, que não deixa saudade alguma, ganhou uma substituta à “altura “

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Mas a Rochamonte pelo menos teve coragem de assumir e agora é candidata do bozofrenismo, esta aqui disfarça.

  34. Hermes Yaly

    As duas candidaturas que lideram as pesquisas são péssimas para o país: Bolsonaro é um perigo à democracia e Lula uma ameaça à economia, com o agravante que ambos governaram em meio a escândalos quase diários de corrupção. Como não querer equidistância de dois corruptos & incompetentes comprovados?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Gilmar: mostrar as provas para um fanático é um exercício tão inútil quanto mostrar a verdade a um avestruz... Se você quisesse encará-las já teria pesquisado mas vamos lá: Lula declarou a posse de um apto. no Ed. Solaris (não era a cobertura) em sua declaração de bens na campanha de 2016 mas só desistiu da compra anos depois do prazo legal quando o caso chegou ao conhecimento da imprensa. O termo de adesão foi apreendido pela PF em SBC rasurado para ocultar que trocara o apto pela cobertura.

    2. Gilmar Maghenzani

      Mostrar as provas vamos lá

    3. Hermes Yaly

      A esquerda e sua óptica caolha: enxerga apenas o que quer... Provas não faltam para incriminar Lula, só no caso do tríplex são 22. O que falta é petista honesto capaz de examiná-las com isenção. Lula não foi absolvido nesse e noutros casos; o julgamento foi anulado e as provas enviadas para Brasília, onde caducarão em honra de nossa secular tradição de impunidade. Escândalos de corrupção não pipocavam semanalmente nos governos petistas, Gilmar? Só se for na imprensa a soldo do PT...

    4. Gilmar Maghenzani

      Desculpe mas vc errou numa coisa, corrupto só o bozo é comprovado

  35. Miguel Gossn

    Se a disputa fosse, por exemplo, entre Lula e Ciro, creio que votaria no segundo (votei em Lula nos seus dois mandatos, assim como já havia votado em FHC). Isto é, se eu estivesse disposto a votar. Talvez nem me desse ao trabalho de ir, pois já estou farto disso (muito blá-blá-blá pra pouco retorno). Mas agora me vejo na obrigação de ir pra tentar tirar o mico cape tão mili cia no. Lamentável o fundo de poço a que chegamos.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pouco retorno? Quase 800 mil mortos na pandemia e 30 milhões passando fome? Imagine se tivesse bastante retorno...

  36. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Falou que isento certeza que votará no genocída , o bicho é tão covarde que não tem coragem de assumir , são tão assass inos quanto o geno Cida .

    Responda
  37. Leonilda Pereira Simoes

    Se não é um problema deixar vencer um candidato horrível que não tentou salvar parte das mais de 170 mil pessoas mortas pela Covid, o que será? Se não se pode criticar esses anuladores de votos, fora os que erraram votando, o que fazer, apoiar quem deixa morrer? Se não vota em quem pode derrotar um negacionista que não luta pela vida, abre espaço para erros maiores ocorrerem. Quem anula o voto acaba dando força mesmo é para a reeleição do pior presidente e mais desumano da história deste país.

    Responda
  38. Marcelo Moraes Victor

    Sou ateu total. Vão me queimar?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Árvore pegando fogo na Amazônia, não vai faltar: cebviu que nos primeiros *três dias* de setembro queimou-se (em número de focos, não extensão de área) o mesmo que no mês inteiro do ano passado? É ecológico e nobre, meu caro: amarram você numa peroba linda, e fogo nos dois!

  39. ORLANDO TAMBOSI

    Eu virei o próprio isentao - em todos os sentidos. Boa comparação.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os isentões não podem ficar felizes, estão reduzindo os votos de quem pode ganhar do Nero. Então, estão a seu lado, queira ou não. Como ele, não não ligam para mortos da Covid. E não ligam para ter um racista, misógino, machista no poder. Seu voto apoia claramente isso, não se iluda.

  40. Lourenço Faria Costa

    Lamentável tentativa de justificar o cômodo lugar da não decisão.

    Responda
  41. Henrique Hermida

    Excelente!

    Responda
  42. Robson Simões

    Prezada Lygia ," isentões " fizeram a diferença no primeiro turno votando em Ciro, Marina, Amoedo, etc...e no segundo entregaram de bandeja a presidência ao Bozo, votando nulo , branco ou , os mais ricos, indo pra Paris . O texto está muito bom como sempre, parabéns.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Sim, entregaram de bandeja o poder a um tipo que pode ter deixado algum parente ou conhecido morrer sofrendo muito, mesmo se tivesse dinheiro para bons hospitais. E ele imitando alguém sem ar. E os pobres, na periferia, sem remédios nem UTIs. Vale ser isento e deixar mais gente morrer? Falta de humanidade também é isso, se isentar, deixar para lá, não é culpa minha, desculpas não faltam.

  43. Milton Nauata

    Podem jogar pedra em mim, eu sou isentão, recuso-me compactuar com essa corja de vagabundos q polarizaram a política, não vou escolher nenhum dessa escória. Repugna-me votar naquele q seria o menos pior, pra mim os dois são os piores políticos do país.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Papinho furado esse seu Milton, assume

    2. Leonilda Pereira Simoes

      O menos pior fortaleceu o SUS que, na Covid, ajudou a salvar vidas. O menos pior teria feito o que Doria fez, trabalhar pela vacina, nunca teria feito piada com a desgraça alheia. Teria mostrado sentimento pelas mortes, pois tem humanidade. Mas o seu voto vai favorecer o pior, o que odeia mulheres, que só pensa em dinheiro vivo e para quem a vida humana é nada. Se você concorda com ele, que desgraça. Mas assuma que vai reelegê-lo.